Ir ao conteúdo

{TUTORIAL}: Utilizando a Bateria do Notebook corretamente!

Daigonet Corporation

Posts recomendados

Postado

Comprei o meu agora um HP Dv4 2040br Pavilion. Como é que devo fazer as primeiras recargas?????:confused:

Um colega me falou para deixar chegar até o final e depois deixar carregando por 12 horas, realizar este procedimento por 4x.

Outra achei que a duração da bateria foi muito rápido. Tipo umas 2 horas

Postado
Comprei o meu agora um HP Dv4 2040br Pavilion. Como é que devo fazer as primeiras recargas?????:confused:

Um colega me falou para deixar chegar até o final e depois deixar carregando por 12 horas, realizar este procedimento por 4x.

Outra achei que a duração da bateria foi muito rápido. Tipo umas 2 horas

Olá amigo,

recomendo você a dar uma lida nestes tópicos:

Como Proceder com o Primeiro Carregamento da Bateria

http://bbaterias.com.br/dicas/como-proceder-com-o-primeiro-carregamento-de-uma-bateria-para-notebook

Porque calibrar a bateria

http://bbaterias.com.br/artigos/porque-calibrar-a-bateria-do-meu-notebook

Como calibrar a bateria

http://bbaterias.com.br/tutoriais/como-calibrar-a-bateria-para-notebook

Postado

Olha,esse post foi um dos mais úteis que eu já lí aqui!

Eu já sabia que é recomendável retirar a bateria se ele estiver conectado à fonte de alimentação,mas se for fazer isso é melhor estar conectado á um estabilizador de corrente.

Nota 1000000000000000 pra vocês!

• 4 semanas depois...
Postado

Bom ainda fiquei na duvida uso na tomada com ou sem bateria? uso o notebook quase todo dia e um acer 4540

Ficar com a bateria no note vai danificar ou não a mesma (ligado na energia)

Tiro ou não quando ligado na corrente eletrica

Postado

li e tô moscando ahuahauuha..

eu tenho a opção de sempre usar tomada.. são raros os casos de não precisar..

devo usar sem tomada de quanto em quanto tempo? e quando realizar aquela recarga de 12hrs?

Postado

Pois é! Soube que recentemente em um Parque Tecnológico muitos notebooks queimaram porque os alunos estavam usando somente o notebook ligado no carregador, sem a bateria.

E o que aconteceu? Dia chuvoso + raio + notebook sem bateria= todos eles queimaram.

A explicação que deram para isso, é que a bateria serve como um no break. Ou seja, ela estabiliza a energia.

Se os notebooks desse Parque Tecnológico estivem com a bateria e o carregador, a descarga de energia teria parado nela. Ou seja, só a bateria iria queimar.

E, venhamos e convenhamos que é melhor arcar com o custo de baterias queimadas do que de notebooks.

O que me espanta mesmo é um Parque Tecnológico não saber disso. Quer dizer... aprenderam, da pior maneira.

Então, viva o carregador e a bateria, JUNTOS!

rsrsrsrs

Postado

Tenho note acer, a bateria ja se foi.

Foi ver o preço e muito alto!

Peguei a baterria do notebook e abrir a onde que ficar guardado as celulas tinha 4, troquei por 4 novas, ficou legal.

Eu tava pensando se colocar mais 4 em paralela, o tempo de duraçao vai aumentar? esta que e minha duvida.

fico no aguado.

Postado
Tenho note acer, a bateria ja se foi.

Foi ver o preço e muito alto!

Peguei a baterria do notebook e abrir a onde que ficar guardado as celulas tinha 4, troquei por 4 novas, ficou legal.

Eu tava pensando se colocar mais 4 em paralela, o tempo de duraçao vai aumentar? esta que e minha duvida.

fico no aguado.

ola sou novo no forum e, nao tenho muita esperiencia em not. eu comprei um, faz pouco tempo. mas pelo que entendo em questão de energia (contínua que é o tipo de energia da bateria.) no seu caso, acho que vai durar mais tempo de uso da carga. ex: o tempo de uso de carga da bateria, vai, de acordo a potêcia da bateria medidos em AMP-H ampéres/hora. então, se sua bateria tem 2200 Ah e você coloca mais um conjunto de 2200 Ah, ela terá então, 4400 Ah. no caso, se ela tem uma autonomia de 3h (uso normal do seu notebook) ela vai passa a ter uma autonomia de 6h... porém, você deve observar, com alguem mais atualizado, pois, se nao me foge a memória, as baterias tem, um chip que gerencia a carga (no ato da recarga) de sua bateria. o que, se você sobrecarregar esse chip, ele poderá vir a queimar e você ai, perder sua bat. vale lembrar que o tempo de recarga tambem vai ser dobrado. mas a ideia é boa, no quesito tempo de descarga...

Postado

Então, estando com a bateria carregada e o note na tomada não vicia a bateria, mas pode trazer outros tipos de danos?? Qual a gravidade desses danos?? Qual o conselho para uso?? aquele inicial de tirar a bateria?? nesse caso, é necessário que se coloque 1 vez por mes para terminar o ciclo ou esse término pode ser feito somente de acordo com minhas necessidades, tendo eu facilidade para uso de tomadas??

sou novo aqui e estou cheio de dúvidas. espero que me ajudem.

abraço

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Uma dúvida que não vi de forma clara no excelente post:

Comprei (sábado) para minha filha um note HP dv4 i3, 4 gb ram, ATI de 512 mb, 2,13 ghz.

Como não estamos acostumados com notebook, estranhamos a bateria ter se descarregado em aproximadamente 3 horas.

O vendedor da loja orientou a fazer a carga de 12 horas quando ela "zerasse", foi o que fizemos.

Porém, ele orientou a não carregá-la enquanto o notebook estiver sendo utilizado, ou seja, carregar a bateria com ele desligado.

Gostaria de saber se isso procede, se sempre que formos utilizar o note "na tomada" teremos então de retirar a bateria e sempre que for carregá-la, fazê-lo com ele desligado?

Postado

Jinacio, acredito que a informação nao procede. Pelo menos não para as baterias atuais de Lítio. Nos notebooks mais antigos, era aconselhável deixar o notebook em standby enquanto você carregava ele, para evitar o efeito memória (vício da bateria). Porém, com a nova tecnologia que corta a corrente de energia para a bateria quando ela está cheia, o vício da bateria não afeta mais as baterias de lítio, portanto, não há necessidade de deixar de usar o notebook enquanto este carrega. Em tese, a bateria não estará em uso, o seu notebook estará sendo sustentado apenas pela energia da tomada, e no caso de uma tempestade de raios, se alguma coisa tiver que queimar, será a bateria. Quando houver necessidade de usar o notebook longe de uma tomada, simplesmente use o notebook normalmente, e quando o mesmo estiver próximo da descarga completa, suspenda o uso (é importante evitar a descarga completa!). Quando chegar em casa, ligue o carregador na tomada normalmente, use numa boa, e assim que a bateria estiver completamente carregada, a energia voltará a fluir direto ao notebook, não havendo necessidade nem de retirar a bateria nem o carregador. E assim vai seguindo o ciclo!

Abraços

Postado

Sempre tive uma dúvida superultramegahiperbásica... =)

Até onde sei, quando se ligava um rádio a pilha/AC na década de 1970 na tomada, o bicho tinha um mecanismo basicão que, ao detectar a presença da AC, tirava da cena a pilha, economizando-a.

Por que notebooks, a anos-luz de avanço tecnológico, ainda têm esse comportamento pré-histórico no que tange às baterias?

Postado
Sempre tive uma dúvida superultramegahiperbásica... =)

Até onde sei, quando se ligava um rádio a pilha/AC na década de 1970 na tomada, o bicho tinha um mecanismo basicão que, ao detectar a presença da AC, tirava da cena a pilha, economizando-a.

Por que notebooks, a anos-luz de avanço tecnológico, ainda têm esse comportamento pré-histórico no que tange às baterias?

Na verdade, pelo o que eu entendo disso, essa parada de "tirar a pilha/bateria de cena" é algo recente, tecnologia aplicada nas baterias de íon lítio, economizando-a e ao mesmo tempo evitando o risco de ter o conhecido vício da bateria. No caso das baterias mais antigas, as baterias de níquel-cádmio (NiCd), essa tecnologia não existia, portanto, o vício da bateria era algo comum.

• 2 semanas depois...
Postado

Quanto ao ciclo o que determina um clico, por exemplo, a bateria está 40% coloco para carregar isso conta um ciclo? Na próxima carga estiver 60% e fizer a carga totalizou com a anterior 100% é apenas neste caso que conta um ciclo?

• 2 semanas depois...
Postado

O pessoal fala muito em uma linguagem que o pessoal que não entende muito disso, no caso eu, acaba entendendo bulufas, então, eis minhas dúvidas aqui, (Daluzin tirou uma das minhas dúvidas, que era a respeito de descarregar totalmente), precisa fazer esse ciclo de carregar 100% e descarregar 100% uma vez por mês pelo menos? E referente ao uso normal, espero chegar até quantos % para recarregar? 1%? Só não pode descarregar completamente, certo? Enfim, muitas dúvidas, mesmo depois de ler e reler não consegui entender, é muito conteudo técnico, mas mesmo assim, ótimo tutorial, tirou muito das minhas dúvidas, porém, não as mais importantes/básicas.

Obrigado!

Postado
victorfilgueiras e demais colegas, o programa BatteryCare tem em seu site um pequeno guia sobre esta questão: BatteryCare - Guia de utilização da bateria de portátil.

Espero que ajude.

Obrigado, irei dar uma olhada.

@Edit: Ótimo site para quem está com dúvidas, explica claramente muito bem, só essas calibradas, que eu ainda não entendi o porquê de fazer isso, mas entendi como faz, rs, obrigado Paultx

Postado

as baterias atuais, tanto pra cel quanto pra note

nao sao mais viciadas!!

tanto que voce pode colocar na tomada, usar o note o tempo todo na tomada e depois tirar caso vá viajar e precise do uso da bateria

é claro q se perde eletrons e desgasta carregar pouco e depois usar, mas não é mais considerado um desgaste grande da epoca q esse topico foi feito a 3 anos atras

fontes de uma palestra da cpfl aqui na faculdade de engenharia eletrica da unesp!

Postado

eu tenho um palm os a bateria dele perdeu-se as células por causa do excesso de energia e eu comprei o notebook agora eu faço assim, deixo carregando... quando está carregado por completo eu removo o cabo de energia e fico usando enquanto descarrega, faço essa etapa desde que comprei o notebook por ter medo de acontecer o mesmo com o PDA, não tenho muita experiência com manutenção e informática, mexo mais com programas e S.O voce acha que isso que eu tô fazendo é o certo para o notebook?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...