Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux para Lan House


POWER GIRL

Posts recomendados

  • Moderador

Eu uso o Novell SUSE 10 e o Wine para que programas originalmente desenvolvidos para Windows rodem no linux, só que é uma compatibilidade, ou seja, há muitos bugs e os jogos são muito exigentes para que funcionem deste modo. Isto não quer dizer que nenhum jogo rode no linux através do Wine ou outro método, só que a performance ainda não é a mesma quando o games está rodando no ambiente para que foram desenvolvidos (WINDOWS).

Ps. ninguém vai a uma lan pra rodar os games meia boca!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz ... Nesse assunto cada um tem a sua opnião.

A minha, voce pode fazer um Cyber-Cafe com Linux, pois usar usar o linux para uma estação de jogos, não é muito confortavel (mas é possivel).

voce tambem pode ate rodar alguns programas do windows usando o

Wine (Wine Is Not an Emulator )

Se você se interessar mais no assunto, tem um artigo aqui:

http://www.guiadohardware.net/artigos/309/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

_Luks, não estou conseguindo abrir o tal link.

Para usar Linux em Cyber Café dá tranqüilo, e eu até recomendo. Se realmente for um Cyber Café Linux é a melhor escolha, sem dúvida. Agora para Lan House é meio dificíl. Embora alguns dos jogos modernos tenham suporte no Linux, ainda há uns 75% (estou chutando) que não tem como rodar direto. Os 25% que devem rodar são ou totalmente portados ou então têm pelo menos o seu instalador para Linux. Exemplos

Enemy Territory

Quake (acho que todas as versões)

Doom

Medal of Honor

e alguns vários outros que não me lembro agora.

Os que não têm suporte podem ser instalados através do Wine ou do Cedega. No entanto o Wine não tem suporte para OpenGL, se não me engano, então seria apenas para uso com programas 2D, como editores de texto ou um Photoshop, por exemplo. Já pra jogos 3D ele não é recomendado. Se quiser rodar um Couter-Strike por exemplo daí tu vai precisar do Cedega, que é um Wine com suporte a engines 3D. Inclusive ele é específico para jogos, o que não impede de tu instalar alguns programas simples.

Resumindo, dá uma olhada no Wine (programas) e no Cedega (jogos). Entretanto, o funcionamento dos programas/jogos não pode ser 100% garantido. Eles têm uma lista atualizada do que cada um já roda com suporte total na página de cada um.

De qualquer forma dê uma olhada no link a seguir. Eles usam Linux em uma Lan House e aparentemente as coisas funcionam.

Portal Conectiva

Falou

Edit:

Em tempo, olha também a Lista de Jogos deles. Tem bastante coisa. Acho que Linux até pode dar certo. :ZZZ:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho complicado uma Lan House com Linux, pelo simples fato de que se for pra emular o Windows, utilize-o nativamente e podem existir até muito jogos para Linux que existem para Windows também ou de temáticas parecidas aos do Windows, mas isso não cola com o público viciado não. O cara que quer jogar tal jogo e se não tiver, ele vai para outro lugar que tenha.

Você poderia montar 2 ambientes, um com máquinas Windows e mais potentes para jogos e outra com máquinas menos potentes e instaladas com Linux para a simples navegação dos usuários, assim economizaria um pouco.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Moderador

A questão é que se ele puder usar o Linux ele vai economizar muito!

http://www.portalcriativa.com.br/LanOS.html

Também achei que o LanOS fosse baixar "e muito" o gasto com software de uma lanhouse, mas os PROBLEMASxBENEFÍCIO ainda é muito baixo, como pode ver no site do LanOs todos os games para Win sem exceção tem problemas de performance e precisam de um hardware mínimo maior que no próprio Windows. Quem sabe com o amadurecimento do LanOs possamos recomendar o Linux como Sistema Operacional de uma Lan House.

Ps. Volto a dizer que no caso de um Cyber-Café, sem games e somente com Internet e sofwares de escritório o Linux cai muito bem.

Ps. Quem vai a uma Lan-house "bater" um contra de Doom e Hexem??!? ha esqueci até o Hexem tem problemas para rodar 100%!! foi mal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também achei que o LanOS fosse baixar "e muito" o gasto com software de uma lanhouse, mas os PROBLEMASxBENEFÍCIO ainda é muito baixo, como pode ver no site do LanOs todos os games para Win sem exceção tem problemas de performance e precisam de um hardware mínimo maior que no próprio Windows. Quem sabe com o amadurecimento do LanOs possamos recomendar o Linux como Sistema Operacional de uma Lan House.

Ps. Volto a dizer que no caso de um Cyber-Café, sem games e somente com Internet e sofwares de escritório o Linux cai muito bem.

Ps. Quem vai a uma Lan-house "bater" um contra de Doom e Hexem??!? ha esqueci até o Hexem tem problemas para rodar 100%!! foi mal!

Como se o Windows fosse só facilidade... é quase impossível implementar uma lan house funcional com Windows sem gastar uma boa grana (ou piratear software - e ninguém aqui vai fazer isso né?). Isso porque você tem que gastar muito em software antivírus (acredite em mim, você vai ter muitos problemas com vírus) e software de suporte (fica muito difícil sem um Norton Ghost por exemplo). E lembre-se de que você tem que multiplicar o custo desses programas pelo número de computadores que você tiver (ou piratear...)!

O mercado de jogos para Linux está maior do que você imagina, muitos dos títulos famosos tem versões nativas e a maioria dos jogos não-nativos pode ser rodada muito bem com o Cedega ou mesmo com o Wine (as últimas versões estão muito estáveis) - eu sei disso porque sou usuário Linux.

Olha só a configuração recomendada pelo próprio Portal Criativa:

* Processador AMD 1.6Ghz reais (Sempron 2600) ou Intel 2.0Ghz (P4 ou Celeron);

* 64Mb de vídeo ou superior, apenas chipset NVidia, GeForce FX 5200/5500 ou superior;

* 512 Mb de memória RAM;

* 40Gb de disco rígido;

* Monitor de 17 polegadas que atinja a resolução de 1024x768 a 85Hz.

Veja que é uma configuração que todas as LANHouses atuais têm.

Lembrando que o suporte por parte do Portal Criativa parece ser muito bom, o suficiente para deixar o dono do negócio mais tranqüilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 1 ano depois...

Estou neste ramo ah 5 anos e digo que é inviável.

Nestes 5 anos nunca vi fiscalização procurando software pirata (Pelo menos aqui na minha região).

> Não compre nada.

> Não use antivírus nas estações. Antivírus não vai resolver seu problema vai consumir desempenho dos terminais e existem ferramentas mais eficientes. (Esforço administrativo vs Beneficio)

Linux é um excelente SO.

Windows também é um excelente SO.

Cada um com tem vantagens, saiba usá-las sem apaixonar-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!