Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Formatar corretamente um HD?


katiapazini

Posts recomendados

katiapazini,

Não existe uma forma ou fórmula correta... diversos programas formatam e fazem de maneira igual... apenas enviam os comando corretos para o HD e o SO do HD executa...

O windows formata e ele possui um padrão, embora possibilite você fazer algumas escolhas, tipo, se FAT 32 ou NTFS, o tamanho do cluster, etc... todo o restante é igual...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o HD é IDE voce pode formatar usando o disquete de boot do windows ME (www.bootdisk.com), por exemplo...só que ele formata em FAT32. Apesar de não falarem bem da FAT32, tenho o meu windows XP instalado em um HD em FAT 32, funciona perfeitamente faz cerca de 3 anos....

Mas depois que instalar o windows XP pode transformar a partição em NTFS, se assim o desejar.

Então se voce for formatar com o disco de boot do windows ME, voce depois de dar o boot, vai ter o prompt do drive A na tela, aí voce digita:fdisk

Aí vai aparecer a tela inicial do fdisk, voce primeiro cria uma partição primária(a que terá o sistema operacional),. recomendo uns 25 Gb, dependendo da quantidade de programas que irá instalar.

Depois voce cria a partição extendida que será o resto do HD. E dentro desta partição extendida voce cria as unidades lógicas (que serão os drives D, E , etc)

Se achar difícil, pode apenas criar a partição primária e formatar, depois o resto voce cria de dentro do windows XP.

Para formatar a partição, depois de sair do fdisk, digite no prompt do drive A: format C: (no caso de formatar apenas a primeira partição)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disso eu entendo rs.

Se você quer fazer a melhor formatação possível do seu HD, você deve realizar uma formatação completa (o que implica que quem utilizar formatação NTFS (Rápida) ou o format /q para obter a "melhor formatação" é asneira) para que seu sistema possa detectar bad blocks e coisas do gênero.

Com relação ao particionamento, no caso de Windows comumente existem 2 tipos de partições: NTFS e FAT32. Já vi vários testes que comprovaram que em média a partição FAT32 é cerca de 6%, MAS há diversos recursos que a partição NTFS oferece que talvez você queira tê-los. Vamos entrar aqui agora na parte de clusters. Clusters são agrupamentos onde seu computador armazena os dados. Basicamente, se você grava um arquivo de 42 kB , em média nas partições NTFS ele vai ocupar 11 agrupamentos de 4 kB (ou seja, na realidade em disco ele irá ocupar 44 kB) e no caso de uma partição FAT32 com os discos atuais ele vai consumiir 2 agrupamentos de 32 kB (ou seja, cerca de 64 kB). Como você pode notar, devido a este "efeito-cluster" você consome mais espaço em disco com arquivos que utilizam o sistema FAT32 do que com sistema NTFS. Isso é mais perceptível se você utiliza uma quantidade muito grandes de arquivos pequenos no seu computador. Além disso uma partição NTFS tem suporte para criptografar os dados de seus arquivos ou compactá-los (isso é muito útil para arquivos não muito utilizados), fazendo com que seus arquivos ocupem menos espaço. Por fim, partição NTFS apresenta um sistema chamado journaling, que basicamente é um registro de todas as operações que seu computador está fazendo e irá fazer, e permite com que após o reinicio do sistema após (por exemplo) uma queda brusca de energia ele consiga refazer suas últimas ações e tornando-o ligeiramente mais robusto e menos propenso a falhas que o FAT32. No entanto, para recuperação de falhas com intervenção humana, é mais fácil salvar uma partição FAT32 do que uma partição NTFS.

Bem, tentei colocar uma explicação bem simples e direta para que qualquer pessoa consiga entender o que eu estou falando. Não vou falar sobre estruturas de armazenamentos, listas encadeadas ou árvores porque isso é informação muito técnica sobre o particionamento.

Em resumo:

1. Ao formatar o computador não utilize formatações rápidas, exceto que você não disponha de tempo.

2. Se você deseja um sistema que lide em média com arquivos maiores ( valor sugerido pra usuários comuns > 1 MB ), com máxima performance e fácil de recuperar dados após falhas utilize FAT32.

3. Se você deseja um sistema que lide com arquivos pequenos, com recursos como criptografia, compactação de dados, permissões de acessos a arquivos, menos uso de espaço em disco, menos propenso a falhas (e difícil de recuperar dados após estas), utilize NTFS.

Particularmente aqui em casa eu utilizo NTFS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estava na ksa dum primo meu e ele me pediu pra formatar o HD dele, tava cheio de virus e tal, ai fui formatar, ja formatei varios HD´S trabalho com manutenção diaria de pc´s, mas me ocorreu um erro q não pude identificar na hora, hj to afim de terminar a instalaç~çao deste hd.

é um ATA 40gb Samsung.

o erro q da é o seguinte:

ele formata normal o hd mas na hora de iniciar a tela de instalação e conf do WIN xp ele so fik na tela a zul aparece o cursor e todo mas nda das janelas.

o que será??

preciso de ajuda..

grato..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Bom dia p/ Todos.

Estou c/ um problema e gostaria de ajuda, alguém pode me Ajudar?

Meu computador estava funcionando corretamente, desliguei e quando liguei novamente, surge uma mensagem (No Failure HDD), Não reconhece nenhum dos HDs, o que faço?

Abraços a Todos.

Marcos Arruda

Recife/PE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edinei M, Marcos Arruda,

vocês deveriam ter iniciado um novo tópico para a pergunta/resposta que vocês querem e não utilizar um tópico aberto sobre outro assunto para pegar carona... assim o fórum fica mais organizado e não atrapalha o outro user...

Ednei M,

Tenta fazer a instalação em outro micro, pois pode ser alguma bronca no micro que você está utilizando e você pensa que é o HD... apenas para testar, pois o correto é você instalar tudo no micro que hospedará o HD...

Marcos Arruda,

Ele aparece na BIOS ??? É SATA ou IDE ??? Sugiro testar esse HD em outro micro, pois ele pode ter dado pane...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!