Ir ao conteúdo

Configuração do “Aperture Size” problemas em placas de vídeo

rodrigo.temp

Posts recomendados

Postado

Esse tópico é para ajudar todos aqueles que tenham o mesmo problema. Encontrei muitas descrições de problemas parecidos em outras 6800, 6200 e 7600 AGPs. Não sei se a solução é a mesma, mas não custa tentar.

Comprei recentemente uma zogis 6800XT 256/128 e coloquei no meu sempron no lugar de uma MX4000. Ficou beleza, mas quando fui jogar, os games ficavam com as texturas das imagens embaralhadas, alguns objetos não apareciam ou apareciam parcialmente. Achei que pudesse ser problema de conflito de drives, aí formatei o PC e nada. Foi aí que coloquei o “AGP Aperture Size” em 256MB (estava em 128MB) na BIOS e resolveu todos os problemas.

Aí lembrei que minha X1600Pro às vezes não apareciam alguns objetos em AGE 3 e fiz o mesmo procedimento e tb resolveu.

Postado

Estranho... porque esse aperture size era para não ter nada a ver com o desempenho de placas de vídeo off-board.

Que eu saiba, isso vai regular a quantidade de memória que será dedicada ao vídeo on-board na inexistencia de placa off.

Acho que vou dar uma pesquisada mas até onde eu sei é isso...

Alguem que já pesquisou concorda ou discorda??

falowssss

Postado
Estranho... porque esse aperture size era para não ter nada a ver com o desempenho de placas de vídeo off-board.

Que eu saiba, isso vai regular a quantidade de memória que será dedicada ao vídeo on-board na inexistencia de placa off.

A configuração da memória da placa "On" é em outro lugar. Mas eu achava que o "AGP Aperture Size" era só a quantidade de memória disponibilizada pelo sistema para a placa "Off", por isso usava um valor mais baixo. Mas acho que não é só isso, e talvez nem tenha aver com isso. E comprovei , que no meu caso, um valor abaixo de 256MB na minha placa dava pau.

Postado

Na realidade “Aperture Size” significa: “Tamanho da abertura”.

Especulando...

Talvez uma placa de vídeo de 128MB precise de uma “abertura” de 128MB para funcionar corretamente e uma de 256MB de uma “abertura” de 256MB e assim sucessivamente.

Postado

Eu tb. modifiquei o Aperture size , na bios, o meu estava configurado p/

64mbs.."droga" ,c/64 eu conseguia uma media 4.500 pts. no 3D2001SE

alterei p/128 a Media subiu p/ 5.200 pts.

Dá diferença sim !!

Postado

Pessoal, quem conseguir solucionar algum problema ou melhorar o desempenho da placa de vídeo com esse procedimento, favor postar aqui para ajudar outros usuários.

Postado

Eu troquei os valores do meu e todos os testes de benchmark não tiveram alteração... Se afeta alguma coisa nas placas off, deve ser só em algumas então, porque na minha não fez diferença...

Postado

AGP Aperture Size é a quantidade de memória ram que o seu computador vai emprestar para a placa de vídeo caso a memória dela fique "lotada".

Por exemplo, se você tem uma placa de vídeo de 64mb e vai renderizar uma textura que precise de 128mb, a sua placa mãe vai emprestar 64mb de ram para a placa de video pra terminar de renderizar a textura.

Por isto que não há alteração de desempenho em placas de vídeo com mais capacidade de processamento e mais memória.

Espero ter esclarecido.

Abraço

Postado
AGP Aperture Size é a quantidade de memória ram que o seu computador vai emprestar para a placa de vídeo caso a memória dela fique "lotada".

Foi também o que eu sempre li a respeito dele aqui no fórum. Mas, no meu caso, não tinha só queda de desempenho com o “AGP Aperture Size” em menos de 256MB, mas tb as texturas em NFSMW e Half-Life 2 simplesmente não apareciam direito com minha 6800XT 256/128 e acho que não era por pouca memória, pois rodava esses jogos com minha MX4000 128/128 com “AGP Aperture Size” em 128MB. Nesse caso, 128 da placa + 128 da RAM = 256MB. Por essa lógica, a 6800XT rodaria sem problemas, até com um Aperture Size mais baixo, já que tem 256MB. Mas eu preciso configurá-lo em 256MB para ela rodar legal.

Por isso ainda fico com o pé meio atrás em relação a real função desse Aperture Size, e prefiro configurá-lo de acordo com a capacidade de memória da placa de vídeo.

Postado
Foi também o que eu sempre li a respeito dele aqui no fórum. Mas, no meu caso, não tinha só queda de desempenho com o “AGP Aperture Size” em menos de 256MB, mas tb as texturas em NFSMW e Half-Life 2 simplesmente não apareciam direito com minha 6800XT 256/128 e acho que não era por pouca memória, pois rodava esses jogos com minha MX4000 128/128 com “AGP Aperture Size” em 128MB. Nesse caso, 128 da placa + 128 da RAM = 256MB. Por essa lógica, a 6800XT rodaria sem problemas, até com um Aperture Size mais baixo, já que tem 256MB. Mas eu preciso configurá-lo em 256MB para ela rodar legal.

Por isso ainda fico com o pé meio atrás em relação a real função desse Aperture Size, e prefiro configurá-lo de acordo com a capacidade de memória da placa de vídeo.

Igual ao seu caso eu nunca vi. Sendo desta maneira, agora fico um pouco na dúvida na questão AGP Aperture Size e o desempenho em jogos. Eu tenho uma 6800xtreme 256/256 e nunca tive estes problemas como voce esta falando.

Postado

Por exemplo, se você tem uma placa de vídeo de 64mb e vai renderizar uma textura que precise de 128mb, a sua placa mãe vai emprestar 64mb de ram para a placa de video pra terminar de renderizar a textura.

Por isto que não há alteração de desempenho em placas de vídeo com mais capacidade de processamento e mais memória.

Espero ter esclarecido.

Abraço

Tião ! no meu caso por exemplo eu tenho uma 6200

c/128mbs. meu AP. size estava em 64 , coloquei em 128 agora depois de ler

o seu post , coloquei em 256Mbs. vou testar + 3Dmark ,p/ ver .

mas acho q. o desempenho esta melhorando...

depois post. p/ vocês.

Abraços...

Magrão.

Postado
Tião ! no meu caso por exemplo eu tenho uma 6200

c/128mbs. meu AP. size estava em 64 , coloquei em 128 agora depois de ler

o seu post , coloquei em 256Mbs. vou testar + 3Dmark ,p/ ver .

mas acho q. o desempenho esta melhorando...

depois post. p/ vocês.

Abraços...

Magrão.

magrao43jp,

Acho que no se caso não é necessário Ap size maior que 128MB. O desempenho não aumenta proporcionalmente ao seu tamanho. E acima de 128MB talvez você não experimente nenhuma melhora de desempenho.

Postado

Encontrei esse texto sobre o AGP Apreture Size:

“This option selects the size of the AGP aperture. The aperture is a portion of the PCI memory address range dedicated as graphics memory address space. Host cycles that hit the aperture range are forwarded to the AGP without need for translation. This size also determines the maximum amount of system RAM that can be allocated to the graphics card for texture storage. AGP Aperture size is set by the formula : maximum usable AGP memory size x 2 plus 12MB. That means that usable AGP memory size is less than half of the AGP aperture size. That's because the system needs AGP memory (uncached) plus an equal amount of write combined memory area and an additional 12MB for virtual addressing. This is address space, not physical memory used. The physical memory is allocated and released as needed only when Direct3D makes a "create non-local surface" call. The size of the aperture does not correspond to performance so increasing it to gargantuan proportions will not improve performance. Many graphics card, however, will require a larger than 8MB AGP aperture size to work properly so you will need to set a minimum of 16MB for the AGP aperture size. Even then, you should set the aperture size at a higher setting so that it will be large enough to accommodate any texture storage requirements that your games/applications may have.”

Não entendi direito a função, mas dá pra perceber que não é só a quantidade de RAM do sistema utilizada pela placa de vídeo, e que algumas placas necessitam de uma abertura maior que outras para funcionar corretamente. O autor ainda diz que 64-128 já seriam suficiente para acomodar todas as exigências de armazenamento da textura que seus jogos/aplicações puderem ter (mas isso em 2001, quando o texto foi escrito. Talvez hoje seja necessário um Ap size maior). E no meu caso, acredito que a minha placa precise de um Ap size de 256MB para funcionar bem, mas isso não seria necessário em todos os casos.

Por isso, recomendo que se teste o desempenho com diferentes tamanhos de abertura para encontrar o que melhor se adéqua a sua placa.

Postado
magrao43jp,

Acho que no se caso não é necessário Ap size maior que 128MB. O desempenho não aumenta proporcionalmente ao seu tamanho. E acima de 128MB talvez você não experimente nenhuma melhora de desempenho.

beleza. Rodrigo ! como eu falei vou testar p/ ver , não custa nada !!!:lol: hehe

já testei varios Forceware .deu o maior trampo:mad:

fiz só um teste c/ Ap.size 256.

consegui 3Dmark 5.100 , preciso fazer + e depois tiro a media.

Postado
eu sei q é uma pergunta mt iniciante , mas como mexe nesse aperture size?????

fiquei interessado

Esse "Aperture Size" está na BIOS. ;) Para acessar a BIOS aperte DEL quando o PC estiver fazendo a contagem de memória RAM, logo ao ligar o computador.

Postado
magrao43jp,

Rodrigo ! você. esta Certo !! não adianta aumentar o Ap.Size p 256 mbs.

Galera !! Vamos lá sobre o Aperture size .

Com a Minha GF 6200 de 128 Mbs. e usando o Forceware 82.65.

Realizei 3 testes de 3Dmark2001SE c/ Ap.size 256 mbs :

Obtive 13.915 Pontos somando os 3 testes, obtive a seguinte media:

13.915/ 3 = 4.638 Pontos c/ Ap.size 256 mbs.

Realizei 2 Testes, com Ap. size 128 Mbs:

Obtive 10.402 Pontos somando os 2 testes, obitive a seguinte media:

10.402 / 2 = 5.201 Pontos c/ Ap.size 128 Mbs.

Agora eu acho q. ficou claro, a configuração do Aperture size na Bios ,

tem q. ser do mesmo tamanho das memorias da placa de video .

Ah! é !! a 6200 "esquenta" mesmo !! no inicio de todos os teste estava 48~50°C

No fim dos testes ficava em 64~66° C.

espero ter ajudado !!!

Bora lá !! testar + Forceware p/ ver se melhoro isso....:P

se melhorar post aqui... beleza.

Abraços...

Magrão.

Postado

e ai galera, beleza?

pra mim num tem diferença nenhuma esse aperture size... eu tinha uma 9600xt com 256mb e o meu aperture size tava em 128 e eu nunca vi diferença nenhuma n... e eu ja fiz o teste do aperture com 128 e 256... ou seja, pra mim, a merma coisa!

flws

athlon 64 3000+ (venice - 754)

k8v800-m

512mb ddr 400

prolink 6600 gt 128/128 - 500/900

thermaltake 430w

Postado

oxe bruno, estranho isso vei... muito estranho mermo... :(

pelo q eu saiba, toda placa-mãe tem esse aperture size, porque logo a da asus num tinha ter? da uma procuradinha ai, mais a fundo q você acha!

Falou

k8v800-m

512mb ddr 400

thermaltake 430w

Postado
oxe bruno, estranho isso vei... muito estranho mermo... :(

pelo q eu saiba, toda placa-mãe tem esse aperture size, porque logo a da asus num tinha ter? da uma procuradinha ai, mais a fundo q você acha!

Falou

k8v800-m

512mb ddr 400

thermaltake 430w

Hehehhe vou procura com mais calma mesmo...Mas nao achei ah pelo q vi tem q colocar em 256Mb em??Ou estou emganado.

FLLW

Postado
eu procurei na minha mas acho q na placa-mãe minha nao tem q vocês axam??

Bruno !!! Na minha placa mãe o Ap. size esta em :

"Advanced Chipset Features "

Vê se você. tem na Bios...

Na hora de colocar o valor lá você. tem q. por o mesmo valor da sua placa de video

Se sua PV for de 128 mbs. coloca lá 128mbs , Não adianta nada você. ter uma PV 128 e colocar

no Ap.size 256mbs. você. não vai ter um ganho por isso.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...