Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

{TUTORIAL}: Utilizando a Bateria do Notebook corretamente!


Daigonet Corporation

Posts recomendados

você deve deixar a bateria do note carregar 24h para poder usar tive douis note e viciei no primeiro dia e ai fui pesquisar e agora deixer meu note carregar 24h estou usando ele ate 4h acabou a preocupaçao deixo a cabar tudo para pode carregar, mais uma coisa nao deve usar o note carregando na tomada por que tb vicia quando usar na tomada,tire a bateria valeu pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
você deve deixar a bateria do note carregar 24h para poder usar tive douis note e viciei no primeiro dia e ai fui pesquisar e agora deixer meu note carregar 24h estou usando ele ate 4h acabou a preocupaçao deixo a cabar tudo para pode carregar, mais uma coisa nao deve usar o note carregando na tomada por que tb vicia quando usar na tomada,tire a bateria valeu pessoal.

De acordo com as recomendações dos fabricantes e com as nossas experiências, isto acima é exatamente o que ninguém deve fazer.

- Não se deve deixar a bateria do notebook recarregar por 24 horas, nem no primeiro e nem em nenhum outro ciclo. Isto poderá causar superaquecimento da bateria e é exatamente o calor que aumenta o desgaste.

- Não se deve usar a bateria até "acabar", primeiro por que baterias de notebook atuais contam com chips controladores de carga que necessitam de alguma energia para funcionar. Usar a bateria do notebook totalmente é difícil por que estes mesmos chips, como medida de segurança, sempre mantem em torno de 2~3% de carga da bateria para o seu funcionamento, mas forçando a bateria, através de métodos como forçar o boot após o notebook ter desligado por ter pouca carga (menos que 7%) ou guardando a bateria por algum tempo com carga baixa, fazem com que mesmo a energia de reserva da bateria dedicada para a manutenção dos controladores de carga seja gasta e isto em desgaste da bateria, falhas e até mesmo a perda da peça.

- Deve-se sim usar a bateria do notebook conectada ao notebook enquanto o mesmo está sendo carregado e utilizado, isso por que os notebooks atuais bloqueios contra sobrecarga de bateria e assim que a mesma é totalmente carregada a bateria deixa de ser alimentada e toda a energia é dedicada ao notebook. Exceto em casos onde o notebook superaquece (o que faz com que a bateria também superaqueça) e a bateria sofre desgaste, sempre deve-se manter a bateria conectada o tempo todo ao notebook. Retirá-la com frequência promove danos aos conectores de metal do notebook e ainda estragos aos encaixes plásticos onde a bateria fica presa ao notebook.

- A bateria dos notebooks atuais são feitas de Íons de Lítio, composto que faz com que a bateria do notebook não sofra efeito-memória e, consequentemente não vicie. É fato, as baterias atuais não ficiam! Podemos (e devemos!) carregar a bateria do notebook estando a carga em qualquer valor sem ser necessário esperar chegar a 0%.

- O amplamente recomendado é que mantenha-se sempre a bateria do notebook conectada ao mesmo (em casos onde o notebook superaqueça a bateria deve ser retirada quando não em uso), se for necessário usar o notebook onde não há tomada, usamos o mesmo na bateria. Se houver tomada por perto mantemos o notebook ligado a tomada (sempre!). Simples!! É recomendado para se possível não usar a bateria do notebook com carga abaixo de 20% (ligando o notebook no carregador quando este valor for alcançado), mas não há problema algum em usar a bateria até o notebook descarregar por completo uma vez ou outra. Isso não é o ideal, mas eventualmente pode sim ser feito (em casos com usando o notebook numa aula, ou na casa de um amigo onde não há tomada por perto). Em resumo: Se tiver tomada por perto, ligue o notebook na mesma, se não houver, use a bateria!

- A bateria do notebook, e na verdade todas as baterias de Íons de Lítio, tem um certo tempo de vida em torno de 2~3 anos. Se usarmos a bateria neste tempo útil ela vai perdendo a carga até deixar de funcionar, se mantivermos a bateria na gaveta neste tempo útil ela vai perdendo a carga até deixar de funcionar. Não há saída!! Usem a bateria do notebook de vocês enquanto a mesma funciona pois, usando ou não ela vai se estragar com tempo! Afinal não é pra isso que uma bateria serve, pra ser utilizada e nos trazer mobilidade!?

Sempre tenham bastante atenção com as coisas lidas na internet, pois junto com a liberdade de expressão vem também o achismo, o que é extremamente perigoso!!

Bibliografia e informações adicionais:

Informações básicas e comparativo de tecnologias -> http://www.laptop-battery.org/batterytips.html

How Stuff Works: Como as baterias de Íons de Lítio funcionam -> http://eletronicos.hsw.uol.com.br/baterias-ion-litium.htm

How Stuff Works: Como as baterias de Íons de Lítio funcionam 2 -> http://eletronicos.hsw.uol.com.br/baterias-ion-litium1.htm

Guia BatteryCare -> http://batterycare.net/guia.html

Olhar Digital: Dicas -> http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/aumente-a-vida-util-da-bateria-do-seu-notebook

Olhar Digital: Mitos -> http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/mitos-das-baterias-para-notebooks

Olhar Digital: Guardando a bateria -> http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/baterias-de-notebook-parte-i---guarde-sua-bateria-de-forma-adequada

HP: Calibrando a bateria -> http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c00842272&tmp_track_link=ot_recdoc/c00594915/pt_br/c00842272/loc:1&cc=br&dlc=pt〈=pt&lc=pt&product=4170917

HP: F.A.Q. Baterias -> http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/documentSubCategory?tmp_rule=50799&tmp_task=useCategory&cc=br&dlc=pt〈=pt&lc=pt&product=4170917

Como funcionam as bateria de Íons de Lítio -> http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c00829573&tmp_task=useCategory&cc=br&dlc=pt〈=pt&lc=pt&product=4170917

Obs.: A mensagem postada acima por Hacker Fatal será mantida apenas para servir de exemplo do que não deve ser feito!

Abraços,

Vinícius.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem esclarecedor....

uma última duvida: Meu notebook acabou a carga; ligo ele na energia e fico usando ele até a carga estar completa...Eu posso ficar usando ele na tomada mesmo com a carga da bateria completa para resguardar a carga da bateria para futuras emergências?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bem esclarecedor....

uma última duvida: Meu notebook acabou a carga; ligo ele na energia e fico usando ele até a carga estar completa...Eu posso ficar usando ele na tomada mesmo com a carga da bateria completa para resguardar a carga da bateria para futuras emergências?

Pode e deve! Isso só não é recomendado se o seu notebook superaquecer (em casos de placas de video externa isso é comum) e a bateria tender a ficar muito quente, nesse caso vale mais a pena remover a bateria. Mas se o seu notebook esquentar normalmente e for algo aceitável, nada de esquentar demais, não mexa na bateria, deixe ela encaixada e use o seu notebook na tomada tranquilamente.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, adquiri um notebook e estou em duvida quanto ao procedimento ...

No inicio do topico, recomenda-se:

- Usar ate 1%

- Carregar ate 100%

- Usar ate 40%

- Retira-la por 1 semana

- Coloca-la novamente e usar ate 1%

- Repetir todo o processo.

Já o amigo acima, recomenda que NUNCA seja retirado a bateria do aparelho, conectado ou não à tomada, e que quando usando na bateria, não deixe a mesma descarregar por completo.

Gostaria de saber, qual realmente, é o processo CORRETO !?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para o pessoal que está com dúvidas quanto a remover ou não a bateria do notebook ao utilizá-lo aí vai:

Só realmente é útil remover a bateria do notebook quando o mesmo superaquece, já que é o excesso de calor que faz com que as células da bateria segurem menos carga e aumentem o desgaste. Se o seu notebook não superaquece não há a necessidade de remover a bateria do notebook. Se quiser fazê-lo, lembre-se que a sua bateria tem tempo de vida útil e que seja na gaveta, seja instalada, ela vai estragar.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa Tarde, técnicos e internautas;

Tenho uma situaçãozinha meio que cabulosa. Mas, vamos ao sobrenatural..

Se vocês conhecem as configurações, me desculpe mais irei cita-las:

- 3 GB de RAm

- 500 GB de HD

- HDMI

- Core i3 330 m

- webcam e outros..

Mas o principal já disse, e aí que começa:

Comprei a poucos meses... E ontem, estava mexendo na minha cama, e sem querer ele escapoliu da minha mão. A posição que ele caiu foi de '********' para cima e a tela para baixo. Ele entrou no usuário, e começou a piscar.. meu coração acelerou por aguns milésimos de segundos, e a barriga ficou igual polo norte. kk Mas voltando ao assunto...

No dia seguinte, abriu normalmente, até começar carregar o Windows 7. Demorou muito, cerca de 30 minutos (sério).

Não aguentei e reiniciei. Logico que do modo 'tosco'. Mas, a mesma coisa.

Para resolver minha situação, tentei formatar e o pior. Foram 24 hs para instalar o Windows 7 novamente... Quando apareceu aquela luzinha na minha cara, o coração voltou a acelerar, na esperança de que ttudo se resolve-se.

Tentei instalar cerca de mais 3 sistemas: Xp, Vista e Linux. Apenas o Xp consegui terminar. E mesmo assim, parece aquelas carrroças com um burro comandando. Para clicar no... (Olha bem.. no Menu Iniciar, foram 30 minutos contados no relógio). Já não sei o que fazer..

AH, e na minha opinião: é HD. MAs para formatar todas as partições, terei que salvar meu backup.... Mas como??? tenho cerca de 3.500 programas de instalação, além de muitos arquivos e videos. Ah, e minha garantia não cobre... e antes, que muitos me condenem, não falei para o técnico que havia caido no chão... ele mesmo me falou que já venceu.

;;; Já troquei as memória de lugar.. Já mexi no hd, já configurei no setup, mas táaaaaaaaaa osso...

Por gentileza, alguém me apareça e me dê um milagre....

Fico desde já, mt agradecido.

E minha mãe nem sabe...

Hixi, coro vai sambar.... Logo! Me ajudem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde, técnicos e internautas;

Tenho uma situaçãozinha meio que cabulosa. Mas, vamos ao sobrenatural..

Se vocês conhecem as configurações, me desculpe mais irei cita-las:

- 3 GB de RAm

- 500 GB de HD

- HDMI

- Core i3 330 m

- webcam e outros..

Mas o principal já disse, e aí que começa:

Comprei a poucos meses... E ontem, estava mexendo na minha cama, e sem querer ele escapoliu da minha mão. A posição que ele caiu foi de '********' para cima e a tela para baixo. Ele entrou no usuário, e começou a piscar.. meu coração acelerou por aguns milésimos de segundos, e a barriga ficou igual polo norte. kk Mas voltando ao assunto...

No dia seguinte, abriu normalmente, até começar carregar o Windows 7. Demorou muito, cerca de 30 minutos (sério).

Não aguentei e reiniciei. Logico que do modo 'tosco'. Mas, a mesma coisa.

Para resolver minha situação, tentei formatar e o pior. Foram 24 hs para instalar o Windows 7 novamente... Quando apareceu aquela luzinha na minha cara, o coração voltou a acelerar, na esperança de que ttudo se resolve-se.

Tentei instalar cerca de mais 3 sistemas: Xp, Vista e Linux. Apenas o Xp consegui terminar. E mesmo assim, parece aquelas carrroças com um burro comandando. Para clicar no... (Olha bem.. no Menu Iniciar, foram 30 minutos contados no relógio). Já não sei o que fazer..

AH, e na minha opinião: é HD. MAs para formatar todas as partições, terei que salvar meu backup.... Mas como??? tenho cerca de 3.500 programas de instalação, além de muitos arquivos e videos. Ah, e minha garantia não cobre... e antes, que muitos me condenem, não falei para o técnico que havia caido no chão... ele mesmo me falou que já venceu.

;;; Já troquei as memória de lugar.. Já mexi no hd, já configurei no setup, mas táaaaaaaaaa osso...

Por gentileza, alguém me apareça e me dê um milagre....

Fico desde já, mt agradecido.

E minha mãe nem sabe...

Hixi, coro vai sambar.... Logo! Me ajudem!

Amigo se percebi bem a garantia já venceu é isso?

Tenho quase certeza q é o HD...compra um HD novo (não tem jeito mesmo) instala e arruma ou compra uma Case externa de 15 paus e recupera seus dados...reza pra estar tudo recuperável.

se tiver na garantia ainda, arruma uma case externa mas conversa com o técnico primeiro pra tentar resolver, mas vai morrer num dinheiro...uma chorada sempre ajuda, **** é se ele quiser meter a mão...

o que você pode fazer tb se ele for inflexível é pegar o laptop e falar q vai levar em outra assistência, assim ele vai ver que você n está tanto na mão dele e vai abrir um pouco a mão...com sorte ele já não recoloca o selo e você só tem que recuperar seus dados e levar lá de volta

são só sugestões veja o que for melhor...

abraços e boa sorte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

^>^ acho que esse é meu primeiro post consciente no Fórum =]..

tenho um pc velho no porão(pentium 386,100mhz - 16mb de ram - 1gb HD).. e um que uso atualmente(Pentium D 3,2 - 1gb ram - 250hd)

e hoje comprei um note da Asus core i5, 4gb, 750HD... e como muitos aqui vim com dúvida quanto à bateria =].

primeira vez que mexo com notebook, então a dúvida é besta ^^ mas é dúvida.

bom.. recebi o bichinho, maneiro, arretado.. ele veio com 80/90% da bateria.. usei pouco até agora.. vi nas indicações que se eu tiver num lugar com tomada que eu ligue a tomada... pois bem, tropa, se eu tacar na tomada automaticamente ele vai recarregar ne? e quando ele recarregar tudo eu não vou precisar tirar a bateria? a energia que antes recarregava a bateria agora vai ser simplesmente direcionada como fonte de energia pro pc e a bateria vai ficar em "standby"?

outra coisa que nao entendi ainda.. o ciclo Carga/Descarga.. como é isso mesmo? não pergunto em relação a quantas vezes fazer ou poder fazer.. mas o significado da expressão em si Carga/Descarga. espero que me entendam.

fico no aguardo. abração! o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O meu notebook que comprei recentemente, o Samsung RF511, chega aos 20% começar dar aviso de pouca bateria...depois dos 10% começa a piscar o icone na barra de tarefas e quando chega a 5% ou 6% ele desligou e logo coloquei para carregar, será que tem algum problema? Talvez ele não chega ao 1% por causa de uma própria ferramenta de segurança da bateria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses tópicos sobre Baterias de notebook são extremamente importantes.

Já tive um Lenovo Y430 e vou confessar a vocês... a bateria com menos de 1 ano estava durando apenas 10 minutos. Tem lógica? Detalhe... eu tinha um SSD nele.

Sem comentários! Falta de orientação e informação.

Acabei desanimando de notebook e voltando para o PC convencional.

Agora estou comprando um Vaio e espero fazer dele meu computador principal por um bom tempo. Para isso, claro, terei de zelar muito bem de sua bateria. Bateria viciada é algo muito irritante e possivelmente de elevado custo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um notebook essa semana, e li que tenho que fazer a calibragem da bateria no primeiro uso da mesma.

Então eu tenho que fazer a calibragem da bateria na primeira vez que eu ligar o notebook ?

Olá,

A calibragem é muito importante, não precisa ser feita exatamete na primeira vez que ligar o notebook ;) mas quanto antes fizer melhor!

No seu caso, como a bateria é nova você deve fazer a calibragem 3 vezes, veja aqui neste blog especializado em baterias as dicas de como fazer: Como calibrar bateria de notebook

alguem sabe algum site que venda bateria para o notebook samsung NP-R430i?

Cara, da uma olhada neste site de bateria para notebook, eles tem uma linha bem completa, da pra tentar encomendar se não tiver.

Eu sempre compro aí para meus clientes.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Pessoa,

vamos as dúvidas:

Deixar o notebook ligado no carregador sem bateria o prejudica?

Não há perigo de um pico de energia?

Não prejudica, o notebook é projetado para suportar as duas coisas, você pode usar na tomada normalmente.!

O pico de energia quem vai aguentar é a sua fonte, se ela não suportar vai queimar esta fonte e não o notebook.

É "saudável" deixar o note COM bateria, ligado na tomada?

De vez em quando tiro o carregador e deixo ele consumir a bateria um pouco pra fazer um ciclo, depois ligo de novo na tomada (faço isso raramente)

Com dito pode sim deixar com a Bateria, deixar SEM é uma opção que exige alguns cuidados.

O esquema que você faz está certo, de as vezes dar uma "usada" na bateria.

Recomendo a leitura deste artigo que tem as dicas sobre usar COM ou SEM bateria:

Posso usar meu notebook ligado direto na tomada?

http://bbaterias.com.br/artigos/posso-usar-meu-notebook-ligado-direto-na-tomada

confere lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!