Ir ao conteúdo

{TUTORIAL}: Utilizando a Bateria do Notebook corretamente!

Daigonet Corporation

Posts recomendados

Postado
  lucianoo2 disse:
Resposta da Asus:

Prezado Luciano

Utilizar toda a carga que vem com o equipamento e apos isso deixa-la recarregando durante 12 horas e repetir o processo 3 vezes. usar ate descarregar e recarregar durante 12 horas

Atenciosamente,

Wagner | SUPORTE | www.asus.com.br

--------------------------------------------------------------------------------

De: Luciano - Yahoo [mailto:lucianoo2@yahoo.com.br]

Enviada: qua 6/5/2009 20:11

Para: Atendimento (ACBZ)

Assunto: Re: Aquisição

Olá,

Existe algum cuidado especial recomendado para a bateria do modelo 1002HA (primeiras cargas)?

LUCIANOO2, parabéns pela compra cara.

Eu acho que realmente a melhor coisa a se fazer é seguir a recomendação do fabricante do seu equipamento, até porque a sua bateria é de um tipo diferente segundo você menciona. Pelo muito que li neste fórum e na rede em geral, esse negócio de cuidados com a bateria varia um pouco entre os fabricantes, parece que neste assunto não há unanimidade(exceto em a maioria concordar que não se pode deixar a batt ZERAR e que se for guardá-la, deixar com carga entre 40-50%).

Veja bem, alguns membros foram orientados a dar carga de 12 horas, outros a dar 3x de 12 horas, outros ainda a gastar a carga que acompanha a bateria, muitos a dar uma carga normal e pronto, e há aqueles que sem nem estarem sabendo de nada fizeram algum ou nenhum desses procedimentos... E o resultado é o seguinte: muitos relatam que após uns bons meses de uso, a bateria teve uma pequena perda de capacidade de segurar a carga, alguns poucos relatam que a bateria só segura cerca de 60% da capacidade original da carga, e em uns casos raros a bateria não tá segurando praticamente nada... e por aí vai...

Mas o fccanhao(membro) mencionou que a bateria dele está com 0% de perda, e ela já tem mais de 1 ano... Em contato com ele, fui informado de que a única coisa que ele fez foi seguir a orientação do fabricante(manual) na primeira carga, e que usa o note sempre com a bateria acoplada, sendo que às vezes(15 dias) deixa descarregar e carrega em seguida.

Ora, não hove mágica, mas sim modo de utilização especificado pelo fabricante. É o que vou fazer, afinal é como disse um membro: "o melhor é seguir a recomendação de quem desenvolveu o produto". Claro que todas as opiniões e tentativas de ajuda são válidas, mas infelizmente temos de selecionar as melhores, porque senão o bolso dói depois rsrsr!!!

Eu tenho este entendimento. Abraços a todos.

Postado

então, venho acompanhando essa discussão sobre esse assunto "bateria", e vou deixar aqui a minha situação, ja vai fazer uma ano que tenho a maquina da assinatura, e verifiquei com o everest que a bateria ja esta com 6% de desgaste, uso ele da seguinte maneira:

1 - o tempo todo com a bateria acoplada, mesmo quando ligado a tomada.

2 - quando, sem conectar a tomada, uso até atingir a indicação de 40% carga então conecto na tomada - 'li que isso é para se evitar os ciclos" não sei se é verdade, mas mesmo assim faço.

E ai, isso é normal?????

Postado

Bom, acho que já resumiram bem..

O certo é deixar ela descarregar e carregar em seguida pelo menos 1x por mes..

Nas outras vezes, quando a bateria chegar a 40% liga-la na tomada..

Eu adquiri um notebook recentemente, o que fiz foi dar a primeira carga de 12 horas, depois deixei descarregar e carreguei novamente por 12h, repeti o procedimento..

Depois disso só repetir o procedimento acima exposto.. E seja feliz..

• 3 semanas depois...
Postado

Lendo esse tópico inteiro fiquei com algumas dúvidas:

-Falaram que depois que a bateria atinge os 100% ela passa a ser alimentada por AC.

Eu pensava que tipo, deixando a bateria no Note e ele conectado em AC ia acontecer o seguinte: a AC ia alimentar a bateria e a bateria ia alimentar o Note.

Mas pelo que eu entendi, quando a atinge 100% ela tipo se desconecta do Note e passa a ser alimentado diretamente por AC como se a bateria não estivesse lá. Se for isso mesmo, como a bateria vai proteger o Note dos Picos de Tensão? Quem deveria proteger TUDO dos picos de tensão não seria o transformador? Sendo assim a bateria só salva o Note de possiveis cortes de energia. Logo, utilizando o Note com bateria em AC direto, a única vantagem seria ter um No-Break. Certo?

-Outra coisa é a seguinte: Recomendaram sempre utilizar o note na fonte, se for possível. Eu, como muitos aqui, uso o Note praticamente só casa, como um Desk, logo a bateria está sempre 100%.

Também recomendaram não armazenar a bateria com 100% de carga.

Quando eu desligar o Note de noite, teoricamente, a bateria ficará armazenada com 100% de carga durante uma noite...

Logo é quase impossível conciliar as duas coisas. A não ser que a parte de "não armazenar a bateria com 100% de carga" só seja valida para loooongos períodos.

Postado

Caro Luthz, uma coisa é certa: armazenar a bateria é "armazenar a bateria". Logo, deixar o note com a batt acoplada por uma noite, um dia ou mesmo poucos dias não é a mesma coisa e, teórica e consequentemente, não haveria problema algum nisso.

Como você mencionou, você e muitos outros usam o note como desk, sendo assim, a maioria também deixa a batt acoplada sem remorso algum. Isso (100% full) não deve ser feito justamente quando a batt ficar por um bom tempo sem ser utilizada.

Pelo q vejo e leio, esse é o jeito normal de se usar o note.

Com relação a picos de tensão e cortes de energia, não entendo nada, mas penso que o note informa que está em 100% de carga, mas na verdade, na realidade mesmo, sempre há um pouco de carga a preencher, e que este espaço vazio serve para alguma sobretensão ou algo assim...

Na dúvida é melhor ligar para o fabricante de seu equipamento, certamente lhe passarão boas informações.

Abraço.

Postado

Pessoal,

Tudo que se quer saber sobre baterias de notebook está nesses vídeos:

Mitos das baterias para notebooks

http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8455

Baterias notebook Parte I - Guarde sua bateria de forma adequada

http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8456

Baterias de notebook Parte II - Trabalhe com os esquemas de energia do Windows

http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8457

Baterias de notebook Parte III - Modo espera Vs hibernação

http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8459

Baterias de notebook Parte IV - Economize

http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8460

Postado

Rola fazer uma regra de 3.

Considerando que a Potência consumida pelo note é a mesma desde quando você comprou ele.

Agora quanto ao Everest, acho que ele é meio doido.

Ele já acusou meu Note de ter Bateria de Ni-MH.

Já chegou a dizer que ele tava 1% de desgaste na bateria e, no dia seguinte, tava acusando 0% de desgaste de novo.

Agora não sei se diminuir o nivel de desgaste de uma bateria é possível...

Postado
  Rilder disse:
Amigo e usar na corrente com a bateria no lugar prejuidca a mesma ou quando carregar tudo ela para de receber carga???

Não ha nenhum problema nisto, pois você não estará gastando os ciclos da bateria (carga e descarga) não diminuindo assim a sua vida útil. A única coisa que recomenda-se é que, se você for utilizar por dias o notebook ligado na energia, é melhor retirar a bateria mais pelo aquecimento que ela gera, podendo deteriorar mais rápido outros componentes do notebook, só não se esqueça de quando for retira-la estar certo de que esta esteja com pelo menos 40% de carga.

Postado

fiz uma pergunta para o suporte da powernote.

Me responderam isso.

que á bateria do notebook é legal antes de colocar na energia eletrica utilizar 10% da bateria para depois começar utiliza-lo o notebook na fonte eletrica.

Postado

Eu uso o notebook em media 12 horas por dia... e passo as 12h no AC e com a bateria nele... tem algum problema? E outra coisa, as vezes eu tiro o AC e vou pra sala, ai meia hora depois eu volto pro meu quarto e ligo no AC de novo, isso causa algum problema na bateria?

Peguei meu notebook quinta feira, e dei uma carga de 12h e pronto, to até hj com ela carregada, o maximo que ela chegou foi a 90%, logo depois eu liguei no ac e ela recarregou, ou seja, nunca dei uma descarga completa na bateria... seria bom deixar ela descarregar totalmente e depois carregar? E minha ultima pergunta, tem algum problema deixar a bateria carregando e eu usar o note ao mesmo tempo no AC????

Valeuuu

• 4 semanas depois...
Postado

Depois de ler o post, fiquei com algumas duvidas:

O post fala em ciclos de descarga, isso se refere a uma descarga 'quase completa' ou se eu usar a bateria até 99% e recarregar isso já conta como um 'ciclo' ?

Pretendo comprar um note e o uso dele seria:

na bateria durante alguma eventualidade (checar um email no caminho entre casa e trabalho ou coisa do genero)

uso para digitação/programação na faculdade (aproximadamente 2-3 horas de aula por dia seg a sexta)

na maior parte do tempo ligado à corrente eletrica (seja no trabalho ou em casa, ou eventualmente se eu sentar perto de uma tomada na sala de aula da faculdade xD)

Devo deixar a bateria encaixada no notebook ou retirá-la (guardando com 40% de carga) e só encaixar caso necessite ligar o note em algum lugar onde não haja uma tomada disponível?

esse modo de utilização (deixando ele na tomada sempre que possivel) seria a melhor maneira de 'conservar' a bateria? ou eu devo usar ele sempre na bateria e ir fazendo as recargas conforme necessário?

Postado

Nunca soube desse cuidado com a bateria de notebook, aliás meu primeiro que ja tem 1 ano e meio tem pelo menos 400 ciclos (cargas e descargas completas) . Só deu um problema recentemente que não queria carregar, mas voltou a carregar normalmente.:huh:

O chato que o notebook o tempo todo na tomada perde um pouco a mobilidade. Os novos Macbooks não ha como retirar a bateria, mas duram 1000 ciclos além de durarem 8 horas(com navegação na internet e música).

Seguindo as dicas do Daigonet pode ser que possa valer a pena.

Falou.

Postado

Olha, vou dar meu relato de uso de dois notebooks, duas baterias...

HP: No começo não tinha besteira com ela, ficava com ela direto no notebook, tirava da tomada para mudar de cômodo, se tivesse com preguiça de ligar na tomada usava sem estar mesmo, uma belo dia instalo o NHC e tenho desgaste de 20%, então comecei a ter a maior frescura do mundo com a bateria (todas essas que vocês já citaram ai) um belo dia abro o NHC e Ruido de 80%, voltei a usala no note direto até que ela parou até de carregar... (isso tudo com pouco mais de um ano)

Kennex: Não dei carga inicial, nunca tirei a bateria do lugar dela, não espero ciclos ou porcentagem correta pra ligar na tomada, tiro da tomada pra mudar de cômodo e logo recoloco, quando vou sair de casa com ele apenas coloco-o em modo de espera e me mando... Enfim, frescura 0% e desgaste em... 3%! Não é nem perceptível o desgaste que ela teve.. pra mim continua durando suas 1:30h e já faz 1 ano que estou com ele.

Tirem suas conclusões!

Postado

Já li estes pots à um tempo tb, tenho tido muito cuidado evitando usar a bateria.

Mas percebi o seguinte: só dá para atualizar o nível de desgaste da bateria quando zeramos o nível dela....

Tenho feito 1 ou 2 ciclos por mês e aconteceu o seguinte. sempre que eu ia para 1 ou 2 % de carga, o desgaste aumentava. Mas depois parei de fazer isso e só deixava ir a 5% no máx. Só que agora quando uso na bateria, durante a descarga ela costuma dar um pulo grande de uns 25%, do nada sem usar nada pesado. Outro vez que n deu esse pulo o note travou com uns 30% de carga ou apagou n lembro. Ou seja parece que o note pensa que tem carga, mas ele fica sem carga do nada...mas o estranho é q quando carrega está normal e vai até o final...

Ou seja, se a gente n fizer um ciclo completo de vez em quando parece que o contador fica maluco....pelo menos é o que parece. Já estou com o note há 14meses...

Postado

ola amigos, esse e meu primeiro notebook, e to preocupado em fazer tudo certinho, a minha duvida e o seguinte, durante a primeira carga o notebook pode ficar ligado? ou tenho que mate-lo desligado ate as 12 hrs? pelo fato de ser a primeira vez? agradeço desde ja:huh:

lembrando que essa informação nao esta contida no manual de instruçoes, e o notebook e um lg r410:)

Postado

Na dúvida deixe desligado, eu deixaria desligado.

Postado

Siga as recomendações no manual.

Caso não tenha nada no manual procure informações no site do fabricante.

"Pelo amor de deus" não paga minhas contas, então por favor espere até que alguém te ajude. Aqui é trabalho voluntário colega.

Caso não encontre nada, comece a usar sem nenhuma recomendação. As baterias novas não precisam de regras na primeira recarga.

Postado
  sabulus disse:
Esses tipos de bateria necessitam das 3 primeiras cargas de 12h ou para baterias de Li-ION não mais necessarias?

Eu so dei uma de 12h. Era o que estava escrito no manual.

Postado

já a algum tempo venho acompanhando este site, a respeito de notebooks, comprei um recentemente. A minha dúvida está em relação a recarga da bateria, pois ontem entrei em contato com o suporte técnico (HP) sobre o assunto, o técnico disse-me em 100%de carga e depois retirá-la e deixar guardada, procede a informação?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...