Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre circuito inversor 12VCC para 220VAC


Igor Isaias Banlian

Posts recomendados

Ola ,esse circuito 4047,é ótimo apenas precisa saber trabalhar com ele,

eu tenho um no-break que eu mesmo projetei e uso o 4047,mas é preciso amplificar o sinal de saída antes da etapa de potência ok,

Vou preparar um esquema do meu projeto e ai deixo aqui aos amigos

que precisarem. No momento, não acabei o desenho ainda, mas aguarde...até .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Resolvi montar o circuito com o 4047, para alimentar uma tv de 14 polegadas.Pra "quebrar um galho" pois tem faltado energia constantemente por aqui.

Já fiz o layout pra passar pra plaquinha, ainda tenho dúvidas sobre a polaridade do eletrolítico e o valor do resistor, seria um k? Acredito que os integrados estejam corretos.

Se algum amigo poder dar uma conferida no meu desenho, eu agradeço.

http://img176.imageshack.us/img176/679/inversorqg7.jpg

(o desenho está pelo lado dos componentes)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Bem rapaziada, estava vendo essas dúvidas e são muito pertinentes. Queria falar alguns tópicos que acho extremamente importantes:

1. Esse "inversor" tem um pequeno grande problema.... ele é excitado por uma onda quadrada. Isso por si só é um grande problema pois gera transitórios que podem dar interferencias em muitos equipamentos, tando ligados nele como fora. É possivel que gere picos de energia muito perigosos, que podem forçar equipamentos eletronicos e até eletricos. Podemos resolver isto com um recurso Matematico chamado Transformada de Fourrier. Uma onda quadrada é, na realidade um monte de senoides juntas e somadas e você irá retirar a fundamental. Na pratica você constroi um filtro LC nas entradas dos drivers 2N Darlignton, centrado na frequencia que você quer, no caso 60 Hz, não é tão simples mas resolve esse problema de aplicar uma onda quadrada no trafo e sabe-se lá o que vai aparecer na saida do inversor para alimentar seu ckt.

2. O que a maioria dos amigos diz tb tem sentido, uma vez que os 2N só aguentam até 15A, porém a corrente instantanea pode ser maior. Contudo acredito que esse esquema não dê os 500 W que promete

3. Eu não ligaria um PC nisso ai não. Os computadores são equipamentos que dispoem de fontes chaveadas muito reguladas e eficientes, contudo, esses transitorios de que falei podem "passar" por essas fontes e até queimar o processador um dos piores casos. Para outros equipamentos eletronicos com fontes chaveadas pode até vir a funcionar, mas acho que irá dar interferencias.

4. Quanto aos resistores equalizadores, por mais que o 2N seja um componente versátil e tenha praticamente caracteristicas identicas, com as correntes utilizadas dentro da parte de baixa tensão, podemos ter discrepancias extremas no funcionamento deste par em paralelo. Podemos sim ter sobrecarga de um dos transistorres com HFE mais elevado (Pense, se o beta de um é maior que o outro, para a mesma excitação, o primeiro pode vir a conduzir uma corrente muito maior - a ic depende diretamente do HFE!!!!).

5. Acho que poderia ser colocado em serie um POT de 1k com R2 (680 ohms) para melhor ajuste da frequencia.

6. O trafo, em virtude e o inversor ser projetado para 500W, deve ter no minimo esta potencia (o ideal que fosse maior!), mas a verdade de esse ckt não entrega a potencia que promete, logo um Trafo de 12+12 para 127/220 pode ser empregado. Este tipo de trafo é bem comum em aparelhos de som potentes, na realidade ele esta empregado como elevador de tensão, mas ele é comumente encontrado como abaixador em fontes de aparelhos potentes antigos. Aqui vale uma ressalva: a pot de 500W é calculada em cima de 220V, o que significaria uma corrente maxima de aproximadamente 2A, o que significaria aproximadamente 40A na entrada!!! (Isto que nos leva a acreditar que o inversor não dá 500W).

Espero que tenha ajudado.

Abraços!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!