Ir ao conteúdo

Como desmagnetizar manualmente tvs e monitores?

Igor Isaias Banlian

Posts recomendados

Postado

Tenho alguns monitores e tvs sempre bem antigos que não tem "degrauss", portanto não tem como desmagnetizar (ex: Samsung SyncMaster 3) e preciso desmagnetizá-los (pois já tem pequenas manchas coloridas na tela), queria saber se existe alguma forma de desmagnetizar o monitor com coisas simples. Me disseram que se eu passa-se um imã com o monitor ligado, ele iria desmagnetizá-ló, só que não deu certo e ficou pior... Em um site vi um projeto de uma bobina desmagnetizadora, só que não entendi como fazê-la (o site era em inglês). Espero que alguém me ajude ou me passe alguma dica. :D

Postado

todo monitor e tv tem bobina desmagnetizadora, a diferença é que os monitores antigos e as tvs a bobina só atua na hora que liga. tente desligar e ligar o monitor algumas vezes que é a mesma coisa do desmagnetizar dos monitores novos, agora se não resolver é problema com o tubo mesmo.

Postado
:D Um amigo meu fez uma desmagnetzadora enrrolando fio e ligando uma lâmpada incandecente comum em série. A lâmpada tem que ficar testando até achar um que se ajuste bem no enrrolamento de fio que for feito. Ligar direto sem a lâmpada provocan curto-circuito. Boa sorte.
Postado

Bom cara, o princípio do desmagnetizador é um campo magnético oscilante.

O que eu fiz uma vez foi pegar um imã de HD e "colar" com uma massa ele num eixo de um motor elétrico pequeno que tenho. aí o imã girava bem rápido. quando aproximei do monitor a tela ficou parecendo um caleidoscópio oscilante. Daí conforme fui afastando a mancha sumiu e as manchas momentâneas tb.

Postado

todo monitor e tv tem bobina desmagnetizadora, a diferença é que os monitores antigos e as tvs a bobina só atua na hora que liga. tente desligar e ligar o monitor algumas vezes que é a mesma coisa do desmagnetizar dos monitores novos, agora se não resolver é problema com o tubo mesmo.

Então pode ser que a bobina desses aparelhos esteja com defeito (não adianta ligar/desligar)? Existe defeito nessa bobina? Tem como enrolar uma em casa (com fita isolante)? Existe número específico pra cada monitor ou TV, ou qualquer uma serve em qualquer um? Posso mudar a posição dela no tubo (pois tem uns que ficam bem na ponta, e outros que ficam quase no enrolamento do tubo, e outros que ficam em cima na ponta e em baixo perto do enrolamento do tubo)? Qual a melhor posição pra ela em relação ao tubo?

Postado

Então pode ser que a bobina desses aparelhos esteja com defeito (não adianta ligar/desligar)? Existe defeito nessa bobina? Tem como enrolar uma em casa (com fita isolante)? Existe número específico pra cada monitor ou TV, ou qualquer uma serve em qualquer um? Posso mudar a posição dela no tubo (pois tem uns que ficam bem na ponta, e outros que ficam quase no enrolamento do tubo, e outros que ficam em cima na ponta e em baixo perto do enrolamento do tubo)? Qual a melhor posição pra ela em relação ao tubo?

tem um uma resistência térmica que fica em série com a bobina, normalmente ela queima, dá uma conferida.

Postado

Amigão, se você fizer do jeito q fiz vai ver que é a melhor maneira! assim:

Peguei 2 bobinas desmagnetizadoras de monitor de sucata, 1 micro-swit e um cabo de força de 2,25m e os liguei em série, peguei as 2 bobinas e as coloquei juntas isolando em seguida com fita isolante e ficou um quadrado só e isolei o micro-swit pregado as bobinas deixando só o seu botão lig-desl. pra fora em um dos lados da bobina onde eu poderia ligalo.

Modo de uso: pegue com as duas mãos a bobina e encostar a frente do monitor q você quer desmagnetizar, com o monitor ligado, ligue o micro-swit e faça um movimento circular tirando-o de perto do monitor e deligue em seguida o micro-swit, repete de novo mais 1 vez. Amigão, você vai ver q terá mais uma ótima ferramenta ai no seu laboratório! valeu?

Postado

Amigão, esqueci de relatar:

Tem alguns monitores ou TVs que não se desmagnetizam no ato, mais não se preocupem é só ligar e desligar o monitor ou a TV 1 ou 2 vezes q entra tudo ao normal! valeu?

Postado
(Kaarell - Postado em Hoje, 18:58)

Amigão, se você fizer do jeito q fiz vai ver que é a melhor maneira! assim:

Peguei 2 bobinas desmagnetizadoras de monitor de sucata, 1 micro-swit e um cabo de força de 2,25m e os liguei em série, peguei as 2 bobinas e as coloquei juntas isolando em seguida com fita isolante e ficou um quadrado só e isolei o micro-swit pregado as bobinas deixando só o seu botão lig-desl. pra fora em um dos lados da bobina onde eu poderia ligalo.

Modo de uso: pegue com as duas mãos a bobina e encostar a frente do monitor q você quer desmagnetizar, com o monitor ligado, ligue o micro-swit e faça um movimento circular tirando-o de perto do monitor e deligue em seguida o micro-swit, repete de novo mais 1 vez. Amigão, você vai ver q terá mais uma ótima ferramenta ai no seu laboratório! valeu?

Gostei muito da ideia, só que eu não tenho nenhuma bobina (de outros monitores ou Tvs) sobrando, mais vou ver se arranjo duas...

Só uma pergunta: Não precisa colocar uma lâmpada de 100W em série ai, pras bobinas não fritarem instantâneamente?

Postado

Amigão, esqueci de relatar:

Tem alguns monitores ou TVs que não se desmagnetizam no ato, mais não se preocupem é só ligar e desligar o monitor ou a TV 1 ou 2 vezes q entra tudo ao normal! valeu?

Muito boa essa ideia,só fiquei com uma dúvida,as bobinas são ligadas em série também?

Postado

Amigos vejam isso, acho bem mas simples...Boa Sorte!!!

Ronaldo/RN

P.S pessoal, não stou conseguindo posta a imagem, qualquer coisa q vocês precisarem entre em contato q envio pelo email...valeu

Postado

Pessoal conseguir posta, espero q ajude...Boa Sorte!!!

Ronaldo/RN

amigo não é mais fácil tu pegar duas bobinas prontas ? do que bobinar 2quilos de cobre num cilindro de madeira?

Postado

Gostei das duas idéias e achei a segunda (a de enrolar 2 kilos de cobre :D ) bem interessante, porém para mim é mais viável conseguir 2 bobinas já prontas e ligá-las em série (1ª ideia), agradeço a todos, mas se alguém tiver mais algum método, pode postar que vou anotar todas as idéias. ;)

Valeu a todos que estão me ajudando :palmas: !

Postado

Gostei das duas idéias e achei a segunda (a de enrolar 2 kilos de cobre :D ) bem interessante, porém para mim é mais viável conseguir 2 bobinas já prontas e ligá-las em série (1ª ideia), agradeço a todos, mas se alguém tiver mais algum método, pode postar que vou anotar todas as idéias. ;)

Valeu a todos que estão me ajudando :palmas: !

Igor ,casoalmente eu tenho uma tv que está com o tubo manchado, deixei um aparelho de fax um tempo em cima dela e surgiu uma mancha verde(tradicional)na parte superior do tubo ,amanha vou montar essa bobina e vou testa-la na prática,ai do noticia,valeu ,Um abraço a todos.

Postado

amigo que tal você fazer um esquema com o micro-swit pode ser no pait mesmo

já que você fez e fumsiona compartilha ai po e bobina todomundo que tem um laboratório tem

afinal quem não tem um aparelho de tv velho que folta 1 peça foltando pra funsionar

e que pode doar a bobiba pra algo de valor ^^

Postado

Amigao, 3 componentes, tudo em serie, 2 bobinas em serie se torna uma, o resto, 1 micro-swit e um cabo de forsa, acho q o desenho vai ficar pra proxima!valeu?

Postado

bem cara eu uso a bobina em parelalo a rede e o micro-swit acho que so tenho swit aqui

faz um esquema ai po e diz quais os podos do swit deve ser usado pois e interesante :aranha:

Postado

Amigão, o swit tem um H normalmente fexada e outro H normalmente aberto, certo? tem q ligar no normalmente aberto! porque? ao encostar a bobina no monitor ou na TV vai ligar e vazer um movimento circular e ir afastando, então só ai desliga o swit, e é tudo em série, eu não disse coisa alguma sobre paralelo! valeu?

Postado

O meu ficou assim; não é nenhuma obra prima mas funciona.O unico problema é que está esquentando muito,mas como so se liga por instantes tudo bem,acho que até é normal.

Postado

O meu ficou assim; não é nenhuma obra prima mas funciona.O unico problema é que está esquentando muito,mas como so se liga por instantes tudo bem,acho que até é normal.

Amigão, ai tem 2 bobinas? estou achando fina com pouca proporção, o meu não esquenta e parece mais proporcional, volumoso, talves você pegou 2 bobinas de 14", mais tudo bem, só q se estiver esquentando muito pra sua segurança é melhor colocar mais outra bobina! valeu?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...