Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como faço pra usar o MJ2955 no lugar do 2N3055 em um projeto de fonte DC variável?


Igor Isaias Banlian

Posts recomendados

É o seguinte:

Comprei um 2N3055 e fiz uma fonte DC com saída variável de 0 à 23 Volts (foi um sucesso) com esse esquema:

fonte015el5.th.jpg"]fonte015el5.th.jpg

(Com algumas modificações devido ao tipo do trafo.)

Mas achei aqui na sucata um MJ2955 que faz exatamente a mesma coisa que o 2N3055, porém, o 2N3055 é NPN e o MJ2955 é PNP. Pesquisei e percebi que é possível modificar o circuito pra usar o transistor PNP no lugar do NPN - eu só não sei como fazer isso!

O que eu quero saber é: O que eu modifico nesse circuito para usar o MJ2955 no lugar do 2N3055???

Obs: Pra ajudar, ai vai o Datasheet dos 2 transistors:

http://www.st.com/stonline/products/literature/ds/4079.pdf

falou, e desde já, agradeço a atenção dispensada! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para usar um transistor PNP, pense totalmente invertido, regule o negativo.

O coletor do transistor deve ficar ligado ao fio negativo. O fio positivo vai direto para a saída positiva da fonte (direto como ai no seu desenho está fazendo o fio negativo)

O negativo vindo lá do capacitor é que vai no coletor do PNP e seu emissor agora será a saída negativa da fonte. A base continua onde está, no centro do potenciometro.

Esse tipo de fonte ai é muito pobre em regulação. Vai ser difícil tu tirares dai correntes com estabilidade de tensão. Se puxares correntes a ordem de 100 miliamperes a tensão de saída tenderá a arriar muito, com relação aquela que você regulou sem corrente. Claro que você poderá vir a regular novamente, agora com carga na saída. O problema acontece quando você tem carga com consumo variável (um pequeno amplificador de áudio, por exemplo) a tensão não vai se manter estável.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adaptei o desenho a minha realidade, baseado nos componentes que tenho aqui e no que você ("faller") disse.

Gostaria apenas que me confirmasse se o esquema que eu fiz está correto ou não:

fonte015versao2ms3.th.jpg

(Só não reparem no desenho em si, pois eu fiz no Paint, com um pouco de pressa!)

falou, muito obrigado pela ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor, verifiquem se agora eu acertei no esquema ou se ainda está errado:

fonte015versao2ce0.th.jpg

Tenho umas dúvidas:

Posso colocar um trafo de 17,5V com esse mesmo esquema?

Posso colocar um trafo de 6+6V, sendo que eu usaria os dois fios azuis (fases) e isolaria o fio preto (neutro)? Ou seria melhor usar: em uma ponta os dois fios de 6V (azuis) juntos e em outra ponta o neutro (de 0V preto)??? De qualquer forma, tem que ser de um jeito que dê 12V! Ou também serve esse esquema se eu usar 1 azul (6V) e o preto (0V) e isolar o outro azul (6V)? Mais daria apenas 6V, correto?

Acho que com esses "novos" dois trafos que arranjei aqui, eu compliquei mais ainda meu raciocínio, mais um dia vou ter minhas 4 fontes DC com tensão regulável prontas... Um dia... Espero que até o final do mês eu me entenda aqui com eles... Afinal, cada coisa aqui é diferente da outra: 1 trafo de 16V com 2 fios no secundário (pretos), 1 trafo de 6+6 com 3 fios no secundário (azul, preto, azul), 1 trafo de 17,5V com 2 fios no secundário (marrons), e uma fonte AT 300W Troni (que vou fazer com o faller me explicou em outro tópico). Bom, um dia eu acerto...

P.S. O pior é que não faço a menos ideia de quantos Amperes aguenta cada trafo... (Os de 16V e 17,5V são grandões e o de 6+6V é menorzinho.)

falou!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Posso colocar um trafo de 6+6V, sendo que eu usaria os dois fios azuis (fases) e isolaria o fio preto (neutro)?

Pode sim. Esses 2 enrolamentos ai, de ponta a ponta, darão 12 Volts sim, em AC. Isole o fio preto (Nesses casos se o transformador fosse, por exemplo, 6+6 x 1A, (6 Watts) como você está tirando 12, de ponta a ponta, seu transformador terá potência para fornecer somente 12 x 500 mA (6W).

Para você estimar a capacidade de fornecimento de corrente no secundário de um transformador desconhecido você pode fazer o seguinte teste.

1) Alimente-o com a tensão nominal de primário e meça a tensão AC no secundário, sem carga alguma.

2) Vá carregando o secundário sempre medindo a tensão de saída. Quando essa tensão de saída cair um determinado percentual de seu valor original, essa ai será a corrente limite para esse secundário. Meça a corrente ai nessa tensão (meça em AC).

3) Uma boa maneira de carregar um secundário é utilizar uma resistência de chuveiro, de preferência para 110Volts (mais grossa) , mergulhada em um balde d'água (para não queimar)

Normalmente se considera quedas de 5 a 10% da tensão nominal em aberto, para definir a corrente máxima de trabalho do trafo, depende da aplicação.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mais se eu usar uma resistência de chuveiro 110V no secundário, é só eu medir a corrente em série com a resistência com um multímetro digital, correto? Ou tenho que fazer mais alguma coisa então?

O que você falou está correto para a medição da corrente do secundário. Mas qual corrente, com qual resistência???

Não sabendo as características de um trafo, no tocante a corrente de saída para qual ele foi projetado, há que sentir em qual corrente de saída a tensão do enrolamento secundario se mantém em um valor útil (queda de 5 a 10% na tensão de saída) Ai sim, com essa carga que fez cair essa tensão de saída de 5 a 10%, se deve medir a corrente.

Vamos para a prática. Colocas ai um transformador qualquer, desconhecido totalmente, sabendo-se somente a tensão de alimentação. Ligue-o na tomada da rede elétrica.

1) Com um multímetro em AC, meça a tensão do secundário desse trafo, que, vamos supor, apresentou 12 Volts AC. Mantenha o voltímetro alí ligado.

2) Comece a carregar essa saída, por exemplo com a resistência de um chuveiro, de ponta a ponta. Vamos supor que com a carga da resistência toda do chuveiro a tensão de saída tenha caído para ...11,80 Volts..

3) Siga medindo a tensão do secundário, diminuindo a carga até que essa tensão baixe para 12 - 5% => 12 x 0,95 = 11,4Volts

4) Vamos supor que em determinado momento, baixando a resistência do chuveiro, você leia no Voltímetro a tensão de saída de 11,4 Volts.... Bingo.. Essa é a máxima corrente que você irá arbitrar como útil para aquele transformador. Agora sim, com essa carga dai, abra o secundário e insira o amperímetro AC para medir essa corrente.

Dica: Para variar de modo rápido essa corrente de secundário use uma garra jacaré em uma das pontas que vai ligada na resistência do chuveiro. Corra essa garra pela resistência, em direção a outra ponta dessa resistência, onde está ligado o outro fio de saída do trafo, e a tensão do voltímetro ficará baixando. Quando chegar em 11,4 Volts, abrace ai a garra, e use o multimetro, agora convertido para corrente, para inserir em série com um dos fios do trafo, para medir a corrente AC..

Nota: nenhuma dessas medidas deve ser feita no primário, principalmente colocando lá a resistência do chuveiro e colocando-a dentro de balde d'água. Essas medidas somente deverão ser executadas, do modo que expliquei, em enrolamentos secundários de transformadores (e não de auto-transformadores) Na dúvida meça a continuidade do enrolamento primário com o enrolameto secundário. Se houver continuidade entre primário e secundário, cuidado, a rede estará presente nas medidas do secundário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!