Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Simetrica Ajustável


Posts recomendados

EDU, quanto a funcionalidade deste circuito que você fez? acredito que SIM, Funciona! e a tensão de saida, está diretamente relacionada com a tensão da entrada! ou seja, você colocou 30V na entrada, ele (circuito), vai regular de 1,2V a 30V na saida, (Me corrigam por favor!), e quanto as tensões fixas +12V e -12V, se não quiser aproveitar os esquemas daquela fonte indicada pelo Mauricio?, use um regulador LM7812 para os +12V e um regulador LM7912 para os -12V...

Cara, eu vi nu datasheet dus LM e tinah um ckt que usava que nem esse meu ai e apenas dizia Vin(não epecificava, intão creio que não importa) e a Vout dizia 1,2 a 20. Então não sei não...

vou ver os LM pras fixas dps eu comento ai ;]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, primeira coisa, sobre aquele negócio de variar com a Vin, eu vi la nu datasheet de nv e tirei uma SS du circuito sugerido e como você pode ver não especifica Vin então acho que não interfere:

fonte12ap6.jpg

Sobre as saídas fixas eu dei uma olhada nu datasheet dos LM que você me indicou e achei um circuito de referencia e eu posso usalo de base e fazer um igual apenas trocanmdu os LM de 7815 e 7915 por 7812 e 7912 que também da(tava escrito ali nu datasheet):

fonte13an2.jpg

E ai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK EDU! posso estar muito inganado!, mas a tensão de saida? é em função da de entrada, dentro das especificações limites do CI!

Opa, bom, então como pode ser essa relação, quero dizer como eu posso ajutar de 1.2 a 24 com entrada de 30? (ou se é preciso que eu tenha uma entrada de 24 é só mudar o transformador?)

A perte das fixas pelo visto é indifere se a entrada é de 30 ou 24 certo? (creio que 24 seja até mais tranquila pro LM)

Da uma olhada nesse datasheet:

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/L/M/3/1/LM317.shtml

Seleciona u 1°

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

OK EDU!, no caso da tensão variavel, entra os cálculos que te falei, "não sou bom"...,em seu penúltimo post, tem um circuito com o ci LM117, a relação de R1 e R2 é que farão a regulagem da tensão! ou seja, você tem uma fonte de 40V mas quer regular só de 1,2V a 15V,! a relação de R1 e R2 naquele circuito, é que dirá a máxima tensão da saida!!!..., não sei se fui claro!, e tbem não sei calcular!..., vou pesquisar e te dou respostas... se alguem aqui, no Clube do Hardware puder? adiante a resposta!!!...

Abraços,

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, sim mas eu vou usar a LM317 pois ele tem uma corrente maior. Mas nu datasheet dis que é Do 317 e 117 e um outro la

creio que o modo com que eles se apresentam é o mesmo apenas muda a capacidade maxia de corrente e tensão. No mesmo datasheet tem uma formula, mas eu não sou bom em inglês então eu não consegui ler a explicação e por si só eu não entendi a fórmula. Se puder da uma olhada lá ia ser bem amis interessante.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok edu, tentei desenvolver aquela fórmula do datasheet porém sem sucesso!, só fazendo testes na bancada mesmo...(velhos tempos), no circuito com LM317, entrada de 30V mas você só quer regular até 25V!, tente: coloque R1 = 390 Ohms , Pot (R2) = 10KOhms e coloque um diodo zener em paralelo com o pot de 22V 1/2W... creio que isso vá limitar a tensão max na saida com ums 24,5V que é bem próximo do que você quer!... , (Me corrijam se estiver errado!), faça um teste no proto e observe os resultados e post aqui para nós OK?...

Abraços,

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok edu, tentei desenvolver aquela fórmula do datasheet porém sem sucesso!, só fazendo testes na bancada mesmo...(velhos tempos), no circuito com LM317, entrada de 30V mas você só quer regular até 25V!, tente: coloque R1 = 390 Ohms , Pot (R2) = 10KOhms e coloque um diodo zener em paralelo com o pot de 22V 1/2W... creio que isso vá limitar a tensão max na saida com ums 24,5V que é bem próximo do que você quer!... , (Me corrijam se estiver errado!), faça um teste no proto e observe os resultados e post aqui para nós OK?...

Abraços,

Bruno

Cara, só lembrando que a fonte é coisa séria, vai ligada na rede a proto n suporta. E também é preigiso, eu também não sei usar transformadores :/

C puder postar u eskema com as mudanças na ajustavel e com a fixa que a gente comentou antes valeu ;]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, ta na mão, eu desenhei uo circuito com a fixa e a ajustavel, a base dele é ai, falta acertar os valores. Se você notar o transformador mem dá +25 a -25 então fica mais fácil pros CIs eu creio, dai podemos fazer um ajuste para ele funcionar perfeitamente. Acho que podemos fazer de 1,2 a 25V dai colocamos um diodo em cada saida dai vai ficar de (por causa da queda de tensão d diodo +-0,7) 0,5 a 24,3V. Ficaria excelente não acha? Ai ta u circuioto (sem os diodos):

digitalizar0001rj7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, sim mas eu vou usar a LM317 pois ele tem uma corrente maior. Mas nu datasheet dis que é Do 317 e 117 e um outro la

creio que o modo com que eles se apresentam é o mesmo apenas muda a capacidade maxia de corrente e tensão. No mesmo datasheet tem uma formula, mas eu não sou bom em inglês então eu não consegui ler a explicação e por si só eu não entendi a fórmula. Se puder da uma olhada lá ia ser bem amis interessante.

Valeu

se nao enganei aqui ta pra achar R2

Vout= Vref (1+R2/R1) + Iadj *R2

Vout= Vref + Vref* R2/R1 + Iadj *R2

Vout - Vref = Vref* R2/R1 + Iadj *R2

Vout - Vref = Vref* R2/R1 + Iadj *R2 * R1 / R1

(Vout - Vref) = ( Vref* R2 + Iadj *R2 * R1 ) / R1

(Vout - Vref) * R1 = Vref* R2 + Iadj *R2 * R1

(Vout - Vref) * R1 = R2 * (Vref + Iadj * R1 )

((Vout - Vref) * R1) / (Vref + (Iadj * R1 )) = R2

R2= ((Vout - Vref) * R1) / (Vref + (Iadj * R1 ))

Vout = 25 V tensão de saida

Vin = Vout + 5 = 30 V tensão de entrada

Vref= 1,25 V tensão de referencia

Iadj = 0,0001 A corrente de ajuste

Se R1 = 270

R2 = ((25 - 1,25 ) * 270) / ( 1,25 + ( 0,0001 * 270 ))

R2 = 5021 <---------------------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se nao enganei aqui ta pra achar R2

Vout= Vref (1+R2/R1) + Iadj *R2

Vout= Vref + Vref* R2/R1 + Iadj *R2

Vout - Vref = Vref* R2/R1 + Iadj *R2

Vout - Vref = Vref* R2/R1 + Iadj *R2 * R1 / R1

(Vout - Vref) = ( Vref* R2 + Iadj *R2 * R1 ) / R1

(Vout - Vref) * R1 = Vref* R2 + Iadj *R2 * R1

(Vout - Vref) * R1 = R2 * (Vref + Iadj * R1 )

((Vout - Vref) * R1) / (Vref + (Iadj * R1 )) = R2

R2= ((Vout - Vref) * R1) / (Vref + (Iadj * R1 ))

Vout = 25 V tensão de saida

Vin = Vout + 5 = 30 V tensão de entrada

Vref= 1,25 V tensão de referencia

Iadj = 0,0001 A corrente de ajuste

Se R1 = 270

R2 = ((25 - 1,25 ) * 270) / ( 1,25 + ( 0,0001 * 270 ))

R2 = 5021 <---------------------------------

Como se sabe a corrente?

Vin = 25 (ou - 25) e vout é de 1,2 até 25 (dai colocamos os diodos e fica tudo belesa. Creio que seja mais fácil ;]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

A matemática funde realmente a cabeça!..., por isso me referi, (aos velhos tempos), que se colocava o circuito na frente e ia testando os melhores valores de resistência!!!..., como os cálculo do colega Oceano chegaram a conclusão de que R2 é de 5K Ohms, com R1 = 270, baseado na prática cheguei a R1=390 2 R2(pot)= 10KOhms e colocando um zener em paralelo!, a solução do oceano é mais prática pois elimina o zener!!!..., tente ai EDU!, vai dar certo!!!, e as tensões fixas?, creio que seu, (que você postou), circuito tá certo..., ai entra um ditado muito antigo que diz: "Na prática a teoria é outra!"... e pior que não falha!, Sempre teremos que fazer "ajustes" depois dos cáuculos!!!...

Boa sorte,

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quem sabe vamos facilitar esse cálculo, com uma mínima simplificação

..

- Sabendo-se que a tensão de saída será igual a tensão sobre o resistor (Rmassa) que vai do CI até a massa + Vref (que se sabe será 1,25 Volts)

- Sabendo que a corrente Iref, que vai a massa será a mesma que passa no resistor Rref (é aqui que está a simplificação)

- Sabendo que a corrente Iref = Vref/ Rref

O cálculo do resistor que vai a massa deverá ser..

Rmassa = (Vout-Vref) / (Vref/Rref)

Exemplo: Para uma fonte de 25 Volts com Rref = 270 ohms

25-1,25 / (1,25/270) = 5130 Ohms (esse cálculo é uma simplificação mas dá um valor muito parecido com o seu.. Afinal de contas não se vai colocar um potênciometro de 5021 nem tampouco um de 5130 ohms.

A simplificação que faço é desprezar a corrente de polarização do CI, em função da mesma ser muito baixa...

Então para saber o valor do resistor de massa fazer..

1) Definir um resistor para Rref, por exemplo 270 ohms ou outro valor na faixa de 150 a 390...

2) Calcular Iref, fazendo 1,25/resistor Rref

3) O resistor de massa será igual a (vout desejado - 1,25) / Iref

Simples..

Dica: Se quiseres fazer uma fonte como essa dai, modelito LM317, somente com um resistor e um potenciometro, porém com maior capacidade de corrente de saída, use o LM338, de preferência com encapsulamento TO3 (igual aqueles dos transistores de potência)..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem sabe vamos facilitar esse cálculo, com uma mínima simplificação

..

- Sabendo-se que a tensão de saída será igual a tensão sobre o resistor (Rmassa) que vai do CI até a massa + Vref (que se sabe será 1,25 Volts)

- Sabendo que a corrente Iref, que vai a massa será a mesma que passa no resistor Rref (é aqui que está a simplificação)

- Sabendo que a corrente Iref = Vref/ Rref

O cálculo do resistor que vai a massa deverá ser..

Rmassa = (Vout-Vref) / (Vref/Rref)

Exemplo: Para uma fonte de 25 Volts com Rref = 270 ohms

25-1,25 / (1,25/270) = 5130 Ohms (esse cálculo é uma simplificação mas dá um valor muito parecido com o seu.. Afinal de contas não se vai colocar um potênciometro de 5021 nem tampouco um de 5130 ohms.

A simplificação que faço é desprezar a corrente de polarização do CI, em função da mesma ser muito baixa...

Então para saber o valor do resistor de massa fazer..

1) Definir um resistor para Rref, por exemplo 270 ohms ou outro valor na faixa de 150 a 390...

2) Calcular Iref, fazendo 1,25/resistor Rref

3) O resistor de massa será igual a (vout desejado - 1,25) / Iref

Simples..

Dica: Se quiseres fazer uma fonte como essa dai, modelito LM317, somente com um resistor e um potenciometro, porém com maior capacidade de corrente de saída, use o LM338, de preferência com encapsulamento TO3 (igual aqueles dos transistores de potência)..

Abraço...

Para varia eu me confundi. Vamos fazer o seguinte: Eu vou expor dois jeitos possiveis desejados e dai vocês conseguem cacular pra min?

1: Fazer ajustavel direto de 1,2 até 24V.

2: fazer o ajustavel de 1,2 a 25 dai colocamos um diodo no final que dara uma queda ficando ao ajuste de 0,5 a 24,3.

O que ficar mais fácil para vocês dai so postem ai os valores. Me confundi muito agora :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Usando a formula: Rmassa = (Vout-Vref) / (Vref/Rref)

Calculando o resistor que vai ligado a massa. O resistor de cima seria de 270 Ohms

Para Vmínimo = 1,25 Volts:

Rmassa = (1,25-1,25)/(1,25/270) = 0 ohms=> curto circuito do pino do CI a massa..

Para Vmáximo = 24 volts:

Rmassa = (24-1,25)/(1,25/270) = 4.914 Ohms

Fácil. Coloque um resistor de 270 Ohms entre a saída e o pino de controle e um potenciômetro de 5K entre esse pino e o terra...

Verifique quais os valores que terás de saída...

Se necessário for ajustar a tensão máxima em cravados 24 Volts, coloque um resistor de alto valor em paralelo com o potenciometro..

veja só. Imagine que você queira realmente buscar o valor de 4.914 ohms em um potenciômetro que originalmente tivesse 5.000 ohms...

Coloque um resistor de 270 K em paralelo com o potenciometro e terás um valor final de 5 K em paralelo com 270 K.. Isso dai daria (5000 x 270000)/(5000+270000)= 4.909 ohms..

É um valor bastante próximo a 4.914 ohms... Na prática, experimente valores e serás mais feliz..

Se quisesses calcular a tensão de saída máxima, com o novo valor agora de 4.909 ohms, farias..

4.909 x (1,25/270) + 1,25 = 23,98 Volts... Mas não vale a pena essa calculeira para chegar no valor, veja se é tolerável a tensão de saída máxima com um potenciometro de 5 K, que se calculada daria.. 5000 x (1,25/270) + 1,25 = 24,398 Volts...

Caso não sirva encoste um resistor em paralelo com o potenciometro..

Acerte as sua tensão máxima com a variação da resistência final do elemento de massa, não use diodo...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
fonte14tb9.jpg

Opa, ja coloquei os valores dos resistores no circuito. Muito obrigado. Mais uma dúvida, qual o valor dos capacitore indicados? XuF por 36V (creio que 36V seja uma margem razoável.

Ps.: Vref é a tensão minima que eu desejo ou é fixa do LM?

Esses teus resistores estão colocados de modo errado. O resistor de 270 ohms deve sair do terminal de saida do CI e vir até o terminal de referência. O potenciometro deve sair do terminal de referencia e ir até o terra, como se fosse um resistor variável ( seu CT deve ser ligado a uma extremidade). Veja ai como fazer..

Fonteregulvel.jpg

O capacitor, por segurança deve ter uma tensão de isolação de pelo menos 40 Volts. Veja que, no pico da tensão de saída, do transfornmador de 25 Volts (fazer 25 x raiz de 2 => 25 x 1,4142 = 35,35 Volts...

Basta que a rede esteja com uma variação de 10% a mais e você terá uma tensão de pico de quase 39 Volts...

Coloque esses reguladores em bons, diria muito bons dissipadores pois a potência dissipada pelos mesmo será muito grande. Imagine que você regule a sua fonte para fornecer 5 Volts com 1,5 Ampere... Se a entrada, os capacitores estiverem com cerca de 30 Volts nessa hora, e 5 Volts na saída dos CI´s, em cima dos mesmos estarão 30-5 = 25 Volts com 1,5 Amperes... Resultado => a potência dissipada nos CI's será de 25 x 1,5 = 38 Watts, que não é pouca potência. Um bom dissipador se fará necessário ai nesses CI´s. Imagino um bloco com um tamanho de umas duas ou 3 carteiras de cigarro, todo aletado...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses teus resistores estão colocados de modo errado. O resistor de 270 ohms deve sair do terminal de saida do CI e vir até o terminal de referência. O potenciometro deve sair do terminal de referencia e ir até o terra, como se fosse um resistor variável ( seu CT deve ser ligado a uma extremidade). Veja ai como fazer..

Fonteregulvel.jpg

O capacitor, por segurança deve ter uma tensão de isolação de pelo menos 40 Volts. Veja que, no pico da tensão de saída, do transfornmador de 25 Volts (fazer 25 x raiz de 2 => 25 x 1,4142 = 35,35 Volts...

Basta que a rede esteja com uma variação de 10% a mais e você terá uma tensão de pico de quase 39 Volts...

Coloque esses reguladores em bons, diria muito bons dissipadores pois a potência dissipada pelos mesmo será muito grande. Imagine que você regule a sua fonte para fornecer 5 Volts com 1,5 Ampere... Se a entrada, os capacitores estiverem com cerca de 30 Volts nessa hora, e 5 Volts na saída dos CI´s, em cima dos mesmos estarão 30-5 = 25 Volts com 1,5 Amperes... Resultado => a potência dissipada nos CI's será de 25 x 1,5 = 38 Watts, que não é pouca potência. Um bom dissipador se fará necessário ai nesses CI´s. Imagino um bloco com um tamanho de umas duas ou 3 carteiras de cigarro, todo aletado...

Abraço...

Ta valeu pela dica. Vou colocar pacitores de aproximadamente 60V mas quantos faradays? (os mesmos que eu já havia indicado). Vou arrumar os resistores.

Cara uam duvida, os calculos que você fes são com transformador de 25V certo?

A fonte é para ser de 1A. (os componentes são de 1,5 para uma boa

margen de erro).

Vou desenhar o circuito no PC (com o isis) dai eu posto aqui.

Outra coisa qual deve ser a potência dos resistores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais alguns errinhos...

- Ligue o centro do potenciometro com o massa, GND, linha de zero volts.

- A saída das fontes ajustáveis são os pinos OUT do CI e não o centro do potenciometro.

- Os capacitores de entrada, logo após a ponte de diodos, devem ser de no mínimo 4700 uF x 40 Volts.

- Ponha um fusível lá em um dos fios de entrada do transformador, e também uma chave liga/desliga, se desejares. Pode ser um fusível de 1,5 a 2 Amperes..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, Coloquei quase tudo ai:

fonte15pg3.jpg

Os capacitors eletroliticos estou usando 40V e os de poliester 50V.

Arrumei a parte da ajustável.

Ainda falta o valor de dois capacitores (indicados).

O que é um fusivel? O que ele faz e qual é seu simbulo?(é um transformador?)

Valeu cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!