Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TUTORIAL Overclock + CNQ


thomas

Posts recomendados

Bom, fui premiado com uma instabilidade. Já estava quase terminando um tutorial de como usar o Cool’n Quiet justamente com overclock, e acho que deu ##### no servidor. Resultado, pedi tudo que eu estava explicando, passo a passo, ohhh shiitt!!! Mas como a intenção é boa, e é de divulgar algo que acho que será útil, vamos assim mesmo! Mas tudo bem, vamos novamente, porém, um pouco mais resumido....

De cara, vai uma imagem do processador usado, com um resumo do sistema...

Eu comecei falando a respeito da dificuldade de alguns users, tanto no uso, quanto no que tange ao funcionamento do CNQ, então, em poucas palavras digo que ele é bom! Haha! Vou explicar.. O CNQ é uma tecnologia usada pela AMD que diminue o multiplicador e o vcore do CPU quando ele não está sendo usando. Ou seja, quando não está em 100%, ou qualquer outro valor, ele tem seu clock reduzido, e o vcore também, sendo assim, ele não ficará subutilizado, e também aumentará a vida útil, pois, quão menor for a tensão (vcore), menor vai ser o gasto sofrido pelos componentes do processador. Tipo, porque eu ficaria com o processador em 3000+ (1.8 GHz) se eu estou apenas digitando um texto? Daí o CNQ joga ele para outro valor, como por exemplo, 800 MHz, mas, como? Seguinte.. O 3000+, trabalha com um multiplicador que varia de 4 até 9, e com o HTT.. Então, sem o CNQ, ele trabalharia em 200x9=1800 MHz, com 1.40v.. Já, com o CNQ ativo, ele reduziria o multiplicador para um valor coerente de acordo com o uso, e seguidamente, o vcore, e claro, num valor que deixe o processador estável, pois, sabemos que de acordo com o clock, o processador precisa de um vcore X para trabalhar estável.. No MEU caso, como tenho um Winchester, ele joga o mult para 4x, e o vcore para 1.1.. Ou seja, fico com 800 Mhz, e com o processador frio frio.. =P E claro, aumenta a vida útil como já citado...

Outra tecnologia aliada (ou não, depende de algumas placas) ao CNQ é o Q-Fan (chamada assim pela Asus. Não sei qual o nome dado pela Dfi, Abit, e por ai vai). Ele funciona baixando a rotação da fan do CPU de acordo com o uso, e com a temperatura. Mas isto é indiferente, depende de placa-mãe pra placa-mãe. No caso da minha (A8N-SLi), o Q-Fan pode ou não ser habilitado usando o CNQ, e ele tem como base a temperatura. Quando chegar em 51°C, a fan fica em 100%, antes disto, fica em 50%. Isto, no MEU caso, já ouvi gente falar que é de acordo com o uso do processador, infelizmente não posso afirmar. O bom seria usar os dois juntos, pra ficar com o cpu frio (cnq) e silencioso (q-fan)..

Vale lembrar que o q-fan está presente nas placas-mãe da Asus deste os K7..

Isto tudo funciona tudo bunitinho, somente ativando a opção CNQ na bios, e instalando o driver do CNQ presente no cd da sua placa-mãe, ou pengando o mesmo no site da AMD..

Mas, e quando fizer overclock, o CNQ vai funcionar? A resposta é não.. O CNQ somente funciona quando o processador está em stock, se tiver overclock, overclock, underclock, ou overvolt, não rola.. No meu caso não, e no caso de uns amigos que fiz testes, também não!

Eis que surge um japinha que criou o CrystalCPUID, o HiyoHiyo! O cara desenvolveu um programa bem simples, que consegue manipular o vcore e o multiplicador com excelência, podendo assim, usar o CNQ com overclock, sem nem ativar na bios, e sem nem precisar instalar driver...

Para ser mais didático, vou explicar de acordo com meu caso..

Como visto na imagem, tenho um Winchester 939 3000+ @ 1.8GHz com 1.40v.. Seu clock é obtido da segunte forma; 9x200 = 1800, 200x5=1000, memórias com divisor em 200, para obter-se ddr400.. Sendo, 200 valor de fábrica do HTT, 1800 (o clock), e 1000 (o valor do Hyper Transport)... Nesta configuração, o CNQ funciona beleza. Porém, com overclock, necas..

Então, brincando um pouco com o ele, e com a A8N-SLi, setei ele parar 256x9=2300, com 1.42v, 256x3=768, sendo 2300 o clock, e 768 o hyper transport..

Por falar em hyper transport, ele é obtido pelo produto do HTT (diga-se, FSB, pra ficar mais fácil, mas o correto é HTT mesmo), por um multiplicador, valor este que não pode passar de 1000. E o desempenho do PC não muda independente de qual seja o resultado da multiplicação..

Mas, voltando.. Ao setar 256x9, o CNQ não funcionou mais, é ai que entra no CrystalCupid! Ele faz tal papel, mas claro que não é Totalmente automaticamente como no CNQ nativo.. então, vamos às imagens!

Bom, nesta ai nota-se a tela inicial do CrystalCPUID, com os valores que eu citei, e também a janela de uma calculadorazinha muito útil que eu uso pra chegar nos clocks do A64.. Não me lembro bem ontem peguei, mas é só procurar por “A64 MemFreq” que é fácil de achar..

Então, clicando em FILE, você verá de cara duas opções; CUSTOMIZE (esta possibilita alterar opções visuais do programa), e MULTIPLER MANAGEMENT SETTING (nesta você irá configurar os valores)..

Excluindo a parte CUSTOMIZE, temos na imagem somente o MULTIPLER MANAGEMENT SETTING, como está na shot..

Creio que a imagem acima é auto-explicativa, mas, acho que existem detalhes pertinentes a serem tratados.

Os campos Interval, Up Treshold, Down, não foram alterados. Em Option, o Exit Mode é o modo o qual o processador ficará após o programa ter sido fechado (ele tem que ficar aberto sempre para usar o "cnq"). Ainda em option, Wait Mode também não foi alterado.

Nos campos Up e Down, eu escolhi deixar de uma forma gradual, tanto a subida quanto a descida do clock, pois acho que assim a probabilidade de um congelamento é bem menor do que se fosse uma queda brusca

..

E nos campos Multiplier e tensão, isto vai de cada um. De acordo com testes que eu fiz, eu prefiro deixar, no vcore, o menor espaço possivel entre os valores, pois uma mudança alta pode causar travamento..

Vale também lembrar que existe um atalho para fazer a funcao cnq funcionar, que é o F3.. Ou então, quando ele for para tray, pode-se clicar com o botao direito em cima dele e selecionar "Mutipliear Management". A função estará ativa quando o icone do programa mudar, e ele fica em tres estágios dependendo do uso. Azul com o processador em baixa, amarelo em médio, e vermelho em full..

E para quem gosta de algo mais automatizado, pode-se também adicionalo diretamente ao iniciar, para que ele também seja executado já com a função MULTIPLER MANAGEMENT SETTING ativa. É muito simples, é necessário somente /CQ (para usar o Crystal'n'Quiet hehehe, legal o nome), /HIDE (para ele minimizar)... Por exemplo.. C:\CrystalCPUID.exe /CQ /HIDE .. Para mais informações (pois para K7 e K8 são diferentes parâmetros) leia o ReadMeCpuid.txt....

Ah, claro, temperaturas!!!!

Bom, antes de usar o cnq, usando ele a [email protected], ele ficava em 37, 38 graus em idle aqui em Salvador - Bahia.. Depois de ativado, caiu para 32.. E a noite, vai pra 30.. Em full, as temperaturas são as memas, 47 graus! Mas agora eu eu liguei a fan da Seventeam no 12v, em full ela fica em 41 graus =D, e de dia, 33 em idle!!!

E com relação ao desempenho, rodei o aquamark3d, o performace test, e o 3dmark01.. Com e sem o CrystalCupid, e a variacao de resultado foi de 2% aproximadamente, uma variacao mais do que normal, pois mesmo usando ou não o programa, nós nunca obtemos sempre o mesmo resultado..

Finalmente, o link para baixa-lo é o http://crystalmark.info/download/index-e.html ... Preferi não colocar o link direto pois as versões mudam, e o link, consequentemente, também.. Andei dando uma olhada nas três ultimas, e as unicas mudanças significativas foram somente o icone (como já citei), que ficou bem legal, e um melhor desempenho na troca dos multiplicadores..!!!

Bom galera, acho que é isto, se eu esqueci de algo, coloco depois. Qualquer duvida, pergunta, estarei ai para responde-los!

Valeu!

post-19319-13884919694534_thumb.jpg

post-19319-13884919696209_thumb.jpg

post-19319-1388491969699_thumb.jpg

post-19319-13884919698698_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus parabens pela iniciativa! Esse software é muito bom mesmo voce configura o cool n quiet do jeito que você quer e ele não te atrapalha nos oversclocks, a não ser se for usar tensoes maiores que 1,45v (pelo menos na K8N).

SDS.

Opa lamon! Eu já estava ficando tenso, 30 visualizações e nenhum post! hehe.. Bom, obrigado pelos parabêns! Eu realmente me espantei com o software, achei excelente! E com relação às tensões, eu só fui até 1.420v mesmo.. Vou testar mais!

Mas será que isto que falaste a respeito da tensão não tem a ver com uma possivel "distância" grande entre o low, midle, e full?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha esse programa, e ele sempre traz essas opções desabilitadas, afinal os Semprons só tem essa habilitação a partir do 3000+, o meu é 2600+. Nem o Software da Asus nem nada ajuda...

Mas é excelente pra quem suporta!!! Enfim essa tecnologia está sob nosso controle!!!

Aha-uhu! O CnQ é nosso! Aha-uhu! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha esse programa, e ele sempre traz essas opções desabilitadas, afinal os Semprons só tem essa habilitação a partir do 3000+, o meu é 2600+. Nem o Software da Asus nem nada ajuda...

Mas é excelente pra quem suporta!!! Enfim essa tecnologia está sob nosso controle!!!

Aha-uhu! O CnQ é nosso! Aha-uhu! :-BEER

Com certeza! Mt r0x ele! Vou pegar a versão nova, e também vou dar uma futucada no site do hyiohyio... Quem sabe tem mais algo de útil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa lamon! Eu já estava ficando tenso, 30 visualizações e nenhum post! hehe.. Bom, obrigado pelos parabêns! Eu realmente me espantei com o software, achei excelente! E com relação às tensões, eu só fui até 1.420v mesmo.. Vou testar mais!

Mas será que isto que falaste a respeito da tensão não tem a ver com uma possivel "distância" grande entre o low, midle, e full?

Abraço!

Bom, peguei a versão mais nova.. O icone no tray mudou, tá bem mais bonito, ficou show.. E com relação às tensões.. Estou usando aqui 1.520 e não travou, não deu nada.. Testei com o Prime95, com FEAR, e tudo ok..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thomas, há como você testar esse sistema com o SpeedStep (intel)?

Se você conseguir, acredito que, junto com uma revisada no texto é o que falta pra botar esse tópico destacado pela moderação!

Tá Show!

Hummm.. Bom, eu não tenho sistema Intel, mas, creio que eu possa dar uma olhada sim! Vou ver isto! Valeu ai pela dica! Mas também fico aberto a testes feito por outros users com o SeedStep, pois não vai ser muito fácil fazer com um Intel!

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thomas, há como você testar esse sistema com o SpeedStep (intel)?

Se você conseguir, acredito que, junto com uma revisada no texto é o que falta pra botar esse tópico destacado pela moderação!

Tá Show!

E aonde pego esse programa??

Só achei pra ser baixado na sua versão 5.00 (alpha 8) Clique aqui, não nas versóes anteriores.

Thomasck, você poderia fazer a revisão desse texto pra versão 5.00 e incluir possíveis pontos novos. Corrija o sutítulo do tópico, o nome é Crystal CPUID e não CUPID. Inclua também as versões pra download (a atual e a em teste). Já será de grande valia!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só achei pra ser baixado na sua versão 5.00 (alpha 8) Clique aqui, não nas versóes anteriores.

Thomasck, você poderia fazer a revisão desse texto pra versão 5.00 e incluir possíveis pontos novos. Corrija o sutítulo do tópico, o nome é Crystal CPUID e não CUPID. Inclua também as versões pra download (a atual e a em teste). Já será de grande valia!

Abraços!

Revisão 5.00?! No site do desenvolvedor tem somente a CrystalCPUID 4.7.5.289 como sendo mais nova..

Obrigado pelas dicas dadas!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, 5.00 Alpha 8. Recomendo a você fazer uma revisão, pois assim com certeza seu tópico será destacado, destacado e muito bem conceituado por todos. Por hora está muito bom, mas vai melhorar, eu tenho certeza!

Só sinto não poder ajudar pois minha máquina não dá suporte ao CnQ, ou seja, não tenho como usar essas opções pra mexer na máquina.

Abração!!

EDIT: A versão 5.00 não mudou quase nada, mudou talvez alguns menus de lugar e mudou o ícone do Tray pra mostrar qual modo está sendo usado, ficou bem mais claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aqui eu uso o CnQ sem problemas, com overclock e sem programas de terceiros.

Basicamente, existe uma manha para isto. Primeiro, deixe o CnQ desativado e faça um overclock para uso diário, estável. Depois, anote os dados utilizados e deixe o micro em stock novamente. Habilite o CnQ, instale o driver da AMD no Windows, vá ao gerenciador de energia e selecione o gerenciamento mínimo de energia. Feito isto, reinicie o PC, vá ao setup e volte com as configurações em overclock.

Pronto, CnQ funcionando perfeitamente.

No meu caso, deixo a CPU em 2.5GHz @ 1.36v, quando o CnQ está em ação passa a rodar em 1.25GHz @ 1.06v.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu uso o CnQ sem problemas, com overclock e sem programas de terceiros.

Basicamente, existe uma manha para isto. Primeiro, deixe o CnQ desativado e faça um overclock para uso diário, estável. Depois, anote os dados utilizados e deixe o micro em stock novamente. Habilite o CnQ, instale o driver da AMD no Windows, vá ao gerenciador de energia e selecione o gerenciamento mínimo de energia. Feito isto, reinicie o PC, vá ao setup e volte com as configurações em overclock.

Pronto, CnQ funcionando perfeitamente.

No meu caso, deixo a CPU em 2.5GHz @ 1.36v, quando o CnQ está em ação passa a rodar em 1.25GHz @ 1.06v.

Abraços,

É, Phoenyx, mas aí é o computador que se vira pra escolher o que fazer, e é 8 ou 80. Esse programa permite escolher 3 estágios, um bem baixo, um intermediário e um Full. E como a gente que é overclocker geralmente gosta de configurar tudo o que dá (Auto não é opção), é uma pedida interessante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, 5.00 Alpha 8. Recomendo a você fazer uma revisão, pois assim com certeza seu tópico será destacado, destacado e muito bem conceituado por todos. Por hora está muito bom, mas vai melhorar, eu tenho certeza!

Só sinto não poder ajudar pois minha máquina não dá suporte ao CnQ, ou seja, não tenho como usar essas opções pra mexer na máquina.

Abração!!

EDIT: A versão 5.00 não mudou quase nada, mudou talvez alguns menus de lugar e mudou o ícone do Tray pra mostrar qual modo está sendo usado, ficou bem mais claro.

Interessante que no proprio site do desenvolvedor não tem... Pelo menos eu não achei.. Vou dar uma olhada na tal versão!!!

Valeu mais uma vez pela dia! Abração!

EDIT:

Olhei a versão 5 Beta, e acho que está beta demais por sinal.. hehehe.. Aqui nem apareceu as opções para alterar o multiplicador e vcore... Tem tais opções, mas estão dispostas de outra maneira, não permitindo fazer a configuração da maneira anterior...

Aqui eu uso o CnQ sem problemas, com overclock e sem programas de terceiros.

Basicamente, existe uma manha para isto. Primeiro, deixe o CnQ desativado e faça um overclock para uso diário, estável. Depois, anote os dados utilizados e deixe o micro em stock novamente. Habilite o CnQ, instale o driver da AMD no Windows, vá ao gerenciador de energia e selecione o gerenciamento mínimo de energia. Feito isto, reinicie o PC, vá ao setup e volte com as configurações em overclock.

Pronto, CnQ funcionando perfeitamente.

No meu caso, deixo a CPU em 2.5GHz @ 1.36v, quando o CnQ está em ação passa a rodar em 1.25GHz @ 1.06v.

Abraços,

Olha, isto aqui não funcionou.. Nem na A8NSLi, e nem na DFi.. E tanto pra mim, quanto para meu amigo da DFi, a solução foi o CC mesmo.. O que você fez foi exatamente o que eu tentava fazer, mas aqui ele sempre ficava em 2.4GHz mesmo, e à 1.5V.. Fora que usando o CC, eu deixo o processador com 1.5V, ou seja, totalmente estável antes de entrar no Windows, tendo até uma sobra de Tensão.. E ao entrar no Windows, o programa é autoexecutado, minizado para o tray, e ativada a opção, e o vcore é reduzido para ser usado no máximo 1.475V..

Qual placa-mãe você usa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Phoenyx usa uma DFI, é só olhar na assinatura.

Com relação à versão 5.00, deixe-a de lado por hora, se ainda não achaste como mexer nela. Arrumando um pouquinho o texto e pronto, vai ficar perfeito! As screens estão detalhadas, as pessoas vão entender, vai ser uma beleza!

Que tenso eu, o caso que eu não tenho o costume de olhar a assinatura, rsrs..

Informei ao Bruno-CG desta "manha" do Phoenyx, e não rolou. Ele também usa uma DFi..

=P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

primeiramente gostaria de parabenizar thomasck pela iniciativa em contruir esse excelente tópico :palmas:

fiquei contente com o programa, pois era isso mesmo que estava procurando :D porém depois de fazer um teste no everest fiquei com uma duvida :blink:

com o crystal cpuid aberto os valores de leitura e escrita da memória baixaram sensivelmente no bench do everest.... com ele desligado volto a assumir o primeiro lugar na lista :P

no superpi tive um aumento de tempo considerável com o CC ligado.... :zoio: principalmente nos testes de 16K até 512K...

então aqui fica minha pergunta..... não estou perdendo desempenho demais com esse programa aberto? mas por outro lado tambem estou poupando mais o processador em casos de overclocks maiores não estou? :goff:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiramente gostaria de parabenizar thomasck pela iniciativa em contruir esse excelente tópico :palmas:

fiquei contente com o programa, pois era isso mesmo que estava procurando :D porém depois de fazer um teste no everest fiquei com uma duvida :blink:

com o crystal cpuid aberto os valores de leitura e escrita da memória baixaram sensivelmente no bench do everest.... com ele desligado volto a assumir o primeiro lugar na lista :P

no superpi tive um aumento de tempo considerável com o CC ligado.... :zoio: principalmente nos testes de 16K até 512K...

então aqui fica minha pergunta..... não estou perdendo desempenho demais com esse programa aberto? mas por outro lado tambem estou poupando mais o processador em casos de overclocks maiores não estou? :goff:

Primeiramente, obrigado pelo elogio! Fico muito grato ;)

Mas, respondendo suas perguntas..

Com certeza está poupando energia, e o processador em sí.. Se rola mentos tensão (v), significa economia na conta de energia, e também aumento da vida útil do processador..

Cara, com relação ao PI, à leitura, escrita, latencia, aqui continuou tudo normal..

Será que você não selecionou uma tensão incompativel com o multiplicador? Acabei de fazer o teste, e tudo normal..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!