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Uma boa fonte substitui um estabilizador?


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ok Kayke obrigado pela resposta eu pensava que full range significava obrigatoriamente pfc ativo, mais uma vez vale o ditado, "vivendo e aprendendo". Neste caso então Kayke vale dizer a seguinte regra? Que toda fonte com pfc ativo é full range, mas nem toda fonte full range, possui pfc ativo? ou também não é válido?

Sim, a regra é válida.

No caso específico daquela fonte é certo que ela não tem PFC ativo. Mas é preciso abrir e examinar por dentro para confirmar se é full range realmente (podendo trabalhar de 100 a 240) ou se seria bivolt automático, selecionando automaticamente 110 ou 220V sem entretanto suportar uma faixa ampla de tensão. No Brasil é erro comum chamarem full range de bivolt automático, mas resta averiguar se o bivolt automático realmente existe em algumas fontes.

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Sim, a regra é válida.

No caso específico daquela fonte é certo que ela não tem PFC ativo. Mas é preciso abrir e examinar por dentro para confirmar se é full range realmente (podendo trabalhar de 100 a 240) ou se seria bivolt automático, selecionando automaticamente 110 ou 220V sem entretanto suportar uma faixa ampla de tensão. No Brasil é erro comum chamarem full range de bivolt automático, mas resta averiguar se o bivolt automático realmente existe em algumas fontes.

AH não Kayke assim tu mata o velho. Mais essa agora, pois eu sou um desses aí que pensava e ainda penso que full range seria a mesma coisa que bi-volt automatico, ou seja ausencia de chave seletora.

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Não, não é a mesma coisa. Porque a fonte full range, também chamada lá fora de AC universal input, pode ser chamada em português de tensão universal, mas não de bivolt automático pelo simples fato de que não há seleção de tensão nenhuma, nem manual e nem automática. A fonte não seleciona 110 ou 220V automaticamente, ela trabalha de 90 a 264V (oficialmente de 100 a 240V, mas com 10% de tolerância a mais ou a menos). Quando chamam de bivolt automático ou quando dizem que há seleção automática de tensão (ou de tensão) está havendo um erro técnico e um erro de linguagem. Se houver alguma fonte sem PFC ativo que faça essa seleção automaticamente, aí, sim, ela será bivolt automático. Mas acredito, até que alguém comprove o contrário, que também elas são full range e não bivolt automático. Se elas forem bivolt automático irão trabalhar de 90 a 132V quando ligadas em 110V, e de 180 a 240 quando ligadas em 220V. E farão essa seleção automaticamente, detectando a rede, sem precisar de chave de seleção. Mas se elas forem full range, tal como as fontes com PFC ativo, elas funcionam em 90V, em 100V, em 150V, em 200V, em 220V, em 250V, em 264V, ou seja, em qualquer tensão que vá de 90 a 264V.

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galera, comprei um filtro (marca vagabunda, mas era o unico que tinha, e como eu so queria testar mesmo...)

mass a fonte ainda nao liga com ele. ja estou começando a achar que o problema é a fonte, pois o estabilizador tambem nao da conta, e infelizmente nao posso testar direto na rede, pois a tomada é diferente..

o filtro de linha é da marca bright. nao achei informaçoes relevantes na internet, mas na capinha dele,ele fala que a potencia maxima é 6kv.

a fonte é a mesma do post anterior...

O ventilador ainda se move 2cm quando eu ligo. o led de energia da placa-mãe se acende,mas nada mais acontece. ja nao sei o que fazer. vai ser muita dor de cabeça se tiver de trocar a fonta (comprei pela internet)... alguem tem alguma ideia?

EDIT: bem, aconteceu que eu liguei a fonte somente com o cabo de 24 pinos (antes ligava com o 24 + 4). deixei esse cabinho de 4 pinos de fora, e o pc ligou normalmente. desconsiderem a mensagem acima, e obrigado mais uma vez pela ajuda!

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  • 2 meses depois...

então devo jogar fora meu estabilizador?

sempre usei um com pc mas agora que li esse topico e outras informações na internet, vejo que é mais vantagem não ter um estabilizador...não tenho um filtro de linha também, devo manter o estabilizador até eu comprar um filtro de linha?

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então devo jogar fora meu estabilizador?

sempre usei um com pc mas agora que li esse topico e outras informações na internet, vejo que é mais vantagem não ter um estabilizador...não tenho um filtro de linha também, devo manter o estabilizador até eu comprar um filtro de linha?

Melhor ligar na tomada até comprar um filtro de linha. E aliás de preferência um bom filtro: Clone F8, SMS Energy Clean, Upsai FHT.

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Melhor ligar na tomada até comprar um filtro de linha. E aliás de preferência um bom filtro: Clone F8, SMS Energy Clean, Upsai FHT.

img?s=MLB&f=182203776_1039.jpg&v=O

Esse filtro é o que eu recomendo. Tenho dois lá em casa, 1 na sala para proteger Tv, Som, DVD's e 1 no quarto do meu filho ligando impressora, Modem da Oi e Modem Wireless, monitor e só.

O meu PC está ligado direto na tomada, ele tem PFC ativo que economiza energia reaproveitando a energia disperdiçada.

Veja neste outro fórum tudo sobre este filtro de linha:

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?f=42&t=231517

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Se elas forem bivolt automático irão trabalhar de 90 a 132V quando ligadas em 110V, e de 180 a 240 quando ligadas em 220V. E farão essa seleção automaticamente, detectando a rede, sem precisar de chave de seleção. Mas se elas forem full range, tal como as fontes com PFC ativo, elas funcionam em 90V, em 100V, em 150V, em 200V, em 220V, em 250V, em 264V, ou seja, em qualquer tensão que vá de 90 a 264V.

Foi depois de ler os artigos do FALLER sobre estabilizadores e seus efeitos + filtro de linha com seus varistores e outros componentes de proteção que passei a adotar ligar a minha fonte com PFC Ativo direto na tomada e os periféricos numa régua (filtro de linha) de boa qualidade, aprovadas pelos que realmente entendem do assunto.

Depois desses procedimentos, nunca mais me preocupei, deixando até o PC ligado de madrugada baixando músicas pelo Ares.

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  • 2 meses depois...

Hoje chegou um filtro de linha que comprei da Clamper. O modelo é o Clamper Protector Pro. Abri ele para verificar e achei uma coisa estranha:

O indutor é um toroidal onde estão, de um lado, o fase e do outro, o neutro enrolados. Porém, os fios são os mesmos utilizados nos cabo de alimentação, ou seja, 1mm encapados. Mas o que realmente me chamou atenção é que tanto o fase como o neutro fazem apenas quatro voltas pelo toróide.

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  • Membro VIP
Hoje chegou um filtro de linha que comprei da Clamper. O modelo é o Clamper Protector Pro. Abri ele para verificar e achei uma coisa estranha:

O indutor é um toroidal onde estão, de um lado, o fase e do outro, o neutro enrolados. Porém, os fios são os mesmos utilizados nos cabo de alimentação, ou seja, 1mm encapados. Mas o que realmente me chamou atenção é que tanto o fase como o neutro fazem apenas quatro voltas pelo toróide.

Quanto ao fio usado, nenhum problema. Pode se usar fio envernizado, ou, se tiver espaço para atingir a indutância desejada, pode se usar fio emcapado, ou cabinho como costuma se chamar..

Esses dois indutores dai, um de 2 mH e outro de 140 uH são os que usarei em meu próximo filtr (está em montagem) e repare, que o menor deles tem somente sete espiras de fio, de cada cor (um pra o fase e outro para o neutro).

Indutores2mHe140uH.jpg

Inclusive duas bobinas podem ter a mesma indutância com diferente número de espiras e desde que a permeabilidade magnética de seus núcleos seja diferente..

Ou seja, não esquente a cabeça.. A Clamper é empresa séria e não teria errado ai não...

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Já fico mais tranquilo usando um bom filtro. Eu iria compra um APC, mas como não temos modelos 220V da APC aqui, resolvi ir de Clamper. Agora estou adquirindo um supressor de surto (Também da marca Clamper) para para ser utilizado em um cabo LAN que desce do meu terraço.

Eu alugo um espaço no terraço para uma pequena torre para transmissão de internet por rádio-frequência. Desta torre desce um cabo LAN que é ligado a placa de rede do micro. Como o prédio (3 andares contando com o térreo) não possui pára raios e muito menos a torre, vou utilizar este supressor que funciona com centelhador a gás. Após isto vou ter de modificar meu terra, pois utilizo o sistema TT. Para eu fazer o TN-S, vou ter de tirar o lacre de uma caixa que possui disjuntor geral do prédio. Devido a este lacre ainda, ainda não fiz. Tenho de falar com a RGE para ver se eu posso rompê-lo sem ser multado. O prédio fica no topo de uma lomba. Acredito que me livro dos raios porque estou cercado (o prédio fica em uma esquina) por postes de alta tenão com pára raios. Mas estou procurando aumentas minha proteção. Incluse vou instalar, também, supressores de surto ligados no CD após o disjuntores do meu apartamento.

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Eu iria comprar um APC, mas como não temos modelos 220V da APC aqui, resolvi ir de Clamper.

Nem modelos de 110V. A APC não faz filtros no padrão brasileiro e a comercialização de produto fora da norma de plugues e tomadas do Brasil é ilegal. De modo que no Brasil a pessoa conta mesmo com o Clamper, o UPSAI, o Clone F8 e o SMS Protector Energy Clean.

Não há dúvida de que a APC é uma empresa renomada, mas no Brasil infelizmente ela prefere a lucratividade fácil com modelos diversos de estabilizadores, módulos isoladores, uma infinidade de nobreaks baratos que no fundo são baterias com estabilizadores, alguns poucos nobreaks senoidais de qualidade e nada em matéria de proteção.

No mais este tópico é ótimo, as participações do Marco Piracicaba são antológicas, eu só fico encasquetado com o título infeliz que o sujeito colocou. É óbvio que boa fonte não substitui estabilizador. São duas coisas completamente diferentes e com finalidades diversas. Uma boa fonte dispensa o uso de estabilizador. E uma fonte ruim também.

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Não tem muito a ver com o tópico, mas eu faço uma analogia do uso dos estabilizadores com o câmbio dos automóvies. Hoje, com toda a tecnologia empregada nos câmbios automáticos (Inclusive o CVT e o automatizado com duas embreagens), ainda tem gente, e muita gente, que se refere aos câmbios automáticos como se fossem os de vinte anos atrás. Muita gente escolhe carros com câmbio manual por terem preguiça de se informar. Ora, qualquer um que tenha bom senso sabe que os automáticos de hoje são infinitamente melhores que os de vinte anos atrás e que os manuais.

Com os estabilizadores, creio eu, que aconteça o mesmo. Ainda tem muita gente que parou o cérebro no tempo das televisões, computadores, etc que necessitavam de estabilização. O pior é que isto já faz parte da cultura do Brasil, depois que todos já estão utilizando as novas tecnologias é que nós começamos a utilizar e a utilizar com certa defasagem. Às vezes tento explicar, com o pouco conhecimento (Sou auto didata) que tenho em elétrica e eletrônica, para as pessoas o porquê não utilizar estabilizadores, mas aí todos sempre falam a mesma coisa: "O vendedor disse que tem que usar". Com essa afirmação eu desisto de tentar convecê-las.

Voltando ao Clamper Computer Protector, aquela chave vermelha, que em um lado esta escrito OFF e do outro RESET, é apenas uma chave ou um microdisjuntor?

Fiquei sabendo de um caso interessante. Não sei se é verdade ou não. Vou buscar mais detalhes com quem me contou. U indivíduo ligou o fio terra da tomada na ferragem da viga do seu aprtamento, um poste da rua caiu e o os fios da alta caíram em cima dos da baixa. De alguma forma, chegou a tomada dele e passou para o terra. Até aí tudo bem. Porém, como estava chuvendo, as paredes estavam úmidas e o seu vinzinho acabou parando no HPS. Vou procurar saber mais desta história e ver até onde é verdade ou não.

Abraços a todos.

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  • Membro VIP

Voltando ao Clamper Computer Protector, aquela chave vermelha, que em um lado esta escrito OFF e do outro RESET, é apenas uma chave ou um microdisjuntor?

Além de chave é um microdisjuntor, geralmente de 10 Amperes. Por isso lá está escrito RESET...

Fiquei sabendo de um caso interessante. Não sei se é verdade ou não. Vou buscar mais detalhes com quem me contou. U indivíduo ligou o fio terra da tomada na ferragem da viga do seu aprtamento, um poste da rua caiu e o os fios da alta caíram em cima dos da baixa. De alguma forma, chegou a tomada dele e passou para o terra. Até aí tudo bem. Porém, como estava chuvendo, as paredes estavam úmidas e o seu vinzinho acabou parando no HPS. Vou procurar saber mais desta história e ver até onde é verdade ou não.

Abraços a todos.

História bem plausível... Fácil de acontecer.

Certa feita, na construção do apto aonde agora moro, o cidadão que colocava os ajulejos na parede de um banheiro auxiliar reclamou estar percebendo choque ao colocar esses ajulejos..

Fomos ver havia uma fuga do fio fase, na lâmpada do banheiro, para a caixa metálica e dali para a estrutura do prédio..

Foi o suficiente para se sentir um bom choque.. Isso que era o fase normal de 127 Volts e que a caixa tem menor contato com o todo das paredes do que a ferragem da estrutura.. Imagine uma alta tensão ai...

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Quanto ao meu aterramento, preciso de uma ajuda.

A situação é a seguinte:

Desce do poste um cabo Sintenax com três fases e um neutro (Cada fio é de 16mm). Este cabo passa por um poço de inspeção antes de ir para o CD. Deste poço parte o terra do neutro. Este cabo passa por um disjuntor geral e depois para as TPs. A partir das TPs o fios passa a ser um rígido de 8mm (Três para cada apartamento - 2 fases e 1 neutro). O terra será apenas para o meu apartamento, mas é impossível eu passar um fio 16mm até a minha TP e depois um 8mm até meu apartamento. O máximo que eu consiguirei pasar até a TP é um 10mm e da TP até o meu apartamento já existe um 2,5mm. Lembrando que esta terra será apenas para o computador e a televisão.

Aguma ideia?

No htforum, o Faller analisou um filtro da Panamax conforme a foto:

PanamaxPM8-GAVvisodasfunes.jpg

Quanto a proteção e filtragem da rede elétrica, existe muita diferença dos filtros sa Clamper e APC?

E quanto ao microdisjuntor do Clamper Protector, ficar ligando e desligando como uma chave normal, pode danificá-lo?

Abraços a todos.

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  • mês depois...
A APC não faz filtros no padrão brasileiro e a comercialização de produto fora da norma de plugues e tomadas do Brasil é ilegal. De modo que no Brasil a pessoa conta mesmo com o Clamper, o UPSAI, o Clone F8 e o SMS Protector Energy Clean.

Não há dúvida de que a APC é uma empresa renomada...

No mais este tópico é ótimo, as participações do Marco Piracicaba são antológicas, eu só fico encasquetado com o título infeliz que o sujeito colocou. É óbvio que boa fonte não substitui estabilizador. São duas coisas completamente diferentes e com finalidades diversas. Uma boa fonte dispensa o uso de estabilizador. E uma fonte ruim também.

SIM, dispensa e se dispensa, substitui e com vantagens!

Eu comprei duas réguas de proteção da APC, uma foi para o PC e a outra para a TV e seus associados.

No PC eu tenho fonte com PFC ativo ligado direto na tomada e pronto.

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Nem modelos de 110V. A APC não faz filtros no padrão brasileiro e a comercialização de produto fora da norma de plugues e tomadas do Brasil é ilegal. De modo que no Brasil a pessoa conta mesmo com o Clamper, o UPSAI, o Clone F8 e o SMS Protector Energy Clean.

Não há dúvida de que a APC é uma empresa renomada, mas no Brasil infelizmente ela prefere a lucratividade fácil com modelos diversos de estabilizadores, módulos isoladores, uma infinidade de nobreaks baratos que no fundo são baterias com estabilizadores, alguns poucos nobreaks senoidais de qualidade e nada em matéria de proteção.

No mais este tópico é ótimo, as participações do Marco Piracicaba são antológicas, eu só fico encasquetado com o título infeliz que o sujeito colocou. É óbvio que boa fonte não substitui estabilizador. São duas coisas completamente diferentes e com finalidades diversas. Uma boa fonte dispensa o uso de estabilizador. E uma fonte ruim também.

Com certeza, a APC é otima...

Tinha um estabilizador da APC muito bom (estabilizador bom, isso mesmo :D), infelizmente foi pro beleléu, hoje mesmo lixei a carcaça dele para montar o filtro que o faller disponibilizou aqui no fórum... Ainda vai ser util essa belezinha (:

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  • 3 semanas depois...

Kayke, faller e cia..

li bastante sobre o topico.. minha rede é 220v e quero protecao adicional pro meu notebook e caixa de som 110v novos..

reparei que pra minha rede, indicam os seguintes filtros:

Clamper, o UPSAI, o Clone F8 e o SMS Protector Energy Clean.

afinal, qual desses é realmente o melhor por ordem.. qual vocês indicam? preciso saber disso pra comprar logo um deles.. abraços

Opa, pesquisando ainda ouvi falar desse aqui.. incluam ai na lista de opções..

Margirius AKT 2200

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Kayke, faller e cia..

li bastante sobre o topico.. minha rede é 220v e quero protecao adicional pro meu notebook e caixa de som 110v novos..

reparei que pra minha rede, indicam os seguintes filtros:

Clamper, o UPSAI, o Clone F8 e o SMS Protector Energy Clean.

afinal, qual desses é realmente o melhor por ordem.. qual vocês indicam? preciso saber disso pra comprar logo um deles.. abraços

Opa, pesquisando ainda ouvi falar desse aqui.. incluam ai na lista de opções..

Margirius AKT 2200

Pelo menos de três deles faço uma comparação aqui: Comparação entre Upsai FHT-1200, Clone F8 e SMS Clean Energy

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Faller, cara, muito obrigado. Já me decidi em comprar o filtro da Clone. Se possível, quero saber mais uma coisa. Vi modelos com nomes que sugestivamente me parecem o mesmo filtro com o número de tomadas diferentes (Clone F4/Clone F6). Alguém sabe se é o mesmo produto em relação ao circuito de proteção e filtragem? Grato novamente!

Produtos a seguir:

http://www.clone.com.br/db/detalhes_prod.asp?detalhe=01058

http://www.comprafacil.com.br/comprafacil/Produto.jsf?VP=684,364,364,364,79441&VPP=INFORMATICA+ACESSORIOS+PERIFERICOS+ESTABILIZADORES+NO+BREAKS+FILTRO+DE+LINHA+CLONE+F4+NBR+14136+PRETO+1056

Resolvido! Acabei de saber que são diferentes. O F6 é mais um filtro fake. ;]

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Antes de tudo, queria ressaltar a importância de um tópico como esse e dos contribuintes (como os citados acima). Valeu muito!

Essa vai pro faller, kayke e companhia. É sobre o Clone F8 e um acontecimento peculiar com o uso do mesmo em uma tomada 220v não aterrada e com padrão antigo (bipolar).

Para o problema, vide tópico abaixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-aterra-atualizado/659241?p=5325328&posted=1#post5325328

E outra, a primeira figura (citação de icefly no meu post) mostra que em rede 220v os dois leds acendem (120v mais forte e 220 mais fraco). Isso confere o funcionamento normal do Clone F8 em 220v? Aqui tá funcionando assim.

Postei o problema nesse tópico hoje! Causas e soluções? Grato!

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