Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvidas sob um tal de "Ghost"


razielzinho

Posts recomendados

Eu não sei nada concreto sob esse tal de "GHOST" so sei algumas caracteristicas, foi uma recomendação de um 3° pessoa para facilitar mina manutenção na Lan House.

Me disseram o seguinte:

"Você junta todos os programas que você vai usar no pc, os drivers e cria uma imagem Ghost.. se der problema em 1 pc você so carrega o Ghost no pc e ele volta tudo ao normal.. se caso você precisa formata todos os pc da lan. você vai faze isso em menos de 2h você formata todos e da um boot no ghost ele ja instala os drivers, os programas deixa tudo pronto pra usar novamente."

Alguem sab alguma coisa sobre isso ?

Uma outra lan house da minha cidade usava isso... mas infelizmente em minha cidade as lan houses não se ajudam ^^ então é ralação pra conseguir metodos mais rapidos e eficazes para deixar a lan funcionando perfeitamente.

Aguardo Respostas.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Norton Ghost é um programa que faz a clonagem de partições ou discos, para outra partição ou outro disco.

Existem outros programas que fazem a mesma tarefa, como o Acronis True image ou o Drive Image XML (este gratis).

O problema da maioria destes programas é que eles trabalham dentro do windows, ou seja, voce para clonar um HD de sistema operacional, por exemplo, tem que estar dentro do windows para carregar o arquivo de imagem do HD original. Ou seja, se dá um pau em um HD de sistema operacional voce tem que colocar esse HD como secundário em outra máquina que já tenha sistema operacional para poder fazer a clonagem.

Se voce tem 200 maquinas fechadas, como em uma lan house, e deseja clonar essas 200 a partir de uma maquina padrão, voce teria que ter algum programa que fosse carregado a partir de um disquete ou um cd, além da imagem gravada em um outro dvd.

Eu consegui um cd adaptado com o norton ghost 2003 que dá o boot e pode fazer a clonagem em modo fora do windows Xp, ou seja, aí não preciso tirar o HD que desejo que seja clonado. Só tenho que gravar um dvd com a imagem do HD fonte.

O problema hoje em dia é que uma instalação padrão do windows XP na maioria das vezes fica maior que um DVD (4,5 Gb), o que muitas vezes inviabiliza a clonagem de máquinas em modo DOS a partir de uma imagem em um DVD.

O que poderia ser feito neste caso de uma lan house é ter um HD de mesmo tamanho, aí voce coloca esse HD em uma gaveta USB, paar não ter que abrir o computador que tem garantia. Ou então já montar os micros com gavetas IDE, aí voce conecta esse HD padrão na gaveta, carrega o sistema operacional que está nele, executa o ghost ou o Drive Image XML nele instalado, clona para o HD da máquina que está vazio e depois tira o HD fonte da gaveta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rickg,

Formatei o HD ontem e estou pensando seriamente em, após instalar os demais programas, fazer uma imagem do C:\ no D:\ ... se der alguma bronca no C:\, basta utilizar a imagem... pegando umas dicas lá no serviço, dá para fazer com o CD do BART PE, que inclusive tem o Acronis True image e o Drive Image XML ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Bom dia,

Eu Uso Norton Ghost para Clonar HD para os Varios computadores em que trabalho, uma vez que todo o hardware é Igual. Faço sessoes por Multicast e em 15 minutos tenho as maquinas prontas.

Tudo tem funcionado perfeitamente até ao windows 2000 NTFS.

Agora instalei XP nas maquinas e quando tenho fazer a partir do GHOST SERVER, um dump FROM CLIENT para obter a Imagem e posteriormente a poder passar para outras maquinas, dá me erros de NTFS. Diz me que não pode passar a Imagem porque o o sistema se encontra em NTFS. Alguem por aí pode dar uma Ajuda ?

Gostaria ainda de saber onde e como posso fazer esse CD de Boot que Falam que pode fazer o arranque da maquina para se poder utilizar o Ghost, uma vez que trabalho com disquetes.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho um cd do norton ghost 2003 que funciona em modo dos, ele já é um cd de boot, mas o boot pode ser dado por disquetes de inicialização tipo do windows ME, de maneira que a unidade de cd fique acessivel.

Inclusive dá para clonar HD's em NTFS porque tem um programinha chamado NTFSreader.exe.

Só acho que não dá para clonar HD's SATA porque aí teria que carregar os drivers SATA antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Rickg eu antes clonava HD'S em NTFS mas em windows 2000. Agora em XP, essas mesmas disquetes deixaram de funcionar.

achas que colocando esse pequeno programinha lá dentro, ele passa a funcionar?

Vou fazer uns testes para ver se isso é possivel.

Nesse CD de boot que tens de Ghost 2003 já tens esse programinha lá colocado?

Podes de alguma maneira disponibilizar a informação que tens nesse CD para eu também fazer um?

Pois eu fiz o download do programinha ntfs.exe, mas nao cabe nas disquetes, o que quer dizer que eu se quiser utilizar este programinha para resolver o meu problema, tenho mesmo de colocar isto num CD.

Obrigado pela ajuda sempre importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce pode baixar esse disco de boot do ME (é gratis), gravá-lo num disquete. Aí voce cria um cd de boot no nero, colocando os arquivos deste disquete de boot. Aí depois voce grava os arquivos do ghost, ntfsreader, etc...pode inclusive colocar outros arquivos que achar necessário.

Se o HD for IDE pode até deixar a formatação inicialmenet em FAT 32 depois quando carregar o windows Xp pode converter para NTFS. A partição primárias de minha máquina principal é emFAT 32 já converti a da minha maquina secundaria pra NTFS mas não vi grandes diferenças.

Dizem que FAT32 corre mais risco de dar problema, tenho o windows XP instalado faz mais de 3 anos, nunca tive problema. Talvez com o sistema NTFS se tenha um aproveitamento mais eficiente do HD.

Existe um programa chamado HDclone ou CloneHD, não lembro agora direito o nome, ele é um programa que voce executa e cria um disquete de boot, aí dá o boot por ele, ele clonaria discos e partições, independente de serem SATA, IDe, FAT32 ou NTFS. Eu tentei testar, porém o programa ficava parado na detecção dos discos, esperei um bom tempo e nada, então se quiser tentar, pode ser que tenha sorte. Achei estranho ele ficar travado, testei inclusive a versão craqueada pra ver se era problema de ser uma versão de demonstração, mas a mesma coisa aconteceu.

Mas a proposta seria o ideal, um programa que funciona no disco de boot, clona discos ou partições, sejam SATA ou IDE, seria o ideal para uma lanhouse ou uma rede com dezenas de computadores iguais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Bom dia,

já tenho um CD DE BOOT que fiz com o windows 98.

Como dizes dá suporte para CD ROM. Agora tenho a Imagem criada em DVD, como faço para colocar a Imagem no PC?

O objectivo é criar um boot de arranque com suporte para CD ROM que dê logo para instalar a imagem que tenho gravada em DVD é possível?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O disco de boot que tenho do ghost 2003 permite que eu faça apenas uma clonagem de cada vez...se desejar fazer 100 clonagens ao mesmo tempo, aí teria que ter um servidor central onde seria armazenada a imagem do HD padrão, aí voce teria que ter um boot de rede, que além de possibilitar o acesso ao drive de cd, poderia conectar o micro ao servidor.

Mas isso é para redes de computadores que usam programas especificos, como os da Novel. Se desejar fazer uma rede em cima do windows Xp, melhor fazer a clonagem dos HD's individualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

Realmente eu tenho uma imagem geral do HD e um servidor de Imagem, porque todo os outros computadores são exactamente iguais. Para isso, uso o Ghost server, Tanto para fazer a Imagem como para a passar para todos os outros computadores. O problema é que isto só é possível, mesmo em XP, se a formatação do HD for no sistema de Ficheiros FAT. De qualquer maneira resolvo o problema fazendo depois uma conversão para NTFS.

O CD de boot de 2003 que consegui arranjar, relamente permite apenas faer a clonagem do HD apenas localmente, logo maquina a Maquina, o que iria fazer dispender muito tempo, muito mais do que propriamente a primeira solução.

O que acho estranho e tenho andado a pesquisar é o porquê de em XP não dar para passar a imagem se esta estiver em NTFS, porque em 2000, com o mesmo sistema de ficheiros é possível... Vá se lá entender porquê....

Segundo o que percebi então das repsostas que me foram dando, não é possivel, nem existe um CD DE boot de Ghost 2003 que dê para passar a Imagem por Multicast, ou seja de um computador para varios outros ao mesmo tempo.

Grato pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

Realmente metade dos meus problemas foram resolvidos ao instalar o Norton 2003, porque este já traz uma opção que permite fazer a Imagem com boot Incluido. Permite fazer a Imagem e dar Boot a Partir do DVD, e depois é so deixar que a Imagem corra por si.

Excelente opção para fazer a Imagem e a por a correr num dos PC'S. No caso de se ter varios, teriamos de Gravar em varios PC'S.

Ora agoras Minha experiências vão passar por tentar fazer passar esta Imagem através das Disquetes de Boot do Norton Ghost, por Multicast. Um dos computadores em ambiente Windows, e os outros todos em ambiente DOS, por MULTICAST.

Vamos ver como correm estas experiencias. Devo dizer que fiz experiencias com varias versões de GHost, desde V12 até V7, para pdoer chegar a esta conclusão, mas pelo menos já tenho parcilamente a solução do que quero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!