Ir ao conteúdo

Aprendendo & Praticando Eletrônica

GNoVe

Posts recomendados

Postado

Se alguem tiver essa coleção da revista Aprendendo & Praticando Eletrônica, por favor preciso da edição número 21 de um projeto de VU. :help:

Postado

Saudações, amigo Alex!

APE, quanto tempo não ouço falar nesse nome! Fabulosa série mesmo... Circuitins, bom humor, Bêda Marques... É fantástico. Tenho apenas algumas, infelizmente não tenho a 15. Se eu puder ajudar com mais alguma coisa... Mas essa edição 15 deve ter sido publicada no final de 87, não sei se vai ser fácil achar. Abraço e apaz à todos. :-BEER

Postado

Amigo Daniel MG se for possivel disponibilize as ediçoes que vocÊ tem ai pra downlod que eu fiqui curioso em vê-las.

Abraços

Postado

Caro amigo Giovanni,

Estou escaneando as revistas para disponibilizá-las para download. Tenho 6 edições. Obrigado pela sugestão, abraços. :-BEER

Obrigado pela sua vontade em ajudar-nos.

Abraços

Postado

Pessoal,

Vira e mexe eu passo lá na lojinha do Beda. Fica na Sta Ifigênia, quer dizer, numa travessa... Na General Osório, acho.

Eu posso dar uma olhada lá porque ele tem muitas edições. E quando ele não tem as edições, ele tem uns xerox's dos circuitos.

[]s

Renato

Postado

Pensei que APE fosse "revista de velho". Aprendi muito tanto na APE como na ABC da Eletrônica, Bêaba da Eletrônica, Divirta-se com a Eletrônica, Eletrônica Total, Saber Eletrônica (no velho formato antes de 1999) e em RF não tem dúvida, Antenna eletrônica Popular (infelizmente sumida das bancas, nem sei se existe mais...).

Cheguei a ter quase todos os exemplares de APE do inicio ate o 32, mas deve estar no porão da casa dos meus pais. Depois que casei, estou trazendo as tralhas aos poucos (e a saga continua já faz quase 03 anos!).

Se achar o VU solicitado, eu passo, ok.

Obs: acho legal nessas revistas pois você tinha uma criatividade para achar uma solução com circuitos simples, não simplesmente "enfiando" um PIC no circuito... O que hoje já virou "vício".

• 2 semanas depois...
Postado

Se alguem tiver essa coleção da revista Aprendendo & Praticando Eletrônica, por favor preciso da edição número 21 de um projeto de VU. :help:

aí CARA EU TENHO ESSA REVISTA - Nº 21. É O SUPER V.U SEM FIO NÃO É?

PO EU também TÔ PRECISANDO DE UMA REVISTA. É A NÚMERO 35 QUE TEM O MÓDULO VERSÁTIL PARA LUZ RITMICA VOCÊ TERIA? OU ALGUEM aqui NO FORUM

FICA TRANKILO Q VOU ESCANEAR E TE MANDO, VALEU!

ABRAÇOS

• 4 meses depois...
Postado

Olá amigos,

Infelizmente não temos mais reveustas com o a A.P.E. , eu tb aprendi muito com o Prof. Bêda...

E tambem já andei rodando pela net para achar as edições digitalizadas... e nada! gostei da iniciativa! eu tenho algumas revistas... umas 40... guardadas. Podemos juntar todos que tem as revistas, os que tem acesso(como o colega acima citou) e tentar organizar uma coletania, o que vocês acham? Assim outros como nós aficcionados pela eletrônica classica poderam ter acesso a essa escola divertida que são as edições da APE!

Qualquer coisa meu mail: [email protected].

Postado

Bom pessoal eu também tenho alguns exemplares destas Revistas, São os seguintes exemplares que tenho:

01-09-12-13-16-18-26-30-36-41-43-44-47-50-52-59-60-63-76-80.

Se alguem quiser alguma informação sobre algum circuito destas revistas, basta me pedir.

meu email: [email protected]

Postado

Bom pessoal eu também tenho alguns exemplares destas Revistas, São os seguintes exemplares que tenho:

01-09-12-13-16-18-26-30-36-41-43-44-47-50-52-59-60-63-76-80.

Se alguem quiser alguma informação sobre algum circuito destas revistas, basta me pedir.

meu email: [email protected]

tem algum detetor de metais com transistores

valeu :palmas:

:bandeira::bandeira::bandeira::bandeira:

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal,

Para quem ainda não sabe, a noticia que trago é triste, infelizmente. Em 17/06/2004 faleceu o "Mestre" Bêda.

Eu tive a grata satisfação de ter conversado com ele em diversas oportunidades durante a minha vida (e-mail, telefone e até pessoalmente), durante as quais ele sempre foi muito atencioso e simpático (dentro do tempo curto de q ele dispunha no dia-a-dia).

Ele foi um inovador como ninguém, sem dúvida. Um homem notável, com duas formações universitárias (jornalismo e arquitetura - informação que me lembro de ter escutado dele próprio), e vejam vocês, um gênio da eletrônica. Foi o primeiro (e único) que desmistificou a eletrônica como ciência, tornando-a acessível para todos, com a sua linguagem "descomplicada" e alegre. Muitas vezes incompreendido pelos "puristas" da área, que não lhe davam o respeito devido, principalmente por causa da sua não-formação em eletrônica, e pela forma como ele a via. Explico:

O Bêda a encarava como uma forma de arte, não como uma ciência exata. Eu nunca mais vou esquecer de quando certa vez, falando com ele por telefone, ele me explicou que "a eletrônica nunca poderia ser uma ciência exata, visto que, suponhamos, tivéssemos 50 projetistas, cada um em um cubículo isolado, sem comunicação com os demais, e déssemos a todos a mesma proposta de projeto, não sairia um igual ao outro - cada um sairia de ######bículo com uma solução diferente para a mesma proposta inicial. Então, não podemos afirmar que a eletrônica é uma ciência exata. E sendo assim, como temos infinitas possibilidades e nuances dentro de um mesmo escopo, eu a encaro como uma arte." (eu dei uma "embelezada" nas palavras do mestre, mas a moral fica aí, para quem quiser entender e guardar consigo o legado do "Mestre".)

Se pelo menos eles tivessem a humildade e a simplicidade deste "Mestre", talvez pudessem ter a chance de aprender com ele uma coisa ou duas sobre eletrônica!!

Para quem é dos velhos tempos, há de se lembrar das saudosas "Divirta-se Com A Eletrônica", "Bê-a-bá da Eletrônica" (anos 80), e "Aprendendo e Praticando Eletrônica" (anos 90), que sem dúvida, chamavam mais a atenção do que as "Saber Eletrônica", Elektor, Elétron e outras quando saíam nas bancas. Projetos maravilhosos e simples, porém esbanjando em sua criatividade e inventividade, com descrições simples em linguagem atraente, que prendiam a atenção do leitor, convidando-o a transformar a curiosidade em prática (e para muitos, profissão). Isso sem falar nos kits, que na sua maioria eram elaborados a partir dos projetos publicados nas revistas (APE).

O Bêda fará uma tremenda falta, pois nunca mais teremos o prazer de ler uma revista de eletrônica com o mesmo "sabor" das revistas editadas por ele. Tenho comigo um verdadeiro "legado", que vai desde as DCE e Bê-a-bá até as APE. Seus últimos artigos foram publicados na revista "Antenna", como uma série de cursos introdutórios, os quais a editora acabou "juntando" em um livro, que pode ser comprado no próprio site. É a ultima e derradeira obra do nosso querido "Mestre", que sem dúvida, já deixou saudades (pelo menos neste que vos escreve).

Descanse em paz, Mestre...!

• 1 ano depois...
  • mês depois...
  • Membro VIP
Postado

Amigos

A experiência mostra que tópicos com certo tempo sem receber respostas, onde usuários pedem para que alguém envie material por email, geralmente não trazem bons resultados e passam a ser uma bola de neve em termos de pedidos sem respostas. Dessa forma, quem tiver interesse em receber esse tipo de ajuda, procure enviar MP ou email para a pessoa de quem desejam receber algum material.

Bloqueado!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!