Ir ao conteúdo

Clonagem de partição com sistema operacional

rickg

Posts recomendados

Postado

recentemente consegui um hD de 320 Gb IDE que recebi da Seagate em troca de um de 200 Gb que estragou e tive que usar a garantia. Então ontem resolvi passar o meu sistema operacional do HD de 160 Gb para este.

Que trabalheira....achava que com o norton ghost iria conseguir clonar a partição onde estava o sistema, triste engano. Uma hora diz que não pode copiar a partição, outra hora, quando parece ter conseguido e coloco o HD para dar o boot, fica naquela tela de entrada do windows e só.

Tentei o acronis True Image, instalo e quando vou copiar diz que precisa ser reinstalado. Reinstalei de novo, a mesma meleca acontece. Excluí na mesma hora, programa que dá erro assim não merece nem ser instalado.

Tentei o partition magic, apesar de um pouco mais complicado, parece que vai funcionar, só que dá no mesmo, ele no fim não clona a partição.

Tente com um disquete de boot com o norton ghost que ganhei de brinde com uma placa-mãe soyo, que eu usava para clonar o windows 98 (bons tempos aqueles), via dos. Apesar de ter clonado direitinho, mesma coisa, o sistema reinicia e fica naquela tela de boas vindas e dali não sai.

tentei então fazer uma recuperação usando o disco de boot do windows XP para quem sabe, gravar por cima, e aí tornar-se iniciável a partição. Aí o console do windows XP pede uma senha de administrador que eu não coloquei.

Cara que complicação....será que esses desenvolvedores de software não tem capacidade paar simplificar as coisas? será que não tem capacidade de criar um software que seja eficiente, simple de usar para fazer uma tarefa que seria corriqueira para quem lida como micros?

Fica aqui minah indignação. Depois querem que se pague centenas de dólares por um programa que não atende às necessidades.

Vou procurar nos programs gratuitos do superdownloads.com.br quem sabe lá encontro um freeware que faça o que preciso.

Se alguém quiser postar suas experiências aqui ou então se conseguiu clonar uma partição de sistema para outro HD, poste aqui, que poderá servir para muita gente.

Postado

Fui no superdownloads.com.br e achei um programa shareware chamado Paragon Drive Backup, como não tinha nada a perder visto que meu HD de 160 Gb (o que tem o sistema operacional) estava preservado e o de 320 Gb eu estava tentando passar o sistema operacional, baixei e instalei.

Na tela de informações do produto diz que terei 30 dias para teste, com total funcionalidade. Um ponto a favor, uma vez que as versões demo do norton ghost e do partition magic não habilitam todas funções.

Quando fui clonar a partição C do Hd de 160 Gb para o de 320 Gb, ele avisou que não havia espaço. Eu tinha particionado o HD de 320 Gb em 3 partições: 40 Gb, 140 Gb, 140 Gb. Eu achava que bastava ter as partições vazias que podia clonar, então tive que excluir a partição de 40 Gb para fornecer espaço para que o Programa clonasse a partição do sistema operacional.

Transcorreu meia hora e a clonagem parece ter sido realizada. Tirei o HD de 160 e coloquei o de 320 e o sistema operacional foi carregado normalmente, tanto é que estou navegando e escrevendo esta mensagem.

Aparentemente a clonagem foi um sucesso, bem simples e intuitiva, qualquer pessoa com algum conhecimento de hardware é capaz de fazer, ao contrário de outros programas mais complexos.

Vou fazer mais testes com este programa mas se for como está parecendo ele é muito bom. Fica aqui meus parabéns às pequenas empresas que criam bons programas e muitas vezes não vendem tanto porque as grandes empresas vendem seus programas mais devido à imagem consagrada que na qualidade.

Postado

Festejei cedo demais, o novo disco clonado dava boot porque o cd do windows xp (que é bootavel) estava na unidade de cd. quando tentei inicializar com o hd clonado sozinho ele não dava boot....isso é estranho, talvez os programas de clonagem copiem apenas os dados mas para serem bootaveis precise outras coisas....

vou continuar minhas pesquisas, uma hora consigo

Postado

Nem vai funcionar mesmo, não por erro dos programas de clonagem mas por questão do windows mesmo. Entenda que o windows XP guarda as configurações de hardware (principalmente HD e Placa-mãe) em que foi instalado e quando ele nota que o ambiente mudou ele não carrega. Foi feito para ser assim por dois motivos:

1 - direitos autorais. A Microsoftoft considera a mudança de um Hd como mudança fundamental de hardware o que pode implicar (mas não necessariamente) em novo licenciamento;

2 - Segurança, para evitar danos ao hardware ao sistema com um todo o Windows não carrega.

Então amigo, esqueça o seu backup ghost e formate e reinstale tudo do zero. Esse procedimento só funciona com o mesmo Hd ou com outro da mesma marca e modelo.

inté+

Postado

Finalmente consegui fazer uma clonagem bootavel, desta vez com o programa da Seagate Diskwizard, que baixei no proprio site da seagate, seguindo uma dica de um colega daqui do forum em outro post. Estou escrevendo do HD de 320GB clonado do de 160GB. Parece que está tudo funcional, pelo menos testei algusn programas e estão funcionando normalmente.

Ficou uma partição de 39 Gb para o sistema operacional (no de 160 Gb era de 20 Gb) e duas partições de 129 Gb (no de 160 Gb era 2 de aprox. 70 Gb)

Porém tive que clonar todo o disco, ou seja, a partição de sistema © mais as outras 2 partições de dados (D e E), mas isso nem foi problema pois eu havia criado as outras partições no disco de 320 e já copiado os dados.

O que estava acontecendo é que os programas de backup simplesmente copiam os dados e não fazem uma imagem fiel e exatamente igual, gravando e clonando o MBR, ou seja, a partição ou disco clone não será bootável se não houver um MBR na partição, que terá que ser uma partição primária para ser ativa.

Acho que não tem nada a ver com direitos autorais, pois imagine que eu tenho uma lanhouse com 300 computadores iguais e comprei 300 licenças, e quero agilizar o serviço, faço uma instalação em um micro, crio uma imagem em 20 DVD's e quero utilizar um programa que faça a clonagem para mim. Assim instalo 20 micros ao mesmo tempo.

A microsoft pode até ter direito de querer que cada micro tenha um software original mas ela não teria o direito de fazer eu perder tempo com 300 instalações uma por uma só pra ela se resguardar e se precaver de que façam pirataria. Para isso existem as ficalizações. Se eu tenho 300 micros com o windows XP clonados de um mas tenho as 300 licenças, issso não é pirataria. Pirataria seria se eu tivesse 300 micros e 1 licença. Se eu paguei pelas 300, não devo nada a ninguém.

Onde trabalho, que é um órgão federal com tudo legitimado, este procedimento é feito. existem imagens padrão de cada tipo de micro, aí se dá um pau, vem o cara lá com um disquete de boot de rede e um dvd e recarrega de novo. Simples e prático em 10 minutos voce tem o problema resolvido. Se fosse fazer do zero, levaria 5 horas ou mais.

Isso siginifica economia de tempo, de trabalho. Qurem combater a pirataria? beleza estão no seu direito, mas sem prejudicar quem está legalizado. Existem outras formas de impedir pirataria e não será prejudicando quem está legalizado que irão evitar, porque piratas passam por cima dessas ações, que só acabam prejudicando quem age certo. Depois perguntam porque a pirataria se alastra, se voce quer ser certo voce é prejudicado, porque irá agir certto, só para beneficiar quem tá te prejudicando?

Pensamento meio retrógrado esse, o cliente legalizado tem que ser valorizado e não prejudicado.

Empresas que tem essa doutrina de dificultar a vida, inclusive dos clientes legais, para não perder, acaba perdendo este cliente para os piratas, posi estes apesar de ilegais, facilitam ao contrario de dificultar. Por isso essas empresas perdem dinheiro depois vem culpar os piratas quando na realida sao elas as verdadeiras culpadas.

Vejam bem, aceita-se que gravar uma cópia backup de um filme em dvd, ou um jogo, ou um cd de musica, não configura pirataria, pois é para o caso de perder ou não estragar o original. Se bem que a industria rotula como pirataria o simples fato de copiar (basta ver nos filmes aqueles dizeres que é proibida a cópia). Digamso que copiar para backup não seja pirataria. Mas se voce emprestar a cópai para um amigo isso configuraria pirataria, pois ele poderia estar assistindo o dvd ou ouvindo o cd e voce ao mesmo tempo. Ou seja, o que configura a pirataria seria então o uso das cópias indevidamente, pois seu amigo está economizando uma locação graças à sua cópai backup.

No micro a mesma coisa, fiz um backp de meu hd mas não uso os dois ao mesmo tempo, um pode até ficar guardado com os programas, para segurança, enquanto o outro trabalha na máquina. O que configuraria pirataria seria usar 2 hdd's com mesmas licenças e m2 máquinas diferentes.

Mas deixando essa conversa de pirataria meio de lado, e voltando ao tema dos programas, vi nesse Diskwizard da seagate que ele é produzido pela Acronis (existe um logo num canto da tela do programa diskwizard), vi no site do superdownloads.com.br que existe um programa chamado Acronis True Image 10.0. Parece ser interessante. Pelo que tá escrito ele faz a cópia exata da partição para recuperar o sistema operacional em caso de falhas. Ou seja, recuperar o sistema operacional é fazer uma cópia idêntica e bootavel.

Vou baixar a demo e testar depois posto aqui, tenho um HD de backup de 80Gb vou fazer nele para não perder esse de 320 que parece que ficou bom.

Postado

rickg,

300 ??? Isso não é mais uma LAN HOUSE... é uma WAN HOUSE... hehehe...

Acho que o tempo lhe dirá se esse clone ficou de primeira mesmo... essas dicas facilitará a vida de muitos que precisam ganhar tempo CLONANDO... tem que pesquisar e correr atrás, porque muitas coisas da informática a gente nem desconfia que existe...

Postado

Tá bom reconheço que exagerei, mas era pra enfatizar meu exemplo de que a clonagem de HD's agiliza e facilita. Imagina aqui onde trabalho, onde cada servidor tem um micro, devem ser quase 1.000 pessoas, então algo perto disso em micros. Quando são comprados micros novos é feita uma imagem em um, e os demais são instalados a partir desta imagem, pois existem licenças adquiridas que vem com os micros.

Se fossem instalar um por um seria um caos.... de 3-5 horas para cada micro, imagina quantas horas e quanats pessoas trabalhando em cima.

Então nenhumas empresa pode te obrigar a instalar um por um só porque quer se preservar da pirataria.

Baixei outro programa e vou testar também é o DriveImage XML, este parece que clona partições tb.

Postado

Tentei clonar a partição C do HD de 320 (particionado em 3 partições sendo a primeira 39 Gb) para a partição C deo HD de 80 Gb (particionado em 2 partições uma de 45 e outra de 35 Gb), usando o Acronis True Image.

O que pude perceber é que ele só clona discos inteiros, ou seja, iguais ou maiores que o original e com mesmo numero de partições. Se eu quisesse clonar apenas a partição de sistema não teria como.

Depois tentei, usando o DriveImage XML, clonar apenas a partição C para este HD de testes de 80Gb. Pela mensagem que deu parecia ter clonado direitinho e só a partição C. Quando coloquei o HD de testes para dar o boot, mensagem de FALHA NA CARGA DO SITEMA OPERACIONAL.

Cloquei ele na minha gaveta USB e acessei do windows XP e vi que não tinha sido clonado, apenas alguns arquivos tinham sido copiados mas nada suficiente para dizer que o disco foi clonado perfeitamente.

É, tá triste o negócio, os programas que se propõe a faze uma tarefa importantíssima como clonar um HD de sistema não estão cumprindo sua promessa: Norton Ghost, Partition Magic, DriveImage XML, Paragon Drive Backup, nenhum deles clonou exatamente uma partição para que possa ser dado o boot por ela. É uma pena, e muitas vezes se paga uma fortuna por esses programas quando não fazem metade do que se espera.

Vou continuar minha procura...principalmenet por algum software que possa clonar usando um disquete ou um DVD, para que não precise estar tirando o HD da máquina.

Qualquer coisa posto aqui.

Postado

Consegui finalmente fazer o procedimento que eu queria. Consegui ocm um amigo um cd contendo o Norton Ghost 2003 para DOS. Dei o boot com o disquete de boot do windows ME e executei este programa em modo ghost.

Ele tem uma interface bem intuitiva, aí escolhi que queria clonar de partição para partição, escolhi como partição fonte a primeira partição (40 Gb) do meu HD de 320Gb e a partição destino foi a partição principal deste HD de 80 Gb que está divido em 2 partições (a principal tem 45 Gb de tamanho).

mandei rodar, em 15 minutos estava pronta, coloquei o disco de 80 gb como principal e o windows foi carregado da mesma maneira que o windows do meu HD de 320 gb, ou seja clonagem perfeita e operacional.

Só fico triste porque para partições NTFS isso não fnciona pois o disco de boot do ME não detecta NTFS e possivelmente este programa em modo DOS tb não seja compativel com NTFS. Muito menos com SATA.

Bem como já tenho como clonar partições FAT 32 de discos IDE, agora vou partir para tentar clonar partições em NTFS.

Disseram para mim que existem programas que pode-se rodar em modo DOS e que permitem o reconhecimento de discos e partições formatados em NTFS, vou procurar.

Postado

Dentro deste disco de boot com o norton ghost paar dos tem um programa chamado readntfs.exe, testei e funciona. Fiz o boot de minah maquina com o disco do windows me, aí tentei ler uam partição em NTFS, dava erro. Aí executei este rograma , passou a ler a partição em NTFS.

Então é possivel gravar partições através deste norton ghost para dos.

Testei também, mas dentro do windows XP, o programa Drive Image XML, clonei apenas a partição de sistema operacional para outro HD e depois coloquei ele para dar boot funcionou perfeitamente.

Agora vou testar outro programa para clonagem de partições chamado XXClone, que baixei em www.majorgeeks.com, vamos ver se ele funciona.

Postado

Olá rick, onde eu trabalho esse procedimento é corriqueiro.

nós fazemos da seguinte forma:

1º instalamos sistema operacional, Office, Aplicativas relacionados a empresa, etc..

2º logo após isso usamos uma ferramenta da propria microsoft para "limpar" os driver que dão problemas de tela azul e tal. essa ferramente fica dentro do cd do windows xp chama-se Sysprep. Após a "limpeza" dos drivers com o sysprep, apagamos a pasta ENUN no registro para remover todos os vestigios de drivers.

(Lembrando, fazemos esse procedimento para todos os tipos de placas mãe, processadores, quantidade de memória, hds e etc...)

3º Através de um cd rodado aí pela internet chamado Hiren's boot, damos o boot e carregamos o Norton Ghost. As mais novas versões do norton ghost, tem suporte a NFTS, USB, e tudo mais..., criamos então a imagem. Independete do tamanho do hd pois o ghost só copia dados. não espaço vazio.

Postado

deculpa aí, tentei concluir o comentario mas não consegui, o site não queria salvar as alterações.

--------------------------------------------------------------------

Como estava dizendo, Levamos em média 8 minutos em cada "ghost", e dessa forma com que é feita funciona em todos os modelos de placas mãe.

é um processo um pouco demorado, mas satisfatório.

Espero poder ter ajudado

T+

Postado

Olá Rick, estou acompanhando a sua saga daqui, e estou enfrentando tarefa parecida.

Preciso clonar um HD inteiro, ele só tinha uma particao com 38 Gb, mas o meu HD destino só tinha 37 Gb. Usei alguns dos programas que você citou, como o Ghost, baixei 67 Mb, mas ele nem roda no Win2k, aí encontrei um disquete e pelo DOS, mas ele náo reconhece NTFS. Depois fui para o Drive Image (Náo é o Drive Image XML que você cita, é só Drfive Image mesmo, mas náo deu certo com esse também, deu um erro no meio do processo e meu micro náo reconhecia mais o HD de 37 Gb e tive que formatar de novo, fiquei com o maior medo, já pensou se ele estragasse o meu HD de origem (de 38 Gb). Por causa do tamanho, agora nesse momento estou trabalhando com o PowerQuest Partition Magic 8.0 e com ele eu dividi o HD em 2, sem perder os dados do drive C, e depois vou tentar copiar para o outro HD. Realmente me deu trabalho! Fiquei interessado nesse programa que coloca para para o Ghost reconhecer o sistema NTFS, depois vou ver se acho para que numa proxima ocasiao, eu uso ele.

Boa sorte por aí!

Celso

Postado

gostei porque a discussão está rendendo, eu tinah um problema no começo, consegui resolver clonando todo o disco com o Discwizard da Seagate, mas com oeu queria algum meio para clonar apenas uma partição, então fui atrás.

Consegui esse Drive Image XML que clonou uma partição apenas, e tem o Acronis True Image mas este clona só o disco inteiro.

Agora descobri esse XXclone que vou testar na outra máquina que tenho, e tem também o HDClone, só que esse a versão demo clona só discos e não partições mas a proposta dele é interessante (www.hdclone.com).

Com essa nossa discussão estamos acrescentano programas para os possíveis colegas que venham a ter o mesmo tipo de necessidade, acho que esse é o objetivo deste forum.

Vou continuar pesquisando e testando e depois coloco resultados aqui.

Valeu por todas contribuições. O conhecimento compartilhado multiplica nossa capacidade.

• 2 semanas depois...
Postado

Instalei o Powerquest Drive Image 7 no XP, e criei uma imagem da partição de boot (drive C) e salvei no drive D (farei uma cópia em DVD).

Para restaurar a partição, no caso de falha, ele precisa de um CD com o Powerquest Recover Enviroment (PQRE), alguém conhece?

Não consegui encontrar em lugar nenhum.

Agradeço qualquer informação.

Postado

Olá galera do forum!!

Também passei por esse problema com o Ghost, mas tentando e tentando consegui fazer o norton copiar uma partição do XP.

Siga esses passos.

1-clique com o botão direito do mouse em meu computador.

2-escolha gerenciar

3-vá em gerenciamento de disco

4-clique com o botão direito no disco de destino e escolha a opção excluir partição.

5-feche tudo

6-vá no ícone do ghost, no system tray, clique com o botão direito e escolha RUN NORTON GHOST.

7-aberto o ghost, clique em COPY ONE DRIVER TO ANOTHER

8-clique em NEXT

9-escolha a unidade de origem

10-clique em NEXT

11-escolha a unidade de destino

12-clique em NEXT

13-escolha os seguintes itens.

-resize drive to fill unallocated space

-set drive active(for booting os)

-copy MBR

14-clique em NEXT

15-clique em NEXT

PS.:Espere até o final.

deixe o norton dá a confirmação de processamento completo

Postado

cas061,

Verifique se o Powerquest Recover Enviroment (PQRE) não faz parte do programa principal... ele deve ter um HELP... consulte o HELP então...

• 2 anos depois...
Postado

Olá Pessoal!

Eu resolvi o problema da clonagem do Win XP x64 da seguinte forma:

1. Dei um boot no micro usando o Ultimate Boot CD v4.1.1 (http://www.ultimatebootcd.com) e iniciei um DOS Free: DOS/Linux Boot Disks => DOS Boot Disks => FreeDOS Boot Disk v3.40, mas se tiver outra forma de iniciar o micro no DOS com reconhecimento de CD sem problema, pode usar;

2. Usei o CD do GHOST 7 (via DOS) - SEM INSTALAR - e copiei a partição de forma bem rápida (cerca de 10 minutos para 30 GB);

3. Iniciei o micro pelo windows "zerado" (o que usei como fonte da cópia) e baixei o MBRWizard para Windows 64 bits (http://mbrwizard.com/download.php);

4. Abri uma janela de comando (Start => Run => cmd) e, através do MBRWiz64 apaguei qualquer vestígio da MBR antiga, coloquei uma nova MBR e ativei a partição para ser "bootable" (veja "EXAMPLES" em http://mbrwizard.com/examples.php); e

5. Religuei o micro, deixando ligado apenas o HD com o sistema clonado para testar.

O sistema iniciou normalmente, depois só precisei reiniciar o windows porque ele reconheceu o HD como "novo", mas depois disso funcionou perfeitamente bem, sem sustos.

Espero ter sido útil.

Abração a todos!!!

• 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!