Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

{TUTORIAL}: Utilizando a Bateria do Notebook corretamente!


Daigonet Corporation

Posts recomendados

Olá pessoal,

Li grande parte desse tópico e vi a quantidade de informações úteis que os usuários postaram aqui. A parte ruim (ou não hehe) de uma discussão assim é que as opiniões divergem um pouco e isso faz com que dúvidas apareçam.

No meu caso já fiz o pedido de um Dell XPS15. Será meu primeiro notebook e vejam se o que pretendo fazer com relação à bateria está correto:

Obs: Usarei o note em casa e na universidade.

1 - Quando chegar, realizar o procedimento indicado no manual (vamos supor que seja 3 cargas e descargas completas);

2 - Caso retire a bateria (quando eu não for usar por umas 2 semanas), deixar ela na faixa de 40% de carga;

3 - Para usar tanto em casa como na universidade, sempre optar por ligar o note à tomada (podendo usar com a bateria mesmo, caso o note não esquente muito na região);

4 - Realizar mais ou menos 3 ciclos por mês;

Seria isso galera?

PS1: O protetor eletrônico deve ser usado com e sem a bateria? A função dele seria servir de "suicida" caso haja algum pico de eletricidade para perdermos somente o fusível ao invés da bateria ou do note, certo?

PS2: Fiquei com dúvida com relação ao ciclo de carga. Ele só vale se chegarmos a 100%? Pois se fizermos o esquema de carregar sempre de 40% até 60% ele daria uma carga de 20%, e fazendo isso 5 vezes daria um ciclo?

PS3: Supondo que eu use o note somente na tomada (com a bateria) e eu comece a frequentar um lugar (diariamente) que não tem tomadas disponíveis. Vamos supor também que eu não fique muito tempo nesse local, como, por exemplo, entre 30 e 60 minutos diários. Qual a melhor solução? Carregar em casa a bateria até chegar a 100% e usar sem medo de ser feliz?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

o meu notebook acer 5741-7840 está descarregando desde o terceiro mes, a carga dele agora não passa de 6% como eu faço para fazer o medidor voltar a carregar a bateria normalmente?

Aqui ja consegui resolver!!!

Não se preocupe sua bateria não esta desgastada faça o seguinte:

Coloque se notebook para não entrar no modo de espera enquanto estiver na bateria!!

Abra um jogo e execute ate ele se esgotar por completo!!!!!!!!

Depois que ele desligar entre na bios e espere ele apagar!!!!

coloque-o para carregar agora olhe o desgaste e veja que você recuperou toda a bateria isso é um problema no medidor agora o meu ta marcando 0% faça isso so uma vez a cada 3 meses!!!!

eu li está resposta só que não soube seguir os passos que ele aconcelha, não soube responder pro autor alguém pode me ajudar a fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No inicio do topico o autor disse que é aconselhavel deixar que a bateria chegue a 1%. É mesmo necessario deixar ele se esgotar até está porcentagem? Se eu deixar a bateria descarregar até uns 5% vai fazer o mesmo efeito ou tem que ser mesmo até 1%????

Deixar chegar a bateria até 1% ou 0% é somente quando estiver fazendo a calibragem, depois nunca mais deve fazer isto, pois é ruim para a bateria, a não ser que vá fazer uma nova calibragem, mas deve esperar entre 30 a 60 dias...

Olá pessoal,

Li grande parte desse tópico e vi a quantidade de informações úteis que os usuários postaram aqui. A parte ruim (ou não hehe) de uma discussão assim é que as opiniões divergem um pouco e isso faz com que dúvidas apareçam.

No meu caso já fiz o pedido de um Dell XPS15. Será meu primeiro notebook e vejam se o que pretendo fazer com relação à bateria está correto:

Obs: Usarei o note em casa e na universidade.

1 - Quando chegar, realizar o procedimento indicado no manual (vamos supor que seja 3 cargas e descargas completas);

2 - Caso retire a bateria (quando eu não for usar por umas 2 semanas), deixar ela na faixa de 40% de carga;

3 - Para usar tanto em casa como na universidade, sempre optar por ligar o note à tomada (podendo usar com a bateria mesmo, caso o note não esquente muito na região);

4 - Realizar mais ou menos 3 ciclos por mês;

Seria isso galera?

PS1: O protetor eletrônico deve ser usado com e sem a bateria? A função dele seria servir de "suicida" caso haja algum pico de eletricidade para perdermos somente o fusível ao invés da bateria ou do note, certo?

PS2: Fiquei com dúvida com relação ao ciclo de carga. Ele só vale se chegarmos a 100%? Pois se fizermos o esquema de carregar sempre de 40% até 60% ele daria uma carga de 20%, e fazendo isso 5 vezes daria um ciclo?

PS3: Supondo que eu use o note somente na tomada (com a bateria) e eu comece a frequentar um lugar (diariamente) que não tem tomadas disponíveis. Vamos supor também que eu não fique muito tempo nesse local, como, por exemplo, entre 30 e 60 minutos diários. Qual a melhor solução? Carregar em casa a bateria até chegar a 100% e usar sem medo de ser feliz?

Abraço!

Rafael,

Para ser rápido e direto, tudo que você escreveu está certo, você aprendeu bem sobre as baterias.

Para complementar recomendo que leia este blog das baterias especializado que fala sobre retirar/usar sem etc.: http://bbaterias.com.br

Bom uso ae meu chapa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu tenho um note Samsung com bateria "interna"... não da pra tirar ^^.

Achei legal que a Samsung traz um software pra "estender a vida da bateria" se o note fica a maior parte do tempo na tomada. Basicamente o que ele faz é carrregar a bateria até 80% somente, e então ele para de carregar e deixar ela cair até 78% e recarrega novamente até 80% e assim sucessivamente... Achei interessante mas nao sei a teoria por traz disso...alguem sabe?????

PS: Minha bateria dura 5 horas de uso ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a teoria por traz disso é que neste nível a bateria não chega a perder ciclos, pois o que ralmente prejudica a bateria é a temperatura, com esta ação seu notebook e bateria não chegam a aquecer muito e assim a vida da bateria se prolonga.

Quando se carrega full até 100% o nível de calor da bateria é bem elevado e faz com que a bateria vá perdendo um pouquinho da vida dela. :)

Complicadinho, mas é por aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, estou adqirindo um notebook (Avell FullRange T5175 HHH) e gostaria de tirar algumas dúvidas referentes à bateria.

Temos um notebook DELL aqui em casa e nunca tirávamos a bateria e deixávamos o notebook sempre ligado à tomada, tanto quando o estávamos utilizando quanto quando ele estava desligado. Depois de algum tempo a bateria simplesmente deixou de responder, não tinha forças nem para ligar o notebook (era como se estivesse sem bateria), ele passou a funcionar apenas ligado à tomada.

Pois bem, qual a forma correta de utilizar o notebook e carregar a bateria? Deve-se carregar a bateria apenas com o notebook desligado ou, enquanto estiver carregando, pode-se utilizar o notebook (bateria + tomada)? Deve-se parar de recarregar assim que a bateria estiver completa? É recomendável esperar a bateria estar com pouca carga (o mínimo possível) para recarregar?

Obs.: dei uma lida no primeiro post mas algumas dúvidas continuaram, e obviamente não li todas as 40 páginas.

Desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera estou precisando de ajuda, tenho um note sim+ 6175 desde dezembro do ano passado e no momento a bateria dele está se acabando (deteriorando) rapidamente, ela esta desgastando cerca de 5% ao mês e cada vez piora mais, no tutorial do tópico diz que as baterias podem estar perfeitas porém a bios poderia estar fazendo a contagem errada, alguem conhece algum método de fazer o bios econhecer toda a força da bateria? Pois o bios não tem opção de calibração, e quando eu descarrego ela completamente pelo sistema operacional quando carrego ela está pior ainda, o programa que eu uso para ver a situação da bateria é o BatteryCare, to aguardando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, acabo de comprar um note... ele ainda nem chegou mas já quero aprender a tirar o melhor dele então dei uma lida no tpc e tenho algumas duvidas.

Existem programas (como o da samsung) que permitam a você n carregar a bateria toda? ou fazer com que o note quando estiver ligado na tomada não carregue a bateria, apenas use a energia da tomada para ficar ligado (vi isso em alguns computadores avell se n me engano)

O ideal para quem fica com o note em casa e sai toda noite com ele para a faculdade é deixar o note sem bateria durante o dia e colocar essa bateria quando for sair? Nesse caso devo seguir as regras do primeiro post para deixar descarregar e carregar novamente?

alguma outra dica útil? o note é um LG 520 - 5500 com bateria de 6 células...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae rapaziada, beleza?

Meu notebook Dell XPS 15 chegou na sexta-feira e surgiram várias dúvidas com relação a bateria, e eu já fiz algumas "besteiras":

Primeiro que eu usei um pouco assim que ele chegou, sendo que só depois vi que a recomendação era carregar por pelo menos 12h antes do primeiro uso (sobre carregar a bateria, eles só falam isso). Eu não deixei a bateria acabar e coloquei pra carregar com o notebook desligado durante as 12h. De lá pra cá vim usando a bateria e seguindo a orientação do criador do tópico, quando a bateria estava esgotando uma mensagem vinha me avisando que era pra recarregar a própria ou o notebook iria hibernar automaticamente. Quando chegou aos 5% o computador reiniciou sozinho e durante essa reinicialização apareceu uma mensagem que a bateria tinha chegado a um nível crítico e que teria que ser carregada imediatamente. Eu optei por nem ligar mais o notebook, mesmo na tela da mensagem eu apertei o ESC pra cancelar a contagem pra iniciar automaticamente e desliguei o notebook direto no botão de liga/desliga e coloquei pra carregar novamente desligado. Bom, devo ter feito umas cagadas aí e gostaria que me explicassem uma maneira correta de cuidar da bateria. Mesmo aparecendo essa mensagem eu teria que iniciar o windows e deixar a bateria chegar em 1%?

Detalhe que essa já é a segunda carga que eu faço, uma no dia que chegou e mais outra hoje.

Pergunta: Caso eu esteja usando o notebook e a bateria ficar em 1%, deixo o notebook ligado e carregando ou desligo e carrego?

Pergunta: Devo mexer em alguma propriedade de energia do notebook?

Bom, espero que me ajudem!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Qual o nome do Software que controla os 80% da Samsung , sera que isso veio no meu note ?

Olá Lucas,

Encontrei neste blog umas novidades sobre este programa que muitas pessoas querem desativar, confira:

http://bbaterias.com.br/artigos/bateria-do-notebook-samsung-carrega-so-ate-80-o-que-fazer

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Oi gente boa tarde,

por favor preciso muito de um help, comprei um notebook no dia 13/09/2011, usei pouco e deixei carregando por 24 horas,e depois de ter carregado este período, usei ele por uns 50 minutos e ja estava piscando vermelho a bateria estava descarregando.... e hoje carreguei ele a noite toda, e aguentou só 40 minutos...

alguém poderia me ajudar?

e tem outra coisa, estava aparecendo a mensagem de WINDOWS EXPLORES PAROU DE FUNCIONAR toda hora, o que posso fazer...é algo em algum programa?

No aguardo,

Sheila

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!