Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera

Estive analisando esta comparação (Maior Frequência com Timmigs Relaxados vs Menor Frequencia com Timmgs Apertados) pela net e acabei realizando uns testes em casa para verificar se existe vantagem ao rodar a memo em frequencias mais altas com timmgs relaxados...

Na real não existe vantagem, ao contrário, é pior..... Pelo menos aqui ! ehehehehe

No fim dos testes concluí q rodar memos em frequências altas é pior que deixar elas na frequencia padrão mas com timmgs bem apertados...

Exemplo dos testes com a minha Kingston ValueRam DDR2-667 (STOCK = 5-5-5-15 CR1 1.8v)

DDR2-800 2.0v (5-6-6-18 CR2)

-GTR2 - 55 fps (Spa-62 Carros na Largada)

-F.E.A.R - 53 fps (Office - 1024*768 - HIGH - NO A.A)

DDR2-667 1.9v (4-4-4-12 CR1)

-GTR2 - 64 fps (Spa-62 Carros na Largada)

-F.E.A.R - 58 fps (Office - 1024*768 - HIGH - NO A.A)

Fica melhor ainda se você rodar 1:1 o FSB e a memo, mas para mim não é possível.. Eu precisaria de DDR2-800 uma vez q estou rodando FSB400 eu acho...

De qualquer forma hj a noite vou tentar rodar elas como DDR2-800 e 4-4-4-12 CR1 (1:1 proporção).... Acho q vou precisar de uns 2.0v/2.1v para estabilizar mas se der certo vou ficar bem animado !

Foram apenas alguns testes para verificar o que é melhor... Pelo q vi os C2D gostam de timmgs bem apertados galera e proporção de memo e FSB 1:1!

Valeu

• Membro VIP
Postado

Poxa jclafi, suas latências em 800MHz estão muito ruins, por isso o baixo resultado. Aqui eu faço com 2v 800MHz @ 4-4-4-12 CR2

Sobe a tensão aí, 2,2~2,3v e veja se consegue timings melhores. Suas memórias tem dissipadores? Seria recomedável.

Aqui eu rodo em FSB 333 no dia a dia, então as memos ficam em 667MHz (1:1) mesmo, com timings em 4-4-4-12 CR1 e vdimm stock.

[]'s

Postado
Galera eu tenho uma Abit IP35 e queria atualiza a bios dela, alguem tem algum tutorial para atualiza a bios? :D

Aproveitando que cv pergunto sobre esta mobo

pergunto eu deveria ir de Abit fp-in9 ou Abit IP35 ?

valeu

Postado
Galera

Estive analisando esta comparação (Maior Frequência com Timmigs Relaxados vs Menor Frequencia com Timmgs Apertados) pela net e acabei realizando uns testes em casa para verificar se existe vantagem ao rodar a memo em frequencias mais altas com timmgs relaxados...

Na real não existe vantagem, ao contrário, é pior..... Pelo menos aqui ! ehehehehe

No fim dos testes concluí q rodar memos em frequências altas é pior que deixar elas na frequencia padrão mas com timmgs bem apertados...

Exemplo dos testes com a minha Kingston ValueRam DDR2-667 (STOCK = 5-5-5-15 CR1 1.8v)

DDR2-800 2.0v (5-6-6-18 CR2)

-GTR2 - 55 fps (Spa-62 Carros na Largada)

-F.E.A.R - 53 fps (Office - 1024*768 - HIGH - NO A.A)

DDR2-667 1.9v (4-4-4-12 CR1)

-GTR2 - 64 fps (Spa-62 Carros na Largada)

-F.E.A.R - 58 fps (Office - 1024*768 - HIGH - NO A.A)

Fica melhor ainda se você rodar 1:1 o FSB e a memo, mas para mim não é possível.. Eu precisaria de DDR2-800 uma vez q estou rodando FSB400 eu acho...

De qualquer forma hj a noite vou tentar rodar elas como DDR2-800 e 4-4-4-12 CR1 (1:1 proporção).... Acho q vou precisar de uns 2.0v/2.1v para estabilizar mas se der certo vou ficar bem animado !

Foram apenas alguns testes para verificar o que é melhor... Pelo q vi os C2D gostam de timmgs bem apertados galera e proporção de memo e FSB 1:1!

Valeu

Realmente usando 1:1 fica show, aqui minha corsair Xms2 sobem muito bem, reduzi meu mult para 8x para rodar a 3.4ghz FSB 425 com as memorias em 850 4-4-4-12 2T 1.95v, e ta sossegado, ja fiz testas com FSB em 450, dai fica melhor ainda, CPU 3.6ghz com memoria 900 4-4-4-12 2T 2.0v, mas dai tem que usar 1.5v no CPU, e esquenta demais para 3.4ghz to usando 1.38v, CPU VTT 1.39 e NB 1.50v

Postado

valeu

IP35 é mais nova, hj acho que seria uma escolha melhor, mas ela nao tem a opcao de fazer over em Unlinked.

Postado

IP35 ProLGA 775

Intel® P35

FSB 1333

Dual DDR2 1066

PCI-E X16

SATA 3G RAID

eSATA 3G

Gigabit LAN

IEEE1394

7.1 CH HD Audio

RoHS Compliancy

SilentOTES™

µGuru™ Tech

Fatal1ty FP-IN9 LGA 775

NV® NF650i SLI™

NV® SLI™ Tech.

FSB1333

Dual DDR2-800

Dual PCI-E X16

NV SATA 3G RAID

Gigabit Ethernet

7.1 CH HD Audio

RoHS Compliancy

Claramente o IP35 é a melhor escolha, abaixo as detalhes importantes ente cada uma.

Fatal1ty: DUAL PCI-E 8x, FSB1333 Oficial, DDR2-800, Suporta SLI Oficial, CrossFire, 7.1HD Audio, e OVERCLOCK LINKED/UNLINKED.

IP35: DUAL PCI-E 16x, FSB1333 Oficial, DDR2-1066, Suporta SLI via driver MOD, CrossFire, 7.1HD Audio, IEEE1394, eSATA e OVERCLOCK LINKED, uGURU.

Nunca usei o IP35 mas acredito q seja um bom/ótimo chipset... Acho q a minha escolha seria muito influenciada pelo valor de cada placa.. De qualquer forma FSB430+ ROCK SOLID é perfeitamente possível na IN9...

Qual a diferença de valor entre as duas?

Claramente a IP35 é melhor, mas eu por exemplo nunca usaria IEEE1394 e eSATA, já o uGURU eu ia achar IRADO !!

Abraços

valeu

Postado

Dae cara,

Eu gostaria de testar mais esses timmgs mas estou um pouco sem paciência, ehehhehe

Isso porque o desempenho com esses timmgs ficou muito bom, sinceramente não sinto mais necessidade de incrementar o meu over...

Cheguei ao ponto q queria, agora é batalhar pra trocar a VGA ! Essa minha 7600GS é um monstrinho cara, ainda mais depois q troquei o meu P4 por esse C2D, os P4 dão gargalo até pra uma 7600GS, horrível..!! Vai dar saudade, pra você ter ideia consigo rodar FLATOUT2 em 1600*1200 HIGH 55+ FPS, e GTR2 em 1024x768 32BIT 2x A.A HIGH/MEDIUM com 65+FPS, FEAR 1024*768 HIGH 45+ FPS, DOOM3 1280*1024 HIGH 2xA.A 55+ FPS....

é uma VGA muito boa, mas como gosto muito de jogar GTR e a qualidade gráfica do game em 1600x1200 2xA.A é um deboxe então esse é o objetivo... Acho q vou pegar um 8600GT da XFX com umas memo DDR3 de 1.2ns e tocar o terror nela ! ehehehhe, Acho q uma 8600GT com a GPU em 720 e a MEMO em 1900 toca bem o GTR2...

Abraços

Poxa jclafi, suas latências em 800MHz estão muito ruins, por isso o baixo resultado. Aqui eu faço com 2v 800MHz @ 4-4-4-12 CR2

Sobe a tensão aí, 2,2~2,3v e veja se consegue timings melhores. Suas memórias tem dissipadores? Seria recomedável.

Aqui eu rodo em FSB 333 no dia a dia, então as memos ficam em 667MHz (1:1) mesmo, com timings em 4-4-4-12 CR1 e vdimm stock.

[]'s

• Membro VIP
Postado

Fala jclafi, então, se você tá rodando o seu E6550 em 7x400MHz, seria bom deixar as memos em 1:1. Pega um final de semana pra ajustar direito as temporizações e você vai ganhar mais desempenho.

Quanto a VGA, tmb gosto de simuladores de corrida, mais especificamente o rFactor (GTR2 é muito bom, mas pra jogar online, competições virtuais, o multiplayer do rFactor é melhor), aí peguei este brinquedinho na assinatura para abusar nos filtros. XD

[]'s

• 2 semanas depois...
Postado

Opa galera, beleza???

Me digam uma coisa, qual o melhor bios para um Q6600???

O 15 mesmo???

A bios 13 reconhece um Q6600???

E é verdade que over com esse processador na Fatal1ty é até 3 GHz no maximo???

valeu a ajuda!!!:lol:

Postado

E ae galera !!!

Seguinte, preciso urgente da ajuda ae do pessoal que manja mesmo:

Primeiro é o seguinte, comprei essa placa fp-in9 sli, com pentium dual core e6750 2.66, 2 pentes kingstom de 1Ghz (800Mhz) e uma 8800gts. Eu e uns amigos meus aqui passamos quase que 72 horas meio que direto tentando fazer funcionar, o que acontece é que tudo esta funcionando perfeitamente(aparentemente), a bios reconhece tudo e no começo nao conseguia nem sequer instalar o windows pois sempe travava em alguma parte da instalação... após mexer em tudo o que é configuração de tensão, latencia, testar pentes de memória (testei outros diferentes), testei drive de cd, hd, fonte, placa de video, e continuava a travadeira... ao começar então a consultar os fóruns vi a necessidade de atualizar a bios, atualizei para a 15... nao adiantou de nada, tentamos novamente mudar latencias, voltagens e por ae afora, mas sempre travava, então me restou testar o processador e a placa-mãe, peguei um celeron e coloquei, funcionou perfeitamente, instalei o windows e tudo mais tranquilamente...

Mas fiquei chateado porque acredito que nao pode ser o processador visto que ele liga e reconhece, só poderia ser alguma configuração e la fui eu de novo, fuçar nas voltagens, latencias e tudo mais na bios... agora entrava no windows, mas ao fazer alguns teste com o burn cpu alguma coisa, ao testar as memorias travava geral de novo... vi aqui neste forum que talvez a bios 14 germany funcionasse, tentei baixar a atualiza-la, mas ae ***** geral, agora o cpu liga e fica na tela antes de entrar na bios, nao funciona esc nem del...

então peço a ajuda de vocês primeiramente se alguem sabe como posso recuperar a BIOS e depois se alguem ja teve um problema como este que expus e saberia como resolve-lo.

Agradeço muito a cooperação de vocês !!

Abraço !

Postado

Se não aparecer video quando você for atualizar a BIOS aperte o botão RESET do gabinete por 3 segundos (ou aperte o RESET por 3 vezes..), a placa irá iniciar em modo DEFAULT. Aqui isso funcionou quando eu coloquei a BIOS 14 MOD GERMANY.

Em relação ao seu proc cara eu tenho um E6550 e ele funciona perfeitamente com a BIOS 14 oficial. Ela reconhece ele corretamente e não preciso fazer NADA pra ele funcionar. Aqui BIOS 14 já suporta FSB1333 perfeitamente.

Aliás aqui estou rodando FSB 1600.... Com o E6550... Coloca a BIOS 14 via FlashMenu e depois disso dê um CLEAR CMOS! Selecione na BIOS o SAFE MODE e faça um teste.

Q fonte você usa?

Valeu

E ae galera !!!

Seguinte, preciso urgente da ajuda ae do pessoal que manja mesmo:

Primeiro é o seguinte, comprei essa placa fp-in9 sli, com pentium dual core e6750 2.66, 2 pentes kingstom de 1Ghz (800Mhz) e uma 8800gts. Eu e uns amigos meus aqui passamos quase que 72 horas meio que direto tentando fazer funcionar, o que acontece é que tudo esta funcionando perfeitamente(aparentemente), a bios reconhece tudo e no começo nao conseguia nem sequer instalar o windows pois sempe travava em alguma parte da instalação... após mexer em tudo o que é configuração de tensão, latencia, testar pentes de memória (testei outros diferentes), testei drive de cd, hd, fonte, placa de video, e continuava a travadeira... ao começar então a consultar os fóruns vi a necessidade de atualizar a bios, atualizei para a 15... nao adiantou de nada, tentamos novamente mudar latencias, voltagens e por ae afora, mas sempre travava, então me restou testar o processador e a placa-mãe, peguei um celeron e coloquei, funcionou perfeitamente, instalei o windows e tudo mais tranquilamente...

Mas fiquei chateado porque acredito que nao pode ser o processador visto que ele liga e reconhece, só poderia ser alguma configuração e la fui eu de novo, fuçar nas voltagens, latencias e tudo mais na bios... agora entrava no windows, mas ao fazer alguns teste com o burn cpu alguma coisa, ao testar as memorias travava geral de novo... vi aqui neste forum que talvez a bios 14 germany funcionasse, tentei baixar a atualiza-la, mas ae ***** geral, agora o cpu liga e fica na tela antes de entrar na bios, nao funciona esc nem del...

então peço a ajuda de vocês primeiramente se alguem sabe como posso recuperar a BIOS e depois se alguem ja teve um problema como este que expus e saberia como resolve-lo.

Agradeço muito a cooperação de vocês !!

Abraço !

Postado

Dae Cara,

Cara já vi pela net q os 650i não sobem bem QUAD... E por sinal o cara q tava tentando esbarrou nesse clock q você citou.... 3.0 Ghz... Mas apenas vi um tópico, nunca fiz testes com Quad...

Não sei se isso tem algo a ver com o regulador de 4 fases dessa ABIT mas de qualquer forma você pode procurar alguns review de Quad´s com placas mais TOP, com 8 Fases, vale a pena tentar....

Aparentemente os Quad não são tão bons de over como os C2D, porém são mais rápidos em aplicações multi thread devido aos 4 núcleos...

Olha esse link, bem interessante! Uma bela comparação!

http://www.tomshardware.com/2007/11/08/dual_vs_quad/index.html

Abraços

Opa galera, beleza???

Me digam uma coisa, qual o melhor bios para um Q6600???

O 15 mesmo???

A bios 13 reconhece um Q6600???

E é verdade que over com esse processador na Fatal1ty é até 3 GHz no maximo???

valeu a ajuda!!!:lol:

Postado

Tentei o esquema do RESET, mas nao rolou... O cpu da o boot e aparece ali a primeira imagem que seria antes de apertar o del para entrar no setup ou esc para o boot... mas trava... nao funciona teclado, ctrl+alt+del... nadinha.... e quando reseto faz a mesma coisa mas vem bipando e trava no mesmo lugar...

NAO SEI MAIS o que FAZER, ALGUEM HELP ME !!!!

Quanto à minha fonte é uma Dr. Hank 500W Reais.

valeu

Se não aparecer video quando você for atualizar a BIOS aperte o botão RESET do gabinete por 3 segundos (ou aperte o RESET por 3 vezes..), a placa irá iniciar em modo DEFAULT. Aqui isso funcionou quando eu coloquei a BIOS 14 MOD GERMANY.

Em relação ao seu proc cara eu tenho um E6550 e ele funciona perfeitamente com a BIOS 14 oficial. Ela reconhece ele corretamente e não preciso fazer NADA pra ele funcionar. Aqui BIOS 14 já suporta FSB1333 perfeitamente.

Aliás aqui estou rodando FSB 1600.... Com o E6550... Coloca a BIOS 14 via FlashMenu e depois disso dê um CLEAR CMOS! Selecione na BIOS o SAFE MODE e faça um teste.

Q fonte você usa?

Valeu

Postado

Dae Phoenyx e galera!

Então depois de um tempo tomei vergonha na cara e começei a testar uns timmigs rodando FSB e MEMO 1:1. Me quebrei um pouco mas pelo menos ficou estável... Os testes foram realizados com o Everest 4 Ultimate e o SisoftSandra Lite 2007

Estou colocando uns testes para realizar uma comparação. Gostaria de saber se o desempenho a DDR2-800 está de acordo ... Vamo ajudar ae povo! Ae Phoenyx, coloca ai os resultados da tua config para os programas q estão na imagem ae... :D

O PC ficou bem maneiro com esssa config... Os timmgs ficaram 5-5-5-15 2T ...

Abaixo os timmgs originais rodando a DDR2 667Mhs

@ 333 MHz 5-5-5-15-1 (CL-RCD-RP-RAS-CR) / 20-35-3-5-3 (RC-RFC-RRD-WR-WTR)

Abaixo os timmgs alterados para rodar a DDR2 800Mhz

@ 400 MHz 5-5-5-15-2 (CL-RCD-RP-RAS-CR) / 24-42-3-5-9 (RC-RFC-RRD-WR-WTR)

Pelo q observei os timmgs não ficaram horríveis, porém estão longe do que considero 'decente' e o q eu realmente gostaria(4-4-4-12 CR1)... Os q ficaram longe da spec original são o Write to Read Delay (tWTR) e o Low refresh Cycle Time (tRFC)....

Pretendo apertar mais um pouco isso mas é necessário tempo e paciencia... No momento a tensão está a 1.85v ..

Último detalhe vai para algumas voltagens do 650i... Para FSB400 estável coloco NB a 1.50v e CPUVTT a 1.50v. Como está a tensão de você´s ai?

Valeu !

Fala jclafi, então, se você tá rodando o seu E6550 em 7x400MHz, seria bom deixar as memos em 1:1. Pega um final de semana pra ajustar direito as temporizações e você vai ganhar mais desempenho.

Quanto a VGA, tmb gosto de simuladores de corrida, mais especificamente o rFactor (GTR2 é muito bom, mas pra jogar online, competições virtuais, o multiplayer do rFactor é melhor), aí peguei este brinquedinho na assinatura para abusar nos filtros. XD

[]'s

post-76674-13884945364698_thumb.jpg

• 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Postado

Na minha opinião o 680i porque vou montar um SLI.... Mas não dá pra descartar o intel p35....

Abraços

Me falem, entre uma Abit Fatality FP IN9 SLI e uma EVGA NGFORCE 680i SLI, com qual ficariam?
Postado

Galera beleza, testei a nova bios 16 e nada de corrigir esse bug do vcore da cpu, acho q eles nem vão mais corrigir,

Aff, como pode esses caras trabalharem em uma empresa desse porte e não enchergarem isso, será que ninguém lá faz overclock, ehueheuehe.

Falou.

• 4 semanas depois...
Postado

Eu só to esperando a garantia da minha FP-IN9 acabar pra fazer um vmod, acho que resolve o problema do vcore no boot... ja estou com os trimpots e tudo separado já.

Depois ponhos os resultados aqui.

E aí Fguarezi, beleza? não postou mais la no hwbot? O time ta crescendo... você disse que tinha mais umas screenshots, qualuqer coisa aparece no msn q eu te ajudo a por lá.

Abraço

Postado
Eu só to esperando a garantia da minha FP-IN9 acabar pra fazer um vmod, acho que resolve o problema do vcore no boot... ja estou com os trimpots e tudo separado já.

Depois ponhos os resultados aqui.

E aí Fguarezi, beleza? não postou mais la no hwbot? O time ta crescendo... você disse que tinha mais umas screenshots, qualuqer coisa aparece no msn q eu te ajudo a por lá.

Abraço

Dae beleza, então cara tenho e vou fazer mais testes, pois comprei outra mobo, Asus Maximus Formula, e também to trocando o cooler por um GEMINI II, assim que puder eu vou fazer mais testes e depois falo com você para postar.

Postado
Galera beleza, testei a nova bios 16 e nada de corrigir esse bug do vcore da cpu, acho q eles nem vão mais corrigir,

Aff, como pode esses caras trabalharem em uma empresa desse porte e não enchergarem isso, será que ninguém lá faz overclock, ehueheuehe.

Falou.

É verdade meu amigo verde, eu fiquei chateado quando vi que a bios 16 não tinha a correção, até desaminei e troque de mobo, consegui um preço legal pela minha e comprei uma Asus Maximus Formula, agora acabou Bugs e o vdrop nessa mobo é ZERO.

Eu fui um dos caras que ajudei a Abit a vender FP-IN9 aqui no Brasil, com muitos testes que fiz, realmente ela é uma otima mobo, principalmente pelo preço, seu desempenho é otimo, comparado a Maximus Formula não vi grandes diferenças nos jogos, claro que a Maximus é bem mais completa, mas o desempenho é parecido, o que desaminou da FP-IN9 foi mesmo esse bug no vcore que aparentemente não tem solução pela bios, ou os caras não estão nem aí para resolver isso.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!