Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2 problemas: autorun e DLLs


/v\ µ § å § I-I ¡

Posts recomendados

Olá pessoal, faz um tempão que eu não entrava aqui... =D Coisa boa estar de volta :P

Estou criando um programinha no VB6 e já estou na reta final, mas encontrei dois problemas relacionados a instalação do software:

1) O mais grave: O problema é em relação a DLL "oleaut32.dll" que o pacote de instalação copia para o PC do cliente. Esse problema aparece apenas em Windows 98. Na hora da instalação aparece uma mensagem em inglês dizendo que a versão do arquivo "oleaut32.dll" está desatualizada e pergunta se eu desejo atualiza-lo com a versão mais atual que está no pacote do meu programa. Eu atualizei e depois de reiniciar a maquina, não funcionava mais nada, muito menos a instalação do meu programa, dizendo a seguinte mensagem: "Não é possível iniciar o arquivo "oleaut32.dll". Verifique o arquivo para determinar o problema." :huh:

A questão é como resolver o fato de acontecer esse problema e não o fato de não funcionar mais nada, até porque é só copiar o arquivo de outro win 98 que volta ao normal.

Eu procurei na internet e encontrei uma possível solução (que ainda não testei), editando o arquivo SETUP.LST e retirando a linha que se refere ao oleaut32.dll, para que essa DLL não seja instalada.

O que vocês acham, conhecem algum outro meio de corrigir isso? E se eu simplesmente não instalar essa DLL, o programa vai rodar com a DLL antiga que já estava no PC do cliente, sem problema algum?

2)Esse não é tão grave, porém não sejá mais simples que o outro: é em relação ao arquivo autorun.inf. Eu gostaria que na 1ª vez que o cliente inserisse o CD, já abrisse o setup para a instalação (isso eu já fiz). Mas como o meu programa vai rodar apenas com o CD no drive, isso é um problema, pois na 2ª vez que o cliente inserir o CD, vai pedir pra instalar novamente. hehe :rolleyes:

Existe algum jeito de interpretar se o programa já foi instalado, para executar ou não o setup?

Agradeço a atenção. :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa, seja bem-vindo de volta :P

Bom, a dúvida "1" você resolve com iso aqui: Visual Basic 6.0 SP5: Run-Time Redistribution Pack

O arquivo "oleaut32.dll" que o setup do seu programa instalou tem o nome da DLL do "OLE Automation", mas provavelmente não deve ser o dito cujo, razão pela qual o Windows não aceitou o arquivo e identificou como estando corrompido.

Ou ainda, pode ser que o arquivo esteja realmente corrompido no CD de instalação. De qualquer forma, baixe o run-time do VB6 que ele reinstala esse arquivo.

...

Já a dúvida "2", é um pouco complicado, mas acho que dá pra fazer.

Pra você entender melhor, vou explicar do fim pro começo.

1) No seu programa, o que o cliente vai usar, coloque uma linha na Sub Main ou no form principal, que grave uma determinada chave no registro do Windows.

Que chave? Qualquer uma. Use a função "SaveSetting" para gravar um valor qualquer, apenas para ficar registrado que o programa já está instalado.

Por exemplo: SaveSetting "MeuPrograma", "Config", "ProgramaEstaInstalado", "SIM"

Pronto, este é o fim. Agora vamos pro começo.

2) Crie um programinha que verifique essa chave que você acabou de gravar. Coisa simples, só um executável pra verificar com a função "GetSetting" o valor dessa chave.

Por exemplo: X = GetSetting("MeuPrograma", "Config", "ProgramaEstaInstalado")

Se "X" for qualquer coisa diferente de "SIM", então o programa não está instalado, aí faça o programa chamar o Setup para instalar.

Se "X" for igual a "SIM", então simplesmente não faça nada.

E no AUTORUN, ao invés de chamar o setup, chame esse programa que verifica a chave do registro.

Experimente e diga como ficou depois, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!