Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlar rotação motor DC Brushless


Gusporti

Posts recomendados

Opa galera, to com um probleminha aqui, construi um motor DC brushless parecido com os fans do pc só que bem maior :P

Só que agora to com um probleminha, tenho q fazer 4 velocidades pra ele, e como ele não tem controle nenhum é só ligar na bateria q ele vai eu queria saber se tem alguma maneira de por o bicho na linha.

Eu lembro de um topico q tinha sobre fazer um regulador de corrente pra fan de pc, só que meu motor puxa 8A a 28v.

Alguem tem alguma sugestao? Acho que não deve ser difícil pra quem entende do assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dizem que para controlar a velocidade de um motor sem perder o torque tem que alimentá-lo com um sinal PWM. Ao controlar a largura do pulso, controla-se a velocidade.

Aqui tem um circuito deste tipo, limitado a 2A, mas, creio que trocando o FET possa-se aumentar a capacidade de corrente.

http://www.discovercircuits.com/DJ-Circuits/simplepwm2.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Zilog fabrica um controlador de velocidade de motor Brushless.

O controle é realimentado pela força contra-eletromotriz induzida nos terminais do motor.

Um componente bem interessante, e o melhor é que existem distribuidoras nacionais para o produto, dá uma fuçadinha no google que você acha ;-).

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro colega, partindo do esquema postado pelo nosso colega matheus, fiz as seguintes modificações: usei um potenciometro rotativo linear de 5K, e ao invés de jogar-lo direto na base do transistor coloquei entre ambos um resistor de 4K7 com a intençao de limitar ainda mais a corrente na base do transistor. Usei o transistor TIP41C, que é um transistor de alta potencia e suporta correntes de até 6A. Ainda coloquei entre o emissor e o negativo da bateria um diodo, deixa eu explicar melhor, coloquei o catodo ligado ao emissor do TIP41C e o anodo ligado ao negativo da bateria.

Quero deixar claro aos colegas que estou ciente que esta não é a única maneira correta de se controlar a velocidade de um motor c.c. mas por experiencia propria posso afirmar que dessa maneira funciona.

obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal eu ia testar hoje que o motor final ia ficar pronto, mas logo antes do almoço sofri um "pequeno" acidente de trabalho e acho que vou ficar afastado desse progeto por um tempo...

No final ainda vão fazer com resistencias ligadas em serie com o motor e controlado por uma chave seletora de 4 posiçoes, não é o certo, mas funciona tranquilo e é rápido de fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!