Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Se casar os indutores de modo correto não vou ter a soma da indutância dos mesmos, o que seria normal e aconteceria se ambos os indutores fossem em núcleos separados, mas sim 4 vezes o valor unitário de cada indutor, no caso 10,87 mH...

Essa é a razão principal de se usar o mesmo núcleo para os dois indutores..

Abraço...

Valeu faler!!

Neste esquema que você postou, dois indutores estão casados corretamente e outros dois estão invertidos... Porque isso? isso não faria com que suas indutancias se anulem?

Proteoefiltropara127Voltscomaterram.jpg

Outra... como você fez o download do filter solutions? Tu usa a versão gratuita ou comprou as mais completas?

Obrigado!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Cada um dos filtros trabalha para minimizar ou eliminar interferências em um modo distinto.

Procure pelo Google ler sobre interferências em modo diferencial e interferências em modo comum.. Note que os capacitores que se sucedem a cada estágio de filtragem tem topologia diversa. Ora são referenciados ao aterramento ora estão entre fase e neutro. Isso complementa, com o indutor, a topologia para cada modo de operação.

O Filter Solutions o tenho oficial em minha empresa.

Abraço...

• Curtir 1
Postado
Agora me permita dar a minha opinião em relação aos tipos de núcleos que tu citou...

Acredito que o toroide de ferrite proporcionaria um melhor indutor:

*O ferrite é um material que tem alta permeabilidade em altas freqüências, possui um efeito histerese menor!

*Tem resistência elétrica elevada, dificultando a passagem de correntes parasitas! O que resulta em menos perdas!

*Por ser um toroide maciço, não tem perdas no entreferro assim como os núcleos laminados de aço silício!

Não, não sei dizer de que é feito o núcleo retangular... Não existem bons indutores e maus indutores. O que existe é um valor diferente de indutância resultante, em função da característica de cada diferente material empregado nos núcleos. Nada disso entretanto deverá prejudicar a execução de um filtro passa baixa para eliminação de espúrios, RFI e EMI, visto que a frequência dessas interferências são muito, mas muito elevadas, se comparadas aos 60 Hz da frequência da rede. Faça seu filtro mesmo usando esse núcleo quadrado que vai dar certo. Muitos indutores de filtro são feitos assim. Segue abaixo fotos mostrando isso..

Leonardo F.S e faller , valeu pelas explicações! Um grande abraço!!!

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Encontrei alguns capacitores serie X dentro de uma caixa... não entendi metade das especificações que vinham neles... qual vocês recomendam pra construir o filtro?? se é que da pra usar eles...

46454084.jpg

0,33 ηF??

110°C??

36167940.jpg

100ηF?

88668485.jpg

220ηF?

37948839.jpg

330ηF?

95666404.jpg

?????

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Boa noite pessoal!!

Comprei alguns capacitores com as epecificações 470ηF...

Só resta saber se eles são classe X... alguém sabe me dizer??

dscf0497h.jpg

dscf0498.jpg

dscf0500st.jpg

No site da EPCOS, alguns capacitores com as iniciais B81192 eram classificados como X3... não sei se este da 2ª foto também é...

Qual desses aí vocês me indicam para por no filtro?

Desde ja obrigado!!

• Curtir 1
Postado

Pessoal... comecei a confexão dos indutores para filtro de linha. Antes de construir o indutor definitivo resolvi fazer uns testes e adquirir um pouco de prática.

Construí 2 indutores, ambos com 35 espiras e fio de mesma bitola.

O primeiro indutor foi enrolado em um núcleo de ferrite desses encontrados a venda em lojas de componentes eletrônicos. (toroide preto)

dsc00341o.jpg

O segundo foi enrolado em um núceo desses encontrados em fontes de alimentação. (toroide amarelo)

dsc00344jy.jpg

A diferença é abusrda!! O indutor com toroide preto teve uma indutância 22 vezes maior do que a indutância do toroide amarelo!!

Fica aí a dica para quem for constrir os indutores... evitem reaproveitar toroides de fontes de alimentação!

...

Alguém pode me ajudar com os capacitores aí de cima??

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Fica aí a dica para quem for construir os indutores... evitem reaproveitar toroides de fontes de alimentação!

Depende de qual toróide da fonte.

Os toróides do secundário, para evitar saturação devido a potência e alta frequência, são construídos com um material mais poroso, mas cheio de micro bolhas de ar internamente e desse modo apresentam uma permeabilidade muito menor, resultando indutores de baixa indutância.

Os toróides da área de entrada da fonte, dos filtros, não necessitam dessa porosidade e desse modo podem ser utilizados.. Aliás, se a fonte de onde você tira os toróides tem esses filtros de entrada, nada melhor do que utilizá-los, já estão prontos..

• Curtir 1
Postado
Depende de qual toróide da fonte.

Os toróides do secundário, para evitar saturação devido a potência e alta frequência, são construídos com um material mais poroso, mas cheio de micro bolhas de ar internamente e desse modo apresentam uma permeabilidade muito menor, resultando indutores de baixa indutância.

Os toróides da área de entrada da fonte, dos filtros, não necessitam dessa porosidade e desse modo podem ser utilizados.. Aliás, se a fonte de onde você tira os toróides tem esses filtros de entrada, nada melhor do que utilizá-los, já estão prontos..

Eu retiro os toroides de fontes genéricas... elas tem apenas um toroide desse tamanho, os outros indutores são bem menores... veja:

80143638.jpg

não há outra opção...

O melhor é comprar toroides de qualidade mesmo!! Encontrei uns indutores da siemens em uma PCI... com 25 espiras conseguiu mais de 4mH brincando!! Eu com 35 voltas consegui 3mH!!...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

É, esses toróides da etapa de saída todos eles são feitos de material poroso, com micro bolhas de ar, resultando em material de baixa permeabilidade, para não saturar.. Se não me engano isso já foi discutido no tópico..

Abraço...

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

estou vendo na internet para comprar os componentes, estava pesquisando na Farnell Newark, recomendam este site?? Ou tem outros melhores??

Poderiam verificar para mim se os componentes são os corretos??

http://www.farnellnewark.com.br/capacitordiscoceramica4700pf,product,43K0193,120.aspx

http://www.e-farnellnewark.com.br/varistor140vrd4500a,product,1004333,2595.aspx

http://www.e-farnellnewark.com.br/capacitorpoliester047uf630vdc,product,66K3801,127.aspx

outra coisa, existe diferença entre capacitor cerâmico e de poliester?? pergunto isso porque o capacitor de polister custa mais de 10 reais :ahh:, tem como usar um cerâmico no lugar??

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
estou vendo na internet para comprar os componentes, estava pesquisando na Farnell Newark, recomendam este site?? Ou tem outros melhores??

Poderiam verificar para mim se os componentes são os corretos??

http://www.farnellnewark.com.br/capacitordiscoceramica4700pf,product,43K0193,120.aspx

http://www.e-farnellnewark.com.br/varistor140vrd4500a,product,1004333,2595.aspx

http://www.e-farnellnewark.com.br/capacitorpoliester047uf630vdc,product,66K3801,127.aspx

outra coisa, existe diferença entre capacitor cerâmico e de poliester?? pergunto isso porque o capacitor de polister custa mais de 10 reais :ahh:, tem como usar um cerâmico no lugar??

Os elementos estão corretos sim, podem ser usados..

Podes usar de cerâmica ao invés de usar de Poliester.. Não sei se vais encontrar valores de 470nF x 630 Volts de cerâmica, acho até que não....

Nunca comprei na farnell, acho seus preços muito salgados...

Podes buscar alternativas nacionais.

Ai vão algumas:

http://www.soldafria.com.br/index.php

http://www.compomil.com.br/

http://www.eletropecas.com/

http://www.blupel.com.br/site/int/

http://www.rosseletronica.com/

http://www.onlycomp.com.br/loja/default2.asp

Quando não encontrares um capacitor, por exemplo, de 470nF x 630 Volts, bem podes substituí-lo por dois de 220 nF x 630 Volts, colocados em paralelo...

Abraço...

• Curtir 1
Postado

Agradeço sua ajuda, estava pesquisando os produtos na soldafria.com, os preços são ótimos, e achei os componentes necessários, desculpe pelo incômodo, mas poderia verificar novamente para mim os componentes??

2 desses capacitores em paralelo, assim como sugeriu acima

http://www.soldafria.com.br/capacitor-poliester-220nf-x-630v-224220k022uf-p-2081.html

1 capacitor cerâmico

http://www.soldafria.com.br/capacitor-disco-ceramico-47nf-x-1kv-00047uf4k747kpf472-p-3073.html

http://www.soldafria.com.br/varistor-20k-150-vac-s20k150-dnr20d241k-p-3318.html

e agora minha maior dúvida é o varistor, estava pensando em colocar 3 varistores desses em paralelo, o modelo está correto? O que significa aquele valor em K?? Seria necessário adicionar fusíveis térmicos no meio deles??

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Agradeço sua ajuda, estava pesquisando os produtos na soldafria.com, os preços são ótimos, e achei os componentes necessários, desculpe pelo incômodo, mas poderia verificar novamente para mim os componentes??

2 desses capacitores em paralelo, assim como sugeriu acima

http://www.soldafria.com.br/capacitor-poliester-220nf-x-630v-224220k022uf-p-2081.html

1 capacitor cerâmico

http://www.soldafria.com.br/capacitor-disco-ceramico-47nf-x-1kv-00047uf4k747kpf472-p-3073.html

http://www.soldafria.com.br/varistor-20k-150-vac-s20k150-dnr20d241k-p-3318.html

e agora minha maior dúvida é o varistor, estava pensando em colocar 3 varistores desses em paralelo, o modelo está correto? O que significa aquele valor em K?? Seria necessário adicionar fusíveis térmicos no meio deles??

Sim todo esse material por ti citado pode ser usado. Quanto ao capacitor de 220nFx630 Volts pode sim usar dois deles em paralelo. Quanto aos varistores, são os corretos sim, para uso em tensão de trabalho de 110 Volts...

A letra K define a faixa de tolerância de tensão do varistor e é uma especificação do fabricante. Não recordo agora se significa 5% ou assemelhado. No datasheet do fabricante isso pode ser encontrado. É de importância menor para essa aplicação dai..

A colocação de fusíveis térmicos junto ou entre os varistores é um procedimento interessante e melhora o desempenho geral da proteção, principalmente no final de vida de seus varistores (que são na verdade insumos e bem podem explodir com o tempo e surtos absorvidos).

Se você os achar no mercado não deixe de colocar em sua proteção...

Veja ai um deles: http://www.compomil.com.br/fotos/abrefoto2.asp?codigo_produto=883085&nome_produto=FUSIVEL%20TER%20100%2010A%20250V&pu=1,9159

Abraço...

• Curtir 1
Postado

já comprei os componentes necessários na soldafria.com, provavelmente daqui uns 10 dias chega o produto, quando eu montar meu filtro de linha vou postar as fotos aqui no tópico, agradeço muito ao faller por ter me ajudado

• Curtir 1
Postado

tenho uma sucata de uma fonte Seventeam 420bkv e gostaria de aproveitar o seu filtro.Dá para aproveitar os indutores e capacitores já montados na placa pci da própria fonte serrando a parte do filtro de entrada ? Aproveita-se qual dos filtros o que está acoplado a tomada de força ou o filtro da placa principlal ou os dois? Desde já Agradeço.Detalhe que acabei de adquir o Filtro de Linha Profissional Upsai FHT-1200 (1300W) - 220V - Padrão Novo, e como já foi mostrado ele não possui nenhum indutor, mas nessa sucata da para ver vários. Queria saber se dá para colocar pelo menos um deles no filtro da Upsai.

img24101.jpg

img23801.jpg

img23701.jpg

• Curtir 1
Postado

Ficou muito boa sua proteção. Fusíveis térmicos são difíceis de encontrar por aqui. felizmente tem pela net, o indutor vou tirar da fonte.O filtro FHT-1200 como você mesmo diz é uma boa proteção e com essas modificações fica melhor ainda, quando eu montar a minha proteção vou postar as fotos aqui no tópico.Obrigado Faller pela atenção.

tenho alguns varistores 20mm 275v, mas tenho um que é bem grandinho em especial e foi retirado de um DPS clamper 45ka 275v vou adaptá-lo em outra proteção que vou melhorar:

Varistor Epcos 45ka 275v usado no DPS da Clamper ao lado de varistores de 20mm.

img26501.jpg

• Curtir 1
Postado

tenho algumas dúvidas em relação ao projeto do filtro, vamos lá:

Qual é a potência máxima suportada pelo filtro??

Na questão dos varistores, você sugeriu que eu usasse varistores de 140v ou 150v (para um filtro 110v), esse valor seria a tensão máxima suportada pelos varistores??

Agora a dúvida mais cruel que eu tenho é de como trabalha os varistores para manter a tensão da rede sempre a mesma, impedindo que ela aumente ou diminua, no meu caso 110v (ou 127v), como o varistor "sabe" que tem que manter tal tensão???

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Qual é a potência máxima suportada pelo filtro??

A potência máxima tolerada por uma proteção é o produto da tensão de entrada pelo limite de corrente de seu disjuntor/fusível série.

Por exemplo se for 120 Volts e 10 Amperes, seriam 1.200 VA

Na questão dos varistores, você sugeriu que eu usasse varistores de 140v ou 150v (para um filtro 110v), esse valor seria a tensão máxima suportada pelos varistores??

Essa é a tensão na qual o varistor vai começara trabalhar, a provocar um curto entre seus terminais, para absorver o pico de tensão. Varistor é um elemento de proteção. Ele bota em curto os picos de tensão que a rede porventura traga...

Agora a dúvida mais cruel que eu tenho é de como trabalha os varistores para manter a tensão da rede sempre a mesma, impedindo que ela aumente ou diminua, no meu caso 110v (ou 127v), como o varistor "sabe" que tem que manter tal tensão???

A função do varistor não é manter a tensão sempre a mesma. Sua função é absorver picos de tensão que ultrapassem um determinado valor, para que esses picos não venha a danificar seu equipamento. Com relação às variações de tensão, quem dá cabo disso é a fonte mesmo.. Veja ai, só como exemplo, uma fonte moderna, com PFC ativo, mantendo as tensões do PC completamente estáveis e dentro do nominal, mesmo estando a rede de entrada variando absurdamente, entre 34 e 254 Volts...

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Abraço...

• Curtir 1
Postado
A potência máxima tolerada por uma proteção é o produto da tensão de entrada pelo limite de corrente de seu disjuntor/fusível série.

Por exemplo se for 120 Volts e 10 Amperes, seriam 1.200 VA

vixxx, então fiz cagada em comprar fusíveis de 4A, mas no caso vou colocar 2 fusíveis de 4A: um na fase e outro no neutro, seria certo somar resultando em 8A???

Na questão dos VA, como transformo em watts??

Essa é a tensão na qual o varistor vai começara trabalhar, a provocar um curto entre seus terminais, para absorver o pico de tensão. Varistor é um elemento de proteção. Ele bota em curto os picos de tensão que a rede porventura traga...

mas 150v não é um valor muito alto para ele começar a trabalhar numa tensão de 110v??

A função do varistor não é manter a tensão sempre a mesma. Sua função é absorver picos de tensão que ultrapassem um determinado valor, para que esses picos não venha a danificar seu equipamento. Com relação às variações de tensão, quem dá cabo disso é a fonte mesmo.. Veja ai, só como exemplo, uma fonte moderna, com PFC ativo, mantendo as tensões do PC completamente estáveis e dentro do nominal, mesmo estando a rede de entrada variando absurdamente, entre 34 e 254 Volts...

então o filtro de linha não regula a tensão certo, o que vai fazer isso é a fonte do PC, mas e no meu caso que vou ligar meu xbox 360, como ele vai se portar quando por exemplo alguém ligar o chuveiro e a tensão abaixar um pouco??

outra dúvida que eu tenho e esqueci de escrever acima é na questão dos capacitores, não sei se você lembra, mas eu vou colocar 2 capacitores de poliester 220nf x 630v, no lugar do capacitor de 470nf x 630v, nesse caso devo colocar eles em paralelo ou em série?? Qual seria a diferença do paralelo para o série??

agradeço muito a você por estar sempre me ajudando, abraço.

• Curtir 1
Postado
então o filtro de linha não regula a tensão certo, o que vai fazer isso é a fonte do PC, mas e no meu caso que vou ligar meu xbox 360, como ele vai se portar quando por exemplo alguém ligar o chuveiro e a tensão abaixar um pouco??

Xbox360 --> fonte chaveada - mesmo tipo --> usada em computadores --> tolerância de 15% a variações.

Acho que ficou fácil de entender assim ^_^

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
vixxx, então fiz cagada em comprar fusíveis de 4A, mas no caso vou colocar 2 fusíveis de 4A: um na fase e outro no neutro, seria certo somar resultando em 8A???

Na questão dos VA, como transformo em watts??

O neutro é assemelhado ao aterramento. É uma referência que não se deseja perder ou abrir. Desse modo seria melhor você não colocar fusível no neutro e sim somente no fio fase. Fusível de 4 Amperes no neutro e 4 Amperes no fase, deverão abrir ao ultrapassar a corrente de 4 Amperes, e não da soma desses dois..

Se colocares fusível de 4 Amperes ai a limitação em potência será de 127 x 4 = 508 VA. Dependendo do total de carga que você vai colocar pode ser uma alternativa boa, não necessitando subir esse valor..

A transformação de VA em Watts sempre dependerá da carga utilizada, ou melhor, do fator de potência (FP)dessa carga.

Elementos tipicamente resistivos, tais como lâmpadas incandescentes, torradeiras, chuveiros elétricos tem um fator de potência = 1. Isso significa que a potência aparente que os mesmos dissipam é igual a potência útil (inexiste a potência reativa). Cargas tipicamente eletrônicas, com retificação normal nas fontes, tais como amplificadores, toca discos, VCR, e até mesmo computadores monitores ou impressoras, com fontes tradicionais (sem PFC) costumam ter seu fator de potência em torno do que se chama de FP natural, ou seja FP=0,7, e nesse caso, quando alimentados com AC apresentam um consumo ativo (potência útil em Watts) e também uma potência aparente (que é medida em VA's)

A relação entre ambas é a seguinte:

Potência útil, em Watts = Potência aparente x FP

Exemplo: Fosse somente uma fonte de PC, sem PFC ativo (FP=0,7), com um consumo de 500 VA, significariam aproximadamente 500 VA x 0,7 = 350 Watts.

Fontes modernas, com PFC ativo, tem seu fator de potência corrigido para praticamente 1 e se comportam como fossem cargas resistivas. Nesse tipo de fonte os Watts consumidos são equivalente e praticamente iguais aos VA's consumidos..

A transformação de Watts para VA ou vice versa, no caso de um filtro de linha que vai alimentar uma série de equipamentos distintos, será proporcional a composição de FP e carregamento de cada um desses equipamentos.

mas 150v não é um valor muito alto para ele começar a trabalhar numa tensão de 110v??

Não amigo.. Equipamentos em geral podem suportar tensões de pico, surtos de tensão bem maiores que esses dai... Não confunda surto de tensão com tensão em regime normal..

Surto de tensão= picos instantâneos, com duração muito rápida, da ordem de micro segundos (1 micro segundo = 0,000001 segundo) e de tensão muito elevada às vezes... Não são perceptíveis sem equipamentos adequados como osciloscópios e assemelhados..

Tensão em regime= É a tensão nominal ai de sua casa, tipicamente no valor de 110 a 120 Volts (ou de 220 Volts). Inexiste alguma razão decente para que a tensão de sua casa suba além de típicos 5 a 7% tolerados na distribuição de energia. Esses valores de pico são perfeitamente tolerados para fontes em geral, mesmo as comuns, sem PFC ativo. Fontes com o recurso do PFC ativo tem uma faixa de tolerância muito, mas muito maior chegando até aos 264 Volts absolutamente normais para uso da mesma, mesmo você tendo alimentado ela com 120 Volts. Significa uma tolerância de até 120%...

Seu xbox também tem fonte e também tem essa fonte uma tolerância para trabalho, geralmente muito mais flexível que a variação da rede elétrica, mesmo ao ligar o chuveiro... Assim sua TV (ou a sua TV desliga, se apaga ao ligar o chuveiro???) e tudo o mais que tem ai na sua casa..

outra dúvida que eu tenho e esqueci de escrever acima é na questão dos capacitores, não sei se você lembra, mas eu vou colocar 2 capacitores de poliester 220nf x 630v, no lugar do capacitor de 470nf x 630v, nesse caso devo colocar eles em paralelo ou em série?? Qual seria a diferença do paralelo para o série??

Tens que colocá-los em paralelo, perna de um com perna de outro, para perfazer 440 nF. Em série, um depois outro, o valor da capacitância final será de 110 nF, a metade de um deles...

Abraço...

• Curtir 1
Postado

mas seria muito grave colocar fusível no neutro também?? Pergunto isso, pois vou fazer o projeto 110v sem aterramento, e no caso se eu ligasse em tomadas diferentes eu teria que ficar descobrindo qual é o fase e o neutro de cada tomada para ligar o filtro, assim não preciso me preocupar com a posição da tomada, vou colocar fusíveis de 10A, para garantir.

agradeço pela sua ajuda, e peço desculpas pelas minhas "intermináveis" perguntas :D, abraço

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
mas seria muito grave colocar fusível no neutro também?? Pergunto isso, pois vou fazer o projeto 110v sem aterramento, e no caso se eu ligasse em tomadas diferentes eu teria que ficar descobrindo qual é o fase e o neutro de cada tomada para ligar o filtro, assim não preciso me preocupar com a posição da tomada, vou colocar fusíveis de 10A, para garantir.

agradeço pela sua ajuda, e peço desculpas pelas minhas "intermináveis" perguntas :D, abraço

Muito grave não é. Pode funcionar numa boa, mas estás passando por cima de um procedimento importante, que é a polarização das tomadas.

O PC tem, em sua fonte, plug de 3 vias por dois motivos. O óbvio e primeiro de todos é o de levar, no terceiro pino, o aterramento ao PC (quando o aterramento existe) O segundo motivo é para levar para seu PC o fase no lugar aonde deve estar o fio fase e o neutro em seu lugar também.

Existe uma normatização para isso dai, que é a seguinte distribuição:

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

Se existe é para ser respeitada..

Se a tomada da parede ai de sua casa fosse com 3 pinos veja que não seria necessário a descoberta do fio neutro pois o mesmo sempre estaria na mesma posição. Acertar isso dai lhe custa o preço de uma tomada. Nem é necessário que exista o aterramento, embora fosse útil. A simples adoção do padrão já acertaria essa questão de polarização.

Desse modo, para quebrar o galho e continuar fazendo coisa errada, coloque um fusível também no neutro, mas saiba, sob os meus protestos..

É que quando você pergunta imagino que queiras saber como deve ser corretamente feito esse tipo de coisa...

O mundo, no entanto, está repleto de gambiarras, de falcatruas, de "quebra-galhos" e coisas do tipo, que não vai ser esse fusível, colocado na linha errada, que vai botar tudo a perder..

Ou seja, um filtro/proteção para 110 Volts, com previsão de aterramento embora não seja necessário ter o mesmo para seu funcionamento, seria desse tipo dai mais ou menos:

Proteoefiltropara127Voltscomaterram.jpg

Repare que a linha de terra não é nunca interrompida e a linha de neutro o é somente pelos indutores, mas que não são fusíveis. Os fusíveis de proteção sempre estão em série com o fio fase na entrada do mesmo..

Abraço...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...