Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

{TUTORIAL}: Utilizando a Bateria do Notebook corretamente!


Daigonet Corporation

Posts recomendados

É isso mesmo, manter a bateria entre 40% e 60% de carga é o mais indicado para as baterias, claro que não precisa ficar obsecado a fazer só isso.

Trata-se de uma dica..;).

se quiser pode deixar o notebook na tomada por um bom tempo... susse!

ele vai chegar a 100% e começar a usar a energia direto do carregador(tomada) e não da bateria..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, pretendo seguir as dicas de deixar ali sempre entre os 40-60%, mas aih vem outra dúvida, a maior parte do tempo usarei o not em casa mesmo, então o que é melhor, usar sempre na fonte né??

Mas assim eu não seguiria essa linha de deixar entre os 40-60%, ja que como vai estar plugado quase sempre estará carregada a bateria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, pretendo seguir as dicas de deixar ali sempre entre os 40-60%, mas aih vem outra dúvida, a maior parte do tempo usarei o not em casa mesmo, então o que é melhor, usar sempre na fonte né??

Mas assim eu não seguiria essa linha de deixar entre os 40-60%, ja que como vai estar plugado quase sempre estará carregada a bateria...

Boa Tarde,

como foi citado acima para manter a bateria entre 40 e 60% de carga, isso é para "preservar" os ciclos de vida da bateria. Uma bateria possui uma média de 300 ciclos de vida. Se for descarregada totalmente perderá um ciclo de vida, então mantendo a bateria entre 40-60% de carga não perderá um ciclo completo.

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, pretendo seguir as dicas de deixar ali sempre entre os 40-60%, mas aih vem outra dúvida, a maior parte do tempo usarei o not em casa mesmo, então o que é melhor, usar sempre na fonte né??

Mas assim eu não seguiria essa linha de deixar entre os 40-60%, ja que como vai estar plugado quase sempre estará carregada a bateria...

bom já foi explicado aqui acima o pqe de manter a bateria com a carga entre 40 e 60% ... sendo assim, vce pode usar ele na tomada pelo tempo qe for necessário, e não afetará a sua bateria.

Lembrando qe, mesmo com todos esse cuidados especias com a bateria, a vida útil dela é entre 1 ano e meio e 2 anos.

Qualquer outra dúvida, só perguntar. :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom já foi explicado aqui acima o pqe de manter a bateria com a carga entre 40 e 60% ... sendo assim, vce pode usar ele na tomada pelo tempo qe for necessário, e não afetará a sua bateria.

Lembrando qe, mesmo com todos esse cuidados especias com a bateria, a vida útil dela é entre 1 ano e meio e 2 anos.

Qualquer outra dúvida, só perguntar. :cool:

Então.. por ex: estou usando o not com a bateria e usando a fonte então estará sempre 100%, vamos supor que saia um pouco e tire a fonte, voltando novamente para a fonte nos 100% de carga, eu estaria gastando um ciclo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então.. por ex: estou usando o not com a bateria e usando a fonte então estará sempre 100%, vamos supor que saia um pouco e tire a fonte, voltando novamente para a fonte nos 100% de carga, eu estaria gastando um ciclo?

um ciclo de carga significa usar toda a capacidade da bateria, mas isto não quer dizer necessariamente uma única carga.. por exemplo, vce pode usar o note por algumas horas num dia, usando 50% da sua carga, e então recarregá-lo totalmente aos 100%.. se vce fizer a mesma coisa no dia seguinte, isto contaria como um ciclo de carga ( 50% em um dia + 50% no outro dia = 100% 1 ciclo completo ), em vez de dois, assim vce pode demorar várias recargas para completar um ciclo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um ciclo de carga significa usar toda a capacidade da bateria, mas isto não quer dizer necessariamente uma única carga.. por exemplo, vce pode usar o note por algumas horas num dia, usando 50% da sua carga, e então recarregá-lo totalmente aos 100%.. se vce fizer a mesma coisa no dia seguinte, isto contaria como um ciclo de carga ( 50% em um dia + 50% no outro dia = 100% 1 ciclo completo ), em vez de dois, assim vce pode demorar várias recargas para completar um ciclo.

Então finalizando, o que você recomendaria para uma pessoa que usará sempre em casa o not:

1- Usar sem fonte, ao chegar nos 40% recarregar até 60%, tirar da fonte e usar até 40%, recarregar até 60% e assim por diante, não esquecendo da calibragem umas 2x por mês...

2- Usar sempre na fonte c/ a bateria no not, que serviria de segurança em pique de energia..

Desde já agradeço a galera ae que ta dando um apoio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Cleiton,

Para você o melhor é a Opção 2!

Como você usa sempre o notebook, simplesmente use ele direto ligado na fonte (tomada)! quando ele chegar a 100% vai deixar a bateria em "stand by" e vai usar só a energia da tomada...

Este esquema do 40 e 60% é um "macete";), mas realmente é um saco:wacko: ficar toda hora fazendo/cuidando disso.

Resumindo use normalmente como for mais conveniente! O maior perigo é deixar a bateria com carga baixa, fazer isso com frequencia ai sim vai danificar ela!

Mas se tiver mais dúvidas manda ae que a galera responde....

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tenho um Acer Aspirion, quando estava fazendo curso tecnico usava ele, geralmente a bateria dele acabava no final da aula. Depois disso a bateria "Viciou" ela não segura mais de 5minutos de carga.

Uso o Ubuntu 10.10 e sempre quando ligo o note ele me da uma mensagem dizendo que a bateria tem apenas 30% da capacidade total e pode estar com defeito.

Tenho como recuperar a bateria ou é outra mesmo??

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rafeldi,

Você já tentou calibrar a sua bateria?:confused: pelo jeito que menciou ele já deve estar dafinicada, pois a sua vida útil se esgotou. As baterias tem cerca de 400 cliclos (em média) de carga... creio que já deve ter chego neste patamar se você já usa a um bom tempo

Quando acaba esta vida útil não rola "recuperar", tem que comprar uma nova mesmo, é o melhor a fazer.

Boa sorte meu chapa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rafeldi,

Você já tentou calibrar a sua bateria?:confused: pelo jeito que menciou ele já deve estar dafinicada, pois a sua vida útil se esgotou. As baterias tem cerca de 400 cliclos (em média) de carga... creio que já deve ter chego neste patamar se você já usa a um bom tempo

Quando acaba esta vida útil não rola "recuperar", tem que comprar uma nova mesmo, é o melhor a fazer.

Boa sorte meu chapa!

Eu tambem já estou na posibilidade de trocar ela, pois se eu deixar ela carregando noite toda, ela continua com os mesmo 30% de carga.

Só que como uso meu note em cima de uma mesa não movimento ele pra lugar nenhum eu ainda nem preocupei com a possibilidade de fazer a troca da bateria.

Mais obrigado pela ajuda, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Esse tutorial ainda é válido para os dias atuais? Ou já houve alguma modificação?

Esse tutorial mesmo sendo de 2007 é super válido para os dias de hoje.

Todo conteúdo citado auxilia a vida útil da bateria, mas eu destacaria os de maior importância:

01) Aguardar a bateria zerar antes de carregá-la novamente, sendo LEI para as primerias 5 vezese se o notebook é novo.

02) Bateria de Notebook HP, por exemplo, permitem que aumente sua autonomia se deixar 12 horas ligado na tomada direto, sem utilizar o aparelho. Em 3 notebooks da marca que tive, consegui aumentar em média 20-30 a mais de duração da carga.

Existem várias recomendações para baterias de notebook , porém a crua realidade é que são caras e exigem troca, anualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Samuel,

Quando estiver jogando utilize sempre ele ligado na tomada, indepedente de estar carregando ou com a carga completa...

Quando se está jogando games o processador e placa de vídeo exigem mais energia que o normal então é importante estar plugado!

Veja mais algumas dicas a respeito de uso direto na tomada neste blog especializado: http://bbaterias.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera apreenda uma coisa.....bateria é que nem a sua mulher, se você não usar outra a usa. e mais, com o tempo tudo diminui...faz parte do ciclo da vida do homem e de todas as coisas neste mundo. Então pare de chorar....quando a sua namorador for embora é porque você não serve mais....ou está sem grana ou não dar mais no couro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos comprei um plhico phn a2 14 p223lm.

No manual diz o seguinte:

1. Recarregue quando estiver totalmente descarregada.

2. Quando usar o note por longo periodo, retire a bateria e usa só a fonte.

3. Mesmo usando fonte, mantenha a bateria conectada.

4. Se precisar guardar, por em lugar fresco longe do calor.

5. n deixe mais de 6 meses sem carregar.

6. Não carregue ou descarregue a bateria parcialmente, isso altera sua duração.

Não sei mais o que fazer, totalmente diferente do que vocês indicaram, exceto o 5.

Q me dizem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marquito,

Você está falando de um manual de uma bateria de Lítio?? Pois isto aí não está certo.

É um manual antigo? :confused:

Acho que não, esta parece ser a recomendação para baterias Níquel-Cádmio :confused:

Antigamente, as bateria utilizadas eram feitas de Níquel-Cádmio, uma tecnologia menos eficiente e que costumava apresentar vários problemas em caso de recargas recorrentes.

FONTE: http://www.tecmundo.com.br/5894-mito-ou-verdade-recarregar-a-bateria-muitas-vezes-ao-dia-estraga-o-aparelho-utilizado-.htm#ixzz1NTEoC6a1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.colombo.com.br/produto/Informatica/Notebook-Aspire-AS5742-7416-Intel-Core-i3-380M-2-53GHz-3GB-RAM-320GB-HD-Acer alguém sabe se esse notebook tem aquele sitema de carga inteligente que detecta a energia,quando chega 100% usa so a energia da fonte .E se da pra usar ele só na bateria mesmo com 100% carregado valeu.Desculpem a ignorância esse é meu primero notebook.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá eu queria saber se eu estiver usando o notebook na carga e acabar a luz ele ira queimar ,ou correrá risco que nem nos computadores ?

Olá Alysson,

se seu notebook estiver ligado diretamente na tomada irá sim ocorrer o risco igual a dos computador desktop, mas se tiver ligado em um No Break ou em um estabilizador bom, não ocorrerá este risco .

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se alguém puder me ajudar ficarei muito agradecida.

Ganhei um notebook, ja usado, mas novo sabe. Toda vez uso ele ligado na energia e ele esquenta pacas. Nao sei o que fazer, fico querendo tirar a bateria mas tenho medo, sei la...

Ele é da marca CCE, 2GB RAM, 500GB HD, Satux Sistem, Intel Processor

. Ai me ajudem, nao entendo muito bem.:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.colombo.com.br/produto/Informatica/Notebook-Aspire-AS5742-7416-Intel-Core-i3-380M-2-53GHz-3GB-RAM-320GB-HD-Acer alguém sabe se esse notebook tem aquele sitema de carga inteligente que detecta a energia,quando chega 100% usa so a energia da fonte .E se da pra usar ele só na bateria mesmo com 100% carregado valeu.Desculpem a ignorância esse é meu primero notebook.

Respondam ai eu posso usa esse notebook o dia inteiro na tomada que nem um desktop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!