Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung 22'' 2232BW - Tópico Oficial


franklinsilveira

Posts recomendados

Pessoal,

existe diferença notável entre esses dois panéis?

Estou querendo comprar um monitor lcd de 22", e estou entre esses dois modelos:

SyncMaster 225MS

http://www.samsung.com/br/products/monitor/lcddigital/225ms.asp?page=Specifications

SyncMaster 2232BW

http://www.samsung.com/br/products/monitor/lcddigital/2232bw.asp?page=Specifications

Qual deles terei mais qualidade na imagem? Sendo que pra mim, a prioridade é qualidade na imagem, e não as conexões que o 225MS oferece.

Trabalho com tratamento de imagem, e só estou abandonando o bom e velho CRT por querer uma tela maior.

Ps.: A propósito, porei a venda meu lg flatron 19" com menos de um ano de uso (garantia de fábrica). Mas esse não é o porque do meu tópico

Abraços :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Franklin.

Acabei de comprar um 2232BW na CompraFácil (www.comprafacil.com.br). Acredito ser a primeira loja virtual, dentre as grandes, a comercializar o novo monitor da Samsung. Embora o prazo de entrega seja bem longo (13 dias úteis), a loja está com um preço bom; R$ 100,00 abaixo do preço sugerido pela fabricante. Eles ainda parcelam em 10 x no cartão.

Meu caso é como o seu: lido com imagem e estou, pela primeira vez, trocando a segurança do bom e velho (antiquado?!) CRT pelo conforto visual e incertezas cromáticas do LCD. Vamos ver no que dá.

Optei pelo 2232BW como Side Screen. O monitor principal será um 971P, também da Samsung, esse com taxa de contraste de 1500:1 real (nada daquela marketaiada de contraste dinâmico), uma das maiores taxas de contraste que já ví em monitores domésticos. Sim, domésticos. Monitores profissionais são absurdamente caros aqui no Brasil.

Dei uma olhada no 791P em uma loja e a imagem chega próxima a de um CRT. O ângulo de visão vertical é excelente. O Horizontal é bom também mas, sinceramente, não faz a menor diferença para quem trabalha DE FRENTE para o monitor.

Algumas semanas atrás, ví o monitor de um amigo meu (designer de primeira). Ele acabara de comprar um LG de 22". Não sei como ele está conseguindo trabalhar com aquilo. O topo do monitor reproduz cores completamente diferentes da base. Uma tristeza. É preciso ter uma capacidade de abstração enorme para trabalhar com imagens alí.

Nada contra a marca, hein?! Trabalho com Flatrons à 5 anos os CRTs da LG sempre me serviram bem. A consideração acima refere-se à um modelo específico.

Voltando para os Samsung e mais especificamente para o tópico, acredito que a análise dos números dão pistas importantes sobre as duas máquinas que você deseja comparar. Então, vejamos:

SyncMaster 2232BW

Tipo: a-si TFT/TN

Contraste: 1000:1 (estático) / 3000:1 (dinâmico)

Ângulo de visão: 170º / 170º ( H / V ) (CR > 5)

Tempo de resposta: 2 ms

SyncMaster 225MS

Tipo: a-si TFT/PVA, matriz ativa

Contraste: 700:1

Ângulo de visão: 170º / 160º ( H / V )

Tempo de resposta: 5 ms (Magic Speed)

Concentrei-me nos tópicos onde hajam diferenças entre os dois modelos. Tudo mais (resolução, frequência, pixel pitch, brilho, etc) é igual para ambos.

O 225MS possui uma tecnologia patenteada da Samsung chamada TFT/PVA. Dizem que é uma tecnologia muito boa. É tudo que sei sobre ela. Por não encontrar mais informações sobre o assunto, excluí o tipo de tecnologia dos meus critérios de escolha. Negligente? Talvez. Próximo tópico...

O contraste de 1000:1 do 2232BW é bem superior ao do 225MS. Se o contraste significa fidelidade na reprodução das cores, então temos um ponto importante à favor do 2232BW.

O ângulo de visão vertical do 225MS é de 160º enquanto o do 2232BW é de 170º. À primeira vista essa diferença não parece ser tão significativa. Mas é. Se o próprio fabricante compara seus dois modelos e diz que um tem mais ângulo vertical que o outro, desconfie do que tem menor ângulo. Ainda mais se tratando de ângulo vertical, verdadeiro pesadelo para quem trabalha com imagem.

O ângulo de visão diz muito sobre o monitor, mas é preciso ter cuidado com os marketeiros de plantão. Por que? Porque não adianta um monitor ter 179,99º de ângulo se a reprodução das cores só é aceitável em 90º. Ou seja, mova-se um pouquinho para os lados e as coisas começam a ficar nebulosas. Se um monitor tiver 120º de ângulo e conseguir reproduzir cores fiéis nesse range, você já terá um excelente equipamento. Mas a indústria adora competir com números; basta a imagem aparecer à 0,01º mais que o produto do concorrente e pronto, já temos um fabricante se gabando de ter um monitor melhor. Se fosse assim, um LaCie seria uma verdadeira porcaria. No entanto, é a escolha dos maiores profissionais de imagem do mundo.

Se você acha que houve contradição no que disse até agora, leia tudo novamente. Se continuar não entendendo, escreva. Tentarei me explicar melhor.

Por último, o tempo de resposta. No meu caso, não utilizei o tempo de resposta do monitor como critério de escolha. Não fico brincando com o equipamento e não assisto filme no computador. Um tempo de resposta de 20ms já bastariam e, de quebra, pagaria bem menos pelo equipamento. Mas os dois modelos têm excelentes tempos de resposta com o 2232BW chegando aos impressionantes 2ms! Seu irmãozinho vai adorar usar seu computador como videogame.

Use os mesmos critérios (ou não, afinal, cada um é cada um....rs) e faça a comparação com o 971P. Esse último não é widescreen, só tem 19", é mais caro, mas, sinceramente, deixa os outros comendo poeira em termos de imagem.

Abraços,

Lucio Libanori

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala Dumps,

Levou 7 dias para chegar. O prazo informado no momento da compra foi de 13 dias, ou seja, o pessoal da CompraFacil superou as expectativas.

O 971P, comprei pela Americanas.com. Eles tinham o melhor preço para o item.

Ambos estão instalados e funcionando perfeitamente. Nenhum Bad Pixel, tanto no 2232BW quanto no 971P. Samsung é Samsung.

O 2232BW é bom. É enorme e deixa todos que o vêm funcionando de boca aberta. A qualidade da imagem é ótima para uso geral.

Já o 971P não fez tanto sucesso com os membros da família. É compreensível. Do lado de um 22" ele parece um pouco acanhado. Mas a imagem é sensacional. Dos LCDs que conheço, é o que mais se aproxima de um CRT em termos de reprodução das cores. No quesito nitidez, dá de 10 a 0 em todos os monitores que já usei (CRTs e LCDs).

Para quem mexe com imagem e procura um monitor doméstico, o Samsung 971P é minha recomendação.

instalei-os lado a lado sendo que o 2232BW ficou no lado esquerdo (junto com o teclado) e o 971P no lado direito (junto com a Wacom). Joguei a barra do Windows no canto esquerdo do 2232BW. Como o monitor é Widescreen, a barra fica super bem posicionada dessa maneira com uma enorme vantagem: como os botões para os programas abertos ficam na horizontal, você consegue ver muito mais botões com a barra na vertical.

O 971P fica só para mostrar a imagem que está sendo tratada. Quase todas as ferramentas dos programas ficam na tela da esquerda. Nunca ví ninguém usando dois monitores dessa maneira. A maioria usa o monitor principal (aquele que mostrará a imagem à ser tratada) no lado esquerdo com as ferramentas do lado direito. Mas gostei dessa configuração. Funcionou bem para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber se este LG do seu amigo e o modelo L226WT pois estou justamete na duvida entre estes dois LCD cujo preço esta na mesma faixa (1.2 mil).Meu uso sera o trivial, net, multimidia, porém gosto de qualidade e andei vendo um AOC 22' que tinha muito vazameto de luz no back light e achei as cores pouco vibrantes.Aceito também sugestões alem destes dois modelos .

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não, Edgard. Em termos de brilho, toda a borda do meu 2232BW apresenta um glow forte por cerca de 20 pixels. O problema é latente nas baixas luzes (preto / cores escuras), "quase aceitável" em médios tons e muito pouco perceptível nas altas luzes. À partir de 20 pixels o problema fica mais sutil, mas ainda existe.

A priore, nenhum monitor LCD doméstico é capaz de manter a uniformidade de brilho e saturação por todo o espectro da tela. Nem mesmo o Samsung 971P. Esse último, é o melhor monitor doméstico que já ví. Realmente muito bom, com diferenças muito pequenas entre as áreas da tela. Mas as diferenças existem.

O Samsung 2232BW não chega aos pés do 971P, mas achei bem melhor que o LG L226WT. A diferença de brilho e reprodução das cores na vertical não chega a incomodar para o uso trivial (internet, texto, planilhas, etc.) mas não recomendo para tratamento de fotos. Nesse caso, insisto, não há monitor melhor que o 971P. Obviamente, se tiver grana sobrando, vá de LaCie, verdadeira obra prima em termos de reprodução de cores.

Passei a fazer um uso interessante do meu 2232BW. Estou aprendendo a mexer em 3D (com um software chamado MODO), e a enorme área de trabalho do 2232BW deixa a tarefa bastante confortável. Principalmente porque esses programas de 3D possuem caixas de ferramenta em profusão, dificultando o trabalho em monitores menores. Como a modelagem em 3D não exige reprodução perfeita das cores, o 2232BW mostrou-se um excelente aliado. Nessas ocasiões o 971P (side screen) ficou relegado à exibidor do PDF Modo Users Guide, he he he. Quase um sacrilégio!

Uma coisa que notei tardiamente no 2232BW é que, ao visitar ALGUMAS páginas web, ALGUNS pixels marginais à ALGUNS caracterers reproduziam cores brilhantes. Com todos esses "ALGUNS", deu pra notar que o problema era bastante raro. Resolvi o problema fuçando no Clear Type do Windows.

Uma coisa que não consegui resolver, foi o ghost do texto quando você dá scroll de tela em páginas web. Quando você mexe a barra de rolagem, aparece um fantasmão junto ao texto. Isso não deveria ocorrer em um monitor com um tempo de resposta de 2ms. Acredito que esse fenômeno ocorra em casos específicos pois o monitor exibe imagens em alta velocidade sem ghost. Arrastar uma janela pela tela, por exemplo, não gera ghost. O scroll não gera ghost em imagens, só em textos. Pode ser alguma configuração da minha placa de vídeo, mas ainda não achei solução para esse pequeno problema.

Havia postado uma resposta bem mais abrangente sobre minha experiência com os dois Samsung em Private para o Ricardo. Mas acho interessante reproduzí-la aqui para que todos possam ver. Então, lá vai:

==================================================

Fala Ricardo,

Acabei de receber um e-mail do meu amigo confirmando que o monitor é um L226WT e está contente com o monitor, mesmo tendo 3 deadpixels.

Eu odiei.

Leve em consideração que eu mexo com imagem, ou seja, meu monitor deve reproduzir cores da melhor maneira possível. Por exemplo, o meu 22" Samsung (2232BW) possui uma função chamada MagicColor que realça as cores exibidas deixando a imagem com uma satuarção maior. Fica bonito, sem dúvidas, mas eu desligo esse recurso pois não adianta eu enxergar na tela algo que nenhuma gráfica vai conseguir reproduzir nos impressos. O MagicColor é ótimo para quem quer ter uma imagem bonita no monitor, não necessariamente uma imagem fiel. Se não me engano, esse é seu caso.

O 2232BW é um excelente monitor. Leve em consideração na hora de escolher seu novo 22". O meu veio sem nenhum deadpixel/badpixel e, embora não chegue perto do Samsung 19" 971P, é melhor que o L226WT, principalmente no que diz respeito à variação tonal na vertical. Aquela invazão de luz, principalmente no preto chapado, também ocorre no 2232BW, mas com menor intensidade que no L226WT. Ausência de glow em monitor LCD só mesmo no 971P (já deu pra perceber que sou fã desse monitor, né) e em monitores profissionais como os LaCie (que custam muito mais caro que os "domésticos").

Não sei se você liga para o design do aparelho. No caso do monitor, não usei o design como critério de escolha pois não recebo clientes no meu estúdio. Mesmo assim, achei o 2232BW mais bonito que o L226WT. O Samsung possui uma pintura preta brilhante (black piano) muito bonita, e é bem acabado.

Não gosto de jogos de computador. Mas fiz uma experiência para testar minha placa de vídeo (GeForce 8800 GTS) e, de quebra, os incríveis 2ms de tempo de resposta do monstrão (apelido carinhoso do meu 22"). Coloquei um jogo não tão novo, o Need For Speed Carbon, e regulei todos os settings no talo, com uma resolução absurda. Algo como 1600 x 1200. Queria ver se a placa aguentava. A imagem espichou (por se tratar de um widescreen) e ficou parecendo imagem de cinema. A placa nem se incomodou e o monitor exibiu tudo sem ghosts. Impressionante. Não rodei nenhum filme ainda. Embora ache deprimente assistir filme em 22", vou acabar colocando um só pra ver a performance do monitor. Não é minha praia, mas a curiosidade é grande.

O 2232BW não possui ajuste de altura. A base só ajusta o ângulo. Esse é um ponto negativo desse monitor. Não me fez muita diferença pois o 971P ajusta altura, então consegui colocá-los lado a lado sem problemas. Se não me engano, o L226WT possui tal ajuste. É um ponto positivo pra ele.

Um outro ponto negativo do 2232BW é a parte de baixo da base. Ela possui uma chapa de metal que raspa levemente na mesa. Esse "levemente" foi suficiente para deixar marcas de risco na fórmica da minha mesa. É uma mesa velha, então não estou nem aí. Mas imagino quantas pessoas já não devem ter ficado chateadas ao ver suas mesas riscadas pela base do monitor. Se decidir por esse monitor e prezar pela integridade de sua mesa, coloque um feltro embaixo da base.

Se é pra ser chato, vamos caprichar... he he. Não gostei do posicionamento dos botões digitais do OSD (on-screen display, que nada mais é do que os botões que regulam o monitor - saturação, brilho, contraste, etc). O 2232BW peca nesse quesito. Não é confortável fazer os ajustes pois a mão tem que ficar bastante tempo voltada pra cima. Nesse ponto meu CRT Flatron dava de 10 a zero no Samsung, pois os controles ficavam na frente do monitor, não embaixo. A navegação entre as funções também é péssima, nada intuitiva. Usabilidade zero. Felizmente, isso não é algo que eu tenha que mexer constantemente. Se fosse, seria motivo para troca por um outro modelo tamanha a confusão que fizeram com os menus.

Se for comprar seu monitor em alguma loja física, peça para o vendedor colocar um do lado do outro para você comparar. Vai dar trabalho pro sujeito, mas a loja geralmente cobra mais pelos mesmos equipamentos. Faça-os trabalhar. Gaste quanto tempo for decidindo, afinal, é seu suado dinheirinho que estará deixando para eles.

Consulte outras pessoas. Vai que você encontra opiniões diferentes.

==================================================

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Franklin.

O ângulo de visão vertical do 225MS é de 160º enquanto o do 2232BW é de 170º. À primeira vista essa diferença não parece ser tão significativa. Mas é. Se o próprio fabricante compara seus dois modelos e diz que um tem mais ângulo vertical que o outro, desconfie do que tem menor ângulo. Ainda mais se tratando de ângulo vertical, verdadeiro pesadelo para quem trabalha com imagem.

O ângulo de visão diz muito sobre o monitor, mas é preciso ter cuidado com os marketeiros de plantão. Por que? Porque não adianta um monitor ter 179,99º de ângulo se a reprodução das cores só é aceitável em 90º. Ou seja, mova-se um pouquinho para os lados e as coisas começam a ficar nebulosas. Se um monitor tiver 120º de ângulo e conseguir reproduzir cores fiéis nesse range, você já terá um excelente equipamento. Mas a indústria adora competir com números; basta a imagem aparecer à 0,01º mais que o produto do concorrente e pronto, já temos um fabricante se gabando de ter um monitor melhor. Se fosse assim, um LaCie seria uma verdadeira porcaria. No entanto, é a escolha dos maiores profissionais de imagem do mundo.

Em angulo de visao nenhuma empresa mente para tentar ganhar mercado como o contraste estatico e contraste dinamico que elas fazem, todos os monitores que tem angulo de visao 178ºvertical e horizontal sao paineis tipo S-IPS ou similares, isso que você Falou sobre os LaCie deveriam ser porcaria por causa dos angulos de visão não é verdade todos os monitores da LaCie são paineis tipo H-IPS A-TW POL ou similares com angulo de visao de 178º.

Vi que no seu post você tenta compara as cores de um monitor TN(o 2232BW) vs a-si TFT/PVA(971p) é um pouco covardia compara os dois hehe, em questão de fidelidade de cores.

Seu post foi muito bom e me ajudou a diminuir a minha fome de quere um monitor de 22" e ter q pegar um painel TN algo que eu sei que vou me arrepender hehe.

Só uma pergunta Luciano por que você comprou o 971p se ele ta o mesmo preço, e acho que estava quando você comprou o seu, de um 20" Dell UltraSharp 2007WFP http://accessories.us.dell.com/sna/productdetail.aspx?c=us&l=en&s=dhs&cs=19&sku=320-4688

você acha q o contraste dos dois a diferenca é muito grande?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...isso que você Falou sobre os LaCie deveriam ser porcaria por causa dos angulos de visão não é verdade todos os monitores da LaCie são paineis tipo H-IPS A-TW POL ou similares com angulo de visao de 178º.

Olá Dynamo,

Entrei no site da LaCie e comprovei que o ângulo de visão é mesmo 178º H/V. Sinceramente não lembro onde lí que o ângulo era de 135º. Me ocorreu que tivesse sido no site da B&H, mas entrei lá pra ver e dei com os burros n'água. A ficha lá está corretíssima. Bom... melhor pra quem tem um LaCie (um dia eu vou ter um... rs)

...todos os monitores que tem angulo de visao 178ºvertical e horizontal sao paineis tipo S-IPS ou similares...

S-IPS, TN, A-SI TFT, PVA.... não entendo nada sobre as diferenças técnicas das tecnologias empregadas na fabricação desses monitores. Pelo que entendi, um A-SI PVA é o que há de melhor em termos de tecnologia, certo?! Isso explica a imensa diferença entre meu 971P e o 2232BW.

Vi que no seu post você tenta compara as cores de um monitor TN(o 2232BW) vs a-si TFT/PVA(971p) é um pouco covardia compara os dois hehe, em questão de fidelidade de cores.

Concordo contigo... é covardia compará-los... rs

Só uma pergunta Luciano por que você comprou o 971p se ele ta o mesmo preço, e acho que estava quando você comprou o seu, de um 20" Dell UltraSharp 2007WFP

Sempre ouvi falar muito bem dos monitores Samsung que a Dell comercializa. Aliás, sempre ouvi falar bem de tudo que a Dell vende. Não conhecia a linha UltraSharp. Eles já estão vendendo esse 20" que você citou no Brasil?

Esse UltraSharp 20" é widescreen, então não "encaixaria" direito como 971P. Ficaria bem menor na vertical.

Uma coisa bacana do conjunto 971P / 2232BW é que os dois tem telas com aproximadamente a mesma medida vertical (2232BW = 295mm e 971P = 299mm). Isso é interessante quando se usa 2 monitores pois o cursor fica se alternando entre as telas constantemente. Se um dos monitores é muito maior que o outro ou se os dois não ficam na mesma altura, a transição fica um pouco mais chata. Obviamente, o exposto acima só vale para resoluções que também estejam próximas uma da outra, caso contrário o cursor vai saltar quando mudar de tela.

você acha q o contraste dos dois a diferenca é muito grande?

Quanto ao contraste do UltraSharp, não parece ser muito atraente. 800:1 somente. Mas, vamos relativizar o contraste pois os LaCie têm a mesma taxa, ou seja, 800:1 (dessa vez eu me certifiquei antes de escrever... rs)

Fiquei em cima do muro né?! Mas é melhor assim. Só mesmo colocando os monitores lado à lado para dizer algo com propriedade.

Nessa brincadeira toda, penso se meu 971P "doméstico" (com taxa de contraste real de 1500:1) perderia de muito feio se comparado à um LaCie. Acredito que sim, mas juro que gostaria de fazer a prova.

Em angulo de visao nenhuma empresa mente para tentar ganhar mercado como o contraste estatico e contraste dinamico que elas fazem

Não me fiz entender anteriormente. Exibir a imagem à 178º os monitores até exibem; com uma porcaria de imagem, mas exibem. Insisto na existência do marketing dos números promovido pelas empresas fabricantes de monitores. 160º, 170º, 178º, whatever... ângulo de visão às custas da qualidade da imagem é tapar o sol com a peneira, ou seja, não adianta nada. À não ser que o sujeito seja daltônico! Aí vale tudo, he he.

Estou na frente do meu 971P, amplamente defendido por mim nos posts deste tópico. O fabricante diz se tratar de um monitor com 178º H/V de ângulo de visão. Mas se eu me levanto da cadeira e olho o monitor de cima (calculo algo entre 135º e 150º) as cores percebidas já diferem bastante do exibido à 90º, ou seja, de frente. O mesmo ocorre lateralmente. Essa distorção cromática é suficiente para incomodar quem, por exemplo, esteja assistindo à um filme no monitor.

Posto isso, recomendo que os futuros compradores de LCDs façam uma análise, mesmo que subjetiva, de alguns modelos no ponto de venda. É melhor do que confiar cegamente nas especificações dos fabricantes.

Abraços,

Lucio Libanori

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucio Libanori

Parabéns pelo review, eu comprei esse monitor no submarino dia 18/10 por R$ 1,019 mas ainda não chegou, é difícil obter informações dele na internet.

Só discordo um pouco da sua comparação com o outro monitor que tem tela PVA que tem uma qualidade melhor que qualquer TN. Queria que você falasse mais detalhes sobre o monitor. To muito ansioso para ver ele na minha frente funcionando. Você não tem umas fotos do monitor para postar?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://img118.imageshack.us/img118/7849/vssidezb5.jpg

Esse da esquerda é um painel TN(viewsonic) e do direita é S-IPS(dell 2007FPW)

as imagens não sao de minha autoria

http://hardmob.com.br/showthread.php?t=259344&highlight=ultrasharp&page=2

esqueci de falar que uma das principais vantagens do LaCie são 12bit de cores e com alguns monitores chegando a 95% de gamut

http://http://img171.imageshack.us/img171/8641/032007wfpx2tb7.jpg

nessa imagem acima o da esquera é S-IPS e o da direita é S-PVA

N tenho certeza mas os Apple cinema são s-ips, e são muito bons, eu que trabalho com webdesign e uso degrades fica muito bom, os tn sao **** o degrade se você mexe um cm de visao ja muda o tom hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera estou interessado em comprar o 2232bw, só que o cabo dele é DVI-D e minha placa de vídeo tem DVI-I.

Teria algum problema eu estar ligando o cabo DVI-D que vem no monitor no conector DVI-I da minha placa de vídeo?

Até onde sei ele encaixa normalmente, o problema é se vai funcionar sem nenhum problema.

Alguém sabe me responder?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera estou interessado em comprar o 2232bw, só que o cabo dele é DVI-D e minha placa de vídeo tem DVI-I.

Teria algum problema eu estar ligando o cabo DVI-D que vem no monitor no conector DVI-I da minha placa de vídeo?

Até onde sei ele encaixa normalmente, o problema é se vai funcionar sem nenhum problema.

Alguém sabe me responder?

valeu

* DVI-D (digital only)

* DVI-A (analog only)

* DVI-I (digital & analog)

Creio eu que o unico problema você teria se fosse conectar um dvi-a com um dvi-d, mas entre um dvi-d com um dvi-i nao teria.

mais informações http://en.wikipedia.org/wiki/DVI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to em duvida entre dois monitores..

eu quero um monitor principalmente pra assistir filmes, e pra de vez em quando jogar um pouco. E eu dou importancia pra qualidade de imagem e também pra conexoes presentes no monitor.

•Samsung 225MS (que já foi comentado)

tipo do painel: a-si TFT/PVA, matriz ativa

Ângulo de visão: H:170º / V:160º

contraste 700:1 (estático)

resposta: 5ms

possui entrada HDMI

•LG M228WA

tipo do painel: não consegui descobrir o tipo =/

Ângulo de Visão: H:170º , V:170º

contraste de 3000:1 (dinâmico)

resposta: 5ms

eu já li todo o topico mas ainda fica a duvida né, afinal eu sou completamente leigo nessa questão de monitor LCD =/

ai eu preciso da opinião de vocês, levando em conta que eu vou usar praticamente pra ver filme..

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Albieri.

Estou usando uma GeForce 8800 GTS com entrada DVI-I. Funciona normalmente.

Lucio Libanori

Parabéns pelo review, eu comprei esse monitor no submarino dia 18/10 por R$ 1,019 mas ainda não chegou, é difícil obter informações dele na internet.

Só discordo um pouco da sua comparação com o outro monitor que tem tela PVA que tem uma qualidade melhor que qualquer TN. Queria que você falasse mais detalhes sobre o monitor. To muito ansioso para ver ele na minha frente funcionando. Você não tem umas fotos do monitor para postar?

Valeu

Fala Eric,

Não tenho fotos, cara. Dá uma olhada nas que o Dynamo mandou. São bem interessantes. Dá pra perceber como aquele Dell é superior na exibição da imagem em ângulo.

Se um dia fotografar minha mesa de trabalho, coloco as fotos nesse post... :)

Abraços,

Lucio Libanori

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to em duvida entre dois monitores..

eu quero um monitor principalmente pra assistir filmes, e pra de vez em quando jogar um pouco. E eu dou importancia pra qualidade de imagem e também pra conexoes presentes no monitor.

•Samsung 225MS (que já foi comentado)

tipo do painel: a-si TFT/PVA, matriz ativa

Ângulo de visão: H:170º / V:160º

contraste 700:1 (estático)

resposta: 5ms

possui entrada HDMI

•LG M228WA

tipo do painel: não consegui descobrir o tipo =/

Ângulo de Visão: H:170º , V:170º

contraste de 3000:1 (dinâmico)

resposta: 5ms

eu já li todo o topico mas ainda fica a duvida né, afinal eu sou completamente leigo nessa questão de monitor LCD =/

ai eu preciso da opinião de vocês, levando em conta que eu vou usar praticamente pra ver filme..

Obrigado.

Os dois modelos são bons, mas não em questão de fidelidade de cores, ja que você quer um modelo para ver filmes esses devem ser os melhores nessa faixa.Faixa multimedia com varias conexoes e features.

Se você tiver um dvd de mesa com hdmi vai de 225MS.

Minha opnião pessoal baseada noq eu achei na internet, o melhor seria o samsung para você, unico problema maior seria q você deve encontrar ele mais caro para vender e menos disponibilidade.

No link abaixo na aba specifications mostra como painel TN o M228WA

http://uk.lge.com/products/model/detail/multifunctionmonitor_m228wa.jhtml#

Review de video do m228wa

http://www.toysgadget.com/review-lg-m228wa-parte-2/video-review

http://aoale.net/blog/2007/09/review-do-monitor-tv-lg-m228wa/

os reviews do samsung vou deixar para você procurar

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&hs=Q3j&q=225MS%2Breviews&btnG=Pesquisar&meta=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é por nada não, mas conhecer a tecnologia dos painéis LCD faz toda a diferença em um monitor. O S-IPS é o melhor pra trabalhar com cores, seguido pelo S-PVA. O 971P que você acha muito bom é o que? PVA! Aqui tem uma explicação das diferentes tecnologias:

http://www.tftcentral.co.uk/articles/content/panel_technologies_content.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é por nada não, mas conhecer a tecnologia dos painéis LCD faz toda a diferença em um monitor. O S-IPS é o melhor pra trabalhar com cores, seguido pelo S-PVA. O 971P que você acha muito bom é o que? PVA! Aqui tem uma explicação das diferentes tecnologias:

http://www.tftcentral.co.uk/articles/content/panel_technologies_content.htm

Olá, Frerd.

O artigo é muito bom. Foi o unico que conseguiu me situar entre as diferentes tecnologias disponíveis, as principais vantagens e desvantagens de cada uma.

Eu realmente acho o 971P muito bom. Ele é PVA, pior que um IPS na reprodução de cores, mas bem mais acessível também. Ou você conhece algum IPS na faixa dos R$ 1500,00 aqui no Brasil? Se conhecer, por favor, me avise.

Quais monitores você tem, Frerd? Gosta deles? Você os usa para que? Tem algum monitor com tecnologia IPS? Vamos trocar experiências... Ajudará as pessoas que estiverem acompanhando o tópico.

Quando, em meus posts anteriores, me referia à um "monitor doméstico", estava, sem saber, comparando as tecnologias PVA e IPS, sendo a última utilizada somente em monitores profissionais (como os NEC e os famigerados LaCie, tão odulados nessa discussão... rs)

Há quem não ache válido comparar monitores de tecnologias diferentes, mas os fabricantes fazem isso à todo o momento. Afinal, a evolução tecnologica vem da comparação.

Motores à Gasolina x Motores à Álcool

Energia Eólica x Energia Nuclear

TVs de Plasma x TVs de LCD

Monitores LCD x Monitores CRT

LCDs TN x LCDs PVA

... a todo momento comparamos os prós e contras de tecnologias diferentes.

É válido comparar um Samsung 971P com um SpectraView da NEC? Claro que é válido! Isso dá a real dimensão de quanto custa a qualidade e nos faz ponderar sobre coisas como "CUSTO X BENEFÍCIO".

O 971P não é o melhor monitor do mundo. Defendo-o em termos de custo x benefício, só isso. Um LaCie 320, importado por vias regulares, não sairia por menos de R$ 5200,00. Quase 3,5 vezes o valor de um 971P. Há quem pague pela qualidade de um monitor IPS sem pestanejar. Ainda não é meu caso. Um dia será.

Abraço,

Lucio Libanori

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não questiono a sua compra. Só fiquei espantado pelo fato de você ter esmiuçado todos os detalhes menos o tipo de painel.

Realmente, S-IPS é muito caro. Mas tem gente comprando o Dell 2007WFP, que é S-IPS (alguns são S-PVA), por 1500 reais no brasil, e alguns até com 5 anos de garantia:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=184949

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não questiono a sua compra. Só fiquei espantado pelo fato de você ter esmiuçado todos os detalhes menos o tipo de painel.

Realmente, S-IPS é muito caro. Mas tem gente comprando o Dell 2007WFP, que é S-IPS (alguns são S-PVA), por 1500 reais no brasil, e alguns até com 5 anos de garantia:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=184949

Frerd,

Como eu havia dito em posts anteriores: não conheço muito sobre as tecnologias de LCD para debater sobre (na verdade, o artigo que você indicou foi o mais técnico que lí até hoje). Então, preferi limitar meus apontamentos sobre aspectos que percebi ao utilizar os monitores. Não pretendi fazer um "Review Técnico", e sim compartilhar minha experiência com os produtos adquiridos.

Até arrisquei colocar um ou outro dado técnico nos posts mas, nesse ponto, passo a bola para caras como você, o Dynamo e outros que entendem bem de tecnologia.

A gente podia combinar assim: eu falo que a imagem de um monitor não presta e vocês explicam por que... he he he...

Brincadeira!

O Dynamo já tinha me falado sobre esse Dell de 20". Ele realmente parece incrível. No momento da minha compra não encontrei nenhuma loja que o oferecesse.

Vocês dois citaram o mesmo tópico de outro fórum. O tópico é antigo e está bem grande, com mais de 850 posts. Não tenho tempo (nem paciência) para ler todos. Lí cerca de 250 posts e selecionei alguns sobre esses monitores da Dell. Lá vai:

==============================

Liguei pro Carlos Neto que me fez o 2007wfp a 1684,00 com 3 anos de garantia. Um outro vendedor tinha me feito a 1643,25 com 5 anos, mas agora veio com historinha de era com 3 anos..quer saber? saco cheio destes caras fazem um preço pra um, outro pra outro, cada dia mudam de preço...estava prestes a fechar , mas desisti

==============================

Infelizmente um dos monitor veio com diversos dead pixel, mais de 15 e vou ter de ligar para Dell e pedir uma substituicao.

==============================

Ligaram para marcar mais ou menos quando iria chegar? Hoje de manhã liguei para o cara que vendeu o monitor pra mim, e ele afirmou que iriam entrar em contato para agendar a entrega. além de não terem agendado ainda entregaram para meu vizinho, algo que considerei totalmente ridículo, já que ficou totalmente a vista a nota fiscal com os valores, sem contar que entregaram era quase 7 horas da noite.

==============================

Cada vez mais difícil..fui pra comprar hoje e com outro vendedor , mais uma vez o preço está diferente e mais caro..hj me cotou a 1775,00 mesmo chorando muito..me parecem nada sérios..cada vendedor um preço..parece feira livre

==============================

tentei com 3 vendedores..desisto

==============================

liguei pra la agora e me deram o valor de R$2174 para o de 20" e 3400 para o de 24" Shocked Shocked Shocked Shocked

porque isso? falei com o proprio Carlos .. estou decepcionado Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad

==============================

Caro isto não é nada perto do que aconteceu comigo..estou esperando o desfecho do ocorrido para relatar aqui, só resta aguardar agora, decepcionate

==============================

os que tem essa 'loteria' de painéis é o 2007WFP, ou seja, você pode receber com painel S-IPS ou S-PVA... comprovado por diversos relatos e em diversos forums..

==============================

O scanner já comprei, acotece que o rolo foi que eu tinha comprado dia 30/10..o cara cancelou a compra e debitaram do meu cartão. Isso megerou tremeda raiva, mas parace que agora fecharam a compra novamente....só esperar chegar

==============================

Estaria tudo ótimo, se não fosse uma "confusão" que o vendedor fez com relação ao preço. Por telefone ele me passou o valor de R$ 1.648, mas me cobrou R$ 1.684. (erro de digitação? trocando o 8 pelo 4? Smile)

==============================

Pessoal, tenho visto em muitos forums principalmente estrangeiros que os monitores da dell especificamente os modelos 2407 e 2007 estão com muitos problemas (backlight/banding) e está sendo uma verdadeira loteria...

==============================

aí, não tive sorte com o meu. Eu recebi no dia 07/12 e no dia 14/12, encontrei um dead pixel, que tinha passado despercebido, mesmo tendo olhado com muita atenção todos esses dias. Hoje eu recebi outro, só que como eu imaginava, era um de estoque e veio com a revisão A02. O primeiro que recebi era A03. Vou ligar pra eles novamente e recusar a troca. Não vou aceitar ficar com um produto inferior.

==============================

Agora além de desatualizado, rev. A02, acabei de encontrar outro Dead Pixel.

No primeiro LCD o Dead Pixel era brilhante, neste ele é apagado. Sad

Mais uma vez vou ligar para o suporte. Quero ver até quando vou ficar nesta situação. Evil or Very Mad

==============================

Posso estar totalmente enganado mas pelo "andar da carruagem" aparentemente a dell está aos poucos substituindo o painel do 2007 de S-IPS para S-PVA, consequentemente quanto mais esperar maior a probabilidade de vir S-PVA.

O mais estranho é que o S-PVA é um painel muito bom, pelo menos o meu 2407 é excelente.

Acho que a dell está usando um painel de baixa qualidade pois tenho visto nos foruns, muitas reclamações da rev03 do 2007 com S-PVA.

==============================

Primeiro era problema de Banding.. agora de Painel.....isso sem contar a loteria dos Dead Pixel.

==============================

Produto recebido hoje e já sendo solicitada a substituição. Achei três dead pixels!

==============================

Hoje recebi o terceiro LCD, mas nem me dei o trabalho de abrir a caixa, veio Rev. A02. Já entrei em contato com o atendimento ao Cliente da Dell e expliquei o transtorno que estou passando porque o suporte deles não consegue resolver o meu problema. Eles ficaram de me dar um retorno ainda hoje.

==============================

Putz é ****...

Tava quase certo de comprar este monitor, agora com tanta reclamacao de dead pixel ou painel S-PVA eu acho que vou repensar e talvez pegue mesmo o LG 1900E ou R.

O que vocês acham?

Os mexicanos/americanos devem mandar os monitores ruins pra cá Sad

==============================

Eu penso a mesma coisa. Não é possível, de 3 monitores que recebi, dois estavam com pixel queimado. O terceiro que recebi nem fiz questão de ver porque ele é Rev. A02. Atualmente estou brigando com a Dell pra receber um Rev. A03.

Só tem duas possibilidades, ou eles me mandam um Rev. A03 perfeito ou processo a Dell por incapacidade de me entregar um produto que funcione e atualizado como foi o primeiro que recebi.

==============================

O primeiro que eu recebi era Rev. A03 e com um Pixel queimado

E ápós as trocas eu tenho um Rev. A02 com um pixel queimado, ou seja piorou Smile

Na boa? Eu vou entrar no juizado especial de pequenas causas e, a Dell vai perder. Quando eu comprei, fui bem claro ao perguntar se eles trocavam no caso de um pixel queimado e a reposta foi que sim.

==============================

Vou ser bem franco. Estive com o Dell 2007WFP REV A03 e agora estou com o REV A02. Ambos LG.Philips S-IPS. Em ambos eu achei muito ruim a exibição de fotos.

Sobre o meu monitor atual, estou aguardando um REV A03. Acho que eu já disse neste tópico, não lembro. Eu recebi um REV A03, mas veio com dead pixel. Eles trocaram, mas veio um REV A02. Depois de muita conversa consegui que eles me prometessem enviar um REV A03, mas para isso tenho que esperar a importação. Agora eu nem sei mais se torço por um LG.Philips S-IPS ou por um Samsung S-PVA. Vai saber se o S-PVA não é melhor para fotos?

==============================

Para completar o post anterior...

Muitas pessoas que adquiriram os monitores da Dell estão super satisfeitas com o produto. Mas algumas coisas com relação à esses monitores são bastante obscuras: tópicos editados pelos moderadores do fórum e outras coisas do tipo.

Quer trazer um monitor baratinho dos States. Entra no site da B&H. Já comprei outros tipos de produto lá e não tive problemas. Para meus monitores LCD preferi lojas nacionais. Pelos posts dos amigos que adquiriram os Dell, meus receios são mais que justificáveis.

Outra coisa que não entra na minha cabeça é o fato da Dell não vender esses monitores no site deles. Por que será?! A ideia de que os monitores enviados ao Brasil sejam refugo dos vendidos nos EUA soa muito esquisofrênica? Teoria da conspiração? ... rs... talvez.

Olha só que interessante que encontrei em um outro post...

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

Abre aspas

IPS (In-Plane Switching Or Super-TFT) essa tecnologia desenvolvida pela NEC e Hitachi seria a primeira resposta para corrigir os problemas do TN + Film, nela a molécula do cristal é alinhada lateralmente, com os eletrodos posicionados de cada lado (esquerdo e direito) fazendo que apenas o cristal fique entre o backlight e o vidro do painel. No papel parece bom, mas a prática mostrou que requer mais tensão para fazer o mesmo trabalho do que o TN + Film, não oferece a mesma qualidade das cores e o tempo de resposta é muito maior, chegando a 60ms dependendo da tonalidade. Os pontos positivos é que o ganho de ângulo de visão de fato é importante, e os pretos são realmente pretos. Para os fabricantes outra vantagem é que os dead pixels são mais discretos, pouco brilhantes, fazendo com que os usuários raramente os percebam e por isso não exerçam a garantia, além do que é possível obter painéis maiores sem perda de qualidade.

O PVA (Patented Multi-Domain Vertical Alignment) é a versão patenteada pela Samsung da mesma tecnologia acima, com pequenas diferenças de construção e também pode ser encontrada com o nome S-PVA (Super PVA). Basicamente as moléculas são agrupadas em domínios (domains) no mesmo sentido, ou seja, no PVA são 4 grupos de cristais posicionados cada um em um sentido (no S-PVA são 8 grupos), e todos se alinham perpendicularmente quando submetidos a uma tensão, permitindo assim a passagem da luz. Nessa tecnologia consegue-se um maior ângulo de visão (170° em todos os sentidos), uma maior relação de contraste (contrast ratio), e brilho. Os tempos de resposta podem chegar a 8ms ou menos, e é sem duvida a melhor construção possível para um LCD e com ela é possível conseguir painéis muito grandes absolutamente perfeitos (a Samsung tem modelos de até 82 polegadas). Seu problema, tal como o MVA, é o preço.

Quer dizer então que o PVA é melhor que o IPS?

Fecha aspas

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

...um outro usuário tenta ajudar...

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

Abre aspas

Cara, na teoria, pelo que tenho lido, os painéis SPVA parecem ser melhores que os SIPS. Entretanto, o que se vê, a partir de relatos de usuários, são que os monitores 2007wfp equipados com painel SIPS são melhores que os equipados com SPVA. O porque disso? Não sei.

Fecha aspas

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

Acho interessante que todos que acompanham esse tópico leiam as experiências (positivas e negativas) de quem comprou esses monitores IPS da Dell. Sinceramente, não cheguei a uma conclusão. A qualidade do monitor é inconteste, mas o processo de aquisição é meio tortuoso.

Minhas experiências recentes:

2232BW - Compra Fácil - R$ 1199,00 em 10 x sem juros

971P - Americanas.com - R$ 1500,00 em 10 x sem juros

Produtos entregues de acordo com o adquirido. Prazos de entrega respeitados. Nenhum dead pixel em ambos monitores.

Não são os melhores monitores do mundo, repito. Mas estou conseguindo trabalhar sem sentir saudades de meu CRT.

Abraços,

Lucio Libanori

Lucio,

Vamos ver se você consegue tirar uma dúvida minha com relação aos "pixel bad" em geral, isso é uma questão de sorte? Ou nos modelos da Samsung é muito raro vir algum pixel queimado?

Valeuuu

StyLe,

Ao longo dos meus posts, deu pra perceber que não sou um cara muito técnico. Escrevo sobre minhas experiências sem ter a pretenção de que sejam guias de compra. Longe disso.

Alguns interpretam meus posts como reviews. Não são!

Com relação aos Dead Pixels, acredito que seja um misto de sorte, escolha criteriosa da marca e muita informação com consumidores comuns (aqueles que não entendem p*** nenhuma sobre tecnologia mas percebem se um produto é bom ou não).

Escolhi a Samsung para meus primeiros LCDs pelos relatos de compromisso com a qualidade dos produtos. Ouvi dizer que a Samsung adotou uma política de "Zero Dead Pixels". Ou seja, 1 dead pixel = defeito passível de troca.

Não tive como comprovar a veracidade mas ouvi isso de fontes diferentes. Se alguém tiver informações sobre isso, pronuncie-se... rs

O fato é que conheço duas pessoas com Samsungs sem problemas de Dead Pixels e conheço duas pessoas com LGs que apresentaram esse defeito (podem chamar de característica, pra mim 1 dead pixel é defeito e ponto).

Mas não se deixe levar somente pela minha experiência. No manual dos monitores a Samsung afirma que a existência de alguns dead pixels é "considerada normal". Então, acredito que essa seja a posição oficial da Samsung para o caso.

Se você for chato como eu e não aceitar os inconvenientes pontinhos defeituosos em seu investimento, ligue para a loja (se for um e-commerce) e pergunte qual a política da empresa com relação a troca de monitores com 1 dead pixel. Fiz isso tanto na CompraFácil quanto na Americanas.com. As atendentes do tele-marketing não faziam nem ideia sobre o que eu estava falando e foram consultar os supervisores trazendo a notícia de que 1 dead pixel era passível de troca.

Outra dica: anote o dia, hora e nome da atendente que lhe deu a informação. Se criarem problemas no futuro, lembre-os do que lhe foi prometido e não aceite nada que não seja a troca ou devolução do dinheiro.

Abraços,

Lucio Libanori

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, se acharem viável abrir outro tópico tudo bem.

Mas já que falamos no Samsung 971P, tecnologia PVA e que é o mais próximo do CRT, com os diferenciais de contraste REAL mais alto, que é o que interessa a mim que trabalho na área gráfica, gostaria de perguntar sobre um modelo esquecido da Samsung: o 761BF.

http://www.samsung.com/br/products/monitor/lcddigital/761bf.asp

Fora o 971P ele é o que tem a melhor taxa de contraste: 1000:1 estático e 3000:1 dinâmico. Resolução máxima de 1280x1024.

Curiosamente não se tem referência dele, mas mesmo os mais novos Samsung tem vindo com 700:1 de estático.

O esquecido 761BF é o melhor LCD dos TFT/TN. E custando cerca de 700 reais.

Acima dele, só o 971P. Pelo dobro do preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!