Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

linguagem usada em games!


Visitante

Posts recomendados

Gostaria de saber qual é alinguagem q os programadores usam em jogos, dos mais simples, 2D, aos mais modernos baseados em Dx9 e Dx10????

E tambem quero saber como criar um jogo, nda d rpg maker ou coisa do tipo, to querendo falar, como fazer uma engine propria???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente é usado c++

mas da pra criar com qualquer linguagem

c++ é mais aberto por isso é mais usado e existem + documentações sobre ele

criar um jogo é mais complicado q uma aplicação normal

não tem como eu explicar o básico aqui porque eu num sei nem o básico^^'

Como assim é mais comlicado, eles n são programados em c++, e se você souber essa linguagem, automaticamente deve ter alguma noção, ou tem algo em especial???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como assim é mais comlicado, eles n são programados em c++, e se você souber essa linguagem, automaticamente deve ter alguma noção, ou tem algo em especial???

Eu não disse q todos os jogos eram em c++...

Eu disse q a maioria...(pelo menos os famosos)

Sim, se você souber a linguagem ate tem uma noção de como criar,mas ai q vem a parte complicada...

você pode saber a linguagem e aplicar bem em aplicações simples,mas na hora do jogo você tem q saber logica dos jogos, tem q pensar na AI, no movimento,nas colisões (a maioria dos jogos precisa disso, não sao todos)...

Como eu mexo + com Pascal então site de desenvolvimento de jogos bom conheço esse:

www.pascalgamedevolopment.com (não sei se escrevi devolopment certo, o site ta salvo nos favoritos do meu outro pc^^')

e tem tb o unidev,mas q eu num entro muito porque a area de pascal\delphi de la é muito parada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola!!!

então, nunca criei jogo 3d nem nada do tipo, no máximo besteirinhas tipo batalha naval, jogo da velha tal... coisinhas bobas em java e VB... mais vou falar um pouco do que eu acho!!!

Jogos mais pesados, que precisem de respostas rapidas e muito processamento (por exemplo jogos de tiro) normalmente se usa linguagens de mais baixo nivel, tipo C, C++, coisas deste tipo, pelo menos pras regras, fisica, essas coisas...

Agora existem muitos joguinhus bobos feitos em flash, Java, acredito que muitas vezes a interface é feita em uma linguagem e as regras do jogo em outra!

Com certeza é mais complicado você criar jogos do que criar aplicativos... claro, existem aplicativos extremamente complicados (imagine criar um Autocad, é estão ruim quanto jogos muito complexos)...

Mais é complicado porque trabalha com imagens, e não é muito fácil isso... não sei, acho que os computadores (parte de software principalmente) ainda não dão suporte muito grande pra criação de jogos... eu acho que isso ainda tem que evoluir muito!!!

Mais gostei do topico, tb tenho curiosidade... vou continuar visitando e vendo os relatos da galera!!! alguem conhece algum site bom em linguagens mais baixas? tipo C???

[]'s

Wladyslaw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eut enhou ma duvida, como q os cara fazem para criar as engines, tipo, eles saem do nda e criam um super jogo, porque garanto q eles n fizeram Oblivion a partir do rpg maker -.-", queria saber como q é feita a engine, essa deve ser a parte mais complicada, porque depois da engine pronta imagino q é so você ir criando, imagino q deve existir varias engines, por exemplo:

-Uma para a criação do mapa.

-Para a criação das criaturas.

-E deve existir varias ainda.

Quero saber se é assim q funciona???

So fã desses caras ou mulheres, eles(as) são *****, quando joguei HL2, fiquei de cara, sem hardware pra fisica, eles conseguiram deixar a fisica do game muito boa, so com programação, imagino eu, Valve rulez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, tb não sei muito bem... mais já ouvi umas coisas...

Tipo, engine tem várias, inclusive umas open source que quebram um galhão, simples mais já da pra começar a brincadeira (tenho anotado o nome delas em casa, se quando eu chegar la eu achar posto aqui), mais a engine e o principal do jogo... pura programação, cuida da fisica, cuida de tudo... com isso, tem umas que são muito, muito, mtoooo caras ehheheheh, na época que lançaram o FarCry, que usa o engine Crytek este engine custava se não me enganho 1,2 bilhões... (eu não tenho certeza deste numero, mas mesmo que não foi, foi coisa no minimo na casa de bons milhões)...

Não é a toa que a Crytek já fez tb o jogo Crysis q é muito show tb :)

[]'s

Wladyslaw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pr3nd1z, tem ate empresa de grandes jogos q tem a engine free...

se não me engano a engine do unreal é free(ou já foi)

os jogos não dependem so da programação atualmente

você tb precisa de graficos,sons...

como os caras criam engines? existem varios tutoriais na internet de como se cria engine,mas uma engine pode ser algo bem simples

ex em um jogo de carro, você cria uma engine de motor, q ela vai fazer calculo de velocidade,combustivel,aceleração... toda a parte fisica

e na hora do jogo é so mandar a engine trabalhar q ela vai dar as coisas "mastigadas" pra você...

é a mesma coisa com engine grafica, ela vai ler o q você qr criar e vai criar pra você

muitas vezes alguns programadores criam a engine do jogo no meio da aplicação principal, assim essas engines não podem ser usadas em outro jogos facilmente e o codigo do seu jogo fica com muito codigo q poderia estar dentro da engine facilitando a leitura do codigo de seu jogo caso algum bug apareça...

lembrei de + um site bom pra programação de jogos:

http://nehe.gamedev.net/

esse site so tem 3d eu acho, ele tem codigos de varias linguagens,mas ta mais voltado pra C, C++...

acho q cada um aqui poderia dizer projetos de jogos simples q criou pros outros tentarem criar tambem e evoluir pra futuramente chegar a niveis 3d

vou dizer os q criei:

Pega-Pega:

você tem q fugir do computador q fica te seguindo

fiz ele em pascal e no delphi

dps comecei a incrementar as vs ai coloquei minas q você não pudesse passar e coloquei uns q você tivesse q pegar enquanto fugia do outro

Labirinto de texto:

Era um labirinto dentro de uma casa sem usar graficos

você dizia a posição q estava

e tentava chegar ao final do labirinto

Fiz ele em pascal

Minesweeper(Campo minado):

Fiz esse jogo ha 4dias no delphiOo

é = o campo minado do windows ,mas no meu eu botei podendo usar outras texturas...

usei 1img com canvas

Não fiz nenhum jogo 3d nem com AI avançada Oo

estava pensando em semana q vem ou fazer um space invaders ou fazer um campo minado em console delphi usando jcl^^'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Manero, mas tipo, você que já tem alguma experiencia com jogos, mesmos endo simples, quero saber se você já é carque na linguagem q você usou nos jogos, tipo, qnt tempo faz q você trapalha com essas linguagens????

Notei q você usa Pascal e delphi.

você poderia postar seus jogos ai, q quem mais tiver jogos feitos por si mesmo, eu vou atualizando o poste botando os links no primeiro, se for de interesse de vocês.

Edit@

esse site q você me passou é baseado em jogos em OpenGL, tem alguam diferença do OpenGL pro DirectX, digo em relação ao proprio desempenho do jogo na maquina do usuario, ou mais poder de programação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos, sou o Pulllga!!!

Programar para jogos é muito fácil e pode ser feita em qualquer linguagem, não existe uma melhor ou pior, existe sim o programador que faz melhor em uma ou em outra, a qualidade do jogo não depende de nenhuma linguagem especifica, depende só da criatividade e habilidade do programador.

Durante meu curso de Técnico em Informática desenvolvi um jogo ao estilo de Final Fantasy do SNES usando Delphi, com:

- Vários mapas com detecção de colisões, assim os mapas não precisavam necessáriamente ser quadrados, poderiam ter qualquer forma, inclusive contendo objetos que interferiam na movimentação, como árvores, pedras, etc...;

- Mais de 50 monstros diferentes, com níveis diferentes e habilidades diferentes, cada um dando experiência e tesouros diferentes;

- Mais de 20 itens diferentes, que eram gerados aleatóriamente ao final de cada batalha;

- Niveis de personagem baseados em experiência, que se adquire matando monstros ou utilizando habilidades, atingindo determinado nivel de experiência, o jogador subia um nível e ganhava determinados pontos para distribuir nos atributos do personagem;

- Inventário com itens para equipar e itens para carregar;

- Telas com transparência, todas as telas de menu são transparentes, o jogo pausa e o menu aparece transparente sobre o jogo;

- Encontros aleatórios com monstros e batalhas como as do Final Fantasy, com ATB Bar, com opções de Ataque, Defesa, Skills e Itens;

- Efeitos de transição de mapa;

- Música de fundo e efeitos sonoros nas batalhas;

- Tela inicial com menu de configuração do teclado;

- Animação inicial contando o background do jogo;

- Animação do Personagem e dos Monstros com sprites;

Agora vamos a programação em geral, não refeerente ao meu jogo, mas em geral, com o que já aprendi sobre programação para jogos.

ENGINES

Imaginem a Engine como um timer, ou uma função, por exemplo, uma Engine de Movimentação, que controla as teclas pressionadas, vamos utilizar como exemplo simples um timer, essa Engine vai capturar as teclas pressionadas e processar os movimentos, levaremos em consideração, que o os eventos de teclas, só funcionam uma vez para cada teclas, por exemplo, vamos utilizar as setas do teclado para andar com um bonequinho na tela, se mantermos pressionada a seta para cima e quisermos apertar ao mesmo tempo a seta para a direita, os eventos da seta para cima param de ser executados e começam os eventos da seta para a direita!!!

Criaremos então, variáveis para cada tecla que vamos utilizar, o que também vais nos ajudar a configurar o teclado, quando executar o evento KeyDown da determinada tecla, sua variável passa para 1, quando executado o evento KeyUp, a variável passa para 0.

A Engine vai estar rodando sempre e sempre que detectar que determinada tecla está com a variável setada em 1, vai gerar as coordenadas da movimentação do personagem, a Engine vai analisar qual tecla foi pressionada e vai cacular a movimentação e as colisões do personagem com o cenário e outros objetos.

Depois disso teremos uma Engine Gráfica, que vai pegar as coordenadas da Engine de Movimentação e irá desenhar o personagem no local correto.

Simples!

No geral, o que precisamos para um jogo:

- Roteiro, com história do jogo e todos os detalhes do porque de cada coisa, porquê um jogo de corrida? Porque correr ilegamente? Por fama? Dinheiro? Rivalidade? Onde correr? Porque ali? Porque há adverssários? Namorada roubada? Velha rivalidade? Etc?, Etc?, Etc?...

- Desenho, precisamos desenhar tudo e digitalizar, sempre seguindo o roteiro.

- Som, criar ou conseguir músicas e efeitos especiais e sempre seguindo as perguntas do roteiro.

- Opções, itens, inimigos e tudo mais, sempre sguindo o roteiro.

- Programar.

A principio é isso, qualquer coisa, escrevam aqui.

T+, falou... :D :D :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pulllga,

Oi, como fez esta parada de colisão? você está falando de colisão de sprites né?

sei fazer colisão apenas por objetos quadrados, mas ouvi dizer que dá pra fazer por sprites e por circulos etc...

poderia postar um exemplo desta colisão em que os objetos não precisam ser quadrados???

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante seu trabalho pulllga, eu particularmente gosto de varios tipos de jogos, que vão dos RPGs até FPSs.

So pra reforçar a ideia, se alguem quiser mostrar alguam coisa, ou postar algum jogo feito por si mesmo, pode ficar a vontade, a medida que vocês forem postando aqui, vou atualizando no topico principal.

;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

É fácinho fazer colisões, não sei se é o melhor método, mas comigo funciona!!!

Para praticar faça o seguinte, no paint, crie um mapa, tipo de Final Fantasy, mas preto e branco, as areas brancas serão onde vai poder se locomover, e as pretas onde não poderá.

Depois faça um form e coloque de imagem de fundo essa imagem criada no paint, pronto, basicamente é só isso!!!

Agora pinte um circulo vermelho bem no meio de uma area branca, um circulo de uns 5 pixels de raio (10 de diametro), pinte-o via código, e crie uma simples movimentação com as setas, para cima, para baixo, para a direita e para a esquerda.

Já entendeu?

Agora, durante a movimentação, calcule se os pixels vermelhos estão em contato com os pretos ou com os brancos, se estiverem em contato com os brancos, continua movimentando em determinada direção, senão, para o movimento.

Ah, mas não quero um ponto vermelho sobre um fundo preto e branco!!!

Então tá, coloque sobre o form uma imagem, o mapa, que coincida com o preto e branco e sobre o vermelho, desenhe o personagem!

Para aperfeiçoar, para o preto puro, use o RGB(0,0,0), para branco RGB(255,255,255) e para o vermelho puro RGB(255,0,0).

Compare sempre os pixels vermelhos com os pixels do mapa preto e branco.

Você deve comparar a posição x e y do circulo vermelho com a posição x e y do mapa preto e branco.

Não vou digitar códigos prontos aqui, somente direi a teoria, eu sei programar de um jeito, dou as idéias, vocês desenvolvam as suas!

falou, T+ :D :D :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olááááááá,

Lembrei de algo muito importante!!!

Para todos que querem desenvolver jogos, primeiro aprendam e desenvolvam bem a Matemática, Geometria Espacial e funções Trigonométricas principalmente!!!

Como rotacionar uma imagem???

Basta usar a formula para cálcular os pontos do plano cartesiano de um arco!!!

Como fazer um relógio analógico???

Matemática!!!

As posições do ponteiro são duas, uma no centro e a outra tocando no circulo do raio do relógio.

Basta calcular o triangulo baseado no raio do circulo (comprimento do ponteiro do relógio), e o ângulo!!!

Barbada.

Pratiquem Matemática!!!

Ah e Física!!!

Como simular gravidade???

Gravidade é um valor elevado ao gradrado (4 vírgula alguma coisa elevado ao quadrado), assim como um objeto cairia sendo somado a um valor elevado ao quadrado!!!

E quando ele bate no chão???

Ele volta, toda força possui uma força oposta, de igual ou menor intensidade!!!

Fácil né?

Então estudem!!!

T+ :D :D :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom jogos 2d realmente não são muito complicados de serem feitos...

porém jogos 3d requerem muito mais do que somente saber uma linguagem de programação...

c++ geralmente é utilizada pois trabalha de forma muito rápida com calculos de ponto flutuante que são massivamente usados em jogos 3d...

o desenvolvimento 3d requer conhecimento de geometria 3d, conhecimento de uma API gráfica (DirectX, OpenGL), conhecimento de técnicas de programção de AI, técnicas de otimização de performance física, iluminação e sombreamento...claro isso considerando que você irá fazer tudo do zero, ou seja engine, lógica de jogo, etc..)

engine nada mais é do que um conjunto de métodos que trabalham de alguma forma com dados recebidos...por exemplo a engine gráfica é responsável por texturizar, e aplicar efeitos de luz e sombra na cena do jogo, carregar animações, controlar essas animações, etc. a engine física é responsável por fazer com que o ambiente reaja realisticamente conforme as ações do jogador, etc.. e por ai vaí)

por isso que no segundo post foi dito que desenvolver jogos é maís complicado que aplicações "normais"

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Por isso dou mais crédito para quem programa jogos, porque programas de cadastro e consulta todo mundo sabe fazer, agora, mesclar ciência com programação, não é qualquer um que sabe, aliás, são muito poucos que sabem!!!

Tipo um simulador de avião, quanta física e matemática tem lá!!!

Simplesmente desenhar objetos 3D vai muita matamática, coisa que não é necessário saber para programas um banco de dados!!!

Estou pensando em desenvolver um joghuinho bem básico para dar de exemplo aqui.

valeu, T+ :D :D :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Manero, mas tipo, você que já tem alguma experiencia com jogos, mesmos endo simples, quero saber se você já é carque na linguagem q você usou nos jogos, tipo, qnt tempo faz q você trapalha com essas linguagens????

Notei q você usa Pascal e delphi.

você poderia postar seus jogos ai, q quem mais tiver jogos feitos por si mesmo, eu vou atualizando o poste botando os links no primeiro, se for de interesse de vocês.

Edit@

esse site q você me passou é baseado em jogos em OpenGL, tem alguam diferença do OpenGL pro DirectX, digo em relação ao proprio desempenho do jogo na maquina do usuario, ou mais poder de programação.

ta ai o pega pega e o campo minado:

http://files.filefront.com/Projetosrar/;68...;/fileinfo.html

o jogo de texto eu deletei de raiva por ele não ter salvo ^^'

e esse pega pega é uma vs q eu fiz recriando a de pascal, pode ser q não tenha as minas nessa vs

Olá,

É fácinho fazer colisões, não sei se é o melhor método, mas comigo funciona!!!

Para praticar faça o seguinte, no paint, crie um mapa, tipo de Final Fantasy, mas preto e branco, as areas brancas serão onde vai poder se locomover, e as pretas onde não poderá.

Depois faça um form e coloque de imagem de fundo essa imagem criada no paint, pronto, basicamente é só isso!!!

Agora pinte um circulo vermelho bem no meio de uma area branca, um circulo de uns 5 pixels de raio (10 de diametro), pinte-o via código, e crie uma simples movimentação com as setas, para cima, para baixo, para a direita e para a esquerda.

Já entendeu?

Agora, durante a movimentação, calcule se os pixels vermelhos estão em contato com os pretos ou com os brancos, se estiverem em contato com os brancos, continua movimentando em determinada direção, senão, para o movimento.

Ah, mas não quero um ponto vermelho sobre um fundo preto e branco!!!

Então tá, coloque sobre o form uma imagem, o mapa, que coincida com o preto e branco e sobre o vermelho, desenhe o personagem!

Para aperfeiçoar, para o preto puro, use o RGB(0,0,0), para branco RGB(255,255,255) e para o vermelho puro RGB(255,0,0).

Compare sempre os pixels vermelhos com os pixels do mapa preto e branco.

Você deve comparar a posição x e y do circulo vermelho com a posição x e y do mapa preto e branco.

Não vou digitar códigos prontos aqui, somente direi a teoria, eu sei programar de um jeito, dou as idéias, vocês desenvolvam as suas!

falou, T+ :D :D :D

Eu estava usando um sistema desse de colisões num jogo tipo key(não sei se esse é o nome original) q eu estava fazendo^^,mas parei porque não consegui fazer a AI dos monstros...

há um tempo eu pensei em criar um rpg tipo o que você disse em outro post,mas o sistema de colisoes q eu pensei foi por meio de stream

o filestream iria ler o arquivo do mapa e leria byte por byte pra saber se pode mover^^'

eu nem comecei o projeto e acabei desistindo Oo,mas esse seria um modo melhor pra verificar movimento do q uma imagem^^'

Postado Originalmente por 'Pulllga'

Olá,

Por isso dou mais crédito para quem programa jogos, porque programas de cadastro e consulta todo mundo sabe fazer, agora, mesclar ciência com programação, não é qualquer um que sabe, aliás, são muito poucos que sabem!!!

Tipo um simulador de avião, quanta física e matemática tem lá!!!

Simplesmente desenhar objetos 3D vai muita matamática, coisa que não é necessário saber para programas um banco de dados!!!

Estou pensando em desenvolver um joghuinho bem básico para dar de exemplo aqui.

valeu, T+

realmente um simulador de avião não nem um pouco fácil de fazer

meu irmão ta fazendo um de nave com todos os calculos...

ele criou um 3d sem usar nada de open gl nem directx nem nada do tipo apenas com pixels

quando a engine da nave ficou bem perfeita inclusive funções de ligar motor...mas o codigo ficou grandinho so na engine da nave Oo

mas os graficos q ficaram mal feitos pois pelo modo q ele usou não ha sombra nem luz e fica = em jogos antigos tipo doom q os objetos(ou monstros no caso do doom) sempre estão virados pra você....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!