Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atlhon 64 X2 65 nm x 90 nm


Ator_Guereiro

Posts recomendados

Olá.

Recentemente vi uma reportagem q a AMD converteria seus processadores para 65nm. Gostaria q vocês esclarecessem qual a diferença entre 90nm x 65 nm em termos de desempenho e consumo de energia.

Já encontro processadores AMD 65nm? Compensa esperar?

E sobre a nova tecnologia 45 nm...qual seriam as vantagens? Compensa esperar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os "nm" são o tamanho dos transistores, quanto menor, melhor... Mas muito melhor para o fabricante do que para o consumidor.

Um Athlon 64 X2 5000+ 65nm não é mais rápido e nem consome menos que sua versão 90nm, mas para a AMD é muito mais barato de produzir e por isso a pressa em passar dos 90nm para os 65nm e depois para os 45nm.

Ja para o consumidor que quiser fazer overclock... Os 65nm tem mais chances.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O 90 nm era 89 w e o 65 nm é 65 w (fingindo que as versões EE nunca existiram ehhhe). E considerando ele sempre em carga.

Se ficar ligado o mês inteiro acho que não dá nem 18 KW hora.

É pouca coisa, mas imagina pra uma LAN house e 30 computadores.. de pouco em pouco ajuda.. ou um servidor com 100, 1000 processadores, esses sim ligados direto o ano inteiro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A diferença de consumo entre um X2 5000+ EE 90nm e um X2 5000+ EE 65nm é... Zero, mas para o fabricante existe uma boa diferença, poucos núcleos de 90nm saem da Waffer trabalhando a 2.6GHz e consumindo apenas 65W, ja no caso dos 65nm isso é bem mais comum.

Sobre os gastos, o número de PCs faz pouca diferença, 100 reais em relação a um PC de 1000 reais é 10%, 10000 reais em relação a 100 PCs de 1000 reais é 10% do mesmo jeito, mas a utilização muda.

Um usuário doméstico deixa o PC ligado poucas horas por dia, e dessas horas a maior parte em IDLE.

Uma LAN House deixa os PCs ligados a maior parte do dia, mas a maior parte dessas horas em IDLE.

Um servidor fica ligado 24h por dia, trabalhando boa parte do tempo, e cada Watt que o processador gasta vão 3 na conta do dono que precisa pagar um extra por duas fontes (uma redundante) mais potentes, ar-condicionado, e no caso de datacenters, espaço e agio.

Os 18kWh por mês que o Evandro citou são o pior caso, se o PC ficar ligado 24h por dia e trabalhando no máximo, no final do mês isso custa uns 6 ou 7 reais, 12 meses por ano durante 3 anos... Nem 250 reais, bem menos que isso se ficar em IDLE.

Ao final de 3 anos pra cada processador:

- Em um desktop não da nem 50 reais;

- Em uma Lan House nem 100 reais;

- Em um servidor, talvez mais que 250 reais;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!