Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma boa fonte substitui um estabilizador?


Posts recomendados

  • Membro VIP
Depende a localidade onde você mora, pois aqui onde mora é totalmente necessário um estabilizador , pois acontece vários picos de queda de luz

Sem estabilizador esses picos desligariam o PC???

Você já fez algum testa para justificar essa afirmativa???

Ou é simplesmente por comodismo que esse meu conterrâneo pensa desse modo??

Quais os valores que a tensão da rede atinge, tens alguma ideia???

Qual a fonte de seu PC??? (marca e modelo)

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Faller, você é o cara!

HAUsiheuiaheiasuehaiuesa.

Li os outros 2 tópicos que você me indicou.

Sobre Correção do Fator de Potência, ainda não terminei.

Mas, pelo menos entendi definitivamente (acredito eu) a importância do PFC Ativo.

Eu estava no caminho certo, mas tava intrigado achando que, de alguma forma, iria influenciar no gasto com energia.

Aprendi também que não preciso de estabilizador, mas de um filtro de linha bom e uma fonte com PFC Ativo - realmente, vale cada centavo.

E retiro o que falei no outro tópico "O que É Pfc Ativo E Passivo".

Percebi que a forma agressiva que eu achava que o pessoal se referia a outra pessoa é algo normal. Não é agressiva como eu pensava. Só não estava acostumado.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

À primeira vista achei meio desrespeitoso a forma como falou do Marcos.

Foi só isso, quando eu disse que ficou devendo.

Voltando aos estabilizadores...

Eu uso um tal "Módulo Isolador Estabilizado", da Microsol. Um dos primeiros modelos.

Ele é tão presepeiro quanto o nome - é só um estabilizador mais robusto e disfarçado - ou tem algo interessante nele, que não seja pra geladeira?

HUAISHeiausheasiuheasuiehsaiuaheaseiuashuai.

Detalhe: a energia daqui de casa oscila demais. O transformador da rua está bem próximo. Tem alguma ligação?

Muito obrigado!

Parabéns pelas contribuições!

Eu costumo ler o Clube do Hardware e o ForumPCs. Normalmente o primeiro que aparece nas buscas ou o que faz mais sentido na descrição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E retiro o que falei no outro tópico "O que É Pfc Ativo E Passivo".

Percebi que a forma agressiva que eu achava que o pessoal se referia a outra pessoa é algo normal. Não é agressiva como eu pensava. Só não estava acostumado.

Legal reconheceres e te retratares, mas o melhor mesmo é se o fizesse lá no post. Ninguém que venha nesse post aqui, de modo direto, irá entender de que estás falando...

À primeira vista achei meio desrespeitoso a forma como falou do Marcos.

Foi só isso, quando eu disse que ficou devendo.

Procurei e não achei nenhum papo meu com nenhum Marcos, ou que eu tenha falado dele em algum dos posts. Te importarias em dizer de qual dos posts estás falando?? Qual o número do post, ou o endereço dele.. Fiquei curioso...

Voltando aos estabilizadores...

Eu uso um tal "Módulo Isolador Estabilizado", da Microsol. Um dos primeiros modelos.

Ele é tão presepeiro quanto o nome - é só um estabilizador mais robusto e disfarçado - ou tem algo interessante nele, que não seja pra geladeira?

É um estabilizador e como tal saiba ai o que penso deles: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um q6600 numa placa P5K PREMIUM. minha fonte é uma corsair de 450W (pfc ativo e eficiência de 80%).

Por vezes quando ligo a máquina os coolers ligam, ficam funcionando por uns dois ou três segundos e depois desligam. O mais engraçado é que volta a ligar sozinho e aí carrega o sistema operacional normalmente.

Como a maioria dos brasileiros tenho um estabilizador ligado ao computador. O problema narrado só ocorre quando desligo o estabilizador e tento (após um longo tempo) ligar o computador. Ou seja, se mantenho o estanilizador ligado, o micro carrega normalmente.

Vocês acham que o estabilizador poderia ser o responsável?

Acho que minha fonte é de boa qualidade, então vou trocar o estabilizador por um filtro de linha. Quais vocês me indicam? peço que indiquem pensando em custo X benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tenho um q6600 numa placa P5K PREMIUM. minha fonte é uma corsair de 450W (pfc ativo e eficiência de 80%).

Por vezes quando ligo a máquina os coolers ligam, ficam funcionando por uns dois ou três segundos e depois desligam. O mais engraçado é que volta a ligar sozinho e aí carrega o sistema operacional normalmente.

Como a maioria dos brasileiros tenho um estabilizador ligado ao computador. O problema narrado só ocorre quando desligo o estabilizador e tento (após um longo tempo) ligar o computador. Ou seja, se mantenho o estanilizador ligado, o micro carrega normalmente.

Vocês acham que o estabilizador poderia ser o responsável?

Acho que minha fonte é de boa qualidade, então vou trocar o estabilizador por um filtro de linha. Quais vocês me indicam? peço que indiquem pensando em custo X benefício.

Não acho que vá resolver não. Me parece problema de placa-mãe. Mas para fazer um teste você pode ligar direto na tomada, sem estabilizador...

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como a maioria dos brasileiros tenho um estabilizador ligado ao computador.

Estranho minha VX-450W, se recusa a ligar no estabilizador... só liga direto na tomada e no filtro de linha...

Acho que minha fonte é de boa qualidade, então vou trocar o estabilizador por um filtro de linha. Quais vocês me indicam? peço que indiquem pensando em custo X benefício.

Qual a Tensão da sua residencia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estranho minha VX-450W, se recusa a ligar no estabilizador... só liga direto na tomada e no filtro de linha...

Isso me parece demonstrar que ela, a fonte VX-450, tem muito mais juízo que seu dono..

De qualquer maneira, quais os filtros que você me recomenda?

Qual a tensão da tomada ai???

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
De qualquer maneira, quais os filtros que você me recomenda?
a tensão é de 110 V.

Para essa tensão de 110 Volts a melhor relação custo/benefício em nosso mercado são os equipamentos de filtro de linha/régua de proteção contra surtos da APC.

Veja alguma que caiba em seu orçamento e necessidade:

http://www.justshop.com.br/advanced_search_result.php?keywords=APC

http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=1&f3=&f4=

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para essa tensão de 110 Volts a melhor relação custo/benefício em nosso mercado são os equipamentos de filtro de linha/régua de proteção contra surtos da APC.

Veja alguma que caiba em seu orçamento e necessidade:

http://www.justshop.com.br/advanced_search_result.php?keywords=APC

http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=1&f3=&f4=

Abraço..

Agradeço a ajuda. Já decidi aposentar o meu estabilizador!

Vi alguns filtros de linha e me interessei por esses dois (preços próximos). qual vocês recomendam?

Protetor contra surtos DPS 4 tomadas Clamper p/ comput.

Filtro de Linha APC Surge Protector P7T

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá amigos, tenho uma dívida quanto a qual destes eu uso, possuo uma Fonte Seventeam St 500p-cg St 500watts Sli Nvidia Pci-e. Moro em brasília(220), de vez acontece picos de energia, não tenho aterramento o que é melhor? Um bom filtro, um estabilizador(atualmente uso isso e ele esquenta bastante), ou nada?

Aguardo resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá amigos, tenho uma dívida quanto a qual destes eu uso, possuo uma Fonte Seventeam St 500p-cg St 500watts Sli Nvidia Pci-e. Moro em brasília(220), de vez acontece picos de energia, não tenho aterramento o que é melhor? Um bom filtro, um estabilizador(atualmente uso isso e ele esquenta bastante), ou nada?

Aguardo resposta.

Interessante, como você nota esses Picos de Energia???

É alguma vibração no ar???

Tens algumas variáveis dele para citar, tensão por exemplo??

A princípio lhe diria para usar um bom filtro de linha, mais nada..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller obrigado por responder.

Bem, como sou meio leigo no assunto eu percebo os "picos" quando os aparelhos elétricos e a luz apagam por alguns min.

Meu técnico me indicou o estabilizador devido a oscilação da energia, também pelo fato de que a fonte trabalhando a 110v tem um tempo de vida maior. por este tópico deu pra ver que o mais indicado é o filtro.

Qual você me recomenda pra minha fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso uma fonte corsair vx450W e, como finalmente aposentei meu "estabilizador", estou usando um filtro de linha da APC. Como o meu prédio não tem aterramento, gostaria de saber o quanto de proteção eu perdi com a falta do dito cujo.

Uma dúvida besta: quando vou desligar o micro eu desligo a fonte e....mantenho o filtro ligado ou o desligo?

O que vocês me dizem do tal e-terra? acho que não serve para nada, mas gostaria de saber a opinião de quem sabe mais do que eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller obrigado por responder.

Bem, como sou meio leigo no assunto eu percebo os "picos" quando os aparelhos elétricos e a luz apagam por alguns min.

Meu técnico me indicou o estabilizador devido a oscilação da energia, também pelo fato de que a fonte trabalhando a 110v tem um tempo de vida maior. por este tópico deu pra ver que o mais indicado é o filtro.

Qual você me recomenda pra minha fonte?

Isso não se chama tecnicamente de pico, se chama no popular, falta de luz, falta de força, falta de energia, queda de energia, etc.

O que são picos e como identifica-los?

De forma explicada bem simples, os picos são elevações rapidissimas na tensão elétrica, ele sobe e desce de uma forma não identificável a olho nu, não dá nenhuma alteração na luz. Já sobre e subtensões você nota na luz, fica mais forte e mais fraca, essas oscilações duram de milésimos à minutos ou horas, depende do que as causas.

As causas básicas de picos são: Chaveamento - liga/desliga de máquinas elétricas e raios.

As causas básicas de sub e sobretensão: Partida de grandes consumidores elétricos cotuma dá uma subtensão, uma falha das mais diferentes naturezas na rede elétrica tb pode causar sub ou sobretensões. O desligamento de grandes motores elétricos podem causar uma breve sobretensão tb.

Esse cara q te falou que a fonte só opera em 110V, nunca viu a chavinha, geralmente vermelha ou preta, atrás da fonte com os numeros, 115 <-> 230V! Só colocar em 230V e pronto!

Durar mais operando em 110V?? Esse cara é um técnico de *****! Operar com tensão mais alta faz o contrário, estressa menos a fonte! Primeiro porque em 220V as correntes (corrente) são mais baixas, menos perda na fiação elétrica já que quanto maior a corrente, mais largo deve ser uma fiação. E segundo, toda fonte de PC dobra a tensão internamente, toda vez que é alimentada em 110V, esse dobramento de tensão em si já provoca uma perda pequena de eficiência, o que faz a fonte operar um tiquinho mais quente. Baixar a tensão num estabilizador pra depois dobrar na fonte, só gera disperdício!

Uso uma fonte corsair vx450W e, como finalmente aposentei meu "estabilizador", estou usando um filtro de linha da APC. Como o meu prédio não tem aterramento, gostaria de saber o quanto de proteção eu perdi com a falta do dito cujo.

Uma dúvida besta: quando vou desligar o micro eu desligo a fonte e....mantenho o filtro ligado ou o desligo?

O que vocês me dizem do tal e-terra? acho que não serve para nada, mas gostaria de saber a opinião de quem sabe mais do que eu.

Sem o fio terra você perde a proteção telefônica e de cabo coaxial. A proteção de energia não fica prejudicada já que a proteção será toda feita entre Fase-Neutro (o neutro é um condutor aterrado...).

Te recomendo um E-Terra pra proteger a linha de telefone por usar o neutro de forma segura, para esse tipo de proteção ou então o E-clamper Banda larga -http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=ECLAMPERTEL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As causas de uma falta de luz são diversas, pode ter sido um raio caindo numa subestação ou nas proximidades, "sobrecarregando" um transformador, pode ter sido um curto-circuito, pode ter sido um transformador estourando, etc, etc. Vários desses eventos que precedem uma queda de força, pode gerar um pico de tensão e por isso muito gente fala: "Ah, faltou energia e meu PC queimou..." Não foi a falta de força em si, mas o que a causou, compreende? Mas há causas de faltas de força, as vezes longe da sua casa, que não vai causar problema nenhum, tudo depende e mesmo com estabilizador, teu PC estaria sujeito á queimar durante uma falta de luz. Um filtro protetor bom (recomendo você ir na 310 Sul, na Camilo Materiais Elétricos, e comprar um Clamper Computer Protector PRO, se não tiver, eles aceitam encomenda) vai proteger contra picos de tensão gerado por diversos motivos.

Não se esqueça de proteger a linha telefônica tb, por onde costuma vir picos gerados por raios. A maioria dos protetores, entretanto, só vai proteger contra descargas indiretas ou seja, que não cairam direto na fiação - felizmente 90% delas! Se não tiver aterramento, aconselho colocar o E-Clamper-Banda Larga - Tel porque ele faz o uso do neutro para a proteção.

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=ECLAMPERTEL

Existe tb um modelo para internet via Cabo - NET...

Eu pessoalmente, aqui em Brasilia, por faltar luz com certa frequência (A CEB ta prometendo melhorias -

) prefiro usar um nobreak. Sim, eles têm um estabilizador dentro, mas mantém o PC funcionando durante quedas. E sim, tb possuem manutenção, a cada 3 anos no máximo é bom trocar a(s) bateria(s)...

Quedas de força com retorno instantâneo, também não costuma ser muito saudável pras fontes, esse tipo de coisa costuma acontece em épocas de temporais, principalmente onde a rede de energia é aérea, sujeita à toques de galhos de árvores, ventos, umidade, etc. Ah, e estabilizador não resolve nada quanto a isso.

Algumas pessoas acham que o custo x benefício de um nobreak não é bom, aí vai de cada um... Eu pessoalmente uso um, mais protetores específicos espalhados em pontos estratégicos na minha instalação elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller obrigado por responder.

Bem, como sou meio leigo no assunto eu percebo os "picos" quando os aparelhos elétricos e a luz apagam por alguns min.

Meu técnico me indicou o estabilizador devido a oscilação da energia, também pelo fato de que a fonte trabalhando a 110v tem um tempo de vida maior. por este tópico deu pra ver que o mais indicado é o filtro.

Qual você me recomenda pra minha fonte?

Quando o problema da falta de energia por alguns minutos for perder seu trabalho no PC, não existe maneira diferente de operar senão a adoção de um no-break. Quando o desejo for tão somente a proteção elétrica de seu PC, uma boa régua de proteção ainda é uma ótima solução. Agora, estabilizador não é solução em nenhum dos casos. Uma boa fonte não necessita de estabilizador não...

Quanto a trabalhar em 220 ou 110, leia isso dai e, por favor, envie a seu técnico para ver se aquela cabeça de porongo não muda de opinião..

Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um nobreak elimina o estabilizador!

um Surge Protector da linha APC, elimina um estabilizador!

um DPS da Clamper elimina um estabilizador!

os estabilizadores e filtros de linha existentes no mercado brasileiro que sao fabricados aqui (Clone, Leaderhip, SMS, TSshara, Microsol..entre outros), custando entre 45 e 70 reais, nao estabilizam absolutamente NADA, basta abrir um e ver os componentes!

muitos artigos ja foram escritos em sites especializados, tstes do Inmetro ja mostraram tb.

quer se assegurar?

Nobreak, DPS (da Clamper) ou Surge Protector (de preferência da APC)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tb penso assim e prefiro o nobreak + DPS

Nobreak, se possível um senoidal: evita desligamentos com religamentos bruscos ou perda de dados. Óntem peguei o PC de um parente pra recuperar o Windows, a energia caiu e o Windows não carregava mais, ficava reiniciando, passando o software Spinrite 6.0 recuperou os dados de um setor que havia corrompido os dados. A partiação era NTFS e nem isso ajudou a evitar o corrompimento do Windows. Felizmente nem sempre acontece isso, mas pode acontecer.

DPS: Protege contra picos de tensão e algumas sobretensões advindas de descargas atmosféricas, cruzamentos de linhas de alta tensão com de baixa tensão e picos de tensão por chaveamento na rede elétrica.

Não dá pra por nobreak em tudo, mas em tudo eu aconselho bons protetores locais como os Surge Protector APC e Clampers.

A instalação de DPS deve ser feita de acordo com as exigências do fabricantes e das normas. Deve ser respeitado as disposições dos DPS's de acordo com o esquema de aterramento utilizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eu, em minha vasta ignorância, sempre usei estabilizador. Lembro do meu primeiro computador com windows 3.1 e 8mb de memoria e botão "turbo" na frente do gabinete. E do lado estava o "desestabilizador" com o botão liga e desliga. Muito tempo passou, novos pcs vieram e com eles novos estabilizadores.

Este ano meu estabilizador estragou e comprei um novinho em folha. E pensando na "bela" aquisição que acabara de fazer.

E este tópico já estava aqui há pelo menos DOIS anos me mandando jogar fora essa porcaria e eu nunca tinha visto...

Bom, agora que aprendi contigo, faller, quem sabe ponho pra encosto de porta...junto com os outros (aqueles que a gente aposenta, mas deixa num cantinho pra usar de emergência caso o principal estrague! :wacko:)

valeu por me libertar.

Abraço.

:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!