Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler do Processador desliga quando ligo a maquina


giovanipn

Posts recomendados

Peguei ontem a maquina q deixei pro tecnico montar por causa da garantia, eu comprei uma placa-mãe da GigaByte GA-945GM-S2 E UM CORE 2 DUO 2.13.

Só que o "TECNICO" que montou, ligou o cooler do processador no lugar do cooler do gabinete e o do gabinete no lugar do CPU FAN.

Quando eu vi isso eu troquei e coloquei no lugar certo, o cooler do processador no CPU FAN e Auxiliar do gabinete no FAN SYS.

Só que quando ligo a maquina o cooler do processador parte e logo em seguida desliga, e a maquina inicializa normal com o cooler do processador parado!!!!!! :zoio:

No setup tem a opção CPU SMART FAN CONTROL abilitada, e a opção CPU SMART FAN MODE.

Quando eu desabilito a opção CPU SMART FAN CONTROL o cooler volta a funcionar.

Alguem saberia me explicar porque que essa função abilitada o cooler não funciona, e com isso o processador pode queimar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que nunca ouvi falar dessa opção na bios,estranho que ela influencie dessamaneira no cooler mas....Se o cooler parar não é recomendavel ligar o computador.De qualquer maneira deixe essa opção desativada na bios porque senao me engano,parece ser a de controle de rotação da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que desliga mesmo o cooler, ele para totalmente e a maquina continua funcionando.

Com a opção desabilitada o cooler fica com a rotção no maximo :muro:

Amigo, você não teve a paciência ou ficou com medo (natural) de esperar para ver se a ventoinha começaria a funcionar depois de alguns segundos!...

Essa opção CPU Smart FAN Control se habilitada, faz com que o ventilador funcione em rotação reduzida quando a temperatura da CPU estiver abaixo de 40°C e com rotação máxima em temperaturas maiores ou quando desabilitada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer um teste pra ver.

Bom quando eu ligo a maquina ela inicia em 20º e ao poucos vai indo aos 25º instalando o office 2003.

Mas se ficar muito tempo com o cooler parado ele não pode queimar o processador?

Eu sempre tive AMD, e se meu Athlon para-se o cooler ele explodia!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

giovanipn, antes de testar, veja no Setup do Bios estas configurações:

CPU Smart FAN Mode

Esta opção somente é avaliada quando o CPU Smart FAN Control é habilitado. Se você colocar o CPU Smart FAN Mode como Auto, o BIOS autodetecta o tipo de Fan instalada e configura um modo ótimo para o CPU Smart FAN Control para esse tipo de Fan. Este é o valor Padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer um teste pra ver.

Bom quando eu ligo a maquina ela inicia em 20º e ao poucos vai indo aos 25º instalando o office 2003.

Mas se ficar muito tempo com o cooler parado ele não pode queimar o processador?

Eu sempre tive AMD, e se meu Athlon para-se o cooler ele explodia!!!

Giovanipn, atualize sua BIOS pra versão F4, disponível no site da Gigayte e você verá que sua temperatura não é 20º a 23º. Quanto ao cooler, isso é normal. Ele trabalha de acordo com o uso do processador se a opção Smart Fan Control estiver habilitada enquanto não aquece até uns 40º. Quando você atualizar a BIOS, verá que mesmo com essa opção ativa, raramente o cooler deixará de girar. Digo isso porque tenho quase o mesmo pc que o seu.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem atualizei BIOS pra versão F4, e notei q a temperatura subiu em torno de uns 10°, a temperatura agora não passa de 37° IDLE, acho que ta muito bom pelo que andei vendo sobre outros relatos do pessoal, e o conflito q dava quando eu abria o Everest junto com o easy tune corrigiu, só tem uma deferença entre o RPM do cooler, o Everest mostra o cooler a 2500 rpn e o easy tune mostra a 1090 rpn, um EXEMPLO de velocidades, e a temperatura da placa-mãe que não consigo ver!!! Pois a Placa não tem o sensor.

CPU Smart FAN Mode vou testar hoje a noite, e digo como foi!!

Valeu mesmo pessoal pela ajuda...

Forte abraço a todos!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem atualizei BIOS pra versão F4, e notei q a temperatura subiu em torno de uns 10°, a temperatura agora não passa de 37° IDLE, acho que ta muito bom pelo que andei vendo sobre outros relatos do pessoal, e o conflito q dava quando eu abria o Everest junto com o easy tune corrigiu, só tem uma deferença entre o RPM do cooler, o Everest mostra o cooler a 2500 rpn e o easy tune mostra a 1090 rpn, um EXEMPLO de velocidades, e a temperatura da placa-mãe que não consigo ver!!! Pois a Placa não tem o sensor.

CPU Smart FAN Mode vou testar hoje a noite, e digo como foi!!

Valeu mesmo pessoal pela ajuda...

Forte abraço a todos!!!!

Bem, diferentemente do meu aqui que em Idle, não passa de 40º. Porém quando e jogo, utilizando o video on com 224MB, chega a 65º. Francamente, não me assusto. To nem aí com esse negócio de temperatura dos Core 2 Duo. Os processadores são extremamentes bons, e já que a própria Intel diz que essas temperaturas são normais, quem sou eu pra não acreditar. Acho que às vezes a galera generaliza demais, querendo colocar padrões onde não se pode e nem se deve!!!

Faça mais testes e poste aqui amigo!

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, está habilitada, quando eu ligo o micro começa apitar como uma chigarra que é o aviso que o cooler parou, e só para de apitar quando carrega o windows, que é quando liga o cooler novamente.

Puxa moço;;; complicado isso aí;;; Mas me diz... ficou assim depois que você atualizou a BIOS pra F4?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa moço;;; complicado isso aí;;; Mas me diz... ficou assim depois que você atualizou a BIOS pra F4?

não, antes de atualizar a bios era pior, se eu não usa-se o pc ele desligava o cooler, agora ele só desliga enquanto o windows esta sendo carregado, depois que carrega o cooler volta a ligar

Eu acho que seja porque quando eu ligo o micro a entro direto no setup a temperatura esta em torno de 18°, e por isso o cooler desliga, e ao carregar o windows, vai esquentando e com isso ele volta a funcionar.

Tinha que ter uma opcao de regulagem de temperatura minima pra desligar o cooler!!

Quando você liga o seu e entra direto no setup que temperatura ele está?

Outra coisa, você citou antes " Porém quando e jogo, utilizando o video on com 224MB", como você faz pra colocar em 224mb, pois pelo que vi nas configuracoes de video o maximo é 128mb, e pelo site da intel é minimo 24 e maximo 224 automatico.

Tem como colocar manualmente??

Inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não, antes de atualizar a bios era pior, se eu não usa-se o pc ele desligava o cooler, agora ele só desliga enquanto o windows esta sendo carregado, depois que carrega o cooler volta a ligar

Eu acho que seja porque quando eu ligo o micro a entro direto no setup a temperatura esta em torno de 18°, e por isso o cooler desliga, e ao carregar o windows, vai esquentando e com isso ele volta a funcionar.

Tinha que ter uma opcao de regulagem de temperatura minima pra desligar o cooler!!

Quando você liga o seu e entra direto no setup que temperatura ele está?

Outra coisa, você citou antes " Porém quando e jogo, utilizando o video on com 224MB", como você faz pra colocar em 224mb, pois pelo que vi nas configuracoes de video o maximo é 128mb, e pelo site da intel é minimo 24 e maximo 224 automatico.

Tem como colocar manualmente??

Inté...

Olá Giovanipn... tudo bem? Cara, demorei pra postar porque to com uma virose da zorra aqui... Esses dias.. nada de pc.. só recuperacao.. hehehe. Mas respondendo a sua pergunta.. tem sim como por o video manualmente em 224. É que não to lembrado agora, mas se não me engano, no setup você vai naquela mesma parte que se coloca 128, acho que é DVIM, e seleciona MAXIMUM. Pronto, depois olhe nas propriedades de video!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!