Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel E6400 2.13 ou Gigabyte GA-945GM-S2


leandroyata07

Posts recomendados

Bom dia pessoal. É o seguinte:

Observem a imagem abaixo do manual dessa minha placa-mãe:

Eu não estou conseguindo fazer over no processador. Acontece que aí mesmo no manual, tem dizendo para fazer o comando no Setup Ctrl+F1, para aparecer o CPU Clock Ratio. Acontece que na minha placa-mãe, não aparece de forma alguma essa opcao. Atualizei minha Bios ontem pela mais recente e mesmo assim, nada. Observem que aí na foto do manual, tem uma (Note) ao lado de CPU Clock Ratio. Essa nota, quer dizer algo como: "Esse item irá aparecer quando você instalar um processador que suporte essa função". Podem conferir bem embaixo na imagem! Então quero saber: é o meu processador que não suporta fazer over (acredito eu que não seja problema dele) ou a placa-mãe? No Everest, diz que o multiplicador minimo dele é de 6x e o maximo de 8x a 266Mhz. Percebi que quando ligo o pc, aparece que ele está trabalhando em 266Mhz x8 = 2.128,00mhz. Até aí normal, mas quer dizer que o limite de multiplicador de meu cpu não pode ser aumentado? Que já está no seu limite?

Pessoal, considerem que eu estou usando uma fonte de 300W (não reais), 1Gb ddr2 (2x516) em dual channel, se isso pode ajudar em alguma informação!

Abraços!!!

post-60951-13884938352734_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua placa-mãe, na verdade, o chipset dela..

Os chipsets Intel 945 são verdadeiros lixos para overclock, eles são voltados ao mercado low-ende ou para pesssoas que não fazem overclock.

Os chipsets voltados para overclock são:

Intel 975X e p965

Nvidia Nforce 590i e Nforce 680i

Então Pallilo, quer dizer que esse problema é unicamente devido ao meu Chipset?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom se a placa tem no "manuel" essas opções... então dever ter um jeito....

já tentou falar com alguem que você conhece ou que tenha essa placa-mãe ????

É melhor perguntar pra quem entende e não pra pessoas que não esclarecem nada :angry:

Pra mim tem como dar um over, mas o perigo seria f onte não aguentar...

Como seu pc ta na garantia, acho bom deixar queto...

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom se a placa tem no "manuel" essas opções... então dever ter um jeito....
O Intel 945 é bem conhecido por não ser bom de overclock e as placas equipadas com ele também não tem opções de overclock.

Esse cpu clock ratio é o multiplicador, só os core 2 Extreme e os Pentium EE tem o multiplicador destravado.

Essa placa não tem nenhuma opção de se elevar o FSB, colega.

Pra mim tem como dar um over, mas o perigo seria f onte não aguentar...
Claro que sim, basta comprar um C2Extreme x6800 ou QX6700 que você consegue fazer over.
Então Pallilo, quer dizer que esse problema é unicamente devido ao meu Chipset?

Não só Leandro.

Os chipsets 945D são ruins de overclock por que não suportam freqüências muito altas e não são muito programáveis, ao contrário da linha 965 e do 975X.

Mas quem determina a freqüência do fsb é a placa-mãe. Uma placa-mãe que suporte overclocks, mesmo que modestos, tem várias opções a mais na bios e um projeto mais "denso" com reguladores de tensão, capacitores e dissipadores melhores para aguentar o stress maior que o overclock causa.

A Gigabyte tem ótimas placas para overclock, mas todas são com o chipset Intel p965.

Se você realmente quiser uma placa para overclock, aproveite que o seu micro está na garantia e tente trocar (pagando a diferença, lógico) por uma ASUS P5B ou uma ABIT AB9.

O problema é que você ainda não tem VGA e essas placas não tem vídeo-on.

Mas de qualquer forma, eu acho que o desempenho de um E6400 (que fica entre o Athlon X2 4600 e o X2 5000) é excelente em stock. Mas a escolha é sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Intel 945 é bem conhecido por não ser bm de overclock e as placas equipadas com ele também não tem opções de overclock.

Esse cpu clock ratio é o multiplicador, só os core 2 Extreme e os Pentium EE tem o ultiplicador destravado.

Essa placa não tem nenhuma opção de se elevar o FSB, colega.

Claro que cim, basta comprar um C2Extreme x6800 ou QX6700 que você consegue fazer over.

Não só Leandro.

Os chipsets 945D são ruins de overclock por que não suportam freqüências muito altas e não são muito programáveis, ao contrário da linha 965 e do 975X.

Mas quem determina a freqüência do fsb é a placa-mãe. Uma placa-mãe que suporte overclocks, mesmo que modestos, tem várias opções a mais na bios e um projeto mais "denso" com reguladores de tensão, capacitores e dissipadores melhores para aguentar o stress maior que o overclock causa.

A Gigabyte tem ótimas placas para overclock, mas todas são com o chipset Intel p965.

Se você realmente quiser uma placa para overclock, aproveite que o seu micro está na garantia e tente trocar (pagando a diferença, lógico) por uma ASUS P5B ou uma ABIT AB9.

O problema é que você ainda não tem VGA e essas placas não tem vídeo-on.

Mas de qualquer forma, eu acho que o desempenho de um E6400 (que fica entre o Athlon X2 4600 e o X2 5000) é excelente em stock. Mas a escolha é sua.

Obirgado Palillo. Apenas uma coisa: se você não tivesse dito que "o chipset 945 é um lixo" na postagem anterior, tudo ficaria melhor. Acaba ofendendo quem tem (sei que não sou o único). E agora, você tratou de uma forma mais "formal": (Os chipsets 945D são ruins de overclock por que não suportam freqüências muito altas e não são muito programáveis, ao contrário da linha 965 e do 975X.). Ao menos assim, você diz que é ruim e explica o porque.

De qualquer forma, obrigado pelas explicações!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obirgado Palillo. Apenas uma coisa: se você não tivesse dito que "o chipset 945 é um lixo" na postagem anterior, tudo ficaria melhor. Acaba ofendendo quem tem (sei que não sou o único). E agora, você tratou de uma forma mais "formal": (Os chipsets 945D são ruins de overclock por que não suportam freqüências muito altas e não são muito programáveis, ao contrário da linha 965 e do 975X.). Ao menos assim, você diz que é ruim e explica o porque.

De qualquer forma, obrigado pelas explicações!

Abraços!

Na verdade foi você que entendeu mal.

A frase não para em "o chipset 945 é um lixo", a frase certa é "o chipset 945 é um lixo para overclock".

E ele explico que é por causa que não são voltadas para pessoas que fazem overclocks.

Foi você que entendeu mal. Interpreto errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não não velho... o 945G é voltado para ultra-low-end market... a placa é pequena, tem video onboard e é barata. Por outro lado ela tem um IDE, o NB (945G) esquenta igual um forno a lenha de fazenda e tem muita gente reclamando de instabilidade nela. Cara se tive tempo e dinheiro troque-a, pega uma AB9 como disse o pallilo, tambem tem a TForce965P da Biostar (otima placa) que fica na casa dos 450 reais com importador... Agora se não deh pra troca mesmo, eu te indicaria trocar o cooler do NB e fazer uma reza caprichada para não comecar a aparecer problemas...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não não velho... o 945G é voltado para ultra-low-end market... a placa é pequena, tem video onboard e é barata. Por outro lado ela tem um IDE, o NB (945G) esquenta igual um forno a lenha de fazenda e tem muita gente reclamando de instabilidade nela. Cara se tive tempo e dinheiro troque-a, pega uma AB9 como disse o pallilo, tambem tem a TForce965P da Biostar (otima placa) que fica na casa dos 450 reais com importador... Agora se não deh pra troca mesmo, eu te indicaria trocar o cooler do NB e fazer uma reza caprichada para não comecar a aparecer problemas...

abraços

Ah tá... então enquanto eu não tiver uma placa-mãe que agrade a gregos e troianos, eu estarei errado...

Francamente... eu crio a droga do tópico pra tirar uma dúvida... e e ainda tenho que ouvir que to com uma "bomba" em mãos... pra rezar em não dar problemas... francamente. não.. não vou mudar.. pra mim o meu conjunto está excelente, apenas criei o topico no intuito de saber SE era um problema da placa-mãe ou do processador. E depois, realmente eu não preciso de overclock, uma vez que meu processador é melhor que um bocado que existe no mercado e que tem gente que tem "amores supérfulos" por tais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é problema de ninguém, o i945G é assim mesmo, o video onboard ferra todo o esquema, a culpa é dele. Realmente pra fazer overclock não serve.

Agora o i945P não é ruim não, você generalizou demais Palillo. Ele não é tão bom quantos os irmãos mais velhos i955X e i975X, mas "um lixo" tb não é. Já cansei de ver P5LD2 por aí levando P4 a 5Ghz...

Só pra citar, o i965 sobe mais no FSB que o i975X, e não são da mesma família.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá... então enquanto eu não tiver uma placa-mãe que agrade a gregos e troianos, eu estarei errado...Francamente... eu crio a droga do tópico pra tirar uma dúvida... e e ainda tenho que ouvir que to com uma "bomba" em mãos... pra rezar em não dar problemas... francamente. não.. não vou mudar.. pra mim o meu conjunto está excelente, apenas criei o topico no intuito de saber SE era um problema da placa-mãe ou do processador
Leandro, para de levar as coisas pelo lado pessoal velho!

você perguntou se a culpa era do processador ou da placa por que não conseguia fazer overclock, e todos dissemos que o chipset não é legal e que a placa não aceita overclock.

Antes, você abriu um outro tópico perguntando sobre configurações, e muitos dos que postaram salientaram quais eram os chipsets bons para overclock porque não tem jeito, já que você vai gastar compensa gastar menos em processador e mais em placa-mãe.

E depois, realmente eu não preciso de overclock, uma vez que meu processador é melhor que um bocado que existe no mercado e que tem gente que tem "amores supérfulos" por tais.
Aí que você se engana meu caro. O processador não é o único responsável pelo desempenho do sistema todo. Memória, placa-mãe e placa de vídeo contam muito também.

Seu processador de fato é muito bom, melhor que muitos Athlon x2 e que todos os Pentium D, mas ainda existe a possibilidade de um E6300 bem montado ou mesmo um Athlon x2 4600 ter um desempenho melhor que um E6400 mal montado.

Quanto ao overclock, se não precisa, por que criou o tópico?

Agora o i945P não é ruim não, você generalizou demais Palillo. Ele não é tão bom quantos os irmãos mais velhos i955X e i975X, mas "um lixo" tb não é. Já cansei de ver P5LD2 por aí levando P4 a 5Ghz...
Vai da placa e do modelo do chipset, de fato o 945P tem algum gás, o 945G não tem muito não...

E Velho, qualquer chipset tem opção de aumentar o FSB, até os SIS mais safados, mas o projeto da placa dele não tem. E eu deixei isso bem claro.

E o fato de overclockar não torna os 945 menos piores, eles ainda tem o desempenho mais baixo de todos eles, mais baixo até do que de alguns da VIA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!