Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Uma carga que não seja puramente resistiva é uma boa!

Provavelmente o pico q você medirá ai não será superior a uns 400 V já que a APC costuma por um varistor de 150V na saida dos seus produtos.

• Curtir 1
Postado

Na realidade, só coloquei o resistor para ver como o filtro se comportava com FP = 1.

Se for ver, a primeira carga que coloquei no filtro foi este estabilizadorzinho aí... E como fiquei pasmo ao ver a onda na saída do filtro, coloquei um resistor para ver como ficava...

Os testes irão seguir em diante... mais sugestões serão bem vindas!

Estou encucado com aquele indutor... o que poderá estar de errado nele? Vou rebobiná-lo e ver no que dá...

T+

• Curtir 1
Postado

Eu tava falando de carga na saída do estabilizador, mas enfim... não entendo produndamente do assunto de filtragem elétrica e seus parâmetros mais técnicos, então não vou poder te ajudar a resolver isso dai.

• Curtir 1
Postado
Na realidade, só coloquei o resistor para ver como o filtro se comportava com FP = 1.

Se for ver, a primeira carga que coloquei no filtro foi este estabilizadorzinho aí... E como fiquei pasmo ao ver a onda na saída do filtro, coloquei um resistor para ver como ficava...

Os testes irão seguir em diante... mais sugestões serão bem vindas!

Estou encucado com aquele indutor... o que poderá estar de errado nele? Vou rebobiná-lo e ver no que dá...

T+

Tenta enrolar com fio esmaltado separando as partes com fita lacre em vez do fio cabinho. Vai se saber!

Postado

Peguei um monitor antigo com a defletora defeituosa hoje num cliente, e como o mesmo ia jogar fora o monitor, achei dois capacitores X2, um de 0.22u (220nF) e o outro de 0.33u (330nF). Conforme um post que vi do faller, qualquer capacitor de 200 a 800 nF pode ser usados entre o fase e o neutro. Quem não consegui comprar esses da categoria X2, tente procurar em sucadas de eletrônica. Com boa vontade e insistência alguém lhe venderá.

Postado
PPÔÔÔÔHHH... perguntinha retórica essa!!!

Como conseguiu isso daí??? Posta uma foto do teu circuito aí!!

Naverdade o meu circuito tá bem porco, usei uns cabos awg 18 ao invéz de uma placa como vocês fazem.

Lí em um dos seus posts que você não usou o indutor certo? Daí a 'onda' ficou um pouco melhor. Tem uma explicação?

Esses graficos eu consegui com um ociloscópio p/ PC, vocês sabem se ele é bom mesmo?

• Curtir 1
Postado
Lí em um dos seus posts que você não usou o indutor certo? Daí a 'onda' ficou um pouco melhor. Tem uma explicação?

Deve ter... eu não conheço! Na relidade desconfiava daquele indutor de 10mH desde o início... não imagino outro componente fazendo aquilo na onda...

Estou meio sem tempo mas vou rebobiná-lo e ver no que dá... quando eu conseguir eu posto os resultados.

T+

• Curtir 1
Postado
Deve ter... eu não conheço! Na relidade desconfiava daquele indutor de 10mH desde o início... não imagino outro componente fazendo aquilo na onda...

Estou meio sem tempo mas vou rebobiná-lo e ver no que dá... quando eu conseguir eu posto os resultados.

T+

No filtro porco que fiz, usei apenas um indutor. tirei ele de uma fonte de PC.

Lá constava 13 mH, eu medi deu isso mesmo.

Digo isso pois, só usei esse indutor, e mais nenhum.

• Curtir 1
Postado

Olá pessoal, Montei mais dois filtros com o esquema do Post #570 e fiz um teste de filtragem, bem simples, ligando uma furadeira velha (centelhando bastante nas escovas) antes do filtro e monitorando a senoide antes e depois do filtro. As imagens a seguir mostram os resultados:

Sem interferencia da furadeira:

11022011.jpg

medição antes do filtro com a furadeira funcionando

11022011003y.jpg

medição após o filtro com a furadeira funcionando

11022011001i.jpg

Imagens do osciloscópio (Teste feito em outro dia)

sem a interferencia:

filtro0.jpg

antes do filtro:

filtro2.jpg

depois do filtro:

filtro3b.jpg

Até ai tudo bem. O problema é que ligando o filtro em minha casa, o mesmo está derrubando o IDR algumas vezes durante o desligamento. Como o IDR funciona quando uma corrente de 30 mA flui para o terra, e as únicas conexôes entre as fases e o terra são os varistores e os capacitores de 4.7 nF, presumo que seja a corrente de fuga nos capacitores o problema.

Este filtro esta alimentando dois computadores e dois monitores e é nesta condição que o problema acontece.Ligando o filtro em outras tomadas com um notebook por exemplo o problema não ocorre, logo, aparentemente, a combinação filtro-carga gera o problema.

Vale ressaltar que sem o uso do filtro nunca o IDR desarmou durante o desligamento destes microcomputadores.

Como não tinha achado os capacitores Classe Y quando montei os dois filtros, usei capacitores de 1k2V. Paralelamente, vi no tópico http://forum.clubedohardware.com.br/clamper-computer-protector/797672 um problema semelhante onde é sugerido retirar os capacitores ligados ao Terra.

Posto isto, gostaria de uma opinião a respeito do assunto, pois no momento somente me ocorrem duas opções: Substituir os capacitores por outros da classe Y (embora não tenha certeza se isto muda algo pois não achei informação sobre a corrente de fuga máxima desta classe) ou retirar os capacitores conforme sugerido (sem conhecimento do impacto disto sobre a filtragem)

• Curtir 1
Postado

Perfeito cara!! Era exatamento isso que eu procurava ver no meu filtro! No entanto... só consegui bagunçar a senoide!! (_(

Tem como tu postar ums fotos internas dele?? Ele faz barulho quando tu coloca uma carga nele?

• Curtir 1
Postado
Perfeito cara!! Era exatamento isso que eu procurava ver no meu filtro! No entanto... só consegui bagunçar a senoide!! (_(

Tem como tu postar ums fotos internas dele?? Ele faz barulho quando tu coloca uma carga nele?

Vou fazer a foto e publico aqui assim que possível. Com relação ao ruído, dos 4 filtros que fiz todos fazem um zumbido discreto; uns mais outros menos mas nada claramente perceptível, isto é, é necessário prestar atenção para distinguir o ruído deles do que é proveniente dos microcomputadores. Mas nos dois primeiros(baseados no modelo do inicio do tópico) havia mais ruído até que eu apliquei cola quente nos indutores para trava-los na placa do circuito. Nos dois novos (circuito atualizado) também executei o mesmo procedimento antes de ligá-los pela primeira vez, assim foram mais silenciosos desde o começo.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Aeee galera vi a 1 pagina do topico onde o AlmeidaFilho disponibilizou o filtro e o faller dando boas ideias, no caso quero projetar um filtro para rede 220V sem aterramento, que proteja o meu pc que no maximo va consumir 400W que acho q n chega isso tudo + monitor lcd 21" + impressora + som! No caso quais dos esquemas citados la devo, apesa que as ilustrações n dava para ver direito e agora n estão mais disponiveis! Queria essa grande ajuda de vocês! Se possivel por uma foto do esquema de novo! valeu! ate breve!

• Curtir 1
Postado
Aeee galera vi a 1 pagina do topico onde o AlmeidaFilho disponibilizou o filtro e o faller dando boas ideias, no caso quero projetar um filtro para rede 220V sem aterramento, que proteja o meu pc que no maximo va consumir 400W que acho q n chega isso tudo + monitor lcd 21" + impressora + som! No caso quais dos esquemas citados la devo, apesa que as ilustrações n dava para ver direito e agora n estão mais disponiveis! Queria essa grande ajuda de vocês! Se possivel por uma foto do esquema de novo! valeu! ate breve!

Olá. A imagem do projeto se configura essa para o seu caso Proteoefiltropara220Voltscomaterram.jpg. Veja que você deverá adaptar a sua situação, pois a imagem ilustra um projeto com aterramento. Antes de tudo é fundamental que você não alterne entre os tópicos, ou seja, recomendo que você leia todos eles, e a medida do tempo você ficará mais interado ao assunto. Este assunto já virou um tipo de projeto de pesquisa, o que vai exigir um pouco de estudo de sua parte. De minha opinião meramente pessoal, compre as peças conforme é indicado. Na internet você consegue tudo.

Postado

É ja li desde da primeira pagina!! Sendo que queria saber se podia fazer sendo que dando uma melhorada no de 220V sem aterramento que existe no inicio do topico, sendo que e mais simples por causa dos indutores, pois fazer um de 100uH e outro de 10mH e complicado com o mercado aqui de Recife ou ate de fora e chato de acha os núcleos certo! Agora pro meu caso aqui em recife o fusivel termico so achei de 10A a 120ºC sera que funciona de boa?? Sendo que pedi no soldafria o de 99º! Sendo que tava querendo fazer logo um para testalo! Alguem pode da um palpite sobre o que falei?? Ate breve! valeu!

• Curtir 1
Postado
É ja li desde da primeira pagina!! Sendo que queria saber se podia fazer sendo que dando uma melhorada no de 220V sem aterramento que existe no inicio do topico, sendo que e mais simples por causa dos indutores, pois fazer um de 100uH e outro de 10mH e complicado com o mercado aqui de Recife ou ate de fora e chato de acha os núcleos certo! Agora pro meu caso aqui em recife o fusivel termico so achei de 10A a 120ºC sera que funciona de boa?? Sendo que pedi no soldafria o de 99º! Sendo que tava querendo fazer logo um para testalo! Alguem pode da um palpite sobre o que falei?? Ate breve! valeu!

Do que me recordo, qualquer filtro com 3mH já estaria de bom tamanho. Veja no mercado livre, se existe alguem que venda, pois comprei de um baiano na ultima vez pelo ML. O fusível térmico de 120º é muito alto, você deve adotar fusível de no máximo 100ºC.

Postado

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171850843-ferrite-toroidal-29x19x75mm-lote-4-pecas-bobina-filtro-_JM

Comprei com esse vendedor.

Postado

Opa beleza valeu!! Mais outra coisa, vou usa meu pc que tem uma fonte corsair 500W sera que o filtro com fusivel de 2A segura ele beleza, porque se for fazer as contas pela formula de potencia ele ia demandar uns 2,3A! Eaee o que acham?? Ate breve valeu!

• Curtir 1
Postado
Opa beleza valeu!! Mais outra coisa, vou usa meu pc que tem uma fonte corsair 500W sera que o filtro com fusivel de 2A segura ele beleza, porque se for fazer as contas pela formula de potencia ele ia demandar uns 2,3A! Eaee o que acham?? Ate breve valeu!

Tive a seguinte experiência alguns dias atrás. Tenho uma máquina aqui funcionando como um servidor e esta possui uma fonte OCZ2 400w + um monitor de 21.5 LED (25w) e com um fusível de 2A as vezes rompe ao ligar e/ou desligar o filtro. Te recomedaria usar um fusível de 3A. Detalhe já queimei 3 fusíveis de 2A em uma semana.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!