Ir ao conteúdo

Estudo diz que videogames são bons para os olhos

agita

Posts recomendados

Postado

CINGAPURA (Reuters) - Fãs de videogames comemorem. Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram que jogar faz bem para os olhos e, apesar de todas as previsões sombrias que seus pais costumam fazer, os jogos não deixam as pessoas cegas.

Um estudo da Universidade de Rochester mostrou que as pessoas que jogam games de ação por algumas horas por dia durante o curso de um mês melhoraram a visão em cerca de 20 por cento.

"Videogames de ação alteram a maneira como nosso cérebro processa a informação visual", disse Daphne Bavelier, professora de ciências do cérebro e cognitivas, na pesquisa publicada no site da universidade em www.rochester.edu.

"Estes jogos estimulam o sistema visual humano aos limites e o cérebro se adapta a isso. Esse aprendizado pode ser utilizado em outras atividades e possivelmente no cotidiano."

Bavelier e um estudante de graduação examinaram alunos da universidade que jogaram pouco ou quase nada de videogames em 2006.

Os pesquisados realizaram testes de visão similares aos aplicados em clínicas oculares e foram divididos em dois grupos. Um jogou games de tiro em primeira pessoa por uma hora por dia, enquanto o outro, controle, jogou um título menos complexo visualmente.

A visão dos alunos foi testada depois da pesquisa e os que jogaram o game de ação tiveram pontuação melhor nos exames oculares.

Os pesquisadores informaram que as descobertas ajudarão pacientes com vários tipos de defeitos na visão.

Fonte: http://br.today.reuters.com/news/newsArtic...S-OLHOS-POL.XML

Legal né? Mas nada de jogar Call of Duty 2 com a cara colada no monitor com frequência a 60Hz :P

Obs: Tentei acessar o site da pesquisa mas parece que ele está fora do ar

http://www.bcs.rochester.edu/people/daphne/visual.html

Se alguém tiver sorte, avise.

Postado

Acho que isso de enxergar não é melhorar a qualidade que a imagem que passa no olho ,mas é como um update do algoritmo do cerebro em interpretar a mesma imagem com a mesma qualidade.Estão confndindo as coisas. Eles devem estar falando na parte cerebral que é o que realmente enxerga , o olho apenas vÊ(capta sinal)

Postado

melhora a visao em qual sentido? não sera melhora na atencao? em voce prestar mais atencao no que você sta vendo? tem pessoas que tem uma boa visao mas não da atencao no que ve... não acredito que colocar uma pessoa que não tem uma boa vissao pra jogar un jogo FPS ajude em algo.. hehe num vai dar pra ver os detalhes do jogo hehehe

Postado

Galera, esse é mais um exemplo de tradução temerária por parte de algumas equipes jornalísticas.

No artigo original em inglês, não é a visão que melhora com video-game. O que eles atestaram foi a melhora na visão espacial, ou seja, a capacidade de perceber elementos em uma cena qualquer, com mais detalhes como por exemplo localização, movimento, etc. O teste foi realizado apresentando para as pessoas cenas com vários tipos de objetos misturados, pessoas, etc (algo como o velho "Onde está o Wally") e era pedido aos candidatos para localizar nestas cenas algo específico, e depois era medido o tempo gasto por essas pessoas para executar esta tarefa.

Segundo o estudo, as pessoas que jogaram jogos de ação (no caso desse estudo foi o Unreal), apresentaram melhora na visão espacial.

Ninguém vai regredir miopia ou astigmatismo jogando video-games. Pelo contrário, se não se cuidar seus problemas de visão irão apenas aumentar.

Postado

Acho que isso de enxergar não é melhorar a qualidade que a imagem que passa no olho ,mas é como um update do algoritmo do cerebro em interpretar a mesma imagem com a mesma qualidade.Estão confndindo as coisas. Eles devem estar falando na parte cerebral que é o que realmente enxerga , o olho apenas vÊ(capta sinal)

melhora a visao em qual sentido? não sera melhora na atencao? em voce prestar mais atencao no que você sta vendo? tem pessoas que tem uma boa visao mas não da atencao no que ve... não acredito que colocar uma pessoa que não tem uma boa vissao pra jogar un jogo FPS ajude em algo.. hehe num vai dar pra ver os detalhes do jogo hehehe

Joga 50 horas seguidas pra ver se vai fazer bem <_<

Exatamente! Como o colega acima bem explicou (ou melhor, esclareceu) a "visão" pode "até piorar, mas a capacidade de perceber movimentos/objetos/elementos na tela melhora pois estimula o cérebro...

Os caras só colocaram aquilo para terem o que escrever se não seu chefe os mandavam embora...

Snake

Postado

Mas videogame ou computador não pioram a visão.

já fiz consulta em vários oftalmologistas e todos disseram a mesma coisa - meu problema é que minha miopia está progredindo: O fator de progressão de miopia ou hipermetropia é quase sempre genético.

Problemas de visão causados por causa de televisão, computador e/ou videogames, são gerados por monitores e televisores com a tela danificada, o que transmite radiação (aparelhos antigos também). Outra coisa que pode ocasionar algum problema é a distância que você fica do aparelho e a frequência de atualização de telas. O ideal é o mais longe possível. Manter essa distância também vai favorecer uma postura melhor, o que vai te evitar problemas de coluna e dores musculares.

O diagnóstico foi que entre 20 e 30 anos o grau de miopia tende a aumentar. Infelizmente vou ter que fazer uma cirurgia ou usar óculos pelo resto da vida. Tem outra coisa palha, depois dos 60 a miopia regride e você pode ficar com hipermetropia.

Postado

já fiz consulta em vários oftalmologistas e todos disseram a mesma coisa - meu problema é que minha miopia está progredindo: O fator de progressão de miopia ou hipermetropia é quase sempre genético.

Problemas de visão causados por causa de televisão, computador e/ou videogames, são gerados por monitores e televisores com a tela danificada, o que transmite radiação (aparelhos antigos também). Outra coisa que pode ocasionar algum problema é a distância que você fica do aparelho e a frequência de atualização de telas. O ideal é o mais longe possível. Manter essa distância também vai favorecer uma postura melhor, o que vai te evitar problemas de coluna e dores musculares.

O diagnóstico foi que entre 20 e 30 anos o grau de miopia tende a aumentar. Infelizmente vou ter que fazer uma cirurgia ou usar óculos pelo resto da vida. Tem outra coisa palha, depois dos 60 a miopia regride e você pode ficar com hipermetropia.

Exatamente, qualquer pessoa que use óculos sabe que os problemas de visão em sua maioria são genéticos, e aumentam naturalmente, jogando videogame ou não jogando.

Como já foi dito pelo pessoal aqui, o que aumenta com os games é a atenção à detalhes das imagens, e não a VISÃO em si. Assimo como uma tela se movendo rapidamente (jogo) não estraga um olho, não pode consertar.

To gostando de ver o conhecimento do pessoal por aqui :joia:

Postado

Poorra, você falou tudo que eu estava pensando em falar só que mais "bonito".

tambêm uso oculos e só vou poder operar lá pros 18 anos (até lá lente :P ), e até hoje eu "brigo" com o meu pai porque ele não acredita que os Oftalmologistas falaram pra mim que não piora a visão de ficar no pc.

Agora, com certeza você fica mais atento a detalhes, principalmente jogos como Unreal 2004 que é tudo rápido, tiro pra todo lado e aquela loucura...

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!