Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatação física


Visitante

Posts recomendados

Prezados Amigos,

Gostaria de saber como posso (e se posso) efetuar formatação física e como eu posso excluir um arquivo de maneira que ninguém consiga recupera-lo (por exemplo usando o Lost & found).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você deve saber que os dados são escritos no HD de forma binária ( 0 e 1 ). Assim, os utilitários DM dos fabricantes trazem o zero fill, que enche o HD inteiro com zeros.

Assim, depois de formatar, o máximo que alguém poderia recuperar é só zero, que não dá informação nenhuma.

É como uma fita de áudio ou vídeo, que você grava algo por cima, não tem jeito sequer de saber o que era.

Esse é o procedimento que se deve fazer na hora de vender um HD usado, pela privacidade do antigo dono.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há bom tempo atrás, eu usava um HD da Maxtor de 4Gb que nem tinha o modelo especificado.

Com o uso, apareceram "bad blocks".

Tempos depois, descobri o POWERMAX, o utilitário da Maxtor para seus HDs. Executei a formatação "low-level", e todos os bad blocks desapareceram. Não me perguntem como!

O HD só começou a ficar ruim mesmo agora há poucos dias. Já fazem cerca de 2 anos desde aquela formatação...

NÃO ME PERGUNTEM COMO UMA FORMATAÇÃO PODE RECUPERAR DANOS...mas que funcionou comigo, funcionou!

Desde então, nunca mais usei FDISK ou FORMAT...sempre a duplinha POWERMAX & MAXBLAST.

:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, os HD's trazem em seus pratos "setores reserva" (desculpe o termo, mas eu não lembro qual o termo correto). Quando um utilitário de disco é utilizado, ele substitui estes setores defeituosos pelos setores reserva de modo que tem-se a impressão que os bad sumiram.

Outra coisa que o Scandisk faz é registrar em um log os setores defeituosos de modo que os programas não tentem gravar nestes setores.

Quanto a formatação "low-level", ela não é uma formatação física. Ela faz justamente este preenchimento de zeros que o colega comentou no post anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a formatacao q apaga de vez é aquela q você cria primeiro a particao e depois formata...ou eu já ouvi falar nesse zerokill q preenche de zeros...mas nunca tive oportunidade de usar...mas passando fdisk e depois formatando sei q não fica nada..e se vai formatar mesmo..faz logo uma particao nova

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!