Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda!Aumento de tensão com transistor!


rockway

Posts recomendados

aí galera beleza?

Então, estou montando um circuito que envolve um microcontrolador...

Numa das saídas dele preciso que 3.6V se "transforme" em 5v para poder jogar no clock de um contador...

O que acontece é que meu microcontrolador só trabalha com no máximo 3.6V...

Alguem poderia me ajudar a fazer o esquema usando transistor???Ou algum outro jeito menos rele!

(rele não acompanha os pulsos do microcontrolador que são muito rápidos)

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí galera beleza?

Então, estou montando um circuito que envolve um microcontrolador...

Numa das saídas dele preciso que 3.6V se "transforme" em 5v para poder jogar no clock de um contador...

O que acontece é que meu microcontrolador só trabalha com no máximo 3.6V...

Alguem poderia me ajudar a fazer o esquema usando transistor???Ou algum outro jeito menos rele!

(rele não acompanha os pulsos do microcontrolador que são muito rápidos)

Desde já agradeço.

Verifique os niveis de VOH do microcontrolador e de VIH do contador pois podem ser compatíveis e não precisar de nada. Isto para alem dos valores de estado lógico 0 e das correntes envolvidas.

Isso depente das tecnologias envolvidas , mas claro só sabendo os circuitos concretos que usa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí galera beleza?

Então, estou montando um circuito que envolve um microcontrolador...

Numa das saídas dele preciso que 3.6V se "transforme" em 5v para poder jogar no clock de um contador...

O que acontece é que meu microcontrolador só trabalha com no máximo 3.6V...

Alguem poderia me ajudar a fazer o esquema usando transistor???Ou algum outro jeito menos rele!

(rele não acompanha os pulsos do microcontrolador que são muito rápidos)

Desde já agradeço.

estou usando o MSP430F2013 da TI....

http://focus.ti.com/mcu/docs/mcuprodovervi...Other+IL+msp430

valeussss cara mais eu já tentei jogar no clock os 3.5 mesmo e num rolou :(

é contador ttl mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique os niveis de VOH do microcontrolador e de VIH do contador pois podem ser compatíveis e não precisar de nada. Isto para alem dos valores de estado lógico 0 e das correntes envolvidas.

Isso depente das tecnologias envolvidas , mas claro só sabendo os circuitos concretos que usa.

Cara acho que tá certo sim, de 2.5 até 5.0v porque tentei jogar aqui no simulador 2 e num rolou...2.5 já rolou...

Vai ver então estou usando um contador e um bcd q não sejam compativel...

Será q rola usar o 7447 com o 74290????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoricamente, uma tensão superior a 1,4v na entrada produz uma tensão de 5v na saída

Não necessariamente. Para que o transistor comduza a tensão na base deve ser superior a do emissor, então para ter 5V no emissor precisamos de 5,7V na base em lugar dos 3V disponíveis.

Poderíamos colocar o resistor no coletor e ligar o emissor à massa mas isso vai inverter o pulso, o que vai exigir outro transistor para desinvertê-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara acho que tá certo sim, de 2.5 até 5.0v porque tentei jogar aqui no simulador 2 e num rolou...2.5 já rolou...

Vai ver então estou usando um contador e um bcd q não sejam compativel...

Será q rola usar o 7447 com o 74290????

7447 com o 74290 são as designação genericas.

Mas que tecnologia vai usar , TTL , LS , CMOS. , HCMOS . HCT , etc etc

Cada familia implica niveis logicos diferentes que podem ser ou não compativeis.

Se usar HCMOS alimentado a 5v não deverá ter problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser prosseguir com estes mesmos, basta usar acoplador

otico 3V no led rola e saida fica como quiser, N P etc...

Cara acho que tá certo sim, de 2.5 até 5.0v porque tentei jogar aqui no simulador 2 e num rolou...2.5 já rolou...

Vai ver então estou usando um contador e um bcd q não sejam compativel...

Será q rola usar o 7447 com o 74290????

Meio fora do post,

Amigo Rockway, estou atrás de um simulador faz um tempão e não consigo.

Qual este ai que usa?

Valeu. :bandeira: Dia 29 ele de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não necessariamente. Para que o transistor comduza a tensão na base deve ser superior a do emissor, então para ter 5V no emissor precisamos de 5,7V na base em lugar dos 3V disponíveis.

Poderíamos colocar o resistor no coletor e ligar o emissor à massa mas isso vai inverter o pulso, o que vai exigir outro transistor para desinvertê-lo.

Absolutamente correto.

Esquema alterado. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7447 com o 74290 são as designação genericas.

Mas que tecnologia vai usar , TTL , LS , CMOS. , HCMOS . HCT , etc etc

Cada familia implica niveis logicos diferentes que podem ser ou não compativeis.

Se usar HCMOS alimentado a 5v não deverá ter problemas.

o nome é EWB

http://rapidshare.com/files/817827/ewb5c.zip.html

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se consultar os datasheets dos TTL 7447 e 74290 Vai ver

VIH > 2 V

VIL < 0,8 V

IIH max = 120 uA

IIL max -4,8 mA

Logo desde que os valores de tensão e corrente das saidas do estejam de acordo cpm estes valores não terá problemas

Alias confirmei um circuito com o EWB e estes integrados e com o clock de tensão de entrada 0 e 3,5V e funcionou.

Coloque aqui um print screen do circuito que está a fazer para se poder verificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já existe uma versão mais nova do EWB, o EWB9 que agora tem funções de simulação e criação de layout de placas... Eu uso e recomendo.... basta dá uma procurada na net pelo nome de MULTSim 9...

Cara...parece ser muito bom, mas ta meio caro.

alguem conhece um free? to meio sem grana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Cara...parece ser muito bom, mas ta meio caro.

alguém conhece um free? to meio sem grana.

existe um programa, que eu uso, se chama Proteus, sõa na verdade 2 porgramas, o proteus Ares, que cria as PCI's e o Proteus ISIS, que é um bom simulador de circuitos.

è so procurar pela net que voce encontra um lugar que disponibiliza o dowload gratis.

sobre a pergunta principal:

eu olhei no datasheet sobre as informações genericas da familia TTL e os niveis logicos são:

Nivel Logico alto min. 2V

Nivel logico Baixo max. 0,8v

logo não vejo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!