Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Dae turma!

Eu tirei um motor (spindle) acho q é esse o nome, do drive de cd, o que faz abrir e fechar a "porta".

Bem, eu to tentando montar um carrinho com ele, to alimentando com 6v e tá uma beleza.

Quando eu inverto a polaridade ele gira ao contrário (acho que é correto fazer isso??...)

Agora eu quero montar um circuito com dois botões (switch) pra fazer ele ir pra frente e pra trás, mas não tô conseguindo pensar numa forma pra fazer ele inverter a polaridade quando eu preciono um deles e manter direto quando preciono o outro. Já tentei até pensar com portas lógicas, mas num deu...

Por isso conto com a ajuda de vocês que sempre tem me ajudado.

Obrigado,

um hobbysta de fim de semana...

• Curtir 1
Postado

Obirgado Silvio.a.s!

Mas a minha ideia era fazer com botões (pra começar a aprender).:D

Agora eu preciso de outra ajudinha de vocês...

eu encontrei na net o CI L293D

Então peguei o datasheet dele mas fiquei com dúvidas de como faze-lo funcionar.

Conforme a figura em anexo..... eu tenho um motor de 6v, logo eu ligo seus polos no out1 e out2.

nas entradas 4,5,6,7,14,15,16,17 eu ligo o negativo.

Depois eu faço um circuito com os botões. quando eu preciono 1 deles manda

6v (da minha fonte) para o in1 e para o enable1, quando preciono o outro manda 6v

para o in2 e para o enable1.

Se eu fizer extamente isso vai funcionar?

Não tem risco de eu queimar o CI.

Obrigado.

post-197448-13884944141498_thumb.jpg

• Curtir 1
Postado

Tem de fazer um circuito de forma a que active o enable .

tem de fazer um circuito que coloque os niveis de tensão correctos em

IN1 e IN2 .

Note que estes sinais estão em oposição, quando um for HI o outro deve ser LO .

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Se o objetivo é só inverter a polaridade do motor (com chave como disse antes), use esta de 2 polos por 2 posições ou 2polos x 3 pos. Neste ultimo caso, a posição do meio desliga o motor.

Caso tenha problema para ver a imagem clique AQUI

Postado
Se o objetivo é só inverter a polaridade do motor (com chave como disse antes), use esta de 2 polos por 2 posições ou 2polos x 3 pos. Neste ultimo caso, a posição do meio desliga o motor.

Caso tenha problema para ver a imagem clique AQUI

Oh, soschip, você foi o ÚNICO que postou uma imagem que deu pra ver! Como fez essa façanha? Só consigo ver a sua imagem, a de todo mundo acima, (principalmente as do silvio.a.s) não dá pra ver nada!

Bom, postei aqui pra adradecer a imagem que você postou, pois eu queria usar uma chave igual essa dai, mais tinha esquecido como deveria proceder com a ligação dos fios, e no momento exato que eu estava pesquisando sobre isso, achei o seu post que foi exatamente o que eu precisava! :aplausos:

valeu pelo ajuda "indireta" pra minha dúvida! (Igual a do Felipe S.F, porém para outra finalidade.):D

Há, também quero manifestar-me a favor do que o silvio.a.s falou, nunca vi usar um circuito só pra fazer isso, já que se pode muito bem usar uma simples chave de 2 polos por 2 posições, como bem disse o soschip!:rolleyes:

Postado
Obirgado Silvio.a.s!

Mas a minha ideia era fazer com botões (pra começar a aprender).:D

Agora eu preciso de outra ajudinha de vocês...

eu encontrei na net o CI L293D

Então peguei o datasheet dele mas fiquei com dúvidas de como faze-lo funcionar.

Conforme a figura em anexo..... eu tenho um motor de 6v, logo eu ligo seus polos no out1 e out2.

nas entradas 4,5,6,7,14,15,16,17 eu ligo o negativo.

Depois eu faço um circuito com os botões. quando eu preciono 1 deles manda

6v (da minha fonte) para o in1 e para o enable1, quando preciono o outro manda 6v

para o in2 e para o enable1.

Se eu fizer extamente isso vai funcionar?

Não tem risco de eu queimar o CI.

Obrigado.

Se bem percebi deseja aprender .

Com esse circuito pode fazer muitas coisas para controlar o motor.

Pode fazer o circuito com os botões como disse atrás .

Outra ideia para aprender seria usar a porta do pc para controlar esse circuito.

Assim além de alterar o sentido de rotação ate pode controlar velocidade por exemplo.

Postado
Mas que barbaridade! Como eu falei na 1ª mensagem, estou fazendo o protótipo de um carrinho...

silvio a.s, a chave H-H que você sujeriu eu já tinha pensado mas achei muito simplório pro que eu quero fazer, mas nem por isso deixei de agradecer sua sugestão...

Contudo, achei massa sua ideia zurca1599, programo em C a algum tempo, minha dificuldade é com a eletrônica, mas aos poucos vou aprendendo...

Tu acha que somente com L293D eu consigo fazer o controle de velocidade, usando uma das portas do pc? Ou por ex. usando a serial tem o MAX232, p/ conversão dos sinais desta porta mas não sei se seria o caso.

Consegue sim .

Se quer começar veja como controlar a porta paralela em C .

Depois apenas precisa de 3 resistências , do motor e da alimentação do circuito.

Para alimentar até pode usar o +5V da porta usb .

Todo o trabalho será feito a nível de software.

Note que por exemplo para controlar a velocidade basta controlar o tempo On que activa os sinais de ligar por cada unidade de tempo.

Isto em C , Basic, Pascal ou outra linguagem é muito fácil.

Depois de dominar isso pode partir para outras coisas .

Mas não vejo necessidade de usar as portas série pelo menos para já .

Nota :

Para aprender electrónica dá muito jeito ter programa de simulação de circuitos.

Se quer aprender não copie . Estude , faça e teste.

Postado

Pessoal, Apaguei e editei varias mensagens, não quero ver mais confusões por aqui, caso volte acontecer, os envolvidos vão levar advertências!

Postado

Valeu mesmo! O preço compensa muito!!..

Até já comprei 1 pra fazer uns testes. Mas queria saber outra coisa antes de ir pros finalmente, no datasheet indica que seja colocado 1 resistor de 10oh no vcc2 (pin8). Qual a função dele? Eu posso não usar o resistor e deixar os 2vcc com a mesma tensão?

Obrigado.

Postado

Salve, Felipe.

Dá uma olhada nisso. O próprio datasheet esclarece:

If VCC2 is connected to VCC with no resistor, the IC can be damaged by overcurrent when operated at the voltage range close to the maximum operating voltage.

O que significa que se você ligar sem o resistor, pode fazer com que o CI exploda.

O resistor funciona pra duas aplicações: como limitador de corrente, e como fusível.

É isso aí! :-BEER

[]'s

• Membro VIP
Postado

Veja esta nota do datasheet:

Resistor dividindo consumo de potência do CI

Para reduzir a potência dissipada no CI, uma resistência (de 3 a 10R) deve sempre ser conectada entre VCC e o pino da fonte de alimentação do circuito do excitador. Se VCC2 for conectado a VCC sem nenhum resistor, o CI pode ser danificado por sobrecarga ...

Do original:

• Curtir 1
Postado

Bah galera obrigado pela baita ajuda que têm me dado!!:aplausos:

Outra coisa.... não entendi muito bem como usar o pino 4 para fazer a aceleração...

Por ex. eu preciso usar o diodo zener 7v4 indicado no DS. Ali ele esta ligado direto ao gnd. Pra variar a aceleração eu coloco ligado a uma fonte com ou sem o diodo qual a função dele ali?

• 14 anos depois...
  • Membro VIP
Postado

Um link correto para o datasheet do BA6209. Obrigado, @xyko-2020. Solicitei manutenção em outras mensagens.

Estou ressuscitando o tópico porque o assunto ficou em aberto.

Questão inicial:

Em 11/07/2007 às 08:22, Felipe S.F disse:

quero montar um circuito com dois botões [auto-excludentes] (switch) pra fazer ele [motor de drive de CD] ir pra frente e pra trás

Última questão:

Em 18/07/2007 às 14:51, Felipe S.F disse:

como usar o pino 4 para fazer a aceleração?! usa[ndo] o diodo zener 7v4 indicado no datasheet? qual [é] a função dele?

O pino 4 (Vref) NÃO é para controlar aceleração e nada tem a ver com a velocidade do motor.

A parte lógica (controle) do CI é alimentada através do pino 7 (Vcc1) e pode receber de 6 a 18V, sendo ideal 12V. O zener escolhido para se ligar ao pino 4 vai setar a tensão a ser identificada como nível alto (HIGH) na lógica de controle — cf. a tabela-verdade mais adiante.

Update

A solução do tópico está nesse circuito integrado já indicado. Por isso vou trazê-lo a uma "introdução":

Screenshot_2021-10-13-06-34-22.jpg.62a028af59491f2934cd9da234b95786.jpg

Tabela-verdade do comportamento:

Screenshot_2021-10-13-06-37-34.jpg.28025799cddee5c5eb1da860037dc273.jpg

Descrição da pinagem:

Screenshot_2021-10-13-06-35-08.jpg.0183621d0c3aa738fe3ab7189d7758e0.jpg

Circuito de referência:

Screenshot_2021-10-13-06-38-40.jpg.cb5180ef60cccbe39e2c1024fde0da27.jpg

O datasheet tem 8 páginas e um detalhamento muito bom, tanto textual como visual. Para não correr o risco do tópico "desandar" outra vez, está aqui:

BA6209.pdf

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...