Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Simetrica Ajustável


Posts recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Você vai notar que algunsa componentes est meio "injanbrados" pois a fonte foi se modificando com o tempo mas da pra entender.

fontecompletawe2.jpg

Quase tudo certo, não fosse os dois diodos em cima dos CI's reguladores negativos. Eu mesmo é que te influenciei a cometer esse erro, desculpa..

Ao citar como colocar os diodos, alí no post acima, incorri num erro e me seguiste. No caso dos reguladores negativos esses diodos tem que ser colocados virados com relação a como estão no esquema. Nos CI's reguladores negativos eles tem que ficar com o catodo virado para a saída de -12 ou para a saída ajustável..

Desculpa ai, falha minha quando generalisei a descrição de como ligar os diodos..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase tudo certo, não fosse os dois diodos em cima dos CI's reguladores negativos. Eu mesmo é que te influenciei a cometer esse erro, desculpa..

Ao citar como colocar os diodos, alí no post acima, incorri num erro e me seguiste. No caso dos reguladores negativos esses diodos tem que ser colocados virados com relação a como estão no esquema. Nos CI's reguladores negativos eles tem que ficar com o catodo virado para a saída de -12 ou para a saída ajustável..

Desculpa ai, falha minha quando generalisei a descrição de como ligar os diodos..

Abraço...

Desculpe, eu também fui desatento ao colocar e não avaliar. Bom mas ta u resto td certo, pro que pedio está ai é só aruma ali que ta tudo certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá amigos.

Estou estudando e analisando a fonte projetada pelo amigo Edu e notei o seguinte: o capacitor de desacoplamento (220nF) do CI regulador causa uma oscilação na saida quando o trimpot é manuseado. Então pergunto, esta oscilação é normal, não afeta a saída por ser de curta duração ou há outra maneira de proteger o CI e evitar esta flutuação?

Claro que estou percebendo esta flutuação simulando o circuito no computador e não na bancada.

Mas reforço a pergunta, há como evitar tal flutuação?

Velho Hippie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Boa noite, seguinte acabei de terminar minha fonte simetrica para meu curso, ultilei 2 potenciometros duplos meu amigo. Um potenciometro era de 5K ohms ( existe sim de 5k ), e ja o segunda de 470 ohms. O petenciometro de 470 é utilizado para ajuste fino da fonte, assim saindo uma tensão mais precisa.

Espero que tenha ajudado,

Att,

PLG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...

Sei que post é antigo, mas talvez alguém ainda de uma olhada. Já faz um bom tempo que fiz uma fonte simétrica ajustável utilizando o LM317 e o LM337 conforme esta no datasheet do LM337 da SGS-THOMSOM. Minha fonte é para 12V. Utilizei um trafo 15-0-15V 2A, ponte retificadora MIC RS 407, dois capacitores de 2200microF 35V. O restante, salvo os potenciômetros que possuem valores diferentes do datasheet e os diodos de proteção que coloquei nos reguladores, é igual ao que esta no datasheet. O problema é que a tensão inicial na saída negativa é de aproximadamente -1,29V e na positiva +1,35V. Retirando os capacitores de 1microF de tântalo, a saída negativa baixa para -0,707V e a positiva fica em +1,303V. Retirando os diodos de proteção, nada muda. Já fiz os testes com carga  e a estabilidade é ótima. Cada regulador esta com um bom dissipador de calor. O único problema mesmo é a tensão inicial.

 

Obs.: Quando esta com os capacitores de 1microF de tântalo, a tensão ente Vout e Adj fica dentro do estabelecido pelo datasheet tanto no LM317 quanto no LM337 (Mesmo com 1A). Sem os capacitores não fiz teste com carga, pois a tensão entre Vout e Adj no LM337 fica em 0,707. Na época refiz duas vezes a PCI e montei de maneira autosuportante, mas o problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!