Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fato estranho com hd's


caioattili

Posts recomendados

Este caso aconteceu comigo. Vou contar a história toda.

Possuia instalado na minha máquina uma HD Seagate de 10,2GB (Primary Master), uma HD Fujitsu de 1280MB (Secondary Master) e uma Unidade de CD-ROM 8X (Secondary Slave).

Quando minha máquina estava com esta configuração, não havia nenhum problema, inclusive eu até elogiava esta HD Seagate por praticamente não fazer barulho. Utilizei esta configuração apenas 1 dia, pois no dia seguinte arranjei uma HD Seagate de 8,4GB e substitui a HD Secundária Fujitsu por esta Seagate. Após eu instalar esta HD Seagate de 8,4GB, achei meio esquisito o barulho que ela fazia quando eu ligava a máquina, era algo como um ZIIIIIIIIIIIIIMMMMM, seguido de barulhos como se estivesse batendo alguma coisa dentro da HD que logo parava e ela funcionava corretamente junto com a HD Seagate de 10,2GB e com o Drive de CD-ROM 8X.

Foi então que dois dias depois, eu liguei a máquina normalmente, esta HD fez aquele barulho de sempre e o Windows 95 OSR2 foi carregado normalmente, abri o Word 97 e estáva trabalhando normalmente, e salvei o arquivo na HD Secundária (Seagate 8,4GB), até ai tudo bem, mas de repente, do nada, a HD Secundária fez duas vezes seguidas aquele barulho esquisito que ela faz quando eu ligo a máquina. Foi então que eu tentei ir ao Painel de Controle, mas quando eu cliquei sobre o ícone, uma das HD's deu um estalo e o computador travou com o HDD Led aceso fixamente. Pressionei o botão Reset, e o HDD Led não apagou, e quando o Setup foi detectar a HD Primária, ele simplesmente não a encontrou, mas detectou corretamente a HD Secundária e o Drive de CD-ROM, mas o boot não foi possível.

Retirei a HD Primária do gabinete e percebi que ao movimentá-la, ela fazia um barulho, como se estivesse algo solto dentro dela. Instalei no lugar desta HD, uma outra HD antiga com sistema que eu tinha guardada e o Setup a reconheceu corretamente, bem como a outra HD e o CD-ROM e o boot ocorreu sem problemas. Porém, ao ligar a minha máquina, a HD secundária, fez aquele barulho de novo logo parou, como ocorria antes e o Windows 95 OSR2 a reconheceu normalmente.

A minha dúvida é: Porque que a HD secundária fez o barulho que ela faz somente quando o computador é ligado e porque a HD Primária pifou quando fez este barulho. Existe alguma possibilidade de uma HD Secundária com defeito ligada na IDE Secundária danificar uma HD Primária ligada na IDE Primária?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diria JAck Estripador, vamos por partes, pois o problema tem muitas variáveis.

Um HD ruim ligado com um bom pode danificar o bom? Improvável, a menos que o defeito esteja na porta IDE. Caso seja realmente no disco, é possível uma corrupção dos dados, mas problemas físicos são improváveis.

O fato de um disco ter feito o mesmo barulho de quando é ligado, pode ser uma interrupção no fornecimento de energia por um curto espaço de tempo, como um reset, mas capaz de dar um crash no sistema operacional. Isso pode ser devido a um mal contato do conector da fonte (não é raro).

Pelo seu relato, não soube qual HD fez os estalos, mas isso é sinal de desgaste físico do disco. Um colega tinha um Maxtor de 40GB que de repente começou a coachar (parecia um sapo mesmo...), mas dava acesso aos arquivos. Eu logo recomendei backup e coisa de dois dias depois ele foi pro céu dos HDs. Esse tipo de estalo pode ser tentado uma correção com uma formatação de baixo nível, mas caso não resolva, é bom não confiar mais nesse disco.

O problema de usar vários dispositivos é esse, não sabe qual é a causa de um problema (não estou criticando, eu mesmo tenha as 4 portas IDE ocupadas), mas seria bom testar com cada dispositivo em separado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!