Ir ao conteúdo

Comprei notebook "novo", mas na verdade ele é "refurbished"

itiburski

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Comprei um notebook HP dv6258 há 3 semanas, em Porto Alegre/RS. A loja me garantiu que o produto era novo. Eu analisei o produto, e como não encontrei nada que pudesse contestar essa informação (arranhados, defeitos, etc), efetuei a compra. Ontem estava navegando e encontrei um site ensinando a identificar notebooks HP refurbished, olhei o serial do meu notebook e verifiquei que ele era refurbished. Pesquisei mais um pouco e encontrei referências quanto a isso no site da HP: http://www.hp.com/sbso/buspurchase_refurbished_faq.html

O PartNumber do meu notebook é RP168UAR#ABA, e é justamente esse "R" que determina que ele é refurbished.

E agora, como devo agir? Eu tento contactar a loja e solicitar a devolução do valor pago, ou aciono direto o procon?

Aguardo opiniões.

Obrigada.

• Membro VIP
Postado

Você pode solicitar a devolução do valor, mas veja o que está escrito no link.

Desta forma no link está explícito que computadores "refurbished" não são usados, portanto tornando mais difícil você comprar essa briga com a loja através do procon.

Já comprei HDs refurbished (factory repaired) e não tive problemas com eles.

A única reslva que posso dizer é, que estes produtos geralmente possuem preços menores, mas aqui no Brasil para se ter algo "legal" às vezes é necessário se sujeitar a isso, mesmo que não tenha o benefício do preço camarada.

Postado

Se esta se sentindo lesado pelo fato de ter comprado este note , você primeiro pode pedir a troca do aparelho por outro , se você pedir dinheiro de volta terá que entrar no Procon .Pois, deve ter passado mais de 7 dias que você comprou , você pode pedir ressarcimento do dinheiro investido , entrando no procon . Como dwatashi falou pense bem se vale a pena .

Quando você citou o site , eu lembrei deste daqui .http://www.synnex.com/vendors/HEWLETT_PACKARD.html

Neste site tem informações do seu note também , procure por este numero 1824345 . Lá fala que realmente seu note foi Refurbished .

Seu note e igual o meu DV6125se só muda que vem com Windows Vista . Até verifiquei se o meu era ....

Tente na loja trocar o aparelho mostre os dois sites citados e tente um acordo , caso não consiga .Procure a justiça .

Postado
no link está explícito que computadores "refurbished" não são usados, portanto tornando mais difícil você comprar essa briga com a loja através do procon.

Tudo bem que ser refurbished não indica que o produto seja usado, mas em algum momento ele já sofreu alguma manutenção, e por isso ele não é mais novo e não pode ser vendido como tal.

O que me deixou muito chateada foi ter sido enganada, porque a loja me garantiu que o produto era novo.

Além disso, eu fiz orçamentos em outras lojas, com preços mais baixos, e os vendedores dessas outras lojas foram honestos e me disseram que seus produtos eram refurbished. Eu acreditei no que o vendedor da loja onde eu comprei me disse, garantindo que o produto era novo, e comprei gato por lebre. Além do prejuizo financeiro, por ter comprado algo que na verdade não tinha nada de diferente dos demais, a não ser o preço...

Postado

Se você for ao Procon ou a qquer outro lugar vai dar no mesmo.Para ser ressarcida, você terá que procurar a JUSTIÇA. você pode procurar o pequenas causas e tentar um pleito lá.... mas eu acho que você terá que provar que foi enganada.... não sei se este link de consulta vai servir de prova peranta a justiça..... me fala 1 coisa: a loja te deu nota fiscal? Nota fiscal pra valer, não "notinha ou recibo....

Postado
Se você for ao Procon ou a qquer outro lugar vai dar no mesmo.Para ser ressarcida, você terá que procurar a JUSTIÇA. você pode procurar o pequenas causas e tentar um pleito lá.... mas eu acho que você terá que provar que foi enganada.... não sei se este link de consulta vai servir de prova peranta a justiça..... me fala 1 coisa: a loja te deu nota fiscal? Nota fiscal pra valer, não "notinha ou recibo....

Sim, eu tenho nota fiscal, constando o CNPJ e o número da inscrição estadual da loja.

A Justiça é tão lenta que eu acho que nem vale a pena tentar... Todavia, vou procurar o procon mesmo assim, nem que seja apenas para registrar a queixa e eles notificarem a loja, pra loja perceber que os clientes não são bobos.

Quando eu tiver novidades eu posto aqui, até para servir de base pra quem passar pelo mesmo problema.

Obrigada.

Postado

Bem, eu faria da seguinte forma:

Iria na loja, na boa e pediria meu dinheiro de volta, mesmo tendo sido a 3 semanas.

Se perguntassem o motivo, eu diria que de acordo com o site do fabricante, esse note não é novo.

Se eles falassem que não iriam devolver, eu deixaria claro que eu fui enganado pois a loja afirmou que o note era NOVO. Sendo assim, eu acionaria a justiça.

E uma observação. Procure o juizado de pequenas causas, isso não vai ter lentidão nenhuma e nesse período, você continuará usando o note, então, você não terá perda alguma, mesmo que demore um pouquinho.

É um direito seu, não deixe pra lá e nem tenha pena deles, o que fizeram foi de má fé contigo.

Postado

Os notes Refurbished são aqueles que na linha de produção deram algum tipo de problema foi consertado e colocado para vender de novo . Dependendo do preço vale até pena comprar ...UM amigo do trabalho chegou a comprar um HP lá fora com 35% desconto ...Só que la fora eles dão garantia de 1 ano , aqui eu não sei como procedem ..

Postado
Bem, eu faria da seguinte forma:

Iria na loja, na boa e pediria meu dinheiro de volta, mesmo tendo sido a 3 semanas.

Se perguntassem o motivo, eu diria que de acordo com o site do fabricante, esse note não é novo.

Se eles falassem que não iriam devolver, eu deixaria claro que eu fui enganado pois a loja afirmou que o note era NOVO. Sendo assim, eu acionaria a justiça.

E uma observação. Procure o juizado de pequenas causas, isso não vai ter lentidão nenhuma e nesse período, você continuará usando o note, então, você não terá perda alguma, mesmo que demore um pouquinho.

É um direito seu, não deixe pra lá e nem tenha pena deles, o que fizeram foi de má fé contigo.

Eu gostei da sua ideia, acho que vou fazer isso mesmo.

Você sabe me dizer se é necessário ter um advogado para abrir um processo no juizado de pequenas causas?

Obrigada.

Postado

Os conselhos dados por eduardo_forum são ótimos, porém vale uma ressalva. As causas que envolvem valores de até 20 salários mínimos não necessitam de advogados no Juizado Especial Cível (ou de pequenas causas), mas se você entrar na justiça sem advogado levará uma grande desvantagem na hora de sua argumentação e na hora de produzir as provas, pois, com certeza, a loja estará representada por um advogado, que saberá o que fazer, enquanto você estará perdida. Não custa nada você, antes de entrar na justiça (ou até mesmo ao mesmo tempo), procurar o PROCON e expor o seu caso, pois o órgão conta com advogados especializados e possui um poder de negociação e de pressão muito forte, podendo lhe ser útil.

Postado

É como o "advleb" falou, informe-se bastante, procure ajuda especializada e procure seus direitos. Se todos nós agissemos dessa forma, as coisas no Brasil estaria um pouco diferentes.

E poste os resultados de sua "negociação" com eles...

Que a força esteja com você...rs

Postado

Acredito que tentar um "acerto" direto com quem te vendeu é a melhor iniciativa... mas lhe aconselho a tentar documentar uma "carta" para essa empresa aonde conste o teu pedido e toda informação que comprove(ou fundamente) o fato do note ser refub... assim se em um segundo momento você precisar chegar as vias de justiça, estará documentada e nas pequenas causas(justiça rapida) será tudo mais rápido e direto...

FALOWS E ALOHA!!

Postado

Olá pessoal, só metendo o bedelho, eu tive um problema parecido, porém não de refurbished e sim de produto anunciado de uma forma e o produto ser outro... pensei no que um amigo disse, se eu entrar sozinho vou levar um surra, pois empresas levam pelo menos 2 advogados aí já viu né?!

O que eu fiz? Procurei um advogado e fizemos um "Contrato de Risco", que ele pede a troca do produto, e uma indenização.. e caso ganhe a indenização, o advogado recebe 30% do valor. Ou seja, não tive custo nenhum, e entrei na justiça normal, já que o pequenas causas estão dando valores muito baixo de indenização...

Bom, era só pra exemplificar meu "probleminha" e minha solução... :D

[]s

Postado

Bom, após alguns dias sem conseguir postar, vim aqui deixar um relato do que já aconteceu até hoje.

Telefonei pra loja na quarta-feira da semana passada, 13/06. Falei com uma funcionária, expliquei o problema (comprei um notebook novo e me entregaram um refurbished) e disse que queria devolver o produto e queria meu dinheiro de volta. Ela disse que tinha que ver com o dono da loja o que podia ser feito. Anotou meu telefone e ficou de me dar um retorno.

Na quinta-feira até o meio dia eu não tinha recebido retorno, então telefonei novamente pra loja e pedi pra falar com a mesma funcionária do dia antes. Ela disse que falou com o dono da loja mas que eles não podiam mais se responsabilizar porque eu tinha saído da loja e agora era tarde pra reclamar. Eu argumentei que quando eu comprei eu achava que o produto era novo e só agora descobri que era refurbished, por isso que só estava reclamando agora. Ela disse que essa era a posição do dono da loja. Daí eu perguntei como eu ficava, se tinham me prometido uma coisa e me entregado outra. Ela me disse que a funcionária que me vendeu o notebook não trabalha mais na loja, então eles não podem se responsabilizar pelo que ela me disse ou prometeu. Eu insisti que queria uma posição quanto a isso pois havia sido enganada descaradamente por eles, e ela disse que eu podia tentar falar com o dono da loja pra dar uma outra solução, só que ele estava viajando e só retornaria na segunda-feira (18/06).

Resolvi aguardar pra tentar falar com o tal dono da loja, o Rafael.

Hoje, 18/06, já tentei ligar pra loja 3 vezes. Cada vez que eu peço pra falar com o Rafael, a pessoa que me atende diz que vai transferir a ligação, daí dá aquele barulhinho de transferência e a ligação retorna pra pessoa, que me diz que o rafael não se encontra... Os caras não sabem nem mentir, porque a loja tem uma sala só, então não é difícil saber se uma pessoa está ou não na sala. Ele está se negando de me atender.

Tentei fazer um acordo amigável mas não deu. Amanhã vou registrar a queixa no procon e solicitar a devolução do meu dinheiro. Espero que dê tudo certo.

Obrigada àqueles que manifestaram suas opiniões aqui.

Assim que tiver novidades eu posto novamente.

Postado

De fato você tem que tentar uma solução amigável. Não sendo possível você deve procurar um advogado e verificar cada item da contrato de Compra e venda, se houver, ou o termo de garantia do produto. Mas você deve se atentar que o produto é, de fato, novo. Mesmo sendo refurbished (remanufaturado), ele é NOVO.

Há dois tipos de produtos semelhantes: Remanufaturados (problema verificado na linha de produção) e Recondicionados (problema verificado com o usuário final, retorna para garantia, conserta-se e vende-se mais barato). Desses 2 citados, somente o 2° é considerado "usado" pois sofreu a ação do usuário final (consumidor) e porque já deu saída da loja/estabelecimento.

Portanto estude bastante o que você pode fazer, pois pelo que parece, os caras da loja querem te sacanear, não vai custar nada eles pedirem, em cima da sua ação, caso perdida, uma indenização por danos morais ou algo parecido.

Pelo que tenho conhecimento, POR LEI, no Brasil não é necessário especificar que é remanufaturado, NÃO TENHO CERTEZA, logo sugiro sim que você procure um advogado para te acompanhar.

• 7 meses depois...
Postado

Mas factory refurbished é novo que eu saiba. Voltou para a linha de produção sem sair da fábrica, ou as vezes foi simplesmente embalado de novo porque ficou mais de um certo tempo em estoque, ou a embalagem tava com um canto rasgado.

Não tem com que se preocupar, seu note foi testaod em fábrica pelo menos 2 x.

Abraço

Postado

pode ser novo, mas tem q custar menos e ter preço menos por ter garantia menor, se você pagou pelo preço de nao RF sem nenhuma coisa avisando q ele era RF tem q ver mesmo e pedir reembolço de valor ou troca por um nao RF

[]'s

Postado

Tem que pedir não só a devolução do dinheiro como entrar com um processo por dano morais e etc...

Só assim essas lojas vão se espertar quando realmente elas sentirem o prejuízo no bolso!

Postado
pode ser novo, mas tem q custar menos e ter preço menos por ter garantia menor, se você pagou pelo preço de nao RF sem nenhuma coisa avisando q ele era RF tem q ver mesmo e pedir reembolço de valor ou troca por um nao RF

[]'s

Aí eu concordo, o preço tem que ser diferenciado.

As vezes o preço até é diferenciado, o que acontece é que os vendedores as vezes, analfabetos de pai e mãe não sabem o que é refurbished. Como veio na caixa e lacrado, pra eles trata-se de novo (e de fato é).

Tem tb os que mentem na cara dura.

Tomara que você resolva o problema.

Eu, se comrpasse sabendo, não me incomodaria nem um pouco. Desde que fosse factory refurb. E não, revisado por juanito.

Postado
Quem vende esse tipo de produto sabe muito bem se é RB ou não,

tá na cara que houve má-fé...

boa sorte!

Exatamente, eu acho que a questão não é se refurbished é ou não novo. O fato é que o vendedor garantiu que era uma coisa e vendeu outra. Se o produto é tido como NOVO ele NOVO e pronto. Refurbished é uma caracteristica a parte dizendo que a maquina passou por ajustes e deve ser comunicada ao consumidor... ele deve saber exatamente o que esta comprando.

Seria interessante que você postasse aqui o nome da loja e outras informações para que outros não sejam lesados dessa maneira.

Aproveito tambem pra divulgar esse site bem legal sobre defesa do consumidor. Muita gente é ajudada principalmente em lojas online.

http://www.reclameaqui.com.br/

• mês depois...
Postado

Olá! Técnicamente, seu note é novo. Existe muito mito a respeito da sigla "Refurbished". Refurbhished (Renovado) significa que o lote de seu note ficou mais de 120 dias no estoque da fábrica e/ou recebeu atualização de software e/ou hardware. Quando isso ocorre, pelos padrões ISO, o fabricante deve renomear o código do produto. Ou seja, ELE JAMAIS SAIU DA FABRICA. Os produtos que voltam para reparo não recebem a sigla REFURBISHED. Quase todos os HPs recentemente refurbished receberam o novo gravador de DVD Lightscribe. Dá para perceber porque os drivers não estão nos discos de recuperação (mancada da HP?(_(). A garantia menor baixa sensivelmente o preço do produto e desova o lote encalhado. Muitos modelos de note "Top" de linha só são sucesso de vendas quando viram Refurbished. Dizem até que eles nem são realmente Refurbished.;)

Postado

bom, so pra dar noção se vocês estão sendo lesados ou nao quando comprarem lance RB, um note de 1000 dolar nos eua chega aser vendido por 450 dolar em saldao de RB

então se você tiver vendo um note de 4k e aparecer um RB por 3500 nao ta bom negocio pegar ele.

procurem no google q 6 descolam estes lances se conseguir filtras o bilhao de links pra lances a venda ja de revenda.

[]'s

• 2 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

como já disseram antes...

refurbished pode ser porque deu algum problema no note e ele voltou pra loja, foi consertado e voltou às prateleiras para venda. eles possuem o mesmo prazo de garantia de 1 ano mas não sei porque eles não dão garantia de 1 ano para a tela do computador... de resto tem 1 ano mesmo. o problema é que essa garantia é lá nos states normalmente e você fica um tempão sem o note.

outra coisa sobre refurbished. se uma pessoa compra nos states um note pela internet e o cara vai entregar e não acha essa pessoa em casa... o note não volta para o estoque da fábrica... ele é rebatizado e vira refurbished. as empresas daqui todas sabem que um note que custa 2000 reais aqui é uns 500 dolares por lá em média.

portanto o note pode ter voltado para a empresa para algum eventual conserto e virado RB ou simplesmente pode ter dado uma banda por uma cidade e virado RB ou ainda estes outros casos de note que ficou muito tempo na prateleira, note que foi devolvido porque o dono alguém comprou e não achou tudo aquilo e coisas desse tipo.

o único problema que eu vejo nos RB é a garantia que não é feita aqui porque a maioria é importado.

sobre a loja. eu estava querendo comprar um note da HP pra mim... liguei para a RGB e de cara eles me disseram que trabalhavam só com RB e que não tinha garantia de 1 ano na tela. liguei pra promaster também e me disseram o mesmo. liguei pra easylaptop e esta sim me disse que o note era novo novo porque ele não trabalhava com RB. nas outras o preço era de 1700 por um HP 6605 e na easylaptop era 2400. só que conversei com um amigo que também tem loja de informática e ele me disse atrávés dos fornecedores dele que para o note da HP não ser RB só se for da HP BR caso contrário todos são. a não ser que você peça para alguém buscar para você um note lá fora que não seja. mas mesmo lá fora o pessoal compra direto RB pelo preço. note novo só para quem adora novidade.

com essa história de garantia eu acabei comprando um note da TOSHIBA que tava no submarino... o note mata a pau e não deve nada pra ninguém... ótimas peças e toda a garantia que ele deve ter. total por 1 ano e praticada no brasil.

esqueci uma coisa....

sobre você procurar os seus direitos.

sinto em te dizer que o procon cada vez mais resolve cada vez menos. tive uns problemas e procurei eles com a faca e o queijo na mão e me disseram que só resolveria o meu problema por meios judiciais mesmo e ouvi essa resposta pra muuuuuita gente que tava lá também... é mais fácil ir nas pequenas causas mesmo porque o seu problema já pode ser resolvido na primeira audiência por acordo.

peça seu dinheiro de volta e mais uma indenização por algum tipo de falta de informações ou informações incorretas já que você perguntou se ele era NOVO ou REFURBISHED e te responderam NOVO e no entanto era REFURBISHED e quem te vendeu tem o dever de saber a diferença dos 2 e de esclarecer o máximo possível o consumidor. peça danos morais bem alto só para ver se vão fazer algum tipo de acordo... provavelmente vão oferecer seu dinheiro de volta e mais uns 300 pilas... se você achar que tá valendo aceite, caso contrário continue com o processo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...