Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R600, RV670, R680 tópico para discussão...


Tyellbee

Posts recomendados

  • Membro VIP

Resta saber os preços, consumo (pareceu ser baixo, gostei, será que isso se inverte ?) e o posicionamento das Nvidia.

Vai pegar fogo !

E estamos de camarote, que beleza !

Tyellbee, já tem previsão de quando saem ? Assim calculamos o atraso tb..

Ta difícil ter uma estimativa, a previsão mais pessimista é que chegue só mais pro final de março.... Como já mencionei a AMD não vai admitir um "Paper Launch", portanto a Ati tem que ter placas suficientes para atender a demanda no lançamento... Vamos ver se esta espera vai valer a pena né, porque no papel pelo que já se falou agora, 1gb e 512bits, a placa realmente parece um monstro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tenho certeza q o modelo top vai consumir mais q a 8800GTX

É bem possível, mesmo sendo 80nm a placa sendo 512bits exige uma PCB muito mais complexa, inclusive que uma placa de 384bits como a da 8800 - até por isso aos fanboys da Nvidia que levantaram que assim que o R600 saísse mesmo 512bits a Nvidia logo depois ia lançar uma 8900 com 512bits tb, vi pessoas que entendem de placas nos foruns gringos que frequento, que duvidam que seja possível pois uma mudança assim demoraria um bom tempo, e acham imspossível a Nvidia simplesmente mudar de 384bits pra 512bits assim, até porque como falei a PCB teria que ser toda refeita pois é um processo muito mais complexo acomodar um controlador externo 512bits numa PCB... Sem falar que o cooler em si da placa deve tb consumir uma energia legal, que alguns boatos falam em híbrido a ar e a água, provavelmente seria o responsável pelos 12 polegadas de comprimento da placa, e não a PCB em si da XTX, já que se espera que o cooler seja maior que a própria placa para a refrigeração adequada do monstrinho...hehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu tenho certeza q vai consumir mais, pois os 80nm da serie atual da ati já consomem mais q os 90nm da nvidia da serie 7. eu não duvido nada q a nvidia tenha alguma carta na manga para esfriar o lançamento das R600

Se ela estava esperando o R600 com memória 512bits e claro caso isso realmente se confirme - o que a maioria achava que não ia acontecer até que os boatos começaram a ficar mais fortes, que não era ainda hora de memória 512bits, que a PCB seria complexa demais, portanto até a Nvidia talvez seja pega de surpresa - talvez ela tenha uma resposta, mas teria que ter uma placa já com PCB nova em andamento, mas se ela não esperava por memória 512bits já com o R600, então ela levarpa um bom tempo segundo eu tenho lido nos foruns, levaria pelo menos metade do ciclo de desenvolvimento de uma placa para pular pra 512bits caso ela não tenha nada em andamento...

Ah, claro, vale lembrar que ela "pulou" de 128bits para 256bits na série FX depois do sucesso do R300 e sua impapacidade de competir a altura na época, mais porque NV30 era um produto horrível, e nem 256bits salvou as placas... Mas ela fez a mudança, então isso tb é possível agora, embora a tarefa exija bem mais desta vez...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais algumas informações que "vazaram" na internet, no Forum da Beyond3d...

Segundo o usuário CJ que é conhecido por já ter vazado várias informações corretas sobre lançamentos no forum da Beyond3D, a placa será lançada no Cebit (15–21 de Março), mas já será apresentada a imprensa no final de fevereiro (o que rola na internet é que parece que o NDA cai em 22 de fevereiro), e uma semana após o Cebit a placa estará à venda, portanto final de março é o que parece. Tb segundo este usuário a placa é de 5-15% mais rápida em DX10 que a G80. Não é falado nada sobre DX9.

Parece que o preço provavelmente da versão TOP será $599 e somente a versão com PCB de 9" estará a venda em lojas. A versão de 12" será pro mercado OEM somente.

É ainda falado sobre o resta da família R6xx... O lançamento do RV640 será no final de Abril, e será o subtituo da X1950PRO. A Nvidia irá lançar a 8600GTS (G84) um mês antes em março como substitua das 7900GS e 7950GT. Algumas semanas depois, na metade de Abril, será lançada a 8600GT com ou sem HDMI / com HDCP, como susbstituta da 7600GT.

No merdaco Low-end a AMD irá lançar o RV610. As primeiras amostras já chegaram da fábrica e estão parecendo boas. O RV610 será o substito da série X1650. Na mesma época, a Nvidia irá lançar a 8500GT HDMI (G86 GDDR3) em versões com e sem HDCP (G86 DDR2). E no final de Abril ela irá lançar tb a 8300GS (G86 DDR2) como substituta das 7600GS/7300GT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Disponibilidade pra mim só importa no fim do ano :lol: bom que até lá já saíram todos os outros modelos.

Mas esse consumo alto é soda, cabei de trocar a fonte.. será que não tem nenhuma previsão pra diminuir a litografia ?

5-10% mais rápida em DX10 eu achei pouco.. vamos ver se isso muda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho certeza q vai consumir mais, pois os 80nm da serie atual da ati já consomem mais q os 90nm da nvidia da serie 7. eu não duvido nada q a nvidia tenha alguma carta na manga para esfriar o lançamento das R600

O dia que o Danilo falar algo favorável a ATI, eu pego as peças do meu 486, monto tudo e penduro meu pc da assinatura na parede pra deixar de enfeite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acredito que a ATI vai se sair bem dessa vez e vai deixar a Nvidia de calças curtas.... vai ser +- como o lançamento do Core 2 duo: desbancou a AMD e assumiu a liderança! É isso que estou esperando nesse momento da ATI.

Ate porque já ta na hora da ATI voltar a reinar um pouco ne... a nvidia no segmento de placas medias tem dominando já tem um bom tempo. Esta na hora de as coisas mudarem um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu acredito que a ATI vai se sair bem dessa vez e vai deixar a Nvidia de calças curtas.... vai ser +- como o lançamento do Core 2 duo: desbancou a AMD e assumiu a liderança! É isso que estou esperando nesse momento da ATI.

Ate porque já ta na hora da ATI voltar a reinar um pouco ne... a nvidia no segmento de placas medias tem dominando já tem um bom tempo. Esta na hora de as coisas mudarem um pouco.

é, mas só saberemos se isso se concretizará quando a ati lançar seu R600 q já esta bastante atrasado :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma foto (embaçada claro, olha o NDA, heheh), do R600 para os parceiros OEM:

Os últimos rumores:

O último rumor revelou que o R600 é mesmo 80nm e está entrando em produção em massa em breve. A performance do R600 sem AA é 2.5x maior que o R580, com "FP16 blending & filtering" a performance é 2.7x, com "FP32 blending & filtering" a performance é 3.9x, com "FP16 filtering" a performance é 8x a do R580. O clock final do R600 pode ficar em 814MHz e ter 64 shaders unificados. [isto poderia implicar em 32 ROPs]. De acordo com o rumor, parece que a versão low end (RV610) será 65nm, terá "Digital PWM", PCB com 8 camadas, 256MB/128MB 64bit DDR2. Para o mercado mainstream (RV630), tb será 65nm, terá "bi-directional PWM" para a GPU e "uni-directional PWM" para as memórias, com suporte a 2x256MB 128bit GDDR4.

Fonte

PWN - "Pulse Width Modulation"?

post-39352-13884938916129_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fotógrafo beeem míope ein..

É, essa é a foto da placa que vai pros OEM, mas é a que todos falam e se assustam pelo tamanho dela.. aliás, prancha não placa.

Uma que eu vi ontem no the inquirer é que as parceiras da ATI ficaram contentes e animadas com o desempenho do R600.. gostei dessa !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caramba!!! Que trambolho! É maior que a minha Trident de 2mb que tá no meu 486.

Se bobear, isso nem cabe no meu gabinete.

Grande chance de não caber, essa prancha é do tamanho do gabinete aqui hehehehehe

O maximo que entra é uma de 26 cm e apertadinha, terei que remodelar os cabos de energia do HD.. vai araminho de pão..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fotógrafo beeem míope ein..

É, essa é a foto da placa que vai pros OEM, mas é a que todos falam e se assustam pelo tamanho dela.. aliás, prancha não placa.

Uma que eu vi ontem no the inquirer é que as parceiras da ATI ficaram contentes e animadas com o desempenho do R600.. gostei dessa !

Tomara mesmo que a espera valha a pena... Tb tinha visto esta notícia, e os parceiros ainda viram uma versão com memória GDDR3, portanto não a versão final, e parece que a performance será superior ao que se especulou até agora... E como agora a ATI faz parte da AMD, parece que o evento de lançamento será bem maior que o tradicional...

Vamos ver se a Nvidia caso o R600 seja mais rápido mesmo já tenha algo a altura (o que parece que sim, um refresh das 8800gtx em 80nm poderia chegar na mesma época do R600 ou talvez até antes caso o R600 atrase mais...

Bem a história vem se repetindo, a Nvidia sai na frente, a Ati chega depois e lança algo mais rápido, a Nvidia lança algo para ficar no mesmo nível ou retomar a liderança (as vezes com produtos que nem chegam a ter um lançamento adequado, como 6800 Ultra Extreme e 7800GTX 512MB)...

Nvidia lança 6800 Ultra na frente da Ati, Ati chega depois com a x800XTPE e pega a liderança, Nvidia "lança" 6800 Ultra Extreme para pelo menos tentar igualar a X800XTPE, e a Ati lança X850XTPE e retoma liderança...

Nvidia lança de novo 7800GT 256MB a frente da Ati, Ati lança x1800XT 512MB e retoma liderança, Nvidia "lança" 7800 Ultra 512MB e retoma liderança no papel, Ati lança X1900XTX, Nvidia lança 7900GTX mas ela não chega a retomar a liderança, Nvidia lança 7900 GX2 e logo após 7950GX2 e retoma liderança)...

A Nvidia saiu saiu na frente de novo com as 8800, agora vamos ver se a história vai se repetir ou se o R600 não ficará na frente da 8800GTX, embora pelo atraso se chegar mais lento ou no mesmo nível será meio que um fracasso... E ver se a possível "8900GTX" viria pra retomar a liderança ou só pra ficar no memo nível do R600, se é que o R600 é melhor que a 8800GTX...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

se o R600 não for melhor q o G80, é melhor a ATI desistir de uma vez desse ramo. Nesse momento a ati tem a obrigação de lançar uma placa melhor

A AMD não comprou a Ati pra sair do mercado, hehehe... Até porque sem Ati, preços vão SUBIIIIIIIIIR... E isto seria ruim pra todos os consumidores...Bem pelo contrário, a administração da AMD deve dar um melhor planejamente pra Ati, e o atraso é exatamente pelo que se sabe porque a AMD não permitirá a Ati lançar uma placa sem ter como atender a demanda do lançamento... Além disto, a AMD não interfiriu em nada no desenvolvimento do R600, portanto não poderia acelerar o processo... Mas no futuro ela deve o fazer...

E se a Nvidia não saiu do mercado depois do fiasco das FX, não acredito no que até agora só é mais um atraso - e a Nvidia em geral está com os lançamentos a frente da Ati - portanto até aqui nada de novo... A surpresa é se a Ati chegar depois e vier com uma placa pior, daí sim isso significaria prejuízos financeiros pra AMD/ATI, mas nem de longe a AMD tiraria a Ati deste segmento, ainda mais das Top, já que elas são a vitrine pra toda a linha...

Na pior das hipóteses, e digo isto porque não keremos ver nenhuma das gigantes com muita vantagem como nos tempos de NV30 x R300, a Ati poderia estar lançando um "novo NV30" (o que pelo que se tem comentado sobre performance e sobre especificações do R600, inclusive em DX10, não parece ser o caso, mas vai saber), porque é possível que um refresh das 8800 chegue antes do R600, e claro, pensando no caso das R600 serem pior que as 8800, em especial em DX10 como o caso R300 x NV30... Lembrando o caso do R300 a Ati saiu bem na frente, quando a Nvidia chegou a Ati já tinha o R350 pronto, e todo mundo sabe o resta da história, a Ati ficou sempre a frente da Nvidia durante a briga NV30 x R300 e seus refreshs... E com o passar do tempo, com mais jogos DX9, a diferença só aumentou... Na época se falou muito até que certos títulos seguravam as R3xx para não deixar a Nvidia tão mal, em especial títulos TWIMTBP... E o mais importante, em termos de suporte a DX9, a Ati estava bem a frente, o suporte a DX9 das FX era precário... Mas mesmo assim a Ati não sairia do mercado, porque é ilógico a a AMD comprar a Ati para entrar neste mercado, e logo depois sair deste mesmo mercado em que a Ati é mais conhecida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal;

E aquele lance do R600 ser compatível com o DirectX 10.1, é verdade?

Abraços.

Isto era especulação, e vendo que o Vista recém saiu acho que não, mas vai saber né...

E parece que a AMD já marcou um "Tech Day" dos dias 11 a 13 de março, em Amsterdam, com jornalistas convidados de 45 países. Como se especulava a AMD vai fazer dos eventos da agora sua divisão de gráficos, a ATI, grandes eventos como seus lançamentos... Como todo mundo imagina, uma vez que é anunciado como um evento para lançamento de um produto da agora área de gráficos da AMD, será o lançamento do R600...

Como se sabe um Tech Day é uma apresentação de um produto a editores, que proporciona aos editores fazerem benchmarks independentes e escrever artigos sobre o produto, já que o NDA cai em geral junto com o evento, permitindo aos sites especializados testarem e escreverem sobre o produto...

Como já havia sido prometico por Henri Richard da AMD, o R600 será lançado em Q1, portanto eles tem que cumprir o lançamento até o final de março para que esta promessa seja mantida, o que tudo indica que será mesmo...

Fontes: TG Daily e Forum da Beyond3D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A AMD confirmou o lançamento da esperada R600 para março, que ocorrerá na Holanda em Amsterdã.

Embora a data precisa não tenha sido revelada, o CEO e todo poderoso da DAAMIT (AMD+ATi), Hector Ruiz, disse que o evento será o maior e mais “fabuloso” já visto pela indústria 3D.

Serão convidados 200 felizardos de 45 países diferentes para o evento. Nomes de peso da AMD e ATi estarão presentes, como Chris Hook, Lars Waynard, Jon Carvil, Richard Huddy, Raja Koduri e o emblemático Terry “the catalyst” Makedon.

Outra notícia que deve estar deixando o pessoal da NVIDIA preocupado é o fato de uma informação que acaba de ser revelada, dando conta que alguns ajustes e melhorias feitos via software deram a R600 uma melhora considerável na performance da placa.

ainda mais,

De acordo com o pessoal do TGDaily, a nova geração de placas da ATi, a R600 será lançada em Amsterdã entre os dias 11 e 13 de março em grande evento, conforme mostrado na news mais abaixo.

Uma informação interessante é que, segundo o website chinês MyDrivers, a R600 é entre 5 e 10% mais rápida que sua rival, a GeForce 8800GTX, em DirectX10.

PREÇO

Quanto ao preço, o VR-Zone aponta que a versão para o usuário final (a menor de 9”) terá preço em US$ 599! A imagem acima é da versão OEM de 34cm (30 cm da placa mais 4 cm do cooler) que por algum motivo fora desfocada (talvez para não criar alguma briga com a ATi ou mesmo para não revelar algum detalhe que comprometa sua fonte...) Desfocada ou não, é possível verificar que a placa é imensa! (notem o comprimento em relação aos contatos do PCIe).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!