Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema do jogo torta na cara do passa ou repassa


And88

Posts recomendados

duvidas - montagem para 6 participantes

Galera,

estou com um problema. Achei vocês aqui do Forum por acaso, um amigo solicitou esse jogo de perguntas e respostas. Segui as orientacoes do post e deu tudo certinho. O problema e que preciso de um esquema para 6 participantes. tentei entender o link gringo mas nao consegui. Alguem ai pode me dar uma ajuda?

abraço a todos,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio123, na minha opinião, o melhor seria usar um microcontrolador para isso, mas, também pode ser feito com CIs 4013, ampliando este esquema que é para quatro jogadores:

DetectordePrimeiroEvento.png

Fui eu quem desenhou esse esquema, mas, não o testei. Recomendo que seja simulado primeiro ou então seja montado em uma protoboard.

Nesse esquema não aparecem as ligações de alimentação do 4013 que são o pino 7 para VSS e pino 14 para VDD.

Foi desenhado para ser alimentado com bateria de 12 V. Se for usar fonte de alimentação, é recomendável acrescentar na placa do circuito, um capacitor eletrolítico de 100 uF e um capacitor de poliéster de 100nF ligados entre o positivo e negativo da alimentação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, estamos tentado fazer os botões aqui utilizando esse circuito, mas quando aperto um botão, a luz acende mas não permanece acesa se eu soltar o botão. vocês saberiam qual poderia ser o problema???

Tem diferença entre o relé automotivo e o relé comum???

valeu

Boa noite, estamos tentado fazer os botões aqui utilizando esse circuito, mas quando aperto um botão, a luz acende mas não permanece acesa se eu soltar o botão. vocês saberiam qual poderia ser o problema???

Tem diferença entre o relé automotivo e o relé comum???

valeu

Resolvido... O problema estava na fonte...

Boa tarde pessoal,

Estou usando o mesmo circuito, com uma buzina, duas lampadas 12v 40w e dois leds. Qual deve ser a especificaçao da fonte???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal,

Estou usando o mesmo circuito, com uma buzina, duas lampadas 12v 40w e dois leds. Qual deve ser a especificaçao da fonte???

Buzina de carro? Elas consomem cerca de 5 A cada:

http://www.fiamm.com.br/index_02.php

As duas lâmpadas somam 80 W, o que em 12 V corresponde a uma corrente de mais de 6 A.

Os LEDs, se forem dos comuns, consomem 20 mA cada um.

Somando, você precisa de uma fonte de 12 V que forneça pelo menos 12 A. Uma fonte de computador, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

@Mulder_Fox Excelente o Esquema!

Alguém pode me indicar um vendedor confiável no ML que esteja vendendo o GiroFlex, modelo igual do @William Lopes de preferência que tenha na cor Azul e Vermelho. Peço que deixem este tópico em aberto para eventuais dúvidas, também vou me aventurar em montar o Game! :lol:

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Fabio123, na minha opinião, o melhor seria usar um microcontrolador para isso, mas, também pode ser feito com CIs 4013, ampliando este esquema que é para quatro jogadores:

DetectordePrimeiroEvento.png

Fui eu quem desenhou esse esquema, mas, não o testei. Recomendo que seja simulado primeiro ou então seja montado em uma protoboard.

Nesse esquema não aparecem as ligações de alimentação do 4013 que são o pino 7 para VSS e pino 14 para VDD.

Foi desenhado para ser alimentado com bateria de 12 V. Se for usar fonte de alimentação, é recomendável acrescentar na placa do circuito, um capacitor eletrolítico de 100 uF e um capacitor de poliéster de 100nF ligados entre o positivo e negativo da alimentação.

cara sou meio leigo mas estou disposto a fazer eu quero pra 6 então como posso fazer com microcontrolador e com ci você pode me dzr um desenho de circuito pra mim fazer em casa ou algume que esta dispos to a fazer e eu pagar? pois eu estou estudando como fazer circuito impresso e lembrei de esse topico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara eu fiz isso usando um microcontrolador um botâo em cada Interrupção, quando alguem abertava um botao era gerada um interupcao e desabilidada a outra para evitar que seja acionada, ai no outros portes você coloca um rele e lampadas se assim desejar, o programa tinha no maximo 10 linhas muito simples

cara ensina ae como faz, e da o desenho do circuito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia, vou fazer o circuito que você desenhou para 4 jogadores...

mas como não entendo muito, um colega de uma eletrônica sugeriu fazer uma placa, ele faz ela se eu mandar o desenho com o circuito porque com os fios vai dar um nó na cabeça de tanto fio...

eu vou usar esse sistema para as aulas do PROERD, ja que eu sou instrutor.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, vou fazer o circuito que você desenhou para 4 jogadores...

mas como não entendo muito, um colega de uma eletrônica sugeriu fazer uma placa, ele faz ela se eu mandar o desenho com o circuito porque com os fios vai dar um nó na cabeça de tanto fio...

eu vou usar esse sistema para as aulas do PROERD, ja que eu sou instrutor.

Obrigado

Recomendo testar o circuito numa protoboard antes de montá-lo, já que não foi testado antes.

Quando desenhei esse circuito desenvolvi também uma placa. Vou procurar aqui nos meus backups.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Coordenador
Boa tarde pessoal do fórum CH...

Me pediram pra fazer este projeto,e me deparei com este fórum que está servindo de grande ajuda..

A pergunta é : Qual o significado das siglas K1,K2,K3 e K4 citadas no diagrama ?

Obrigado.

No diagrama esta escrito logo abaixo das siglas K1, K2, K3 e K4, Eles são Reles.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, preciso de ajuda. Irei fazer esta brincadeira com alguns jovens de minha comunidade e preciso saber se há possibilidade de criar botões adicionais para 4 jogadores, utizando o esquema do tópico 1 (http://i645.photobucket.com/albums/uu178/mulder_fox_2009/TortanaCarasemSirene.jpg) pu se devo fazer mesmo o do Tópico 4. Será que dá para apenas ampliar o esquema do link acima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Por acaso é esse o ci que vai no circuito de 4 jogadores?

Vou usar uma protoboard para fazer o projeto.

Sim, o CI é esse sim...

Pessoal, preciso de ajuda. Irei fazer esta brincadeira com alguns jovens de minha comunidade e preciso saber se há possibilidade de criar botões adicionais para 4 jogadores, utizando o esquema do tópico 1 (http://i645.photobucket.com/albums/uu178/mulder_fox_2009/TortanaCarasemSirene.jpg) pu se devo fazer mesmo o do Tópico 4. Será que dá para apenas ampliar o esquema do link acima?
JRodri13, o circuito proposto no post #50: abaixo...

DetectordePrimeiroEvento.png

Ele é mais prático do que se "estender" o primeiro circuito só usando relés...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Boa noite pessoal, estou animado para montar este circuito para um evento que irei realizar, gostaria de saber no lugar do botão do juiz eu não conseguiria trabalhar com um temporizador para resetar o sistema? Estou trabalhando com o circuito para apenas dois jogadores com efeito sonoro da pagina 1, peço a ajuda dos senhores para saber se é possível utilizar um temporizador e qual seria adequado, talvez um rele temporizador mas fico na duvida de como alterar o circuito.

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Claudomirorl eu não entendo quase nada de circuitos porém tava querendo montar uma maquina dessa porém não estou conseguindo entender algumas descrições tipo gnd onde alguns fios tem numeração sem ta ligados em nenhum outro se alguém poder me ajudar só e manda para o meu email [email protected] espero ansiosamente por ajuda.......

Pessoal estou com uma grande duvida a respeito do esquema da maquina do passa ou repassa porque tem fios que nao fazem ligaçao com nenhum outro fio e o significa GND porque estou com medo de montar e dar errado e dar um curto-circuito em tudo se alguem poder me ajudar serei muito grato....pode mandar algo pro meu email [email protected] e ja tenho todo o mapa porém so e as duvidas e gostaria de tirar.....

Desde ja grato a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Pessoal, montei um esquema desses, do normal de 2 jogadores com 4 relés e a sirene.

 

Está tudo nos conformes, conferi as ligações 2 vezes, o sistema está numa fonte de computador, ligado num molex 12v.

 

Mas nada acontece, quando aciono os botões, não acende nada, não liga a sirene... Já passei a chave teste, está chegando 12v em todos os componentes...

 

 

Alguém pode me dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha pra quem precisar do layout do projeto fiz um aqui: http://www.4shared.com/office/VgdAub7pba/CHAVE_DE_PRIORIDADE.html

é só baixar tomei a liberdade de acrescentar um led indicador de liga desliga, e no meu que vou montar vou adicionar um placar pra cada time e mas dois relés em paralelo para acionar outras partes do jogo que preciso aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

OLÁ sou novo aqui fiz o esquema do jogo torta na cara porém quando ligo a fonte de energia uma  led fica acesa direto e não aceita mais comandos alguem poderia me ajudar?

 

segui este roteiro

Não comercializo as peças nem o aparelho montado.

Segue roteiro para conferência das ligações:

1 - Pino 86 do relé 1 no pino 87A do relé 2
2 - Pino 85 do relé 1 no pino 87 do relé 3 e num dos terminais da chave 1
3 - Pino 87 do relé 1 no pino 85 do relé 3, no ânodo do diodo 1 e num dos terminais da lâmpada 1
4 - Pino 87A do relé 1 no pino 86 do relé 2
5 - Pino 30 do relé 1 no pino 30 do relé 2 e num dos terminais da chave liga-desliga
6 - Pino 85 do relé 2 no pino 87 do relé 4 e num dos terminais da chave 2
7 - Pino 87 do relé 2 no pino 86 do relé 4, no ânodo do diodo 2 e num dos terminais da lâmpada 2
9 - Negativo da bateria nos pinos 86 e 30 do relé 3, pinos 85 e 30 do relé 4, terminais que sobraram das chaves 1 e 2, terminais que sobraram das lâmpadas 1 e 2 e negativo da sirene
10 - Cátodo do diodo 1 no cátodo do diodo 2 e no positivo da sirene
11 - Terminal que sobrou da chave liga-desliga no positivo da bateria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!