Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mod para carregar pilhas no seu mp3player conectando ao usb (nao use recarregador)


Victor_npb

Posts recomendados

Tenho um S1Mp3Player Generico e tive uma ideia de recarregar as propias pilhas recarregaveis AAA no Mp3 quando conectado a porta usb, e acabei achando um projeto pronto no wikipedia. Ver Projeto

O projeto é simples e consiste em 3 diodos 1n4148 em serie ligado ao pino vcc do usb.

O problema que tive foi o seguinte. segundo o wikipedia a saida seria de 1,8v e quando soldei os diodos juntos e antes de solda-los definitivamente ao mp3 resolvi testar com o multimetro, liguei eles em 5v e testei a tensão, apareceu 4,04v. será que fiz a ligação errada??

attachment.php?attachmentid=52840&stc=1&d=1180122642

como fiquei em duvida com estes 4v de saida fiquei com medo de queimar então resolvi fazer alguns testes com o multimetro e cheguei a uma ligação por acaso que parece funcionar mas não testei efetivamente no mp3 apenas no multimetro:

attachment.php?attachmentid=52841&stc=1&d=1180123088

post-29048-13884943703331_thumb.jpg

post-29048-13884943703723_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os diodos dão uma queda de tensão de ~3 x 07V = 2,1 V Polarizadosno modo correcto.

Logo deve obter ~3V

O que aconteceu é que mediu em vazio , isto é sem corrente nos diodos e logo pode obter uma tensão superior .

Experimente ligar em vez da bateria uma resistência de 47 ohms e meça .

Note que pode ter que alterar para ajustar ao seu Mp3 pois depende da tensão de carga que precisa.

Isso pode ver no carregador normar que usa .

Nota que algumas das experiências dão valores de 0V porque os diodos estão incorrectamente polarizados .

Além disso deve sempre na saída usar uma resistência de carga para os diodos conduzirem 50 ou 60 MA .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os diodos dão uma queda de tensão de ~3 x 07V = 2,1 V Polarizadosno modo correcto.

Logo deve obter ~3V

O que aconteceu é que mediu em vazio , isto é sem corrente nos diodos e logo pode obter uma tensão superior .

Experimente ligar em vez da bateria uma resistência de 47 ohms e meça .

Note que pode ter que alterar para ajustar ao seu Mp3 pois depende da tensão de carga que precisa.

Isso pode ver no carregador normar que usa .

Nota que algumas das experiências dão valores de 0V porque os diodos estão incorrectamente polarizados .

Além disso deve sempre na saída usar uma resistência de carga para os diodos conduzirem 50 ou 60 MA .

Caro amigo,

então a ligação final seria essa? por favor se estiver errada, me corrija.

Obrigado pela atenção

post-29048-13884943706795_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só lhe indiquei a resistência pa que pudesse ver a tensão real que aparecia na saida e seria sem a bateria.

Para saber o circuito desse tipo simples terá que ver que bateria o seu Mp3 usa. Tensão e corrente de carga.

Pode ver tambem as caracteristicas do carregador que usa actualmente,

Por esse pode ver-se a tensão e corrente necessárias e adaptar o circuito ao que precisa .

De outra forma pode ou sobrecarregar a bateria ou não a carregar completamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não aconselho você recarregar baterias desta forma, pois, não há limitação de corrente ou tensão.

A carga tem que ser interrompida quando a tensão na bateria atingir 1,8v, além de que a corrente tem que ser limitada em no máximo 1CmA, onde C é a capacidade da bateria.

Além disto, o ideal é que o carregador monitore a temperatura da bateria e interrompa a carga se for atingida uma temperatura de 50ºC.

Fonte:

http://www.panasonic.com/industrial/battery/oem/images/pdf/Panasonic_NiMH_ChargeMethods.pdf

Quanto aos valores de tensão obtidos nos seus testes com diodos, considera a possibilidade de haver danificado um ou mais diodos por excesso de temperatura durante a soldagem.

O seu multímetro tem uma escala para teste de diodos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bateria, no caso é uma pilha AAA recarregavel de 1,2volts.

tive a oportunidade de testar um carregador comercial com o multimetro, ele marca 3volts sem a pilha, com a pilha marca 1,35v.

não sei como medir a carga, mas coloquei o multimetro para medir a resistencia e coloquei no carregador sem a pilha ele mostrou ~1500k e com a pilha ~1200k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não aconselho você recarregar baterias desta forma, pois, não há limitação de corrente ou tensão.

A carga tem que ser interrompida quando a tensão na bateria atingir 1,8v, além de que a corrente tem que ser limitada em no máximo 1CmA, onde C é a capacidade da bateria.

Além disto, o ideal é que o carregador monitore a temperatura da bateria e interrompa a carga se for atingida uma temperatura de 50ºC.

Fonte:

http://www.panasonic.com/industrial/battery/oem/images/pdf/Panasonic_NiMH_ChargeMethods.pdf

Quanto aos valores de tensão obtidos nos seus testes com diodos, considera a possibilidade de haver danificado um ou mais diodos por excesso de temperatura durante a soldagem.

O seu multímetro tem uma escala para teste de diodos.

Testei os tres diodos e todos mostraram um valor de 660, que eu não sei o que significa.no sentido oposto nao mostra nenhum valor.

acho que não terei problema com aquecimento da bateria se nao submetela por muito tempo.

se alguem tiver alguma ideia ou sugestão para uma solução, estou a ouvir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bateria, no caso é uma pilha AAA recarregavel de 1,2volts.

Sim, é exatamente a esta que me refiro. É que uso o termo pilha somente para as comuns (não recarregáveis).

tive a oportunidade de testar um carregador comercial com o multimetro, ele marca 3volts sem a pilha, com a pilha marca 1,35v

A tensão na bateria vai aumentando conforme ela vai carregando. A carga tem que ser interrompida quando a tensão atingir 1,8v, senão, extraga a bateria.

não sei como medir a carga, mas coloquei o multimetro para medir a resistencia e coloquei no carregador sem a pilha ele mostrou ~1500k e com a pilha ~1200k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou arriscar pra ver se vai dar certo depois posto mais fotos e os resultados.

Obrigado pela atenção

Não faça isso assim.Existem circuitos integrados próprios para fazer essa função e que permitem uma carga correcta.

Como já foi dito atrás pode estragar a bateria e mesmo a saída usb.Para além de diminuir o tempo de vida util da bateria.

Note ainda que a corrente desses 1N4148 em regime contínuo é de 200 mA.

Se ultrapassar esse valor pode estragar os mesmos.

Por outro lado à medida que a tensão da bateria vai subindo a corrente vai baixar e logo a tensão bos diodos. Isto até se atingir um ponto de equilibrio.

Mas como dito antes isto não é o processo correcto de fazer a carga.

Depois não diga que não avisamos.

Mas se quer tentar ligue 4 ( não 3 ) diodos em série ( do tipo 1N4001 por exemplo ) com uma resisrência se 4,7ohms.

E meça a tensão na bateria , que não deve exceder o indicado nos outros posts .

Nota : a tensão tem de medir na escala de tensão contínua nao de medir resistências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!