Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Simetrica Ajustável


Posts recomendados

Opa, valeu! Aqui esta o circuito com o resistor alterado:

fonte15fz7.jpg

Agora me surgem algumas dúvidas quanto a placa em si.

O encapsulamento eu estava pensando em usar algo como os transistores de potência:

30901-Power_Transistor.jpg

O que achas?

O dissipador deve ser de quantos Watt?

Eu ligo todos os reguladores no mesmo dissipador?

Eu li que nesse tipo de encapsulamento a Vout tem uma saida ali onde tem o biraco para o parafuso. Se eu ligar todos no mesmo Disspador não vai dar curto entre as saídas?

As tilhas de alimentação eu pensei em fazer 2mm (me recomendam 1mm por A se vou usar 1.5A 2mm ja basta)

A trilha do GND (comun) vou fazer de 5mm

As trilhas da ponte de diosos 5mm também

As tilhas que citei acima pretendo estanhas para evitar problemas.

A trilha do ADJ (nos reguladores) pretendo fazer de 1mm.(sem estanho)

E a trilha ligada a tomada 2mm (sem estanho).

Quanto ao calculo da corrente do fusivel eu uso o valor nominal da rede (no meu caso 220V) ?

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora me surgem algumas dúvidas quanto a placa em si.

O encapsulamento eu estava pensando em usar algo como os transistores de potência:

30901-Power_Transistor.jpg

O que achas?

O dissipador deve ser de quantos Watt?

Eu ligo todos os reguladores no mesmo dissipador?

Eu li que nesse tipo de encapsulamento a Vout tem uma saida ali onde tem o biraco para o parafuso. Se eu ligar todos no mesmo Disspador não vai dar curto entre as saídas?

Quanto ao calculo da corrente do fusivel eu uso o valor nominal da rede (no meu caso 220V) ?

Sim use a tensão nominal e a potência nominal do transformador para calcular o fusível. Coloque um valor comercial de fusível pelo menos 30% a mais do que o cálculo fornecer.

Lembre-se que cada um dos dois CI's tem uma distribuição de pinos diferente. Olhe ai...

LM317eLM337Packages.jpg

Pode sim ligar todos os CI's no mesmo dissipador, mas nesse caso terás que isolar esses CI's nessa montagem. Para isolar os CI tens que usar algumas peças como essas aqui: O passador entra no buraco do CI, passa o CI, or trás do CI vai aquela mica isoladora elétrica mas não térmica, passa também parte do dissipador e um parafuso, que atravessa tudo isso dai, fixa o conjunto no lugar. Há que colocar pasta térmica entre o CI e a mica e entre a mica e o dissipador..

IsoladoresparaTO220.jpg

Ou, segunda opção e pior, montar um CI em cada dissipador e isolar os dissipadores entre si...

Na pior das hipóteses teu dissipador vai estar dissipando mais de 130 Watts... O dissipador tem que ser respeitável...

Pior hipótese..

As duas fontes de 12 fixas fornecendo 1,5 Amperes

As duas fontes variáveis ajustadas para 1,2 Volts e fornecendo 1,5 Amperes cada uma..

Para teres uma ideia de quanto grande esse dissipador tem que ser, olhe para essa minha fonte de bancada... Esse dissipador está dimensionado para dissipar somente 50 Watts...

th_00Circomontadoparateste.jpg

th_01Visointernadafonte.jpg

Tem que ser o triplo de área que esse dai..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu ligo todos os reguladores no mesmo dissipador?

Eu li que nesse tipo de encapsulamento a Vout tem uma saida ali onde tem o biraco para o parafuso. Se eu ligar todos no mesmo Disspador não vai dar curto entre as saídas?

Não esqueça de usar a mica isolante e a bucha plástica, além da pasta térmica.

Vaja algo:

http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=3023

Detalhe da bucha isolante:

Bucha1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não te preocupe demais com o dissipador. Se 130 Watts não bastar, você saberá, pois não poderá tirar toda a corrente das fontes ajustáveis quando a tensão de saída for baixa.. Dissipador funciona desse modo:

Se você colocar algum de muita capacidade de arrefecimento, a temperatura do mesmo não subirá tanto. Com algum menor, essa temperatura pode subir bastante, a ponto dos CI´s entrarem em proteção. Não se destruirão, mas a corrente não será a total...

Digo para não te preocupar pois existe sempre uma saída, que é a de provocar um arrefecimento forçado, com fan, se necessário for..

Te preocupe muito mais com uma montagem dos CI's de modo eficiente termicamente falando... Bons isoladores, boa pasta térmica etc..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não te preocupe demais com o dissipador. Se 130 Watts não bastar, você saberá, pois não poderá tirar toda a corrente das fontes ajustáveis quando a tensão de saída for baixa.. Dissipador funciona desse modo:

Se você colocar algum de muita capacidade de arrefecimento, a temperatura do mesmo não subirá tanto. Com algum menor, essa temperatura pode subir bastante, a ponto dos CI´s entrarem em proteção. Não se destruirão, mas a corrente não será a total...

Digo para não te preocupar pois existe sempre uma saída, que é a de provocar um arrefecimento forçado, com fan, se necessário for..

Te preocupe muito mais com uma montagem dos CI's de modo eficiente termicamente falando... Bons isoladores, boa pasta térmica etc..

Abraço..

Opa, valeu!

Uma duvidazinha de ultima hora. O que eu faço com o 3° pino da tomada (o terra, aqui em casa tem)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveitando o topico sobre fontes ajustaveis gostaria de saber quais alterções devo fazer nesse esquema para que eu use um transformador de 24-24v

15_07b_01.gif

onde que eu posso ligar um led nesse esquema para mostrar que a fonte está ligada ??? acho que seria em paralelo com o capacitor de 100nF mais de quanto seria o resistor???

OBS: vou usar um trafo de 3A no maximo, o esquema supostamente suporta até 4A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
aproveitando o topico sobre fontes ajustaveis gostaria de saber quais alterções devo fazer nesse esquema para que eu use um transformador de 24-24v

15_07b_01.gif

onde que eu posso ligar um led nesse esquema para mostrar que a fonte está ligada ??? acho que seria em paralelo com o capacitor de 100nF mais de quanto seria o resistor???

OBS: vou usar um trafo de 3A no maximo, o esquema supostamente suporta até 4A.

Esse arranjo dai para reforçar a corrente da fonte de longe não é nada feliz. Existem desenhos, simples também, que são muito mais efetivos que esse dai apresentado. Onde está o problema dele. Na baixa regulação. A saída dp CI estará sempre bem regulada, isto é, na base dos transistores, porém na saída da fonte a variação de uma tensão ajustada, vamos dizer 5 Volts.. poderá arriar até quase 4 volts ao se puxar corrente na saída, ou seja, uma regulação muito pobre. Isso se dá pois o VBE do transistores varia com a corrente, e també, e principal, a queda de tensão em cima dos resistores de 0,33R se subtrai diretamente da tensão de saída. Procure por um regulador com u projeto mais ou menos assim, como esse dai...

http://www2.eletronica.org/forum-de-discussoes/geral/668952473/483869756/lm317.jpg

Veja que o arranjo é muito diferente e com uma série de vantagens..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse arranjo dai para reforçar a corrente da fonte de longe não é nada feliz. Existem desenhos, simples também, que são muito mais efetivos que esse dai apresentado. Onde está o problema dele. Na baixa regulação. A saída dp CI estará sempre bem regulada, isto é, na base dos transistores, porém na saída da fonte a variação de uma tensão ajustada, vamos dizer 5 Volts.. poderá arriar até quase 4 volts ao se puxar corrente na saída, ou seja, uma regulação muito pobre. Isso se dá pois o VBE do transistores varia com a corrente, e també, e principal, a queda de tensão em cima dos resistores de 0,33R se subtrai diretamente da tensão de saída. Procure por um regulador com u projeto mais ou menos assim, como esse dai...

http://www2.eletronica.org/forum-de-discussoes/geral/668952473/483869756/lm317.jpg

Veja que o arranjo é muito diferente e com uma série de vantagens..

Abraço...

valeu pelas dicas, vou no tio google ver o que acho e posto aqui para o pessoal. caso alguem tenha alguma coisa, eu quero uma fonte regulavel estabilizada onde o trafo seja o 24-24v para que na saida se obtenha algo em torno de 44v calculando as perdas dos componentes. com uma corrente fixa de 3A

esse seu esquema de regulangem suporta 48V e 3A para regulangem tranquilo ???? sem ficar no limite??? caso positivo é só usar esse esquema e retificar e estabilizar a fonte antes dele certo ?? ai não preciso ficar correndo pelo tio google procurando o que eu quero sendo que posso montar com esse esquema.

teria um outro esquema para regular a tensão da saida e um para proteger a fonte???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
valeu pelas dicas, vou no tio google ver o que acho e posto aqui para o pessoal. caso alguem tenha alguma coisa, eu quero uma fonte regulavel estabilizada onde o trafo seja o 24-24v para que na saida se obtenha algo em torno de 44v calculando as perdas dos componentes. com uma corrente fixa de 3A

Vamos por etapas no sentido de eu tentar saber se você realmente sabe o que quer.

Primeiro: Veja ai, de cara não é muito claro a sua solicitação de colocar na fonte um transformador de 24-24.. Hipóteses:

1) Seria um transformador de 44 Volts com somente dois fios na saída

2) Seria um transformador com 3 fios de saída, e desse modo seria 24-0-24 volts.. Ai nesse caso, se esse transformador te diz que permite a saída de 3 Amperes, geralmente, se aproveitado do modo a obter 48 Volts ele será capaz de ofertar somente 48 Volts x 1,5 Amperes..

Segundo: Que fonte ajustável você quer?? seria uma fonte estabilizada, linear, de 48 Volts, com possibilidade de ajustar esse valor de modo a sintonizar perfeitamente esses 48 Volts, digamos com +-10% de variação, ou seria uma fonte regulada ajustável com chance de ser ajustada para digamos desde 2 Volts até 48 Volts e com capacidade de ofertar 3 Amperes???

São muito diferentes esses dois pedidos... Essa segunda hipótese tem em seu mínimo ajustável um terrível desafio... Imagine que por algum motivo você necessitasse fornecer 2 Volts a 3 Amperes para uma determinada carga... A princípio você poderia pensar que isso dai é nada para a sua fonte.. pois se pensa que 2 volts x 3 Amperes, daria uma potência de apenas 6 Watts... Correto se olhares a potência dissipada pela carga.. Entretanto os transistores reguladores de sua fonte nessa hora estariam dissipando cerca de 150 Watts ou mais. Uma tremenda potência em cima de um dissipador. Teria que ter fan para ajudar e mesmo assim os dissipadores teriam que ser enormes, pesados e caros..

Então pense.. Que fonte você necessita?? Para qual operação??? Para alimentar o que??? Com que corrente?? Com qual variação de tensão???

Tudo isso tem que ser muito bem balanceado pois já vi muita gente boa fazer fontes de até 40 Volts x 10 Amperes, umas verdadeiras tralhas, pessadíssimas, caríssimas, enormes, para uma vez ou outra na vida usar toda essa tensão ou toda essa corrente.. Eu tenho uma fonte de bancada simplíssima, feita com apenas seis componentes, e que me garante uma tensão ajustável de 1,2 até 16 Volts com até 3 Amperes de saída...Ótima fonte, praticamente indestrutível, tem poroteção para tudo... Me serve para 99,9% do que preciso...

Muitas vezes a gente imagina uma determinada demanda que jamais teremos na prática.. Eis ai minha fonte:

Fonteajustvel6componentes.jpg

Pense no que realmente necessitas, simplifique o seu desafio, faça a coisa fácil...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por etapas no sentido de eu tentar saber se você realmente sabe o que quer.

Primeiro: Veja ai, de cara não é muito claro a sua solicitação de colocar na fonte um transformador de 24-24.. Hipóteses:

1) Seria um transformador de 44 Volts com somente dois fios na saída

2) Seria um transformador com 3 fios de saída, e desse modo seria 24-0-24 volts.. Ai nesse caso, se esse transformador te diz que permite a saída de 3 Amperes, geralmente, se aproveitado do modo a obter 48 Volts ele será capaz de ofertar somente 48 Volts x 1,5 Amperes..

desculpe pela confusão :rolleyes::rolleyes: ai vai algumas respostas:

o transformador seria o 24-0-24v (3 fios)com 3A e a minha intenção era usar aquele esquema que postei antes para obter uns 48v usando o metodo que você falou, mais não sabia que dividia a corrente achava que mantia :D e eu uso realmente 2A, acima do que a fonte realmente fonneceria e abaixo do que eu achava que ela fonceria.

o problema é que na minha cidade só tem transformadores de no maximo 24v que é a tensão maxima que uso e só na etapa de retificação perdemos 1,2v o que pra mim fica inviavel usar assim.

vou refletir esse fds para ver realmente o que eu quero e posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Lembrando que transformadores não tem valores exatos eles vem um pouco acima. Tenho um de 12 q da 17 e na minha fonte ta 21 mas a saida vai ser 24 ;]

Nem é a questão de que transformadores não tem valores exatos, a questão é o entendimento da forma de onda da tensão AC.

Uma tensão AC tem um valor nominal, também chamado de valor RMS, que seria a tensão na qual essa tensão AC dissiparia a mesma potência, em uma carga resistiva, que uma tensão de mesmo valor, porém contínua dissiparia.

Uma tensão de 24 Volts AC dissiparia em uma carga resistiva a mesma potência que uma tensão de 24 Volts CC

Entretanto essa tensão AC irá ter picos de tensão de raíz de 2 vezes maiores que sua tensão nominal de 24 volts. Sabendo que raíz de 2 é 1,4142.. se tem ... Pico da tensão de 24 Volts AC = 24 x 1,4142 = 33,94 Volts...

Na hora de retificar e filtrar, a tensão de pico, esses 33,9 Volts se estabelecerão sobre os capacitores, desde que nenhuma corrente seja exigida na saída... Ao se exigir alguma corrente a tensão média em cima dos capacitores irá cair, na dependência inversa da corrente exigida (quanto mais corrente menor a tensão média) e na dependência direta da capacidade desses capacitores de filtro (quanto maior a capacidade maior a tensão média).

Veja graficamente parte da coisa...

th_Tensonasadadetransformadorde24Volts.jpg

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito! Intão para calcular que regulador usar considerar sempre a tensão de pico certo? Por exemplo eu pego um transformador que me de 21VAC, se eu considerar o pico ele vai me dar 29V de pico. O que é suficiente para gerar os 24V de saida desejados. Por favor me corrija se eu estiver errado!!

Agora eu entendi bem mais o que você ja havia me explicado!!!

Mais uma coisa, aquela minha fonte a saida está estabilisada ou precisa colocar capacitores maiores?

Valeuu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mais uma coisa, aquela minha fonte a saida está estabilisada ou precisa colocar capacitores maiores?

Sim a saída é estabilizada e você não precisa nem deve colocar capacitores de alto valor na saída da fonte, seria um erro, e se colocasse, para proteção do CI teria que colocar um diodo em anti-paralelo com ele...

Veja ai...

Diodosdeproteo.jpg

Veja que a adição de um capacitor C1 na saída tem que ser acompanhada pela colocação de diodo D1 para proteção do CI

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nem o capacitor nem o diodo vão influenciar na estabilização de sua fonte. Quem faz isso é o circuito ativo do CI. às vezes é aconselavel se colocar na saída algum capacitor de 100nF, que não tem nada com a estabilização e sim somente serve de filtro ou by-pass para a alta freqüência. Não coloque capacitor eletrolítico, não é necessário, embora colocar o diodo possa sempre ser uma boa ideia, pois mesmo não colocando capacitor, a sua carga poderá ter um capacitor grande na entrada..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!