Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
agora que li todo esse embasamento tecnico de algum dos senhores surgiu duas duvidas;

porque a ENERMAX, empresa absolutamente séria, vende estabilizadores ? Será que sao diferentes dos demais ?

se eu utilizar um no-break APC, cessa totalmente a necessidade de um filtro de linha ou até de um aterramento ?

Isso dai fica meio óbvio se você somente olhar para suas logomarcas..

Enermaxinternacional.jpg

Enermaxnacional.jpg

Ou você vai perguntar agora porque a Ford Models se preocupa em colocar modelos em sua home page e não seus carros???

Fordmodels.jpg

Quanto ao no-break APC sim, sua adoção cessa a necessidade de colocar uma régua de proteção para o monitor e o PC, que certamente vão ser jogados no no-break, pois os no-breaks da APC tem ótimas proteções internas. Não cessa a necessidade de adoção de aterramento. Também não cessa a necessidade de prover proteção aos demais equipamentos que orbitam, tipicamente, seu PC, que são a impressora, modem, scaner, caixas de som ou amplificador, roteadores etc. Todos eles dispositivos que, nem economicamente e muito menos operacionalmente, se justificam ser jogados para cima do no-break..

Abraço..

• 2 semanas depois...
Postado

Boa noite

acabo de montar uma nova maquina e tenho uma dúvida, aqui no meu caso onde a tensão da cidade é 220V tenho caixas de som Logitech X-540 que são 110V, a fonte do PC que é uma Fonte Corsair 650W e o monitor AOC 2230FH cuja tensão pelo o que pude entender é adaptável..

estou pensando numa solução segura para conectar esses equipamentos na rede elétrica e abominar de vez o uso do estabilizador do meu antigo PC , gostaria de aproveitar a tensão 220V ligando os equipamentos diretamente a ela como li e constatei que é benéfico no entanto não sei como fazer ,

uma saída, imagino eu , seria comprar um bom no break ( o qual aceito recomendações) e usar a fonte como 110V juntamente com os outros aparelhos

ou

comprar um filtro de linha pro monitor e fonte e um bom transformador para as caixas de som, mas ai me pergunto se tudo estaria bem protegido...

espero que possam me ajudar, sou completamente leigo nessa área e pelo o que posso ver muitos usuários aqui têm grande domínio sobre tudo isso

Grato desde já

Postado
Boa noite

acabo de montar uma nova maquina e tenho uma duvida, aqui no meu caso onde a tensão da cidade é 220V tenho caixas de som Logitech X-540 que são 110V, a fonte do PC que é uma Fonte Corsair 650W e o monitor AOC 2230FH cuja tensão pelo o que pude entender é adaptável..

estou pensando numa solução segura para conectar esses equipamentos na rede elétrica e abominar de vez o uso do estabilizador do meu antigo PC , gostaria de aproveitar a tensão 220V ligando os equipamentos diretamente a ela como li e constatei que é benéfico no entanto não sei como fazer , uma saída imagino eu , seria comprar um bom no break ( o qual aceito recomendações) e usar a fonte como 110V juntamente com os outros aparelhos ou comprar um filtro de linha pro monitor e fonte e um bom transformador para as caixas de som, mas ai me pergunto se tudo estaria bem protegido...

espero que possam me ajudar, sou completamente leigo nessa área e pelo o que posso ver muitos usuários aqui têm grande domínio sobre tudo isso

Grato desde já

Desculpe a brincadeira, mas não resisti :lol:

Aposto que se fosse uma geladeira 110V você saberia de cara o que fazer, comprar um transformador! Não sei porque o povo complica tanto com essas caixas de som 110V...

Ligue seu PC na tomada (ou num filtro de linha) e compre um transformador de uns 100VA para as caixas de som, simples!

Por que colocar energia fora baixando a tensão para 110V e ligar todo o PC assim? Nesse processo iriam uns 10% de energia fora!

Postado

Primeiramente obrigado por responder!

então o bom seria comprar um bom filtro de linha e ligar tudo nele , caixas de som com transformador 100VA, fonte, monitor

não querendo abusar, até por que deve existir algum tópico relacionado a isso, mas se possível (caso não for entenderei) poderia me recomendar uma boa marca de filtro de linha e transformador ? gastei um bom dinheiro na configuração e nao quero por tudo a perder economizando nesse tipo de aparelhagem

com essa solução não haveria proteção contra interrupções longas e curtas de energia e nem distorções não é?

Postado
Primeiramente obrigado por responder!

então o bom seria comprar um bom filtro de linha e ligar tudo nele , caixas de som com transformador 100VA, fonte, monitor

não querendo abusar, até por que deve existir algum tópico relacionado a isso, mas se possível (caso não for entenderei) poderia me recomendar uma boa marca de filtro de linha e transformador ? gastei um bom dinheiro na configuração e nao quero por tudo a perder economizando nesse tipo de aparelhagem

com essa solução não haveria proteção contra interrupções longas e curtas de energia e nem distorções não é?

Boas opções de filtro de linha:

Clamper Computer Protector Pro

Upsai FHT-1200

O transformador pode ser qualquer um, não tenho uma marca específica para recomendar, todos são bem simples. Veja um exemplo:

http://www.walmart.com.br/Produto/Eletronicos/Estabilizadores---No-Breaks---Auto-Transformadores/Force-Line/18067-Autotransformador-High-Tech-100VA-Bivolt-209.aspx?Filtro=&strBusca=transformador

Quer ver mais avaliações de filtros de linha tem aqui:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=232290&sid=64fdf87a5d36a70a86b3d10ca0b634f4

Filtro de linha não evita queda de energia, mas ela dificilmente são danosas, o mais grave que costuma acontecer é a perda de dados que estavam sendo gravados no momento da queda de energia.

O que vem a ser proteção contra distorções?

Postado

muito obrigado pelas informações, elas vão me ser muito uteis

eu em referi a isso

3. Distorção Harmônica

Este fenômeno é uma deformação da senóide (formato da onda) e é provocado por cargas pesadas conectadas à rede, do tipo de motores de indução, solenóides, geradores, etc., principalmente aquelas cargas com baixo fator de potência.

Este distúrbio pode provocar uma desenergização momentânea da fonte de alimentação do computador, travando-o.

li isso nesse tópico mesmo, mas esse tipo de problema nao é muito frequente né? e nao danifica muito também nao?

Postado
muito obrigado pelas informações, elas vão me ser muito uteis

eu em referi a isso

3. Distorção Harmônica

Este fenômeno é uma deformação da senóide (formato da onda) e é provocado por cargas pesadas conectadas à rede, do tipo de motores de indução, solenóides, geradores, etc., principalmente aquelas cargas com baixo fator de potência.

Este distúrbio pode provocar uma desenergização momentânea da fonte de alimentação do computador, travando-o.

li isso nesse tópico mesmo, mas esse tipo de problema nao é muito frequente né? e nao danifica muito também nao?

Isso se resume em ruídos e surtos, boa parte o filtro de linha remove, dificilmente seria tanta distorção a ponto do PC não funcionar ou até mesmo danificar. Um nobreak não faria diferente, quando em bateria a energia dele é muito distorcida, muito raro encontrar uma rede elétrica com tanta distorção quanto a saída do nobreak.

Outro detalha é que na presença de deformações na senoide da energia, quem sente primeiro isso com certeza são os motores, geladeira e ventilador vão queimar antes do PC.

Postado

Certo então.. agradeço novamente

uma última dúvida, eu possuo um Xbox 360 ,110v acabo usando ele no estabilizador, não me agrada nem um pouco pra te falar a verdade mas não tinha outra opção

o que seria o recomendado pra ele, seria a solução igual a da caixa de som? transformador no 360 e ai então conectava no filtro de linha? só teria que saber quantos VA é o ideal pra ele..

tem problema ligar tudo isso numa unica tomada? fico com receio também, mas sem embasamento..

Postado
Certo então.. agradeço novamente

uma última dúvida, eu possuo um Xbox 360 ,110v acabo usando ele no estabilizador, não me agrada nem um pouco pra te falar a verdade mas não tinha outra opção

o que seria o recomendado pra ele, seria a solução igual a da caixa de som? transformador no 360 e ai então conectava no filtro de linha? só teria que saber quantos VA é o ideal pra ele..

tem problema ligar tudo isso numa unica tomada? fico com receio também, mas sem embasamento..

mas não tinha outra opção

Se fosse uma lavadora de roupas (_(

Sim, use um transformador, quantos VA? Boa pergunta :lol: qual a potência consumida pelo Xbox?

Postado

mas não tinha outra opção

Se fosse uma lavadora de roupas (_(

Sim, use um transformador, quantos VA? Boa pergunta :lol: qual a potência consumida pelo Xbox?

A potência eu vejo na fonte ?

Presumo que sim então ai vão os dados :

Input: AC:

100V-127V~4.7A,47-63Hz

Output: DC : 175W

12v;;;14.2A(14,2A), 5Vsb;;;1A

tradução? hehe

Postado
A potência eu vejo na fonte ?

Presumo que sim então ai vão os dados :

Input: AC:

100V-127V~4.7A,47-63Hz

Output: DC : 175W

12v;;;14.2A(14,2A), 5Vsb;;;1A

tradução? hehe

100V*4,7A = 470VA, na pior das hipóteses. Como a saída dela é 175W presumo que é uma fonte sem PFC ativo e de eficiência consideravelmente baixa. Use um transformador de 500VA.

Postado

Bom então vou ter que comprar um transformador de 500VA pro 360 e outro de 100VA pras caixas de som, nao existe uma opção para utilizar os dois em um mesmo já que os usarei juntos? estava pensando em um nobreak (que sairia mais caro, mas ocuparia menos espaço) ou um autotransformador que tenha mais de uma entrada nao sei se existe..

fui checar a potencia do estabilizador que usava para o 360 e vi que é 300VA diferente dos 500VA que indicaste, será que isso prejudicou muito meu aparelho? imagino que ja tenha jogado algo em torno de 200 horas ou mais

o filtro de linha que me recomendaste é este nao?

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=93943

Obrigado novamente leohartmann!

• Membro VIP
Postado
Bom então vou ter que comprar um transformador de 500VA pro 360 e outro de 100VA pras caixas de som, nao existe uma opção para utilizar os dois em um mesmo já que os usarei juntos? estava pensando em um nobreak (que sairia mais caro, mas ocuparia menos espaço) ou um autotransformador que tenha mais de uma entrada nao sei se existe..

Amigo. Um transformador de 500 VA deve atender seu game e a caixa de som sem problema algum. Não é necessário a adoção de 2 transformadores. Ao colocar 1 transformador terás a geração de uma saída de 110 Volts. Improvise com uma solução simples, comprada em super-mercado e terás duas ou 3 saídas... Veja ai:

DuplicadordesadaACDANEVA.jpg

ou

ExtensoDanevade3tomadas.jpg

Simples...

Postado

fui checar a potencia do estabilizador que usava para o 360 e vi que é 300VA diferente dos 500VA que indicaste, será que isso prejudicou muito meu aparelho? imagino que ja tenha jogado algo em torno de 200 horas ou mais

o filtro de linha que me recomendaste é este nao?

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=93943

Obrigado novamente leohartmann!

Seu estabilizador provavelmente está operando em sobrecarga, deve estar superaquecendo e é um potencial para incêndios, um risco maior para você que para o seu Xbox.

Você não precisa de dois transformadores, some a potência dos dois transformadores e ligue os dois aparelhos no mesmo transformador mais potente. Mas no seu caso 500VA seria o suficiente para o Xbox e as caixas de som, mas claro, depende das caixas de som. Como ligar os dois na mesma saída? Como o faller disse, improvise, use um adaptador.

Postado

Nossa fiquei até com vergonha da minha ignorância, se fosse uma tomada qualquer teria parecido a coisa mais normal usar um adaptador, por ser um transformador nem me passou pela cabeça hehe sem fundamento mas fazer o que..

bom saber que o risco maior não foi para o xbox.. agora vou tratar de arranjar um bom autotransformador pra ele e para as caixas de som, que aliás estou em dúvida quanto aos 100 VA

Especificações

Potência de RMS total: RMS de 70 watts

Satélites: RMS de 45 watts (2 x 7,4 W frente, 15,4 W centro, 2 x 7,4 W traseira)

Subwoofer: RMS de 25 watts

o Potência de crista total: 140 watts

o Resposta de freqüência: 40 Hz -20 kHz

qual é o cálculo feito para saber em VA ? é a multiplicaçao por 0,66? por que se for está tudo certo mesmo e vou comprar uma fonte de 500 VA ou se necessário uma um pouco mais potente, caso eu faça isso e não seja realmente necessário o que aconteceria? energia continuaria a ser consumida pelo transformador ou isso só acontece quando outros aparelhos são ligados a ele? isso se aplica as fontes do pc também? visto que comprei uma corsair 650w mas não usarei toda essa potência por enquanto.

bom.. minhas dúvidas parecem finalmente estar chegando ao fim(espero que não tenha problemas na grande quantidade delas), isso graças a claro vocês usuários que prontamente se dispõe a ajudar os menos informados, obrigado leonhartmann e faller que embora tenha me auxiliado menos de forma direta, me ajudou muito em teus outros posts aqui no Clube do Hardware e em outros forúns com teu vasto conhecimento.

• Membro VIP
Postado
Nossa fiquei até com vergonha da minha ignorância, se fosse uma tomada qualquer teria parecido a coisa mais normal usar um adaptador, por ser um transformador nem me passou pela cabeça hehe sem fundamento mas fazer o que..

Mas nem esquente a cabeça com isso dai... Eletricidade não é um bicho de sete cabeças não. Tornar a coisa mais simples ainda é uma obrigação. Na simplicidade se esconde as melhores soluções.

Essa dúvida do xbox, para aqueles que tem alimentação na tomada em 220 Volts é uma verdadeira maldição, ninguém sabe o que fazer e acabam colocando ai um estabilizador.

Fosse um refrigerador de 110 Volts ou uma furadeira, ou um liquidificador todo mundo saberia o que fazer, botar um transformador. Mas como é xbox, ou PC, ai parece que a cabeça tranca, mas é exatamente a mesma coisa...

Par teres segurança absoluta nessa tua transformação se encontrares um autotransformador de 600 Watts ou 600VA compre-o. mas esse valor não é muito comum. O valor que encontrarás me parece ser de 750 Watts o que acho demais para teu desejo dai. Eu ainda aposto que um de 500 Watts ou 500 VA vai dar conta numa boa sim..

O transformador ou a fonte, ambos somente vão drenar potência se solicitada. No caso da fonte, se o PC solicitar somente 100 Watts ela, a fonte, solicitará da tomada esses 100 Watts divididos pela eficiência da fonte, digamos 8% então 100/0,80 = 125 Watts, nada mais, mesmo que a fonte seja uma fonte de 750 Watts, que só nos diz da capacidade final de entrega de potência dela..

Abraço...

Postado

bom saber que o risco maior não foi para o xbox.. agora vou tratar de arranjar um bom autotransformador pra ele e para as caixas de som, que aliás estou em dúvida quanto aos 100 VA

Especificações

Potência de RMS total: RMS de 70 watts

Satélites: RMS de 45 watts (2 x 7,4 W frente, 15,4 W centro, 2 x 7,4 W traseira)

Subwoofer: RMS de 25 watts

o Potência de crista total: 140 watts

o Resposta de freqüência: 40 Hz -20 kHz

qual é o cálculo feito para saber em VA ? é a multiplicaçao por 0,66? por que se for está tudo certo mesmo e vou comprar uma fonte de 500 VA ou se necessário uma um pouco mais potente, caso eu faça isso e não seja realmente necessário o que aconteceria? energia continuaria a ser consumida pelo transformador ou isso só acontece quando outros aparelhos são ligados a ele? isso se aplica as fontes do pc também? visto que comprei uma corsair 650w mas não usarei toda essa potência por enquanto.

bom.. minhas dúvidas parecem finalmente estar chegando ao fim(espero que não tenha problemas na grande quantidade delas), isso graças a claro vocês usuários que prontamente se dispõe a ajudar os menos informados, obrigado leonhartmann e faller que embora tenha me auxiliado menos de forma direta, me ajudou muito em teus outros posts aqui no Clube do Hardware e em outros forúns com teu vasto conhecimento.

Para contrariar o faller, como suas caixas de som consomem 140W, em pico, eu não arriscaria em um transformador de 500VA não, iria de 600VA no mínimo, mas como no mercado só se vende de 500VA e 750VA eu ficaria com o de 750VA, a menos que encontre um de 600VA.

Postado

Faller, meu professor de manutenção ao dar aula de eletricidade pra turma disse que para você transformar um valor de Watts pra KVA era so dividir o quantidade de Watts por 450 ou simplificando pega o valor em Watts e divide por 0,45 que você ja obtem o valor em VA ex: 300Watts de consumo = 666,66VA

Isto procede?, mestre Faller.

Abraços

Postado
Faller, meu professor de manutenção ao dar aula de eletricidade pra turma disse que para você transformar um valor de Watts pra KVA era so dividir o quantidade de Watts por 450 ou simplificando pega o valor em Watts e divide por 0,45 que você ja obtem o valor em VA ex: 300Watts de consumo = 666,66VA

Isto procede?, mestre Faller.

Abraços

Isso está diretamente ligado ao fator de potência, e esse fator de potência varia de acordo com a carga, por exeplo: Uma fonte com PFC ativo tem fator de potência de 0.98, uma lâmpada incandescente tem fator de potência 1, uma lâmpada econômica (fluorescente) de menos de 50W tem fator de potência 0.45, uma lâmpada fluorescente de 80W tem fator de potência de 0,95 (isso vem de uma lei que obriga os reatores de lâmpadas fluorescentes de 60W (ou 50W, não lembro) ou mais venham com PFC), monitores LCD atuais possuem fontes com PFC ativo, ou seja, fator de 0.95 ou maior, só para completar, uma fonte sem PFC ativo possui fator de potência 0.5-0.6, depende da fonte.

O fator de potência 0.45 que seu professor usou eu acho um pouco exagerado, baixo de mais, seria melhor considerar 0.6.

http://forum.clubedohardware.com.br/correção-fator-potencia/431794

Postado

leohartmann, obrigado por responder, mas sinseramente eu nao entendi direito o que você disse nem o topico do Faller ao qual eu ja havia lido(entendi algumas coisas, mas poucas).

vamos ver se eu entendi o que você disse: para eu saber quantos VA's tal aparelho consome eu devo dividir a quantidade de Watts que ele consome pelo fator de potencia dele?

• Membro VIP
Postado
leohartmann, monitores LCD sao pcf ativo , sao bivolt também? li sobre isso mas mesmo assim ainda nao me animo a ligar o meu que recem comprei em 220v

São PFC ativo sim e todos que conheço são com alimentação em faixa larga de 100-240 +- 10% ou seja de 90 a 264 Volts.

Mas se você não se anima a ligá-lo, paciência.. O melhor mesmo é deixá-lo sem ligar, guarde-o no armário.. Não se esqueça de envolver com plástico e colocar naftalina... Não deixe ninguém mexer... Assim ele dura mais mesmo..

Brincadeira meu conterrâneo!!! Eu não consigo entender.

Mas diga ai qual é seu monitor e a gente checa no manual ou tu mesmo checas apara ver como é que o fabricante manda tu ligar ai... Vamos fazer isso dai juntos?? Provavelmente você terá alguma coisa desse tipo dai...

MonitorSansung226BW.jpg

Ou isso dai, retirado do mesmo manual de monitor acima:

Ligarnatomada.jpg

Veja lá no seu manual... Veja se ele recomenda você colocar estabilizador... Veja se ele recomenda você baixar para 110 para ligar o monitor..

Mas traga essas informações para nós ou traga o modelo do monitor..

Abraço...

Postado

@faller

hahah me fizeste rir com essa! realmente a melhor solução seria guardar no armário mesmo, simples e indolor

o modelo é o AOC 2230 FH, perguntei aqui por que estava em dúvida ja que não sabia a tensão, o manual do monitor está no cd que acompanha fora isso só tem uma folha com algumas imagens explicando como instalar o monitor

nesse manual virtual eu não estava sabendo o que procurar, depois de ler teu post encontrei:

Alimentação

100 a 240 Vca, 50/60 Hz

Consumo de energia Ativo < 49 W

Em espera < 2 W

Alto-falantes 2W x 2

sossegado hehe agora é só ligar na tomada mesmo.. mas acho que vou esperar comprar o filtro de linha, não sei se minha rede eletrica é comprometida ou não

muito obrigado conterrâneo! abraço

Postado
leohartmann, obrigado por responder, mas sinseramente eu nao entendi direito o que você disse nem o topico do Faller ao qual eu ja havia lido(entendi algumas coisas, mas poucas).

vamos ver se eu entendi o que você disse: para eu saber quantos VA's tal aparelho consome eu devo dividir a quantidade de Watts que ele consome pelo fator de potencia dele?

Exato. Por exemplo, o aparelho consome 500W, dividimos pelo fator de potência 0.6 e teremos a potência em VA = 833VA

Não sabendo o fator de potência, use 0.6.

leohartmann, monitores lcd sao pcf ativo , sao bivolt também? li sobre isso mas mesmo assim ainda nao me animo a ligar o meu que recem comprei em 220v

Nunca vi um só monitor que não seja bivolt automático, tenho um de 1998 e também é bivolt automático.

Postado

Eu reduzi o risco de colocar fogo na casa em 80%, simplesmente ligando a fonte direto na tomada... preciso comprar um daqueles filtros 220V, mas a fonte tá aguentando de boa mesmo sem ele (to a uns 3 meses assim, e a casa tem aterramento triplo em 2 pontos!).

Agora o estabilizador roda a agradáveis 20ºC XD

Eu só não deixo de usá-lo por 3 motivos;

- impressora e som são 110V;

- só tenho 2 tomadas na parede =/ logo, se uma é da fonte, sobraria só uma pra ligar monitor, impressora e som :P

- ainda não tenho filtro (só encomendando, porque na região não se acha os bons)

Ou seja, eu vou ter som e impressora ligados no estabilizador. Estabilizador, PC e monitor ligados no filtro. E só então o filtro ligado na tomada. Eita nóis XD

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!