Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda, montagem fonte regulável


henriqueberthem

Posts recomendados

Galera, to querendo montar uma regulavel.

Tenho em mãos os seguintes componentes:

1 TRAFO

1 Capacitor 25v 2200uF da SIEMENS

4 Diodos 1N4002

O trafo que tenho em mãos é mais ou menos o seguinte

esquematraford8.png

Na parte superior do trafo, 4 pinos.

Na parte inferior 2 pinos, onde tem uma plaquinha com os compontes (os diodos e o capacitor).

O trafo, não sei qual é a tensão de saída dele e nem a corrente. como faço para medir a corrente com um multímetro ? Qual dos pinos do trafo eu coloco na rede elétrica ?

Alguém teria um esquema de uma fonte para eu montar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo esse trafo possui 4 terminais no primario e 2 no secundario onde sai a tensão reduzida.Para saber a tensão dele tem que ligar ele na tomada e medir a tensão alternada de saida ok.Qto a corrente ai outros colegas podem lhe ajudar.Para se medir corrente tem que por o multimetro em serie com o circuito.aqui algumas fontes pra você montar :http://www.jonasbairros.xpg.com.br/circuitos.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera, to querendo montar uma regulavel.

Tenho em mãos os seguintes componentes:

1 TRAFO

1 Capacitor 25v 2200uF da SIEMENS

4 Diodos 1N4002

O trafo que tenho em mãos é mais ou menos o seguinte

esquematraford8.png

Na parte superior do trafo, 4 pinos.

Na parte inferior 2 pinos, onde tem uma plaquinha com os compontes (os diodos e o capacitor).

O trafo, não sei qual é a tensão de saída dele e nem a corrente. como faço para medir a corrente com um multímetro ? Qual dos pinos do trafo eu coloco na rede elétrica ?

Alguém teria um esquema de uma fonte para eu montar ?

Já lhe disse uma vez, lá no final de julho, e vou lhe dizer de novo. Siga esse esquema dai que você faz uma fonte ajustável com apenas 6 componentes. É só fazer... Veja o último esquema postado por mim, na data de 04/08/2007, 01:09 H

http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-regulavel-0v/452858

Quanto ao trafo, são dois enrolamentos primários. Ligue-os em paralelo, para 110 Volts ou ligue-os em série para 220 Volts. O ideal ai, para você não errar em nada as ligações, é testar o transformador através de uma lâmpada série...

http://forum.clubedohardware.com.br/lampada-serie-bancada/457272

Veja também.. http://forum.clubedohardware.com.br/como-descobrir-esquema/456614

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pela pergunta você não tem certeza de quais terminais corresponde ao primário(que vai a rede ),e qual é o secundário.Se por bivolt terá duas bobinas no primário.E o secundário pode ser uma ou várias derivações.Se ligar errado vai queimar o trafo.não tem como tirar uma foto,ou dar mas detalhes dele ,tipo cor dos fios tamanho ,etc...?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo Silvio, não quais terminais vão no circuito eletrônico e quais vão na rede eletrica !!!

Mas uma coisa é certa (ou quase), vei com ele uma plaquinha com 4 diodos e 1 capacitor de 2200uF 25v que estava estanhada DO LADO ONDE TINHA APENAS OS 2 TERMINAIS. Logo concluo que os terminais de cima, são os terminais que vão na rede eletrica.

Mostrar aqui como ele é fica difícel, mas fiz um esboço no paint:

imagme vista ele de frente, vista de lado, é o desenho do primeiro post.

desenhotrafoxq0.th.png

Talvez seja o 1 e o 4 terminal, pois neles estavam com fios soldados.

O circuito, vou fazer o do faller, por ser um dos mais fácil. No final de semana talvez já esteja com ele pronto !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!