Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung 22'' 2232BW - Tópico Oficial


franklinsilveira

Posts recomendados

Eu conheço os monitores da Dell, pois tenho aqui.

O Dell 1905FP Ultrasharp também é um monitor com painel S-IPS, assim como os 2007WFP.

O samsung 225ms tem painel PVA e está por um bom preço. R$ 1499,00.

Em relação a dead ou stuck pixels, os da Dell infelizmente ocorrem de surgir uns modelos com. Os samsungs ainda não vi. Tenho 3 aqui e não tem este problema, um com mais de 3 anos de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, esse processo de compra dos Dell é complicado. Eu não compraria assim também. Além de que estão substituindo tudo pra TN, infelizmente. Aqui tem um artigo interessante do Xbit Labs sobre os Dell, um PVA e outro IPS, um normal e outro wide:

http://www.xbitlabs.com/articles/other/display/20inch-4.html

Olha o que ele diz sobre a diferença dos painéis:

It’s hard to tell which matrix type is better, S-IPS or S-PVA. The former offers somewhat larger viewing angles (and, consequently, a somewhat better reproduction of colors) and a better response time, but the latter features a higher contrast ratio and a smaller RTC error. On the other hand, these differences are going to be insignificant for a majority of users.

Na prática, pra maioria, IPS ou PVA não faz diferença. Mesmo porque acho que agora só vai ser S-PVA e TN mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, se acharem viável abrir outro tópico tudo bem.

Mas já que falamos no Samsung 971P, tecnologia PVA e que é o mais próximo do CRT, com os diferenciais de contraste REAL mais alto, que é o que interessa a mim que trabalho na área gráfica, gostaria de perguntar sobre um modelo esquecido da Samsung: o 761BF.

http://www.samsung.com/br/products/monitor/lcddigital/761bf.asp

Fora o 971P ele é o que tem a melhor taxa de contraste: 1000:1 estático e 3000:1 dinâmico. Resolução máxima de 1280x1024.

Curiosamente não se tem referência dele, mas mesmo os mais novos Samsung tem vindo com 700:1 de estático.

O esquecido 761BF é o melhor LCD dos TFT/TN. E custando cerca de 700 reais.

Acima dele, só o 971P. Pelo dobro do preço.

E aê, Cadu.

Uma coisa que venho aprendendo ao longo dessas discussões é a olhar os dados técnicos com certa ressalva.

Por exemplo, até um mês atrás, ficava impressionado os 2ms de tempo de resposta do 2232BW. Mas aprendi o que é a medição Grey-to-Grey, mais uma das ciladas dos brejeiros fabricantes para confundir os incautos consumidores. Descobri que esses 2ms podem se tranformar em assustadores 30ms (ou até mais) se utilizado o protocolo de medição Black-to-White.

Quero dizer com isso que uma taxa de contraste de 1000:1 em um monitor TN não chega nem perto de um PVA com a mesma taxa de contraste. A diferença se torna abissal se comparardo à um monitor com tecnologia IPS.

O 2232BW que ora utilizo para escrever esse post, utiliza tecnologia TN e tem contraste de 1000:1 como o 761BF. Não o utilizaria para tratar fotos ou ilustrar. Preferiria meu aposentado, bom e velho CRT Flatron da LG, muito mais confiável para a tarefa (e dá-lhe raios catódicos nos olhos.... he he).

Durante alguns anos resistí ao impulso de entrar no mundo dos LCDs. Os melhores modelos custavam uma bica e ainda deixavam à desejar em termos de reprodução das cores. Enfim, os preços baixaram e a qualidade aumentou. Comprei o 971P (sempre ele presente nos meus posts... rs) por finalmente encontrar um monitor que coubesse no meu orçamento sem comprometer muito a qualidade da imagem exibida (meus primeiros trabalhos feitos nele já sairam da gráfica e, para meu alívio, com cores fiéis às imaginadas).

Me ocorreu que no meu primeiro post desse tópico indiquei um monitor TN para o FranklinSilveira, simplesmente por considerar dados como taxa de contraste, tempo de resposta, resolução, etc. Admití minha, até então, ignorância com relação às diferentes tecnologias e me concentrei cegamente nos dados técnicos. NÃO COMETAM O MESMO ERRO... rs.

Graças à outros membros (Frerd, Dynamo e outros) aprendi bastante sobre as diferenças entre TNs, PVAs e IPSs e creio que valha a pena relativizar os dados técnicos apresentados pelos fabricantes.

Check List para uma boa compra (por ordem de importância):

1. Qual a finalidade do monitor para você?

- A resposta vai influenciar todas as demais...

2. Qual a tecnologia empregada na construção do monitor?

- A resposta relativiza a comparação entre dados técnicos de monitores com tecnologias diferentes.

3. Qual o número de cores máximo?

- Esqueça qualquer coisa abaixo de 16,7 milhões de cores.

4. Qual o tipo de saída do monitor?

- Ela influi tremendamente sobre a performance do monitor. Escolha monitores com saída DVI. Existe um adaptador para entradas tipo RGB analógico; você perde qualidade enquanto estiver utilizando uma placa de vídeo antiga, mas já terá um monitor HD pronto para seu próximo upgrade.

5. Qual a taxa de contraste?

- Procure saber qual a taxa de contraste estática. A dinâmica é marketing dos números.

6. Qual o tempo de resposta?

- Procure saber se o protocolo de medição é G2G (Grey-to-Grey) ou B2W (Black-to-White)

ATENÇÃO: se a finalidade do monitor for jogos e filmes, inverta a prioridade das questões 5 e 6. Se for reprodução de cores para trabalhos gráficos, deixe como está ou simplesmente esqueça o tempo de resposta; ele não lhe fará a menor diferença.

7. Qual o brilho do monitor?

- Algo em torno de 300 cd/m2 (cândela por metro quadrado) já é suficiente, a não ser que você utilize o monitor em locais muuuuito claros. Obviamente, quanto maior o brilho, melhor.

8. Qual o tamanho do monitor?

- Esse costuma ser o primeiro critério na escolha da maioria, mas figura nessa lista somente em 8. À não ser que você queira impressionar alguém com o tamanho do seu monitor (desligado), não vale a pena sacrificar uma boa imagem por uma imagem grande. A única exceção que me vem à mente é a de um programador que queira bastante área para espalhar seus códigos com 999 níveis de identação. Nesse caso, um widescreen de 22" seria o máximo, mesmo que a imagem seja ruim.

9. Qual o ângulo de visão?

- Embora o ângulo de visão seja super importante para a qualidade geral da imagem, não considero confiáveis os dados apresentados pelos fabricantes. Por esse motivo, e somente por ele, coloquei o ângulo de visão somente em 9ª posição como critério de escolha. Não acho que comparar os dados fornecidos por dois fabricantes diferentes ajude na escolha, muito pelo contrário. Os fabricantes adoram dizer que seus monitores possuem ângulo de visão enorme, esquecendo-se que a qualidade da imagem vai pro saco muito antes de se aproximar do ângulo máximo. Aconselho que o comprador verifique como a imagem se comporta em ângulos de 90º, tanto na vertical quanto na horizontal (isso dá 45º para cada um dos lados, mais do que suficiênte para quem trabalha de frente para o monitor).

Existem outras coisas importantes também: pixel pitch, resolução máxima, frequência, tempo de garantia e, porque não, design. Mas nesses aspectos a maioria se equipara. Tirando extremos como Ching-Lings com La-Garantia-Soy-Jo, e DELLs com até 5 anos de garantia, a maioria possui as mesmas condições de venda.

Essa é uma lista pessoal que pretende servir apenas como base para sua própria lista. Consulte outras pessoas e veja se os critérios são os mesmos que utilizei. Faça modificações e não se esqueça de postar no forum.

Tudo isso me deixa ainda mais feliz com meu 971P (ainda vão me xingar por citar tanto esse monitor... huauahuaua). Além de ser construído com uma boa tecnoliga, a PVA, tem taxa de contraste REAL de 1500:1. UAU!!!! É minha primeira indicação para quem trabalha com imagem e ainda não quer desembolsar muito em um IPS. Se quiser se arriscar importando um daqueles Dell (IPS "baratinho") desejo boa sorte.

Acabei de ver que a Kalunga está vendendo o 971P por R$ 1399,00 em 10 x sem juros. É R$ 100,00 mais barato do que paguei cerca de 45 dias atrás e as condições de pagamento são as mesmas.

Abraços,

Lucio Libanori

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Lucio, ótimo post. Concordo com tudo. Não dá pra confiar cegamente nas especificações dos fabricantes. Só como exemplo olha o caso desse monitor aqui que alguém relatou, não dá pra confiar nem que o painel tenha a mesma qualidade num mesmo modelo de monitor, fiquei indignado:

http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=161559

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucio, seus comentários são ótimos, precisos e acima de tudo tenho a chance de conversar com um colega de profissão e que tem as mesmas dúvidas e necessidades de equipamentos.

Quando você fala em photoshop logo aparecem Webdesigners, o qual já fui, mas infelizmente eles não servem de referência nenhuma. Como eles trabalham para a tela do usuário, eles tem que desenvolver para a maioria. Se o usuário usa LCD e internet explorer, não interessa que o CRT seja melhor e que a Microsoft não segue os padrões de código do W3C, etc. É o que a maioria usa e pronto. Logo, por obrigação, eles terão de usar LCD. Estes não entendem como é trabalhar olhando para algo irreal, comparando um verde na tela e uma tabelinha com cores impressas em vários tipos de papel na mesa.

Eu, além de tudo, gosto de eletronicos. E sempre quis um LCD por N motivos. Um deles é espaço, outro porque a minha saúde está afetada e minha visão indo pro vinagre. Como a unica coisa que precisamos é fidelidade e o LCD não oferece, essa vontade nunca concretizada de partir para o LCD sempre foi constante.

Mas se aqui o CRT está desaparecendo, como será que nossos amiguinhos do primeiro mundo trabalham? Duvido que um alemão, japonês ou estadunidense continue comprando CRTs (excetuando o 1% que usa Eizo ou LaCie). E porque não eu?

Como queria uma TV, comprei o LG (ja tinha jurado nunca mais comprar dessa marca) 1721S, que é TV, monitor e tinha PIP que, assim como DVI, não mais existe no seu sucessor. Comecei a configurar o danado do LCD e tive fortes dores na vista. Depois de um tempo, dores de cabeça e tontura. Outra pessoa da casa usou e reclamou também. A luminosidade parecia absurda e por não ser um monitor de modelo novo nem tinha a maior taxa de brilho. Os ajustes estavam longe do máximo também.

Devolvi no dia seguinte e isso arrefeceu de vez a chance de comprar outro LCD. Além desses problemas, o contraste de cores pareceu pobre ocultando detalhes visiveis em áreas de sombra e a fidelidade de cores era zero.

Resumindo: devolvi no dia seguinte e troquei por outra coisa. Pensei não ser possível o LG ser tão diferente da média e resolvi não arriscar.

Mas peraí, os estrangeiros continuam trabalhando com LCD...

Então resolvi me dar uma nova chance e fora o 761BF, o único candidato era o 971p, mas é sensivelmente mais caro e dificilmente se vê um ligado em alguma loja - nem na Kalunga. E eu não compro nada sem ter certeza antes.

Portanto, seu relato sobre o 971P caiu como uma luva, ou melhor, como uma bigorna na minha cabeça até por ser raro achar pessoal de área gráfica conversando sobre isso.

Uma ótima referência, sem duvida!

Vou confiar em você e talvez comprar esse monitor quando possível. Afinal, meus olhos e minha coluna devem agradecer. Não dá mais pra trabalhar com um LCD colado na cara.

Dúvida: O 971P vem com o cabo de VGA para DVI?

Vi que o americano tem, mas queria saber o nacional.

Um abraço e recomendo uma passadinha em um ótimo tópico sobre cansaço visual. Tenho certeza de que sua opinião será importante!

http://forum.clubedohardware.com.br/problemas-causados-aos/64193

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Lucio, ótimo post. Concordo com tudo. Não dá pra confiar cegamente nas especificações dos fabricantes. Só como exemplo olha o caso desse monitor aqui que alguém relatou, não dá pra confiar nem que o painel tenha a mesma qualidade num mesmo modelo de monitor, fiquei indignado:

http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=161559

Ainda mais essa, Frerd?!

É absurda a falta de transparência da Samsung nesse caso do 931BW. Uma postura lamentável que abala a confiaça na marca.

Parece que, ao menos, eles sentiram na pele a publicidade negativa gerada pela hisória e tomaram atitudes para lançamentos posteriores...

"

On the one hand, Samsung feels bad about the bad press, notably with us, following the polemic surrounding its SyncMaster 226BW. On the other, they recognize that this is a record selling screen after the 913N from two years ago, and that sales in France are noticeably below the international average. In the end, they will take the occasion to complete this product range to finish off the competition, which lacks innovation for this successful screen size.

At the end of the month, they will first release a clone of the current 226BW, the 223BW, for less expensive but it won’t be as reactive. It will have a 5 ms panel, and theoretically no possibility of activating the overdrive to go to 2 ms. Its expected price is around 300 euros, compared to the recommended 370 of the 226BW. While we know that the latter is found for as low as 335 euros, this could mean some good things for those who might opt for this younger sibling. Samsung specifies that all production of the 223BW will be with Samsung panels.

The SyncMaster 226BW continues on its way with just one change. Samsung now assures us that supplies arriving in stores are all with Samsung panels. So, the A and C versions are finished.

"

Mesmo assim a marca sai arranhada da história. Fiquei com receio, por exemplo, de indicar o 971P para você, Cadu. E se o monitor que te entregam não possuir o mesmo painel que o meu?! Até então, não há nada circulando na net sobre o 971P, mas percebam o quanto episódios como esse abalam a confiança.

Mas, em parte, essa é uma culpa compartilhada pelo mercado consumidor. Longe de querer tranformar as empresas em vítimas, mas os consumidores em geral não levam em considerção a qualidade do que estão comprando.

No Brasil, esse comportamento é latente. Basta um produto ser BONITINHO, GRANDE ou ESPALHAFATOSO pro povo sair comprando sem questionar a qualidade. Se tiver as três características então... é motivo pra sair se exibindo com a nova bujiganga pendurada no pescoço.

- É 22"?! Ah, então quero esse! (e o monitor era um lixo)

- 1500 Watts?! Puxa vida, me vê dois, então. (era PMPO e nem se deu conta disso)

- Nossa, esse COMPUTADOR aqui é lindão. Vou levar. (o gabinete parece uma nave espacial, cheia de luzinhas espalhafatosas. Se abrir o danado a Defesa Sanitária interdita o local de tanto lixo que tem lá dentro)

- Ah... me vê esse mouse de 10 pilas mesmo. Mouse é tudo igual.... Esse aqui é de luzinha vermelha. É bom! (ergonomia, resolução, durabilidade... tudo isso parece frescura pra algumas pessoas)

- O carro é lindo. Olha que design. (acabou de comprar um Eco Sport e não faz nem ideia de que aquela porcaria disfarçada de off-road vai desmanchar no primeiro buraco que passar)

Brasileiro aceita qualquer m*** goela abaixo. Alguém já ouviu falar em Gimmick? http://en.wikipedia.org/wiki/Gimmick -

Brasileiro adora Gimmicks. É triste.

Nesse tópico que o Frerd citou - http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=161559 - dá pra constatar como o brasileiro não se respeita enquanto consumidor. Tem gente que ainda pensa em comprar o monitor maquinando estratégias para conseguir o painel bom. Negão, esquece! A fabricante tá engrupindo todo mundo com essa sopa de letrinhas.

Cair inocentemente num golpe desses, dá pra entender. O que não dá é arriscar o suado dinheirinho em algo que você vê as pessoas se dando mal. Na França, a venda dos 931BW não se recuperou mais depois de constatadas as falcatruas da Samsung. No Brasil, tem gente querendo comprar o monitor, mesmo sabendo do ocorrido.

A mesma coisa acontece no caso dos monitores Dell. Gente brincando de roleta-russa com o dinheiro.

Fabricantes existem aos montes na maior parte dos mercados. A atitude dos consumidores de só buscar preços baixos sem levar em consideração a qualidade do que se está adquirindo empurra empresas, antes idôneas e confiáveis, para o atalho das práticas obscuras de marketing.

É uma pressão evolutiva (ou seria involutiva). Os consumidores selecionam as empresas que devem sobreviver:

Consumidores burros selecionam as empresas espertas.

Consumidores inteligentes selecionam as empresas honestas.

Consumidoress brasileiros = consumidores burros.

Empesas atraídas para o mercado nacional = empresas espertas.

Tudo estaria resolvido se a premissa maniqueista acima não se revelasse simplista. Na prática, o que se vê são empresas de renome tentando sobreviver e adaptar-se às práticas predatórias de mercado global. Abaixam seus preços à custa da qualidade e tomam na cabeça, pois esquecem-se que têm um nome à zelar. Melhoram a qualidade e, consequentemente, aumentam o preço. Tomam na cabeça novamente pois seus preços estão longe dos praticados pelas concorrentes inescrupulosas. É um tal de "se ficar o bicho pega, se correr o bicho come" que até os bam-bam-bans do marketing sentem-se como "cachorro em dia de mudança".

Se eu compro porcaria? Claro... rs. Escrevo essas palavras em um teclado da Leadership. Devo minha habilidade de digitar sem olhar para o referido dispositivo, em parte, à essa marca. Explico: Um ano após adquirido o teclado, as marcações das teclas já estavam apagadas. Dá pra levar à sério uma marca dessas?

Minha postura? Não compro mais nada dessa marca.

A postura da maioria dos brasileiros? Acha normal e troca o teclado por outro. Da Goldship.

Pertencemos à uma sociedade acostumada, desde à infância, às porcarias que o mundo nos empurra goela abaixo. Vá para a Europa e dirija um carro popular vendido por lá. Outro produto, completamente. E não me venha com a desculpa de que somos um país pobre. Somos pobres porque nos acostumamos com o lixo, afinal, pelo menos assim não podem nos cobrar no futuro. É a história do cara que ganha mal e entrega um serviço porco porque ganha mal.

Post desabafo... rs

Abraços,

Lucio Libanori

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Lucio!

Era pra eu ter comprado esse 931BW. Na verdade, devo ao seu relato do 971p a "não compra"...rs

Dentro do possível não abro mão de ter o melhor dentre o que eu posso comprar. Ou não compro. E se é uma coisa séria e que vai influenciar diretamente a qualidade do meu ganha-pão, não dá pra brincar.

Quanto ao mouse. LOGITECH ou nada. Teclado, se possível, idem. Se bem que estou em um Genius, muito bom.

Frase do dia:

"Mais vale um Samsung com painel ruim do que um LG com painel bom"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, por essas e outras que vou ficar com meu CRT tela plana 19" até ele pedir água. Como gosto muito de games online não tem LCD que bata. Sem contar que ele tá praticamente novo e perfeito.

Gostaria que houvesse mais disponibilidade de painéis S-IPS e S-PVA, ou seja, houvesse maior possibilidade de escolha. Mas o que se vê é o contrário, cada vez mais tudo mudando pra TN. O Dell 2008WFP é TN agora. Só resta esperar que a tecnologia TN evolua mais e as empresas parem de zoar com a cara do consumidor.

Pessoal, dá uma olhada nesse site aqui, muito legal pra comparar os monitores:

http://www.digitalversus.com/duels.php?ty=6&ma1=88&mo1=106&p1=1042&ma2=36&mo2=258&p2=2440&ph=5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Cadú.

Demorei na resposta pois queria caprichar ao ajudar um companheiro de profissão.

Embora a maioria dos meus jobs sejam para mídia impressa, eventualmente faço web. Então, vivo, constantemente, as mesmas dificuldades que você. Tanto com relação à reprodução de cores impressas nos mais diversos substratos, quanto com relação ao projeto gráfico de um site e seu comportamento no monitor do internauta.

Interessante. Entrei, tardiamente (e com os dois pés atrás), no mundo dos LCDs apenas à 40 dias atrás. Embora meu maior receio fosse o impacto da mudança em meus trabalhos impressos, os LCDs influiram mais no meu modo de pensar os projetos web. Principalmente porque navego no 2232BW.

Com a proliferação dos modelos widescreens, como o 2232BW, oferecidos à preços mais palatáveis que os de outrora, não existe mais um padrão, um pilar no qual se basear no momento de fazer os primeiros rabiscos de um novo site. Até 2002 (isso foi só 5 anos atrás) ainda era comum o designer projetar um site baseado numa resolução de 800x600. Nada mais natural. Veja as resoluções utilizadas no ano de 2002 segundo a W3C:

640x480: 2%

800x600: 49% (!!!)

1024x768: 38%

Mais altas: 6%

Desconhecida: 5%

Hoje, a maior parte dos browsers utiliza resolução de 1024x768 (54% segundo a W3C). Não obstante, a soma de internautas que utiliza resoluções maiores ultrapassa 1/4 do total. Entre eles, muitos que utilizam monitores Wide. Cada vez mais, bons projetos de design na web lançam mão de padrões web e utilização inteligente do CSS para lidar com a variedade de formatos existentes. Tarefa ingrata para alguns, desafiadora para outros, inegável e democraticamente hercúlea para todos que trabalham com html, a verdade é que continuar projetando seguindo a cartilha do 800x600 está "deprecated" (só para acompanhar o vernáculo da W3Schools... he he he).

Imaginem um site construído da maneira "antiga". O designer pegava o padrão de 800 pixels na horizontal, tirava uns 20 pixels ou mais (por causa do scroll bar) e passava a projetar em cima dos, digamos, 780 pixels. Agora, imagine esse site sendo visualizado no 2232BW que tem resolução de 1680x1050. Os fundadores da Bauhaus se remexem nos túmulos toda vez que um site desses aparece no meu navegador (e o pior é que alguns desses sites fui eu que projetei). 1680 de largura é mais que o dobro do ocupado pelos projetos antigos. O conteúdo fica flutuando em um enorme e entediante oceano monocromático de pixels. E não se trata de "design clean" não! É espaço abandonado mesmo.

E o que, disso tudo, é relevante para você que quer um monitor wide como o 2232BW, mas não é designer como eu e o Cadú? A resposta é: O dispositivo de visualização afeta sua experiência interativa. Existe um termo para isso: Usabilidade. E usabilidade é uma das principais preocupações do design gráfico. Tente ler um texto um pouquinho mais longo de um "site da velha-guarda" em um monitor como o 2232BW e entenderá o que quero dizer. Se o designer não pensou em dispositivos widescreen no projeto (eu mesmo, admito, não tinha a real dimensão do problema até adquirir o 2232BW), você terá uma enorme mancha branca e brilhante bombardeando seu campo de visão ao longo da sua leitura. Incomoda, pode acreditar.

"- Fácil. Minimize o navegador" - alguém sugere. Funciona. Pelo menos até você entrar em um site que tenha um projeto totalmente diferente. Faça isso todo o dia e verá como esse tipo de coisa aborrece.

Navegar na internet é apenas um uso dentre os muitos que o usuário comum faz de seu computador. Utilizar planilhas de texto e cálculo também figuram entre os mais populares. Um monitor wide oferece algumas facilidades para esses usuários. Planilhas de cálculo com muitas colunas ficam muito mais agradaveis de usar em um monitor wide pois raramente você precisará usar o scroll horizontal. Planilhas de texto também ficam muito mais convenientes. Criei um documento no Word com um texto fictício bastante usado no meio gráfico. Com um monitor wide você consegue editar seus documentos do Word visualizando duas páginas ao mesmo tempo. Em um monitor comum você não coneguiria ler nada, de tão pequenos que ficariam os caracteres. No 2232BW, utilizando uma fonte sem serifa tamanho 12, você consegue escrever um livro inteiro dessa maneira.

Em um monitor wide menor que 22", acredito que os caracteres ficariam pequenos demais. Pena que alterar a resolução dos LCDs não seja tão simples. Existem restrições técnicas sérias para mexer nas resoluções nativas desses dispositivos.

Bati um print-screen da minha experiência com o processador de texto (figura 1). Vejam o detalhe das barras "padrão" e "formatação" colocadas na mesma linha, graças à largura extra do monitor (figura 2). Isso economiza espaço vertical. Em meus tempos de faculdade, as duas páginas exibidas simultaneamente durante todo o processo de composição do texto seria uma mão na roda. Hoje, não utilizo os processadores de texto com tanta frequência.

Fiz um outro print-screen, agora com diversos aplicativos abertos na tela (figura 3). Um Note Pad em tamanho mais do que razoável, uma calculadora, um player de música, a janela principal do MSN e um box de conversação desse software. Tentei simular o que muitas pessoas fazem ao usar o computador.

Percebam que eu uso a barra de tarefas na vertical, alinhada na borda esquerda do monitor. Por se tratar de um widescreen, você quase não perde espaço da tela e tem como recompensa uma barra gigante que pode acomodar dezenas de aplicativos abertos sem ficar congestionada (figura 4). Para quem usa o Internet Explorer 6 isso é uma mão na roda pois, diferente do Firefox e do IE7, esse navegador não possui o providencial sistema de abas para navegação. Para cada nova página que o internauta quiser abrir sem fechar a anterior, o programa lançará um botão na barra de tarefas. Em pouco tempo a barra de tarefas estará abarrotada. Com a barra na vertical o problema não ocorre.

Voltando às finalidades laborais, não acredito que os gringos continuem expondo seus olhos a todo tipo de sorte utilizando monitores CRT. Não tenho nenhum colega estrangeiro, então não posso afirmar. Mas não há motivo para que eles o façam. Lá fora, um LaCie de 19" pode ser adquirido por menos de 800 dolares. No Brasil, paguei quase isso num doméstico PVA com os mesmos 19". Não há razão para o caboclo continuar usando CRT lá fora. Tenho quase certeza que CRT para eles é coisa do passado.

Para falar a verdade, começo a me questionar se vale a pena continuar usando CRT mesmo aqui no Brasil, onde os LCDs ainda são caros. Digo isso pois a saúde de seus olhos vale mais do que qualquer dinheiro.

Episódio recente. O mesmo que me fez partir de vez para os LCDs:

Peguei um job hardcore que absorveu 16 horas das 24 que compõem um dia. Durante 20 dias!!! O que fiz com meus olhos durante esse trabalho me fez questionar minha longevidade na profissão. Debulhei minhas vistas. Elas nunca mais serão as mesmas. Vou aplicar o dinheiro que ganhei no treinamento de um excelente cão guia.

16 horas por dia na frente de um maldito CRT. Nem um colete de chumbo segura tanto raio X (um dos vários raios nocivos que são emitidos pelos monitores de tubo). Insalubre é um termo pouco descritivo para aqueles dias. Eu defendia os CRTs para profissionais das artes gráfica. Até terminar esse projeto.

Se por um lado experiências negativas como a que você teve com o LG 1721S assustam alguns profissionais da área, conseguir fidelidade cromática à custa da própria saúde passou a soar obsessivo-compulsivo demais para o meu gosto. Se você for um designer gráfico que trabalha só 6 horas por dia na frente do computador (saci, mula-sem-cabeça e o Batman também existem) e pára 10 minutos a cada 50 trabalhados (nesse caso você é funcionário público...) então pode se dar ao luxo de usar um CRT e usufruir de toda fidelidade cromática. O monitor vai estragar suas vistas tão devagar que você nem vai perceber. Se pelo contrário, você rala na frente de um computador para trabalhar e manter-se atualizado (para quem não sabe, designer gráfico e ilustrador estuda no computador muitas horas por semana), o investimeto em um LCD vai aumentar consideravelmente sua sobrevida na profissão.

Eu que o diga. Nunca fui de sentir dores de cabeça, tontura e outros sintomas comuns como vista cansada, embora desde que me conheça por gente use óculos para corrigir meu astigmatismo mióptico composto. Mas a cada dia que passava usando um CRT, minha acuidade visual diminuia. Em empreitadas como a que citei acima então, era batata; entregava o job usando uma bengala branca. Meus olhos - mais do que computador, tablet, monitor, câmera fotográfica e o escambal - são meus instrumentos de trabalho. Com eles percebo o mundo à minha volta e o interpreto visualmente. Crio meus designs inspirado pelo que vejo. Estava danificando meu ganha pão e não dava a devida importânia ao fato. Tudo isso em nome da tão controversa "fidelidade das cores".

É irônico. O sujeito fica cego em prol das cores... he he

Cadú, compre o 971P. Não é igual ao seu CRT, mas pelo menos não te estrupia os olhos. Brilha um pouco (você percebe se a luz do estúdio estiver apagada), mas bem menos que todos os outros monitores que já tenha visto ligados. De lado o brilho nas baixas luzes aumenta absurdamente (178º de ângulo de visão é piada de mau gosto), mas você não trabalha de lado, trabalha de frente para o monitor.

Mesmo assim é uma excelente opção (arrisco a dizer que é a mais barata para profissionais da área). Compre sem dó. Vale cada centavo. Esqueça o 2232BW, não serve para trabalhar com imagem (veja o link que o Frerd enviou), embora seja razoável para uso geral.

Abraços,

Lucio Libanori

Pois é, por essas e outras que vou ficar com meu CRT tela plana 19" até ele pedir água. Como gosto muito de games online não tem LCD que bata. Sem contar que ele tá praticamente novo e perfeito.

Gostaria que houvesse mais disponibilidade de painéis S-IPS e S-PVA, ou seja, houvesse maior possibilidade de escolha. Mas o que se vê é o contrário, cada vez mais tudo mudando pra TN. O Dell 2008WFP é TN agora. Só resta esperar que a tecnologia TN evolua mais e as empresas parem de zoar com a cara do consumidor.

Pessoal, dá uma olhada nesse site aqui, muito legal pra comparar os monitores:

http://www.digitalversus.com/duels.php?ty=6&ma1=88&mo1=106&p1=1042&ma2=36&mo2=258&p2=2440&ph=5

Frerd,

Muito legal esse site.

Inevitavelmente, marquei a opção de comparação com o 971P. Gostei do que ví e posso comprovar que ele aquele estouro do azul realmente ocorre.

Felizmente, um bom colorímetro (o acessível Huey ou os profissionalíssimos LaCie utilizados no teste) acaba com o problema e deixa o monitor bem regulado.

No meu caso, regulei o 971P baseado no meu antigo CRT. As cores estão muito boas agora. Nem perdi tempo com o 2232BW pois não acredito em milagres.

Seria interessante se o teste fosse feito após a calibragem dos monitores, não acha? Daria a real dimensão das potencialidades de cada um. Afinal, o 971P , mesmo desregulado, se saiu melhor que o modelo 319 da LaCie... kkkkkkkkkkkk... Pior é que o monitor é da mesma marca que o colorímetro usado no teste.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Dá uma olhada: http://www.digitalversus.com/duels.php?ty=6&ma1=89&ma2=36&mo2=124&p2=1384&ph=5

Isso deve ser estratégia da marca. Eles te vendem um excelente monitor, mas você só aproveita ele de verdade se você comprar um colorímetro também.... he he.

Brincadeiras à parte, recomendo à todos que adquirirem um monitor, regularem a exibição de cores do dispositivo manualmente. Eles vêm desregulados da fábrica.

Abraço,

Lucio Libanori

Li todo o tópico, ele merece até ser fixado de tão bom que está mesmo fugindo um pouco do assunto que é o Samsung 2232BW xD.

Bom, a minha dúvida é se ele vem ou não com cabo DVI, pois no site do submarino não fala que vem com o DVI só o analógico.

valeu pessoal.

Fala, Fireleader.

O 2232BW vem com dois cabos, um DVI e outro RGB analógico.

O monitor possui as duas entradas e você tem a opção de fazer o switch entre elas através do botão "source" no monitor. Com isso, você pode ligar o monitor à dois computadores e alterar a exibição entre eles com o toque de um botão.

O recurso me foi bastante útil enquanto estava fazendo a transição de minha máquina antiga para a nova, pois não tinha todos os programas instalados nas duas máquinas.

Abraços,

Lucio Libanori

post-226788-13884944952464_thumb.jpg

post-226788-1388494495327_thumb.jpg

post-226788-13884944953472_thumb.jpg

post-226788-13884944953647_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Frerd,

Muito legal esse site.

Inevitavelmente, marquei a opção de comparação com o 971P. Gostei do que ví e posso comprovar que ele aquele estouro do azul realmente ocorre.

Felizmente, um bom colorímetro (o acessível Huey ou os profissionalíssimos LaCie utilizados no teste) acaba com o problema e deixa o monitor bem regulado.

No meu caso, regulei o 971P baseado no meu antigo CRT. As cores estão muito boas agora. Nem perdi tempo com o 2232BW pois não acredito em milagres.

Seria interessante se o teste fosse feito após a calibragem dos monitores, não acha? Daria a real dimensão das potencialidades de cada um. Afinal, o 971P , mesmo desregulado, se saiu melhor que o modelo 319 da LaCie... kkkkkkkkkkkk... Pior é que o monitor é da mesma marca que o colorímetro usado no teste.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Dá uma olhada: http://www.digitalversus.com/duels.php?ty=6&ma1=89&ma2=36&mo2=124&p2=1384&ph=5

Isso deve ser estratégia da marca. Eles te vendem um excelente monitor, mas você só aproveita ele de verdade se você comprar um colorímetro também.... he he.

Brincadeiras à parte, recomendo à todos que adquirirem um monitor, regularem a exibição de cores do dispositivo manualmente. Eles vêm desregulados da fábrica.

Abraço,

Lucio Libanori

Mas não tem o teste após a calibragem também? Ali no "step 3" você escolhe o tipo de teste que quer, tempo de resposta, ângulo de visão e inclusive o das cores após a calibração. Se entendi direito o que você quis dizer...

Então o site é bom? Dá pra confiar?

Sobre o monitor fazer mal à visão, todos os sites que visito, inclusive de oftalmologistas, dizem que o monitor não estraga a vista, assim como ler no escuro. O que acontece é que você se sente cansado. Não vi nenhum artigo científico comprovando que o monitor estraga a visão. Se você tiver o link pra algum, por favor me envie.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástico, Lucio.

Passei pelo mesmo problema que você. Só que as 16h (ou mais, acredite) diárias de CRT foram por quase 3 meses. Sem falar que o monitor do trabalho (8h/dia) está péssimo. Ao se olhar para um caractere em preto, você observa nitidamente como ele se apresenta colorido. Inventaram o RGB fora de registro! rs

Como aqui até cadeira decente eu tive que comprar, não farei isso com o monitor também. Mesmo que agora, 08h43 da manhã eu já esteja me sentindo vesgo, quem vai ligar para a minha "frescura"?

Porém, troquei a incerteza do freela pelo fixo com alguma flexibilidade para tocar meus projetos. Isso em fim de ano, faz uma brutal diferença. Tudo bem que me gera uns picos de trabalho danados e isso acaba com minha saúde.

Hoje já não sei muito bem a diferença da nota de 1 pra nota de 100 reais...rs

Quando possível vou sim partir para o 971P. Mais do que tudo, por poder deixá-lo bem afastado em relação aos meus olhos. Envelheci uns 15 anos em 6 meses, o que é absurdo se pensar que eu mal passei dos 30... rs

Ainda não tenho opinião formada sobre o Widescreen. Da mesma forma que me parece melhor, não me acostumo com uma tela de altura reduzida. Medidas a parte, enxergo o 19"wide mais como um de 17" mais largo do que como um de 19" de altura baixa.

A solução poderia ser o 225MS, mas a taxa de contraste de 700:1, o ângulo visual vertical de 160º e a resolução nativa de 1680 x 1050 @ 60Hz arrefeceram os planos.

http://www.samsung.com/br/products/monitor/lcddigital/225ms.asp?page=Specifications

Acho que vale mais pensar em dual view... rs

Abraço

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5. Qual a taxa de contraste?

- Procure saber qual a taxa de contraste estática. A dinâmica é marketing dos números.

7. Qual o brilho do monitor?

- Algo em torno de 300 cd/m2 (cândela por metro quadrado) já é suficiente, a não ser que você utilize o monitor em locais muuuuito claros. Obviamente, quanto maior o brilho, melhor.

Lucio, a sua constribuição é realmente significativa, e por isso peço que se possível, me explique resumidamente uma coisa. Na maioria dos monitores vem especificado:

Brilho: Brilho: 300 cd/m2 (400 ou 500).

Constraste: Contraste: 700:1 (800 ou até 1000).

A minha dúvida é a seguinte. Muitas pessoas percebem que com a luz apagada os monitores LCD, não são estão bons quanto aos CRT, pois emitem pouca luminosidade, se assim posso dizer. Existe mesmo esta diferença entre os LCDs e os CRTs? O que seria uma taxa de contraste/brilho BOA, para games e filmes em um LCD ligado com uma luminosidade baixa? (tipo a luz apagada).

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5. Qual a taxa de contraste?

- Procure saber qual a taxa de contraste estática. A dinâmica é marketing dos números.

7. Qual o brilho do monitor?

- Algo em torno de 300 cd/m2 (cândela por metro quadrado) já é suficiente, a não ser que você utilize o monitor em locais muuuuito claros. Obviamente, quanto maior o brilho, melhor.

Lucio, a sua constribuição é realmente significativa, e por isso peço que se possível, me explique resumidamente uma coisa. Na maioria dos monitores vem especificado:

Brilho: Brilho: 300 cd/m2 (400 ou 500).

Constraste: Contraste: 700:1 (800 ou até 1000).

A minha dúvida é a seguinte. Muitas pessoas percebem que com a luz apagada os monitores LCD, não são estão bons quanto aos CRT, pois emitem pouca luminosidade, se assim posso dizer. Existe mesmo esta diferença entre os LCDs e os CRTs? O que seria uma taxa de contraste/brilho BOA, para games e filmes em um LCD ligado com uma luminosidade baixa? (tipo a luz apagada).

Desde já agradeço.

Salve StyLe,

Comparando os modelos CRT LG Flatron 795FT Plus (meu antigo monitor que doei para meu pai) e meus novos LCDs Samsung 971P e 2232BW, posso dizer que os dois últimos brilham mais que o primeiro. Mas, veja, o senil CRT tem mais de 7 anos de uso constante. Calculo, por baixo, 16 mil horas de uso. Não acredito que esses LCDs cheguem na idade de meu antigo Flatron com o mesmo vigor.

Saudosismos à parte, os dois modelos da Samsung supra citados possuem brilho suficiente para serem usados com a janela aberta em um dia muito claro. E mais: os monitores LCD refletem menos luz do que os CRTs. Sabe aquele reflexo chato que insiste em aparecer no vidro dos CRTs? Num LCD você não tem esse problema. Consequentemente, o brilho não precisa ser tão forte, pois não precisa compensar reflexos na tela.

Perceba que utilizei a maior quantidade de luz como referência de comparação e não a menor quantidade. Trocando em miudos: maior brilho do monitor se faz mais necessário a medida que a luz ambiente fica mais forte. Consequentemente, apagar as luzes do seu quarto, fechar as persianas da janela, etc, só ajuda a performance do seu monitor quanto ao brilho percebido pelos seus olhos (ainda não estamos falando sobre qualidade da imagem).

Pessoalmente, não gosto de usar o computador com a luz apagada. Como o utilizo somente para trabalho, prefiro que o contraste entre a imagem exibida pelo monitor e o resto do ambiente fiquem o mais próxima possível. Judia menos dos olhos.

Mas assistir filme com a luz acesa não dá, né?! É igual a comer pipoca fria. Não tem graça. Sem problemas - você pensa - comprei um monitor com 500 cd/m2. Dá pra iluminar o bairro inteiro com esse monitor!

Pode até ser. Mas com que qualidade a imagem estará sendo exibida? É aí que entram as tão exaustivamente discutidas TECNOLOGIAS DE CONSTRUÇÃO dos monitores. Também influem o ângulo de visão e o contraste dos paineis.

Você já leu a respeito do vazamento de backlight, invasão de luz, glow e uma porção de outros nomes para o mesmo problema dos monitores LCD: aquele brilho chato que insiste em borrar algumas áreas da imagem.

Para quem curte assistir filme no monitor do computador lá vai uma péssima notícia: quanto mais escuro o ambiente estiver, maior a percepção do vazamento de backlight, ou seja, aquele borrão claro dos LCDs fica ainda mais perceptível, estragando a imagem do filme. Nas altas luzes você não percebe o efeito, mas nas baixas luzes (zonas escuras da composição) o brilho vai roubar todos os detalhes que o fotógrafo do filme se matou para conseguir. Resumindo: você vai amaldiçoar seu monitor em toda cena escura do filme.

Em monitores TN (como o 2232BW) o vazamento é muito grande. Em monitores do tipo PVA (como o 971P) essa invasão de luz é beeeeem menor, sendo perceptível somente com a luz apagada. Em monitores do tipo IPS acho que o problema não ocorre, mas nunca ví um ligado na minha frente para afirmar.

Então, concentre-se nas diferentes tecnologias dos monitores (TN, PVA, IPS, etc), nas características de contraste (quanto maior o contraste, maiores as reproduções dos detalhes nas baixas luzes) e no ângulo de visão (aquele que você vê na loja, não aquele que as empresas escrevem nas fichas técnicas). São esses pontos que vão influir na qualidade de reprodução de seus DVDs. Muito dificilmente será o brilho do monitor.

Só para constar, deixo os dois LCDs com brilho à 70% durante o dia. À noite, com a luz apagada e mantendo distância de trabalho (aproximadamente 75 cm), teria que abaixar para uns 40%. Para assistir um filme a uns 2,5 metros de distância, aumentaria para 70% novamente.

Para uma melhor reprodução das cores, mantenha o contraste no máximo (salvo algumas exceções). Mantenho o contraste do 971P à 100%, sempre. Faria o mesmo com o 2232BW, não fosse as aberrações cromáticas que se acentuam acima dos 70%, ficando ridículamente distorcidas à 100%.

Por fim, ressalto que esses são apontamentos pessoais e empíricos. Meus testes são subjetivos, não técnicos. Informar-se com diferentes usuários ainda é a melhor maneira de tomar decisões acertadas.

Abraços,

Lucio Libanori

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostaria de saber em que a frequencia da taxa de atualização influencia em um monitor?

porque tipo q to em dúvida entre 2 modelos, o 226bw da samsung tem 75hz e o 2232bw tem 60hz..e aí ?

Influencia na sua saude, eu estava trabalhando com um lcd a 60 hz pois havia esquecido de configura-lo e estava sentindo muita palpitação nos olhos, depois mudei para 75hz e diminuiu muito o cansaço e palpitação.

O pior é que agora eu consigo trabalha mais sem sair do lugar haha(workholic ta ****)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá supercadu77

Pelo que vi, você trabalha na área gráfica e gostou do 971P da Samsung. Estou procurando um monitor lcd para esse tipo de trabalho (editoração, tratamento de imagens do photoshop, etc.) e te pergunto se com pixel pitch de 0,294 mm e resolução de 1280x1024 é suficiente para visualização das imagens. Pensava que quanto menor os pixels pitch melhor a imagem (a exemplo do meu CRT de 0,20) e de outros LCDs com pixel pich de 0,258; 0,255).

Agradeço desde já sua impressão sobre esse monitor.

Vidal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o meu na terça, chegou hoje antes do almoço :)

Estava mais para o 226BW mas o preço não cai, no fundo quase comprei um Dell de 20", mas está tão confuso o lance dos painéis que fui pela rapidez na entrega e preço.

Como muita gente pedem fotos seguem as mesmas.

O ângulo de visão é ruim quando olha ele de cima e por baixo. De lado já começa em 15º a perceber a diferença, mas é aceitável até 45º. :unsure:

Mesmo assim estou satisfeito, não testei jogos pois o último que joguei foi Medal of Honor, então dá para perceber o quanto sou viciados em jogos hehe

dsc01339ke0.th.jpgdsc01340os7.th.jpgdsc01341ot2.th.jpg

dsc01342ra7.th.jpgdsc01343uz7.th.jpgdsc01361ip0.th.jpg

dsc01362xz2.th.jpgdsc01363xv2.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, meu primeiro post no forum a procura de uma ajuda !

Por favor quem souber ou tiver dicas, agradeço de antemão ! Obrigado !

Utilizo um Samsung 2232bw (conectado via DVI) em dual monitor com um LG L1760TQ (conectado via VGA). Ambos conectados na placa de video nVIDIA FX 5600 XT. Utilizo o 2232bw como monitor primário.

No painel de controle do nVIDIA deixo configurado como DUALVIEW, para terem controles independentes. Deixo cada um em sua resolução nativa, 2232bw (1680x1050) e o LG (1280x1024).

De vez em quando o 2232bw aparenta perder o sinal e a tela fica preta por 5s, as vezes menos as vezes mais. E as vezes em seguida aparece a mensagem: NOT OPTIMUM MODE. RECOMENDED MODE: 1680X1080 60Hz. porém esta é a configuração que eu utilizo.

Alguem sabe como posso solucionar o problema ?

Creio que seja alguma configuração de software da placadevideo ou do windowsxp.

Só para constar comprei o monitor semana passada. Nao veio nenhum deadpixel.

Paguei R$1099 pelo submarino em 12x sem juros e ainda veio de brinde um teclado e mouse sem fio da Microsoft. Nao encontrei oferta melhor que esta.

Para gerenciamento do dual monitor utilizo o software ULTRAMON.

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá supercadu77

Pelo que vi, você trabalha na área gráfica e gostou do 971P da Samsung. Estou procurando um monitor lcd para esse tipo de trabalho (editoração, tratamento de imagens do photoshop, etc.) e te pergunto se com pixel pitch de 0,294 mm e resolução de 1280x1024 é suficiente para visualização das imagens. Pensava que quanto menor os pixels pitch melhor a imagem (a exemplo do meu CRT de 0,20) e de outros LCDs com pixel pich de 0,258; 0,255).

Agradeço desde já sua impressão sobre esse monitor.

Vidal

Caro Vidal,

Vou ficar no canto e deixar a impressão por conta dos amigos aqui.

Eu tenho certeza de que se um dia eu abandonar meu simples, barato e muito, mas muito bom e eficiente Samsung 793DF CRT, será pelo 971P. Mas digo isso baseado em tudo o que li e também na valiosa explicação do Lucio.

Após uma experiência mal sucedida de algumas horas com um LCD comum, fiquei traumatizado e ainda não tenho plena certeza da mudança, até porque é *****$to$a, mas é o que posso dizer no momento.

Com licença, vou desligar aqui pra tomar mais um remédio pra dor de cabeça e depois deitar. Malditos CRTs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Influencia na sua saude, eu estava trabalhando com um lcd a 60 hz pois havia esquecido de configura-lo e estava sentindo muita palpitação nos olhos, depois mudei para 75hz e diminuiu muito o cansaço e palpitação.

O pior é que agora eu consigo trabalha mais sem sair do lugar haha(workholic ta ****)

O cansaço é muito subjetivo, entretanto, isso não vai alterar sua visão nem a qualidade de imagem do monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!