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Uma boa fonte substitui um estabilizador?


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A tensão em excesso é escoada pro neutro da rede, que tb é aterrado. Esse "escoamento" é feito através de varistores e nada tem haver com o trafo isolador.

Olá.

Mas no momento em que o varistor está escoando o excesso para o neutro, não haverá um tensão no neutro? Fazendo com que a diferença de potencial entre o fase e o neutro diminua?

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Quanto mais carga no neutro, maior será seu potencial em relação a 0 volt, por isso mesmo q ele não é um bom terra de segurança. O varistor nada mais é do que como se fosse uma carga no circuito, por exemplo, se ele desviar um surto de tensão de x volts e o tempo que esse surto durou permitiu uma elevação de corrente pra digamos 25A, seria quase como deixar um chuveiro ligado entre Fase-Neutro por milésimos de segundo. Não sei dizer se num surto de tensão que provoque uma corrente de 1000A, o neutro aumentará seu potencial próximo ao potencial da fase, 220V digamos, até porque o potencial da fase não estará mais em 220V por causa do surto. Felizmente tudo isso ocorre em milésimos de segundos.

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Olá.

Mas no momento em que o varistor está escoando o excesso para o neutro, não haverá um tensão no neutro? Fazendo com que a diferença de potencial entre o fase e o neutro diminua?

Você está fazendo uma confusão entre tensão e corrente.

Para equalizar:

Vamos através de um exemplo:

Na tomada da rede elétrica se apresenta uma tensão alternada de 127 Volts, entre fase e neutro, suponhamos.

Até então, com nada plugado nessa tomada não existe corrente elétrica. somente tensão.

Ai você pluga uma torradeira. Nessa hora inicia a passagem de uma corrente entre fase e neutro, alternada com digamos um valor de 5 Amperes. Tanto no fio fase como no fio neutro essa corrente estará passando. Desse modo fio neutro não escoa energia. Ele é parte da distribuição dessa. Se no fase passa 20 Amperes, essa corrente estará também passando no neutro, afinal, lá na outra ponta, longe de sua casa, esse fase e esse neutro estarão ligados a um gerador. (isso é uma simplificação).

Desse modo, sempre que tiver alguma corrente circulando sua afirmação está correta. vou repetí-la...

"haverá um tensão no neutro? Fazendo com que a diferença de potencial entre o fase e o neutro diminua"

Só corrigiria para "haverá uma queda de tensão ao longo do neutro"

Sempre que uma corrente circular por algum fio, seja ele fase ou neutro, haverá uma queda de tensão nesse fio e a tensão lá na ponta, na sua torradeira, por exemplo, não será igual a tensão da tomada. Isso dai, essa queda, tem relação direta com a resistência do fio. Claro que na prática, nesse exemplo da torradeira, é possível que essa queda não chegue a 1 Volt.. Na entrada do quadro elétrico de sua casa 127 Volts, na torradeira, 126 Volts (chute, apenas para você entender) Esse queda de 1 volts estará distribuída entre o fase e o neutro, dependendo da bitola dos mesmos.

Equalizado esse entendimento vamos ver como se comporta isso tudo na presença de uma tensão espúria, um transiente, um pico de tensão de digamos 1.000 Volts sobreposto a tensão de rede de 127 Volts, mesmo que por 1 mili segundo.

Ao se apresentar essa tensão na tomada, o varistor do filtro evidentemente irá sentí-la, percebê-la. Ela não aparece de soco, repentinamente, de imediato, talvez ele leve esse tempo de 1 mili segundo para subir, correto, até mesmo pela característica indutiva da rede elétrica. Impossível uma tensão aparecer em zero segundos. Pode ser um tempo até mais curto que esse dai, mas algum tempo terá, nem que seja um pentelhésimo de segundo....

Essa subida estará sendo "sentida" pelo varistor e a resistência desse varistor, alta até então, quando essa tensão começar a subir além de seu valor de condução, começará a diminuir bruscamente.

Essa diminuição da resistência desse varistor faz com que a corrente tanto na fase quanto no neutro comecem a aumentar. Esse aumento de corrente na linha é sentido pelo fornecedor de energia (o gerador na usina, a distribuição de energia, a fiação de nossa rua, a fiação dentro de sua casa, numa simplificação, e principalmente pelo gerador desse pico de tensão, pois o mesmo certamente tem uma origem senão não existiria) dizia.. Essa diminuição da resistência do varistor de um lado passa a exigir mais corrente desses fornecedores de energia, e como o pico de tensão é a fonte com mais alta tensão nesse momento, exigirá muita corrente do mesmo... O que acontece a uma fonte qualquer de energia quando você coloca como carga um consumidor muito exigente, que demande uma corrente muito elevada, um consumidor com a resistência muito baixa????

Certo que você sabe que essa fonte de energia vai no popular "acocar" vai baixar sua tensão, vai "arriar" . É o que acontece com esse pico de tensão e seu gerador, se entregarão à baixa resistência colocada como um flash, muito rapidamente (da ordem de nano segundos) na rede elétrica. Desse modo a tensão que pretendia ser de 1.000 Volts (tomamos esse valor como hipotético, chegaria nele se não houvesse o varistor..) dizia.. essa tensão não conseguirá, agora tendo que fornecer muita corrente ao varistor que se intrometeu, alcançar valores muito altos, quem sabe chegará a 200 ou até mesmo 250 Volts, por um tempo muito pequeno, mas não aos 1.000 Volts que chegaria se não houvesse varistor.

Nessa hora lembre-se. A corrente que passa pelo fase, por dentro do varistor e retorna pelo neutro é a mesma, tem o mesmo valor. Desse modo se houver queda de tensão no fase, também haverá no neutro. Sim a tensão absoluta do fio neutro, na sua tomada, por instantes (quem sabe 1 mili segundo) estará mais alta que a tensão do terra, que se junta com o neutro lá na caixa de entrada. Por isso é que se tem, nas boas proteções, um varistor ai entre o neutro e o terra. Nessa hora, se essa diferença for muito elevada, também ele entra em ação "clampando" limitando essa tensão a valores toleráveis..

Sei que é difícil se imaginar essas coisas acontecendo, sei que é difícil imaginar que 1.000 Amperes podem passar por um varistor, pela sua fiação, pela sua tomada (lá diz que ela aguenta 10 Amperes somente), e a variável que consegue dar vida a isso tudo dai chama-se tempo.. Sim é possível que correntes dessa magnitude circulem ai pela rede em tempos curtos, curtíssimos sem maiores danos. O dano vai ocorrer quando esse tempo aumentar..

Desse modo jamais contes com a possibilidade de medir isso dai com um multímetro, jamais raciocinem ai quando se estuda proteções com a cabeça de quem dimensiona uma fiação para uso contínuo...

Espero ter esclarecido. Esse assunto é muito estranho mesmo para quem conhece um pouco de eletricidade. Imaginem para os leigos entenderem a mecânica de uma chave ( o varistor ) que coloca fase em curto com o neutro por breves, muito breves instantes, somente para absorver uma energia de um surto de 50 nano segundo, por exemplo (isso dai são exatos 0,00000005 segundos). Sua rede ficou em curto nessa hora. É bem possível que por alí tenha passado 5.000 Amperes nessa hora. Tirada a condição de alta tensão, na mesma velocidade (nano segundos) essa chave se abre, e tudo volta ao normal, você que estava trabalhando no seu PC não vai notar nada, absolutamente nada.

Se o tempo aumentar, ai a caca vai ficar feita.. Os varistores, se deixar, ficarão assim:

VaristorExploso03.jpg

Explodirão...

Se der tempo o fusível de entrada vai abrir e seu equipamento estará isolado da energia após a abertura do fusível. Se os varistores estiverem acompanhados de fusíveis térmicos, esses poderão ajudar nessa hora, salvando não só os varistores como seu equipamento. Veja lá na proteção que fiz e que uso no meu PC, o porque de ter montado esses fusíveis térmicos sanduichados com os varistores.. Até mesmo pasta térmica é aconselhável colocar alí, para melhorar o acoplamento entre varistor e fusível..

3AcoplamentoTCO_Varistor.jpg

Abraço...

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Acho que o faller conseguiu esclarecer mais do que eu. :)

Realmente, é um assunto estranho, cheio de variáveis pra se lidar e tempos muito pequenos pra se imaginar com a mente. As vezes me pego lendo uma coisa sobre o assunto e uma coisa as vezes se contradiz com a outra, mesmo ambas sendo verdadeiras. Tudo vai depender da(s) variável(is) x tempo (muito curto ou não) q fez(fizeram) com que a outra afirmativa torna-se falsa, mesmo a falsa sendo verdadeira tb! :D

Esse assunto de proteções, surtos de energia, raios..., quando a proteção será efetiva e quando não, é tão preciso quanto prever onde um raio cairá e com que intensidade de energia. :)

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Olá. Eu não confundi tensão com corrente. Estes conceitos sempre estiveram bem fixados na minha mente. Eu confundi foi a atuação do varistor mesmo. Estava em dúvida se o varistor colocava uma carga na rede ou escoava para o neutro a tensão em excesso. Mas agora ficou claro o seu funcionamento.

Quanto aos fusíveis térmicos, olhem a foto do interior de um filtro de linha da APC, eles parecem estar mau posicionados:

Abraços.

post-425213-13884949352369_thumb.jpg

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Não, não estão mal posicionados. Os primeiros varistores desse filtro estão entre Fase-Neutro e possuem em volta dos mesmos, pra pressiona-los contra o fusivel termico, uma fita termo-retratil que foi cortada nessa foto pra mostrar os fusiveis. Ja os varistores do lado esquerdo da foto são varistores entre Neutro-Terra e fase terra, mas pelo menos no meu filtro o fusivel veio tocando nos varistores e quando encaixa a placa na carcaça, esses varistores têm um compartimento que mantem-os confinados numa espécie de "caixinha" plastica entorno deles, aumento o calor ali dentro. Os varistores mais afastados são mais largos, de 300VAC e são Fase Neutro ( ou Fase-Terra se não me engano) e Fase-Neutro. Os outros são de 130VAC. Olha ai a foto:

dsc01743bl8.jpg

outro modelo de linha um pouco inferior ao meu e semelhante à esse da foto q você postou:

APC09.jpg

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Ola

Gostaria de saber se estou fazendo a coisa certa.

Tenho 2 PCs e 3 no-breaks (todos APC)

Estão ligados da seguinte forma.

Meu melhor PC tem uma fonte da Corsair 1000W PFC Ativo que esta ligado a um supressor da Belkin este esta ligado a um no-break SUA-2200VA que esta ligado a outro supressor da APC (igual esse na foto dos posts) tudo 110V e por fim tomada.

Meu segundo PC tem uma fonte Enermax Mod92 82 Plus (chega a 90% de eficiencia) que esta ligado a um no-break APC BR-1500 (este 220V) que esta ligado a um condicionador de energia, tudo 220V e por fim tomada.

o que acham dessas ligaçoes ?

Ahhh , tem o terceiro no-break, este 110V, BR-1500 tambem que uso para o aparelho da net, do telefone sem fio, de um luminaria e de um router, carga quase irrisoria direto na tomada 110V.

Agradeço opiniões.

OBS. Nao uso estabilizadores, somente no-break, supressores, condicionador de energia e fontes com eficiencia minima de 80% isto a 100% full load.

Puxei tres fios direto do relogio (pensando em evitar distorçoes de outros asparelhos) ate as tomadas (estas estão acondicionadas em duas caixas plasticas anti-chama com dijuntores duplo para tomadas 220V e um para 110V, sendo duas tomadas 220V e 2 tomadas 110V, todas com seus respectivos dijuntores curva c) que uso para os aparelhos e todos tem TERRA de verdade 3 astes de cobre formando um triangulo com distancia +/- 50cm uma da outra.

Agradeço

Augusto

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Olá.

Qual o modelo deste teu filtro?

Esse modelo aí não vende no Brasil, era o TOP da APC até então. quando comprei. A diferença dele são dois varistores a mais, um entre Fase-Terra e outro entre Neutro-Terra, além de LED indicador de sobre-carga e proteção pra cabos ethernet e 11 tomadas de energia. Eu comprei através de um importador direto dos EUA, levou mais de 45 dias pra chegar.

Esse filtro já passou por uns mal bocados, por culpa minha. Primeiro eu ligava ele num transformador, porque aqui é 220V. Ai demonstrando pra uma pessoa o acendimento do LED indicador de problema com a fição, inverti as polaridades da tomada e o LED acendeu, depois acertei a polaridade e tirei o fio terra, o LED acendeu, ai sem motivo algum eu invertir novamente a conexão da tomada e puft! Um dos varistores quase estoura, saiu fumaça e tudo, mas na hora tire da tomada. Só depois fui descobrir que a ligação de polaridades invertidas através de um transformador simples, eleva o potencial do fio neutro pra 220V ou proximo disso, mantendo o potencial da fase normal em 110V e pra piorar eu tinha desconectado o fio terra e o varistor por ser de 130VAC, não tinha local pra desviar 220V e queimou. Foi uma sobre-tensão entre Neutro e Terra, mas sem terra pra dissipa-la pelo varistor. Como a corrente era baixa, o varistor iria ficar conduzindo indefinidamente entre neutro terra, sem se sobre-aquecer, de qualquer forma seria um erro...

Depois dessa, uns meses depois eu condundi a tomada do filtro com outra e toquei na tomada 220V, agora o filtro tinha ido pro brejo mesmo. Queimou vários varistores. Deixei parado por alguns dias e decidi converter esse filtro pra 220V. Comprei os componentes que são, Varistores, Resistores e um transistor. Agora ele tá operando em 220V, com algumas marcas do seu passado tenembroso! :D O mais interessante ai é que os fusiveis térmicos não se queimaram. Acho q ele só se queima em caso de uma sobre-tensão sustentada por algum tempo ou em casos severos de raio que venha a danificar totalmente o varistor a condição de condução continua se perdurar. Ah, o modelo é um APC PF11VNT3. O que ta marcado de verde e os varistores vermelhos, foram as modificações:

DSC02223.jpg

Ola

Gostaria de saber se estou fazendo a coisa certa.

Tenho 2 PCs e 3 no-breaks (todos APC)

Estão ligados da seguinte forma.

Meu melhor PC tem uma fonte da Corsair 1000W PFC Ativo que esta ligado a um supressor da Belkin este esta ligado a um no-break SUA-2200VA que esta ligado a outro supressor da APC (igual esse na foto dos posts) tudo 110V e por fim tomada.

Meu segundo PC tem uma fonte Enermax Mod92 82 Plus (chega a 90% de eficiencia) que esta ligado a um no-break APC BR-1500 (este 220V) que esta ligado a um condicionador de energia, tudo 220V e por fim tomada.

o que acham dessas ligaçoes ?

Ahhh , tem o terceiro no-break, este 110V, BR-1500 tambem que uso para o aparelho da net, do telefone sem fio, de um luminaria e de um router, carga quase irrisoria direto na tomada 110V.

Agradeço opiniões.

OBS. Nao uso estabilizadores, somente no-break, supressores, condicionador de energia e fontes com eficiencia minima de 80% isto a 100% full load.

Puxei tres fios direto do relogio (pensando em evitar distorçoes de outros asparelhos) ate as tomadas (estas estão acondicionadas em duas caixas plasticas anti-chama com dijuntores duplo para tomadas 220V e um para 110V, sendo duas tomadas 220V e 2 tomadas 110V, todas com seus respectivos dijuntores curva c) que uso para os aparelhos e todos tem TERRA de verdade 3 astes de cobre formando um triangulo com distancia +/- 50cm uma da outra.

Agradeço

Augusto

A ligação dos nobreaks nos protetores APC E Belkin não tem problema e parabéns pela compra de um SUA 2200VA, ótimo nobreak senoidal e de muita potencia. A única ressalva que faço é cuidado pra não sobrecarregar o protetor, não ligar mais do que 1500W nele.

Sobre o outro nobreak, que condicionador é esse q ele ta ligado? Ele ta fazendo a conversão de 110V pra 220V? Se sim, porque razão? porque nao ligar tudo noa SUA 2200VA ao invés de fazer essa conversão?

Sobre o ultimo, nada a comentar.

Sobre o aterramento, este está equipotencializado com o terra do neutro na entrada de energia do medidor?

A distancia de 50cm da outra é incorreta, a distancia correta de uma haste da outra é no minimo a altura da propria haste. Da forma q você ta fazendo nao adianta nada ter três hastes.

O aterramento ideal pra eletronicos segue o padrão TN-S, onde dentro da caixa do medidor de luz ambos terra e neutro esteja ligado em um ponto em comum e dai em diante, parta um fio dedicado ao terra e outro pro neutro.

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O Condicionador de energia comprei com a promessa do fabricante de retirar os harmonicos da rede, então pensei mais segurança para o no-break ele e 220V não faz conversão, na verdade nao tenho nenhum aparelho de conversão 110V p/ 220V ou inverso.

Não liguei tudo no sua sustamente porcausa da instalação dos protetores de surto que limitam a 1500W.

Outra coisa comprei o SUA 2200 com tensão errada, era pra vir 220V e acabei me confundindo e comprei o 110V.

você acha que meu terra esta ineficiente pois nao tenho aparelho para medir, a unica "medição" que fiz foi ligar uma lanpada incadecente 100W numa fase e no terra e ela ficou igual com mesmo brilho como se tivesse ligado direto na tomada.

A unica coisa que acho que fiz errada foi utilizar fio de 2.5mm no terra e 6mm no restante, digo do relogio ate minhas caixas com dijuntores, cada tomada 110V utiliza uma fase. E no no-break 220V tem um lugar pra ligar o terra o 110V tb tem e o SUA 2200 tem 3 todas ligadas n o terra conforme o manual deles.

O condicionador de energia que comprei foi este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80108140-av-cht-2100-nb-filtro-condicionador-de-energia-_JM

Depois comprei outro para 220V da mesma marca so que dizendo que era uma versão nova microprocessada.

Aguardo opiniões

Obrigado

Augusto

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Ola

Gostaria de saber se estou fazendo a coisa certa.

De um modo geral só penso em duas alternativas aquilo que você está fazendo ai. Digo isso conceitualmente, pois você já montou essa sua config e não vejo razão de desmontá-la para modificar esses dois conceitos.

1) Se eu dispusesse de 220 Volts na alimentação da tomada eu manteria essa alimentação ao invés de rebaixá-la para 110 Volts e a razão explico ai nesse tópico: Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

2) Pelo fato de seus no-breaks trabalharem com forma de onda retangular, eu considero desaconselhável a colocação de qualquer espécie de filtro depois dele. Esse seu filtro da Belkin não tenho ideia de sua atenuação nas componentes de alta frequência, mas certamente deve estar ceifando parte da energia liberada pelo seu no-break. Não colocaria jamais algum filtro depois de no-breaks não senoidais puro.

Abraço..

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Ahhh, esqueci de um detalhe.

Queria tudo 220V porque li em alguns topicos que ligando em 220V as fontes teriam uma eficiencia melhor, e "acho" que todos componentes do PC teriam uma efieciencia maior como os monitores LCD e todo o resto por causa da fonte.

No caso do filtro depois da saida do no-break foi necessario porque o fio nao chegava onde eu queria então usei o filtro mais como extensão doque filtro, mas possso retira-lo e coloca uma extensão comum.

Abraço

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O Condicionador de energia comprei com a promessa do fabricante de retirar os harmonicos da rede, então pensei mais segurança para o no-break ele e 220V não faz conversão, na verdade nao tenho nenhum aparelho de conversão 110V p/ 220V ou inverso.

Não liguei tudo no sua sustamente porcausa da instalação dos protetores de surto que limitam a 1500W.

Outra coisa comprei o SUA 2200 com tensão errada, era pra vir 220V e acabei me confundindo e comprei o 110V.

Na minha opinião, acho um exagero a colocação de um cancelador de harmônicas da rede pra um PC, esse tipo e produto é ideal pra equipamentos de audio/video, especialmente de alta fidelidade.

Outra coisa, a quantidade de harmônicos pra ser grande que venha a interferir nos próprios PCs, precisa de muita coisa eletrônica ligada ai viu.

Quanto ao SUA 110V, é preferivel que seja 110V e você ligue ele numa tomada com fase/neutro do que 220V Fase-Fase.

você acha que meu terra esta ineficiente pois nao tenho aparelho para medir, a unica "medição" que fiz foi ligar uma lanpada incadecente 100W numa fase e no terra e ela ficou igual com mesmo brilho como se tivesse ligado direto na tomada.

A unica coisa que acho que fiz errada foi utilizar fio de 2.5mm no terra e 6mm no restante, digo do relogio ate minhas caixas com dijuntores, cada tomada 110V utiliza uma fase. E no no-break 220V tem um lugar pra ligar o terra o 110V tb tem e o SUA 2200 tem 3 todas ligadas n o terra conforme o manual deles.

O distanciamento das hastes em 50cm apenas não justifica o uso de três hastes já uma está dentro do ponto de "ação" da outra, Esse ponto de "ação" seria mais ou menos a altura da própria haste ou seja, o ideal é que essas hastes tivessem distanciadas pelo menos 2.40m uma da outra se as mesmas tiverem 2.40m.

A questão da eficiência do aterramento a gente pode partir do seguinte ponto:

Um terra como o seu, do tipo TT ou seja, com hastes isoladas de todos outros pontos de terra da rede, pra apresentar uma baixa impedância ou seja, que seja capaz de transportar bastante corrente, é difícil de se conseguir. Fazer com que um terra TT transporte uma corrente de falta de digamos 50A, não é fácil!

Ex: Falha interna num chuveiro elétrico aterrado, vai haver um curto Fase-água-fio terra. Um terra do tipo q você fez se não conseguir elevar a corrente de curto Fase-Terra acima do valor do disjuntor do circuito, esse terra será ineficiente por isso o teste da lampada é muito limitado porque a corrente trafegando no terra é minima, menos de 1 Amper. Ou num outro exemplo, uma falha dentro da fonte do PC que cause um curto Fase-Terra (massa - carcaça), se isso ocorrer num terra ineficiente, o máximo que vai ocorrer é um faiscamento continuo com o fio fase tocando a massa e isso não é bom.

Pra se conseguir uma baixa impedância num terra TT (hastes isoladas de outros terras) precisa-se geralmente de muitas hastes e um solo tratado quimicamente, ainda assim dificilmente teria a baixa impedância de um terra TN-S.

Pois bem, o terra TN-S é muito fácil de se obter e se você quiser, você pode interligar as hastes atuais à haste do neutro, por baixo se possivel, usando um cabo chamado de cordoalha - cordoalha nua de cobre. Após feito isso, a partir do ponto em que o neutro é conectado na caixa do medidor ("relógios) de luz, na carcaça da mesma, você deriva um novo fio que será o terra de segurança. Leve esse novo fio (cor verde ou verde amarela por norma) pra dentro de casa, ligue no terra chuveiro, geladeira, computadores, tomadas, etc.

Esse terra é mais eficiente por dois motivos:

Primeiro a baixa impedância por aproveitar todo terra da rede elétrica externa, fazendo com que um curto circuito fase-massa tenha seccionamento instantâneo pelo disjuntor. Segundo, a equipotencialização de pontos terra:

O neutro é um aterramento em si, mas um aterramento funcional, referencial, de retorno da corrente consumida. O problema em ter um terra de segurança dedicado, onde existe um neutro aterrado, é que esses terras em determinadas condições podem flutuar seu potencial entre si. Digamos que seu terra por alguma razão tenha seu potencial aumentado para 1000V, por causa de um raio caindo nas imediações. O terra do neutro muito provavelmente ficará num potencial muito mais baixo por estar muito melhor aterrado que o seu. O que acontece nesse evento? Basicamente vai fluir 1000V entre neutro e terra pode dentro da suas fontes e queimas poderão ser invevitáveis. Eu não diria inevitáveis porque os produtos da APC e Belkin oferecem proteção por varistores entre Neutro-Terra - protetor de disturbios em modo comum - common mode. Qualquer disturbio elevado entre neutro e terra, provavelmente seus protetores tomarão conta. De qualquer forma, o ideal é que ambos neutro e terra estejam equipotencializados e essa é uma exigência relativamente recente das normas elétricas. Na NBR 5410 você encontra o assunto equipotencialização e terra TN-S...

Pequenas diferenças de potencial entre neutro-terra geram tb ruidos elétricos de modo comum. Felizmente as fontes possuem boa filtragem de ruidos em modo comum, mas alguns equipamentos podem ter problemas...

Se você tiver com dificuldade de enteder isso, posso postar fotos e desenhos explicando.

Você pode se perguntar, já que tem que ligar neutro e terra, porque não fazer isso direto na tomada?

Primeiro esse terra não será mais um TN-S e sim um TN-C, tb reconhecido por norma, mas condenado por não oferecer seguraça ao usuário já que o terra usará em todo segmento de fio interno da casa o neutro, q tem corrente trafegando continuamente e por isso seu potencial pode flutuar em relação ao 0 volt absoluto. Outra questão é a inversão do neutro com fase em algum ponto na rede elétrica, fazendo com que 110 ou 220V vá direto à carcaça do equipamento.

O terra TN-S só compartilha o neutro da caixa do medidor pra baixo e pra fora da residência, oferecendo assim segurança e eficiência ao mesmo tempo.

O condicionador de energia que comprei foi este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80108140-av-cht-2100-nb-filtro-condicionador-de-energia-_JM

Depois comprei outro para 220V da mesma marca so que dizendo que era uma versão nova microprocessada.

Aguardo opiniões

Obrigado

Augusto

Sobre o condicionador é como eu falei, é melhor deixa-lo só no home theater, TV, DVD...

Sobre a ligação tudo em 220V, eu manteria em 110V por existir um neutro na rede, um referencial melhor pra tensão 110V. Ligar 220V F-F só recomendo pra aparelhos de alta potencia como chuveiros, ar-condicionados, etc.

Há regiões do pais que 220V é mono-fasico, 220V Fase-Neutro, como aqui onde moro...

***EDITADO***

Sobre a bitola do terra a regra é a seguinte:

O fio principal que desce ao terra, deve ser de mesma bitola da maior fiação da rede ou seja, 6mm no teu caso.

Ao distribuir os circuitos, a bitola deve ser a mesma do fio fase. Se por exemplo você usa fio 2.5mm nos fases e neutro das tomadas, terra deve usar 2.5mm tb ou maior.

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Ok.

Então o que preciso fazer e colocar mais 1 fio 6mm do netro do relogio e utilizar este como terra , posso interligar as 3 hastes que ja tenho sem problemas ?

Esta semana foi instalado 2 Ar Condicionados e eu fiz o mesmo esquema "puxei" as duas fazes do relogio com fios 6mm e adicionei mais 3 hastes, mas nao em triangulo em linha reta com distancia de 1 metro cada.

Então posso interligar todos os "terras" fazendo desse jeito ?

Achei justamente ao contrario que cada um tento seu terra teria mais segurança. Me enganei redondamente.

Obrigado pela ajuda e se tiver mais alguma dica para adicionar por favor diga.

Quanto ao condicionador de energia e somente retirar os dois e deixar somente as proteções contra surtos da APCD e Belkins.

Quanto ao que o faller falou "2) Pelo fato de seus no-breaks trabalharem com forma de onda retangular, eu considero desaconselhável a colocação de qualquer espécie de filtro depois dele. Esse seu filtro da Belkin não tenho ideia de sua atenuação nas componentes de alta frequência, mas certamente deve estar ceifando parte da energia liberada pelo seu no-break. Não colocaria jamais algum filtro depois de no-breaks não senoidais puro." , somente retirando o supresor e colocando uma extensão comum ja resolve o problema ?

Aguardo

Augusto

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Obrigado pela ajuda e se tiver mais alguma dica para adicionar por favor diga.

Olhe as normas:

http://forum.clubedohardware.com.br/nbr-5410-normas/103815

ai tem bem explicado como fazer o aterramento, mas no seu caso, unir todos os seus aterramentos (incluindo o do neutro) com um fio grosso já é o suficiente.

Quanto ao que o faller falou "2) Pelo fato de seus no-breaks trabalharem com forma de onda retangular, eu considero desaconselhável a colocação de qualquer espécie de filtro depois dele. Esse seu filtro da Belkin não tenho ideia de sua atenuação nas componentes de alta frequência, mas certamente deve estar ceifando parte da energia liberada pelo seu no-break. Não colocaria jamais algum filtro depois de no-breaks não senoidais puro." , somente retirando o supresor e colocando uma extensão comum ja resolve o problema ?

Seu nobreak não é senoidal? Se for não há esse problema que o faller falou.

Leonardo

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Ok.

Então o que preciso fazer e colocar mais 1 fio 6mm do netro do relogio e utilizar este como terra , posso interligar as 3 hastes que ja tenho sem problemas ?

Esta semana foi instalado 2 Ar Condicionados e eu fiz o mesmo esquema "puxei" as duas fazes do relogio com fios 6mm e adicionei mais 3 hastes, mas nao em triangulo em linha reta com distancia de 1 metro cada.

Então posso interligar todos os "terras" fazendo desse jeito ?

Achei justamente ao contrario que cada um tento seu terra teria mais segurança. Me enganei redondamente.

Tanto pode, quanto deve!! Apesar disso, muitos eletricistas estão desatualizados e continuam dizendo que o terra mais eficaz é o com hastes isoladas, pergunta porque e eles não sabem responder! :/

A distância das hates é como eu falei, deve ser no mínimo o comprimento das hastes, isso está nas normas tb é é justificado pela "zona de ação" entre cada haste q costuma se estender a uma distância do próprio tamanho da haste, então pra melhor eficácia, essa distância deve ser respeitada.

Obrigado pela ajuda e se tiver mais alguma dica para adicionar por favor diga.

Quanto ao condicionador de energia e somente retirar os dois e deixar somente as proteções contra surtos da APCD e Belkins.

E os nobreaks. Deixa o protetor e depois os nobreaks.

Quanto ao que o faller falou "2) Pelo fato de seus no-breaks trabalharem com forma de onda retangular, eu considero desaconselhável a colocação de qualquer espécie de filtro depois dele. Esse seu filtro da Belkin não tenho ideia de sua atenuação nas componentes de alta frequência, mas certamente deve estar ceifando parte da energia liberada pelo seu no-break. Não colocaria jamais algum filtro depois de no-breaks não senoidais puro." , somente retirando o supresor e colocando uma extensão comum ja resolve o problema ?

Aguardo

Augusto

Qual a razão de por o filtro após o nobreak, aumentar o numero de tomadas?? Compra uma extensão simples, sem supressão interna.

Aqui estão as fotos de como a CIA ELétrica aqui indica a ligação do terra e abaixo como eu fiz.

padrp2.jpg

padro1.jpg

O fio verde é o terra e ta ligado junto com o neutro (no diagrama acima mostra neutro como fio azul, mas colocaram preto no meu medidor) e junto com os protetores anti-surto:

dpsclamper.jpg

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Olá.

Três coisas:

1 - O Faller disse o seguinte: "Pelo fato de seus no-breaks trabalharem com forma de onda retangular, eu considero desaconselhável a colocação de qualquer espécie de filtro depois dele. Esse seu filtro da Belkin não tenho ideia de sua atenuação nas componentes de alta frequência, mas certamente deve estar ceifando parte da energia liberada pelo seu no-break. Não colocaria jamais algum filtro depois de no-breaks não senoidais puro".

No interior da fonte do micro não existe um filtro?

2 - Nas instalações novas aqui na minha região, o terra está sendo feito desta maneira. Na caixa de distribuição é colocada uma haste e desta haste derivam dois fios, um para o neutro e outro para o terra.

No neutro da rede dentro da nossa residência circula uma corrente, por isto não é aconselhável fazer uma ponte nas tomadas ligando o pino do terra com o neutro. Mas esta corrente não chega a rede externa? Passando pela haste onde está conectado o fio terra? E existe uma maneira REALMENTE EFICIENTE de testar o terra sem o terrômetro?

3 - Nas tomadas, é realmente necessário o fase estar no pino direito e o neutro no pino esquerdo para oestabilizador, o nobreak e a fonte funcionar corretamente? Pergunto isto, pois tenho uns amigos, todos tecnicos em eletrônica, que possuem um provedor de internet por rádio frequência e eles afirmam que não é necessario.

Abraços.

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Olá.

Três coisas:

1 - O Faller disse o seguinte: "Pelo fato de seus no-breaks trabalharem com forma de onda retangular, eu considero desaconselhável a colocação de qualquer espécie de filtro depois dele. Esse seu filtro da Belkin não tenho ideia de sua atenuação nas componentes de alta frequência, mas certamente deve estar ceifando parte da energia liberada pelo seu no-break. Não colocaria jamais algum filtro depois de no-breaks não senoidais puro".

No interior da fonte do micro não existe um filtro?

Sim, mas nem sempre possuem varistores, mas eu já liguei meu filtro APC na saída do nobreak, testei por vários minutos com onda retangular, sem problemas. Mas de qualquer forma, não vejo razão pra isso. Geralmente esses protetores dedicados possuem um tempo de resposta mais baixo que o nobreak ou seja, eles usam varistores de menor valor de tensão de serviço que os nobreaks.

Toda proteção anti-surto quando em cascata, deve estar coodernada ou seja, uma deve agir depois da outra, primeiro a que vem primeiro e depois a que vem em segundo e assim por diante. Se você coloca um protetor anti-surto APC após um nobreak APC ou mesmo um SMS que usam varistores de valores mais elevados, chances são de que o protetor após o nobreak reaja antecipadamente e só depois o protetor do nobreak. Além do que a proteção anti-surto dedicada como as da APC, vão ter sua eficácia reduzida ao ter que desviar o surto pelo circuito interno do nobreak e no meio disso o protetor interno do nobreak pode agir tb, gerando problemas.

2 - Nas instalações novas aqui na minha região, o terra está sendo feito desta maneira. Na caixa de distribuição é colocada uma haste e desta haste derivam dois fios, um para o neutro e outro para o terra.

No neutro da rede dentro da nossa residência circula uma corrente, por isto não é aconselhável fazer uma ponte nas tomadas ligando o pino do terra com o neutro. Mas esta corrente não chega a rede externa? Passando pela haste onde está conectado o fio terra? E existe uma maneira REALMENTE EFICIENTE de testar o terra sem o terrômetro?

O importante não é ter corrente circulando no circuito terra interno da residência. O único caminho que terá corrente percorrendo nesse tipo de terra é do ponto onde o neutro é aterrado e pra fora, bem longe das carcaças metálicas aterradas.

Um único meio que eu vejo pra testar um terra do tipo TT sem terrômentro é usar uma carga elevada e medir a tensão ou mesmo observar o comportamento da carga. Ex: Um chuveiro de 5000W ou 6000W, é uma carga pesada. Ligue ele entre Fase-Terra ao invés de Fase-Neutro, mas tome cuidado porque você pode tomar um choque na água caso o terra seja ineficiente, já que a energia procurará os caminhos de menor resistência, então ao saturar esse terra de carga, o restante pode descer na água. beleza, feito isso, meça a queda de tensão, se cair muito mesmo ou o chuveiro nem ligar, tá aí sua resposta.

3 - Nas tomadas, é realmente necessário o fase estar no pino direito e o neutro no pino esquerdo para oestabilizador, o nobreak e a fonte funcionar corretamente? Pergunto isto, pois tenho uns amigos, todos tecnicos em eletrônica, que possuem um provedor de internet por rádio frequência e eles afirmam que não é necessario.

Não é necessário pro funcionamento correto das fontes essa polarização, mas pro funcionamento dos sistemas de proteção sim. O fusível da fonte e qualquer protetor passa apenas pelo fio fase, se você inverte e ao invés disso o neutro passe pelo fusível, caso ocorra uma pane série, curto-circuito com falta à massa, o neutro será cortado pelo fusível e energia continuará chegando dentro do circuito da fonte e massa.

Mas o que tenho observado é que em alguns casos, a inversão de polaridade faz com que um carcaça não aterrada dê mais choque com as posições invertidas do que quando correta. Isso não sei explicar a razão.

Abraços.

Outro!

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Duas coisas:

1 - Se o nobreak for de onda quadrada, o filtro da fonte nãp prejudicará a energia?

2 - No caso de um fio neutro da rede cair sobre o fase e entrar um tensão pelo fase e o terra estiver conectado a haste do neutro da caixa de distribuição, a tensão não vai entrar na rede da casa (ou empresa) pelo neutro e terra também, como os dois estão interligados pela haste?

Abraços.

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Duas coisas:

1 - Se o nobreak for de onda quadrada, o filtro da fonte nãp prejudicará a energia?

Se o filtro deforma mais ainda a onda, eu acho difícil, até porque na saida de alguns nobreak possuem capacitores pra filtrar a onda retangular e logo na entrada da fonte, mais capacitores e indutores. Essa parte eu deixo pro faller explicar melhor, o que posso dizer por experiência, que o filtro APC ligado na saida de um nobreak APC, em princípio não deu problema, mas liguei só pra testar mesmo, não deixo assim.

2 - No caso de um fio neutro da rede cair sobre o fase e entrar um tensão pelo fase e o terra estiver conectado a haste do neutro da caixa de distribuição, a tensão não vai entrar na rede da casa (ou empresa) pelo neutro e terra também, como os dois estão interligados pela haste?

Se um fio de alta tensão ou de baixa tensão (100-240V) cair sobre o neutro da rede, primeiro haverá um curto circuito e como em todo curto-circuito, há as proteções dos disjuntores. Nos postes, perto dos transformadores geralmente, existe uma espécie de fusível que se abre quando ocorre curto-circuitos à terra (neutro) ou Fase-Fase. Nesses fusíveis se não me engano há varistores de alta tensão logo ao lado tb pra dissipar surtos causados por raios na linha de alta tensão. Quando os fios entram seu padrão de energia, caixa do medidor, geralmente ali há outro disjuntor.

Digamos que o disjuntor leve 1 segundo pra agir e nesse 1 segundo que uma linha de 13.000V entra em contato com o neutro, o neutro provavelmente terá seu potencial elevado, mas ele tá aterrado, então grande parte dessa energia vai descer pra terra em todos os pontos q ele é aterrado pela CIA, inclusive na entrada do seu medidor, minimizando enormemente o aumento de potencial lá na tomada que cause riscos ao usuário e à maquina.

Se o neutro tiver junto com o terra na entrada, é quase impossível haver uma Diferença de potencial entre neutro e terra, o que por si só é uma segurança pro usuário que tiver tocando a carcaça e se nesse evento o neutro elevasse seu potencial de forma muito perigosa e existisse um terra separado, tensão iria se forma na massa, na carcaça aterrada e o perigo seria certo.

De qualquer forma, o uso de protetores locais de modo comum ou seja, que tenha varistores entre neutro e terra, são recomendáveis em ambas situações, com terra isolado ou terra equipotencializado. Se houver a qualquer DDP perigosa entre neutro e terra, as duas linhas serão equipontecializadas momentaneamente pelos varistores montados ai.

Você está preocupado com as máquinas ou com as pessoas? Num sistema de terra isolado, os perigos são maiores e mais constantes. Qualquer DDP perigosa entre neutro e terra isolado, vai ser sentida na massa, botando as pessoas em perigo e o equipamento tb.

Novamente, por o neutro está aterrado em muitos pontos da rede elétrica e na sua entrada - no meu caso reforcei meu terra do neutro com mais duas hastes - qualquer perigo é muito reduzido, ainda mais com o uso de protetores entre neutro e terra. Eu nã me preocuparia quanto a isso.

Quem tiver maior profundidamente no assunto e poder nos dizer se há alguma possibilidade de uma linha fase tocar o neutro na rua gerar um aumento de potencial do terra TN-S lá na tomada, que se manifeste. :)

Abraços.

Estamos aqui pra cada vez aprendermos mais!

Abraços!

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Olá.

Prometo ser esta a minha última pergunta, para não alongar muito o tópico.

Quando colocamos um estabilizador ao lado de um monitor CRT, ocorrem distorções na tela. Estas causadas pelo campo magnético do trafo do estabilizador, certo? Um estabilizador colocado ao lado do gabinete pode prejudicar o funcionamento da placa-mãe? Se pode, porque a fonte não prejudica, se fica próxima a placa? E porque se colocarmos uma fonte ao lado de um monitor CRT, esta não causa distorções?

Abraços.

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Olá galera, bom vou tentar ser rápido e direto na pergunta. Estava conversando com um amigo hoje a tarde, ele é dono de uma loja de informática, presta serviços, etc.. Bom, eu havia perguntado para ele sobre a questão de uma boa fonte mais um filtro de linha serem suficientes para o computador, dispensando o uso de estabilizador. Bem, digamos que ele chegou a ficar irritado com a minha pergunta, dizendo que seria até fácil queimar peças do computador por não usar um estabilizador, e ainda me propôs o desafio: "Certo então, usa seu computador sem estabilizador ou no-break, a primeira variação grande de energia seu pc vai pro espaço" (foi mais ou menos assim q ele disse hehehe). Bom eu já havia lido esse tópico, mas esse episódio fez voltar a duvida:

http://forum.clubedohardware.com.br/boa-fonte-substitui/430112

Pergunta é bem simples, o que ele disse é ou nao verdade? Eu nem cheguei a falar para ele sobre a questão de PFC ativo, etc...

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Olá.

Prometo ser esta a minha última pergunta, para não alongar muito o tópico.

Quando colocamos um estabilizador ao lado de um monitor CRT, ocorrem distorções na tela. Estas causadas pelo campo magnético do trafo do estabilizador, certo? Um estabilizador colocado ao lado do gabinete pode prejudicar o funcionamento da placa-mãe? Se pode, porque a fonte não prejudica, se fica próxima a placa? E porque se colocarmos uma fonte ao lado de um monitor CRT, esta não causa distorções?

Abraços.

O campo eletromagnético de um estabilizador é muito mais amplo e forte do que de uma fonte chaveada q usa transformadores menores.

Não sei dizer se colocar um campo magnético do estabilizador do lado da placa mãe vai gerar algum problema, creio que que um gabinete com um terra ligado forneceria uma blindagem mais eficaz contra esses campos do que um gabinete sem aterramento.

Num monitor CRT há um canhão de elétrons com feixe excitando o fósforo na frente da tela e esse feixe é facilmente distorcido por campos magnéticos, até o campo magnético da terra pode influenciar um pouco nos monitores CRT.

Alguns CRT's vêm com uma blindagem metalica em volta de todo canhão. Os Samsung 796MB Plus por exemplo, vem com uma caixa metalica toda furadinha pra sair o ar quente, mas protegendo em parte contra esses campos.

Olá galera, bom vou tentar ser rápido e direto na pergunta. Estava conversando com um amigo hoje a tarde, ele é dono de uma loja de informática, presta serviços, etc.. Bom, eu havia perguntado para ele sobre a questão de uma boa fonte mais um filtro de linha serem suficientes para o computador, dispensando o uso de estabilizador. Bem, digamos que ele chegou a ficar irritado com a minha pergunta, dizendo que seria até fácil queimar peças do computador por não usar um estabilizador, e ainda me propôs o desafio: "Certo então, usa seu computador sem estabilizador ou no-break, a primeira variação grande de energia seu pc vai pro espaço" (foi mais ou menos assim q ele disse hehehe). Bom eu já havia lido esse tópico, mas esse episódio fez voltar a duvida:

http://forum.clubedohardware.com.br/boa-fonte-substitui/430112

Pergunta é bem simples, o que ele disse é ou nao verdade? Eu nem cheguei a falar para ele sobre a questão de PFC ativo, etc...

Pegunta pra ele porque TVs, DVDs, Gravadores de DVDs de sala, TV de Plasma, TVs de LCD, Video Cassetes, etc, não queimam ao passare anos a fio ligados direto na tomada??

Não vale ele dizer q é porque eles são bi-volt, isso não tem nada a ver. Até porque há TVs mais antigas que têm chave seletora de tensão e muita gente ainda as usam direto na tomada, aqui mesmo tenho uma TV de 1992, q funciona direto na tomada, pifou uma vez só, mas por defeito em outra parte, a fonte é original desde então.

Se ele falar que as fontes desses aparelhos são diferentes, ele não sabe de nada e não conhece nada do funcionamento de uma fonte chaveada em alta frequência. As fontes desses aparelhos em pouco diferem no funcionamento da fonte de um PC.

Um Gravador de DVD de sala é diferente em que de um PC moderno?? Em nada! Ele tem ali dentro daquela carcaça processadores digitais processando todo o vídeo e gravando em mídia óptica no formato digital MPEG 2 geralmente em milhares de bits por segundo. Ai ele pode falar que o HD do computador é o que sofre mais, mas e aqueles DVDs e TVs com HD interno q a maioria das pessoas liga direto na tomada??

Provavelmente ele vai apelar e dizer que esses aparelhos vêm com uma fonte estabilizada internamente! Ai ele vai moder a lingua porque a fonte de qualquer PC é estabilizada tb! Ou ele pode dizer que esses aparelhos foram feitos pra isso. Nossa e um computador, uma peça tão moderna, não foi feito pra isso tb?? porque diabos não seria feito da mesma forma?? Tudo ilusão...

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