Ir ao conteúdo

Super Aquecimento Louco!

CivilWars

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Estou tendo problemas com meu pc...

Seguinte:

Comprei tudo novo, pl. mae, processador e cooler.

o que acontece é que meu processador em IDLE fica em 56ºc, e em full passa de 70ºc...

a especificacao pra ele é de 63,4ºc de acordo com a propria Intel.

A Configuração:

Processador: Pentium D945 3.40GHz

Cooler: BOX

Placa Mãe: Intel 945GNT

Fonte: ION II 460W (Marca VANTEC - 3 anos de garantia, e parece ser uma fonte de qualidade paguei 240 reais nela nova)

Placa de Vídeo: RADEON x1600 PRO

HD1: 80GB SATA1

HD2: 160GB SATA2

HD3: 200GB PATA

Gravador de DVD: samsung (não lembro o modelo =D)

Tenho uma torre de 4 baias com cooler frontal de 80mm ventilando, cooler traseiro de 80mm na exaustao, e o "bendito" cooler box no processador.

Teste:

Rodei um programinha q extressa o processador e a temperatura do mesmo foi a 93ºc sem nenhum travamento ou qualquer tipo de reboot na makina. interessante é que a temperatura do sensor da placa-mãe, que fica logo abaixo do processador mal chegou aos 50ºc.

Ps.: coloquei meus dedos no dissipador do cooler do processador, chegando o mais proximo da base possivel... estava realmente quente, mas poderia ficar com a mao ali o resto da vida que não me queimaria, então acredito que seja realmente muito improvavel que estivesse realmente em 93ºc.

Informações:

achei interessante o fato de ter uma frigideira em cima da placa-mãe e a mesmo não chegar nem a 50ºc, como pode isso? então fui procurar e ler porai em sites brazucas e internacionais, e encontrei a seguinte explicacao num site em inglês, onde só se fala de "Pentium's e Intel's"....

"O problema que eu entendi que estaria acontecendo na combinação dos Pentium D com placa-mãe intel seria o fato de que a placa-mãe intel nos modelos que suportao tnt P4 como Pentium D é que o detector de temperatura não é feito por diodo, mas sim por processamento interno do proprio processador, como num pentium HT voce tem um núcleo simulando 2 o sensor da placa-mãe detecta essa temperatura do núcleo e "lança" como a temperatura do processador, mas quando se trata dos Pentium D, que tem DOIS núcleos, a placa-mãe detecta UM processador, verifica as temperaturas DOS DOIS núcleos, e quando faz o "lançamento" da temperatura do processador, faz a soma das temperaturas dos núcleos e diz que essa seria a temperatura do processador."

Conclusão:

se o que esse cara disse estiver correto, ou puder ao menos ser possivel de estar acontecendo, vou ficar tranquilo sabendo que meu processador em FULL LOAD só tá marcando 46ºc e que em IDLE fica em meros 28ºc.

Estou acreditando no que esse rapaz disse, pra não começar a chorar com essa temperatura.

Minha BIOS está o mais atual com o site da intel.

PEDIDO:

Por favor, alguem tire minhas duvidas, estou ficando preocupado co

• Membro VIP
Postado

Cara, com o processador a 90ºC você nem conseguiria encostar no dissipador, até consegue, mas deixaria uma parte da sua pele nele.

Postado

eu sei, por isso disse q não poderia estar a 93ºc... mas é q não tenho NG que tenha tido o exato problema q eu to tendo, então não sei o q fazer.

mesmo assim, obrigado pela ajuda =D

Abraço!

Postado

Esses valores devem estar errados, faz o seguinte, confére na bios a temperatura em IDLE, depois instala o everést e verifica ambas as temperaturas em IDLE E FULL, pósta os resultados obtidos.

Postado

creio q as temperaturas estejam erradas, mas mesmo assim voce deve fazer algo pra refrigerar + ainda seu pc porque esses teu hd deve esquenta pra caramba, tenta também troca o cooler do processador, outra dica é da uma checada na pasta termica e também abra teu pc e coloque un daqueles ventilador grande nele e ve se da muita diferenca d temperatura, também coloque um termometro daqueles q temos em casa pra ver quanto dá.

Postado

po, aqui o pc fica aberto... com o tal ventilador eu já tentei, realemte caiu de 56 em IDLE pra 54~55 =D (num adianto nada não ehhehe)

a pasta termica eu troquei, e coloquei como sempre coloco... certinho de acordo com aquele video da Artic Silver q tem aqui no forum.

eu tinha pensado em usar o termometro ontem, mas já era muito tarde e tinha q trabalhar hoje, então fui dormir...

PO, detalhe é que assim que ligo o pc já tá marcando lá na bios 70~73 graus...

ai quando xego no windos o everest marca esses 56°, e quando usei o programa de stress do CPU o everest marcou 93°, mas o desempenho continuou ótimo, e eu acho q já deveria ter ou desligado o pc (pelo menos reiniciado), ou esplodido o processador já iauhaoiuahia

vou testar com o termometro quando chegar em casa e posto aqui...

Ps.: onde seria o local aconselhavel para colocar o termometro?

Ps².: será q seria uma boa ligar o pc e desligar o cooler e ver se a temperatura passa de 93º no everest? (tá na garantia ainda, se queimar a gente troca eheheheheh)

Abraço, e até mais!

Felipe.

Postado

Não, desligar o cooler não. O que você pode fazer pra testar é com o gabinete aberto parar o cooler com o dedo e ir monitorando a temperatura e quando subir muito tirar o dedo pra o cooler girar novamente, mas cuidado pra não queimar o processador.

O termômetro o melhor seria por do lado do processador, não em cima dele nem dentro do dissipador, mas isso só dá se for um daqueles sensores de temperatura que são maleávéis. Se não der põe no dissipador mesmo e vê a temperatura, deve ser mais ou menos a temperatura do processador, uns 2 graus mais baixa.

Depois posta aí o que descobriu.

Postado

sera q a garatia troca o processador por queima?

porque dai já é problema do usuario, creio q eles troquem a pena sse vim defeito d fabricação

Creio que não, porque tem lojas que eu conheço eles só trocam o processador se ele estiver ligando.

Postado

Creio que não, porque tem lojas que eu conheço eles só trocam o processador se ele estiver ligando.

não não, ele já falou q troca, já relatei a ele o problema, até porque foi ele mesmo q montou, mas não tinha reparado na temperatura... perguntei a ele se eu poderia re-montar tudo, ele me deu carta branca... levei nele, re-montamos juntos lá, liguei e ele viu q não diminuiu a temperatura...

ele disse que entraria em contato com o fornecedor dele pra ver com os representantes da Intel relatando o problema, mas acredito que va demorar, se acontecer... e ele me disse q se acontecer de queimar, a garantia cobre sim... "até porque, meu fornecedor não vai saber porque o processador queimou, se foi corrente de forma errada ou qualquer coisa do tipo." (palavras do vendedor)

Vou seguir a parada de parar o cooler com o dedo, mas deixo chegar a qual temperatura? já atingiu 93º, e agora, deixo ir até onde?

vou tentar com o termometro, marcar a temperatura e tal... mas basta eu encostar o termometro no dissipador do cooler? isso não seria pouco contato pra ter uma margen de apenas 2º de diferença?

Outra coisa, a minha configuração pra minha FONTE, a fonte aguenta numa boa?

ela é de 460W, acredito que seja real, tem duas marcaçoes, uma de 460W na caixa e especificacoes de tensão mostram 430W na etiqueta da fonte!

mesmo assim, encarando que seja uma fonte de 430W, é o suficiente pra minha configuração?

Aguardo ajudas!!!

Abraço, Felipe.

Postado

bom, pelo que me falaram , há intel tinha lançado uma nota falando sobre isso, que a temperatura do pentium D era a totaldos dois processadores, acho que devemso fazer esses teste

Postado

não não, ele já falou q troca, já relatei a ele o problema, até porque foi ele mesmo q montou, mas não tinha reparado na temperatura... perguntei a ele se eu poderia re-montar tudo, ele me deu carta branca... levei nele, re-montamos juntos lá, liguei e ele viu q não diminuiu a temperatura...

ele disse que entraria em contato com o fornecedor dele pra ver com os representantes da Intel relatando o problema, mas acredito que va demorar, se acontecer... e ele me disse q se acontecer de queimar, a garantia cobre sim... "até porque, meu fornecedor não vai saber porque o processador queimou, se foi corrente de forma errada ou qualquer coisa do tipo." (palavras do vendedor)

Vou seguir a parada de parar o cooler com o dedo, mas deixo chegar a qual temperatura? já atingiu 93º, e agora, deixo ir até onde?

vou tentar com o termometro, marcar a temperatura e tal... mas basta eu encostar o termometro no dissipador do cooler? isso não seria pouco contato pra ter uma margen de apenas 2º de diferença?

Outra coisa, a minha configuração pra minha FONTE, a fonte aguenta numa boa?

ela é de 460W, acredito que seja real, tem duas marcaçoes, uma de 460W na caixa e especificacoes de tensão mostram 430W na etiqueta da fonte!

mesmo assim, encarando que seja uma fonte de 430W, é o suficiente pra minha configuração?

Aguardo ajudas!!!

Abraço, Felipe.

Coloca outro dedo no dissipador e quando ficar quente demais pra você aguentar solte o fan.

Eu tenho um controlador de fan que mede temperatura, e o sensor pra medir a temperatura do processador eu coloquei no meio das aletas do dissipador, mais ou menos no centro e eu monitoro a temperatura pelo controlador e de vez em quando pelo everest, quando o controlador marca 42 o everest marca 44, e assim por diante. Aqui são só 2 graus, mas o sensor fica no meio do dissipador, então é essa a diferença que dá. No seu caso eu não tenho certeza da diferença, trate como 5 graus e acho que tá bom.

A fonte se for de 430W dá conta sim.

Mesmo com o vendedor falando que troca se queimar, tome cuidado.

Qualquer coisa pergunte.

Postado

e ai pessoal, acabei de chegar em casa, vou testar agora mesmo a temperatura do processador com o dedo no dissipador e outra no cooler... mesmo assim, And88, você não me disse até q temperatura eu devo segurar ^^, bom, vamos ver até qnt marca =D

já volto pra dar detalhes 0o

Abraço, felipe.

Postado

É difícil saber até quando chegar porque 93 que estava marcando o processador já tinha torrado. Se realmente for metade por causa dos dois núcleos, até 120 você pode chegar o que dá na verdae 60, mas isso se aquilo for verdade.

O seu dedo vai aguentar uma temperatura de até 60 graus sem sentir a necessidade de tirar imediatamente, quando você sentir que não tá dando mais pra segurar solte o fan porque o dissipador deve estar mais de 60 graus. Seria mais fácil com um termômetro que desse pra pregar do lado do processador, mas não tento a gente arresorve na gambiarra.

Esses processadores tem uma proteção contra super-aquecimento, então se esquentar demais é bem capaz de ele desligar para não queimar, mas...

Boa sorte aí no experimento, poste os resultados que eu quero ver o final dessa história.

Postado

bom, resultado não sei se muito satisfatório, pois não tenho ideia de qnts graus meus dedos suportariao...

mas eu deixei parar o cooler e coloquei o dedo... fiquei lá numa boa, mas na marcacao de 75º já estava meio incomodo... tudo bem, ainda não era de keimar a mao, mas quando bateu 88º, ai sim eu sei q dava pra ficar 1 segundo (contado), mas dai já dava vontade de tirar o dedo de lá porque já sabia q ia queimar o dedo...

(EDITADO): Sim sim, a temperatura quando chegou a 93º eu não conseguia deixar o dedo não, estava keimando sim, mesmo assim ainda conseguia encostar e ficar aquele tempinho pra ter certeza de que não é porque tá gelado D+, mas sim q está quente. mesmo assim, ainda contava 1 segundo com o dedo (sem keimar, mas sabendo que iria komecar a keimar se ficasse mais alguns segundos.

só que eu tenho "mao de moça" (não interpretem mal... tenho a mao fina, mexo com informatica e nada mais, então a mao é bem fininha mesmo)

o que vocês acham?

eu não entendo, mas acredito que se xegasse a 80 graus meus dedos já estariao = frango em frigideira, fazendo aquele barulhinho de "tchiiiii" eheheheheheheh

Ps.: de fato o vapor que saiu depois de ter soltado o faz foi gostozinho eheheheh, mas po, não dava pra ser 88º, acredito que não...

Ps².: vou fazer o teste de chegar em 120º, já volto pra dar mais resultados =D

(não aguentei chegar em 120º, mas em 93º já estava na vontade de tirar o dedo. =D)

Ps³.: alguem teria esse informe da Intel de que a temperatura q tá marcando é a temperatura dos dois núcleos?

Aguardo futuras instruções!

Abraço, Felipe.

Postado

Editado

Vamos por partes: tudo tá sendo feito meio que no improviso, então nada deve estar muito certo.

Fisiologicamente, o arco-reflexo funciona quando as terminações da pele detectam algo acima de 60 graus, daí você tira a mão por instinto. Então se deu vontade de tirara o dedo, estava acima de 60 graus.

Se saiu vapor quando você soltou o fan então a tamperatura estava alta mesmo. Eu tô pra te falar que a temperatura tá certa, porque eu tenho um P4 3 ghz ht e ele fica a 42 em idle e a 50 e poucos em full com um cooler de cobre, não com o box.

Postado

Não, se chegou a 88 e não conseguiu mais ficar com o dedo NÃO deixe a 120, vai torrar tudo

tá, eu cheguei a 93º, c quer dizer então que realmente atingiu essa temperatura?

ou que se em 93º eu não aguento com a mao quer dizer que o dissipador tá em 60º?

porque se for isso, o maximo que deu aqui foi esses 93º com o prog de stress do cpu, sem ele NUNCA chegou a 80º... agora sem ele chegou a 93º porque eu parei o cooler e estava "jogando" Need For Speed: Carbon =D

q q quer dizer isso?

q tá realmente marcando 93º, ou que a temperatura tá na base e o medidor de temperatura é q tá doido?

ehehehe, to ficando tonto já =D

Aguardo resposta!

Abraço, Felipe.

Postado

Editado

Vamos por partes: tudo tá sendo feito meio que no improviso, então nada deve estar muito certo.

Fisiologicamente, o arco-reflexo funciona quando as terminações da pele detectam algo acima de 60 graus, daí você tira a mão por instinto. Então se deu vontade de tirara o dedo, estava acima de 60 graus.

Se saiu vapor quando você soltou o fan então a tamperatura estava alta mesmo. Eu tô pra te falar que a temperatura tá certa, porque eu tenho um P4 3 ghz ht e ele fica a 42 em idle e a 50 e poucos em full com um cooler de cobre, não com o box.

não, o vapor q digo é o ventinho do cooler quando eu soltei, saiu aquele ar quente, mas não foi ar de 80º nem aqui nem na china, pelo menos eu acho q não... cara eu tirei a mao porque não aguentava em 93º, mesmo assim porque eu kiz, podia deixar lá, mas provavelmente se deixasse por 3 segundos keimaria os dedos... mas ######, 93º então não acredito que estivesse a 93º, mas não sei... bom, por via das duvidas já cotei um gabinete com fan dianteiro de 120mm, fan traseiro de 80mm e fan lateral de 80mm... um cooler de marca bom, pedi ao cara pra ver um bom pra Pentium D945 (THERMALTAKE (preferencial), AKASA ou ZALMAN)...

vamo ver, se isso não ajudar a resolver, não sei mais o que poderia =D

Ps.: todo mundo diz q o P4 HT esquenta mais que os Pentium D... então se essa minha temperatura for a normal, to começando a pensar em pedir pra trocar a placa-mãe e processador por outros dois novos, porque ai se der a mesmo temperatura, é porque tem algum erro em algum dos dois dispositivos.

Abraço, felipe.

Postado

Tô começando a acreditar na hisória de dividir a temperatura por 2, porque "pensando com a cabeça", 93 graus teria torrado tudo e realmente fritaria a sua mão. vou dar uma procurada nesse negócio da Intel de dividir a temperatuda por 2 .

Você chegou a usar o termômetro?

Postado

Tô começando a acreditar na hisória de dividir a temperatura por 2, porque "pensando com a cabeça", 93 graus teria torrado tudo e realmente fritaria a sua mão. vou dar uma procurada nesse negócio da Intel de dividir a temperatuda por 2 .

Você chegou a usar o termômetro?

nada cara, meu termometro aqui é daqueles decasa normal mesmo... num dá pra colocar aquilo em lugar nenhum, não cabe dentro de nenhuma fresta, então acho q não teria um bom resultado entende!?

sem contar a q ponta dele é de metal, se cair e encostar nos contatos, ai sim vou chorar pc keimado =D

Bom, se tiver mais alguma ideia do que fazer, agradeço =D

Abraço, Felipe.

Postado

A sua placa-mãe lê a temperatura diteto do diodo de dentro do processador, e como o pentium d são 2 pentium 4 dentro de um só encapsulamento... a história faz sentido. Vou ver se acho mais alguma coisa sobre isso, não prometo nada pra hoje porque tá ficando tarde. Vou ver o que eu acho.

editado: erros de ortografia - É gente, sono dá nisso.

Postado

A sua placa-mãe lê a temperatura diteto do diodo de dentro do processador, e como o pentium d são 2 pentium 4 dentro de um só emcapsulamento... a história faz sentido. Vou ver se acho mais alguma coisa sobre isso, não prometo nada pra hoje porque tá ficando tarde. Vou ver o que eu acho.

valeu, vou ficar aqui mais algum tempo procurando isso, mas já já vou dormir, tenho q acordar cedo amanha pro trabalho =D

valeu pela atencao cara!

Abraço, Felipe.

Postado

Procurei em vários sites e mesmo nos outros tópicos aqui no fórum de pentiuns d + mb intel o negócio é na placa-mãe mesmo que marca a temperatura errada. Já vi citação desse erro que falaram que tinha no site da intel mas até agora não vi no site da intel. Bem, vejamos o que mais eu acho.

Não foi nada, fórum serve pra isso. =)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...