Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como é calculada a medição Banda Larga?


sitram

Posts recomendados

Olá, amigos!

Eu recentemente adquiri um plano Banda Larga (via rádio) de uma nova empresa aqui da minha cidade, onde eles se comprometem a disponibilizar 30% do plano contratado. Eu assino um plano de 300 Kbps tanto para Downloads como Uploads.

Ate o momento tudo perfeito, mas quando eu faço qualquer tipo de download (http, ftp) eu baixo arquivos a uma velocidade maxima de 27 KB/Seg (27 KBps). Eu achei isso de certa forma estranha então pedi para que o tecnico da empresa viesse ate meu apartamento para analisar o que estava ocorrendo, foi ai que tive minha surpresa, ele me informou que estava tudo correto que a velocidade era mesmo aquela, eu logo perguntei como funcionava a mediçao deles e ele me informou que da mesma forma que as outras provedoras desse serviço (ex: speedy), porém isso é muito estranho o speedy so disponibiliza 10% do plano contrato, onde, se eu possuir o plano de 500 kbps eu baixo no minimo a 50 KB/seg. Tudo isso foi questionado com tecnico, foi ae que ele me explicou a seguinte medição:

Eu recebo 300 Kbps tenho que dividir isso por 8 que dará 37,5 esse resultado é a transferencia máxima de KB/seg, e que eles garantem 30% disso, ou seja 30% de 37,5 é igual a 11,2 Kb/seg, logo se minha conexão estiver entre 11,2 e 27,5 KB/seg eles estão corretos e dentro da porcentagem.

Ja o speedy de 500 Kbps me da uma taxa de download de 50 KB/seg, dentro dos calculos apresentados por esse tecnico o speedy estara me dando 90% da conexão, mas:

500 dividido por 8 é igual a 62,5 KB/seg => 10% de 62,5 é 6,25, então se a minha conexão speedy estiver na velocidade de 6,25 KB/seg eles estão dentro da meta de 10%.

Isso me deixou extremamente confuso o que me fez escrever esse tópico, pois eu penso da seguinte forma, se eu tenho uma internet de 300 kbps e eles me garatem 30% do plano contratado eu tenho que receber 90KB/seg o q é 30% em cima de 300, assim como o speedy 500Kbps me da 10% de 500 que é igual a 50KB/seg ou o 256 que me fornece 25,6 KB/seg.

Ate que ponto isso esta correto?

A empresa esta realmente me fornecendo os 30%?

Qual é o calculo certo a ser feito?

Por favor me ajudem a entender!

Desde ja agradeço a quem se preocupou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então vou aproveitar o topico para fazer uma pergunta: uma internet de 2mbps baixa a uma velocidade de +- 200 KB/seg?

Posso nao ser sabio sobre essa informação mas pelo que passei e analisei ate o momento, é quase isso, uma conexão de 2mbps baixara ate 256KB/seg.

2048 = 2mbps

2048 dividido por 8 = 256 (esse valor sera o maximo de KB/seg que você vai baixar)

Se você baixa a 200 KB/seg você esta em 1600mbps!

Se você for usuario speedy esta dentro do contrato! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade a classificação de MB da conexão é similar à usada pelos fabricantes de hd, onde eles não usam 1 MB = 1024 kB e sim 1 MB = 1000 kB (pra enganar a galera mesmo). A velocidade de down da 2Mbps = 2000kbps = 250 kBps. Só lembrando que kbps e kb/s é a mesma coisa e kBps e kB/s também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria De Saber Como Devo Compartilhar Speedy Em 2 Pcs, Sendo Um Tem Windows Xp E Outro Tem Windows Vista,ja Tenho Um Modem E Um Hub, Mas Como Devo Fazer Pra Usar Sem Precisar Deixa A Outra Maquina Ligada, Ou Seja Quero Dividir O Speedy E Usar As 2 Como Si Fosse Cada Uma Independente!? ALGUEM SABE ALGUM TUTORIAL PASSO A PASSO?

Alguem Pode Ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria De Saber Como Devo Compartilhar Speedy Em 2 Pcs, Sendo Um Tem Windows Xp E Outro Tem Windows Vista,ja Tenho Um Modem E Um Hub, Mas Como Devo Fazer Pra Usar Sem Precisar Deixa A Outra Maquina Ligada, Ou Seja Quero Dividir O Speedy E Usar As 2 Como Si Fosse Cada Uma Independente!? ALGUEM SABE ALGUM TUTORIAL PASSO A PASSO?

Alguem Pode Ajudar?

Nesse caso é mais fácil você usar um roteador do que um hub amigo!

Veja a marca e modelo do seu modem e hub e poste aqui pra gente!

Ou abra um novo topico apenas sobre isso, detalhado e com informações dos seus componentes, mas lembre-se use sempre a busca antes de abrir qq novo topico, você pode achar sua solução! ;)

Use a Opção redes do forum abaixo da Internet, la você achara todos os tutoriais necessarios!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara a Medição do Banda Larga não tem paramentro certo ou defenido devido o FUNIL na rede

depende do DIA depende da HORA e depende do PROVEDOR , não da para culpar alguem, aqui no Brasil ainda e linha de TERCEIRA, por via radio via telefone ou via cabo, so vai melhora quando tivermos a sistema VIA SATELITE, na Europa e USA ja tem , se voce quer ver a velocidade naquele horario vai no BAIXAKI ver em Medidor de Velocidade , ai voce ate pode reclamar para sua operadora .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RESUMÃO

vou ser repetitivo, mas apenas para facilitar meu raciocínio:

como vocês já colocaram, quanto se contrata a internet temos que lembrar que a velocidade e dada em bits (no caso 300 Kbit), mas nos medimos em Bytes (1 bit é formado por 8 bytes). Então, quando contratamos 300 kbits por segundo (Kb/s), estamos contratando uma velocidabe máxima de 37,5 kBytes por segundo (KB/s). como não bastasse a frustração do desavisado que assina e espera ter um download de 300KB ainda há uma clausula de contrato (ao menos na brasiltelecom) que define ser aceitavel uma variação d 20% na velocidade.

no caso posto seria uma variação de 70%!!! o que acho incrível! que pouca vergonha!!!).

Claro que na verdade em vez de variação nós recebemos uma constância de -20% de velocidade (na brasiltelecom) o que faz com que tenhamos uma máxima, no caso, de 30KB/s (em bits seriam 240)

no teu caso, realmente, a velocidade oscilaria entre 11,25 KB/s (ou seja, 90Kb/s) e 37,5 KB/S ( 300Kb/s).

quanto aos "velocímetros", não confio muito, embora alguns dêem a velocidade correta. Prefiro baixar um programa como emule ou algo do adobe, pois sei que possuem alta velocidade, e com base no meu download vejo a velocidade que ando tento. aqui é batata, sempre tenho down de 205KB quando deveria ser 256KB/s :(

infelizmente não achei nenhum caso judicial , coletivo ou individual, questionando da oscilação na verdade ser uma constante e haver descumprimento de contrato conseqüentemente. que pena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!