Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente, na área de gabinetes e casemods surgiu uma discussão sobre um sistema de imersão em óleo que envolvia simplesmente colocar as placas de molho embaixo de muito óleo mineral. Mais detalhes AQUI

Bem, como já postei naquele tópico, não é tão simples assim, aquilo lá é na verdade uma gambiarra que não funciona exceto se você ligar seu pc por pouco tempo, e der grandes intervalos entre os usos.

Minha pergunta a vocês é: Existe algum sistema desses, envolvendo imersão completa das placas do PC/Servidor em algum líquido à temperatura ambiente sendo vendido comercialmente? Quando eu digo comercialmente, quero dizer de marca mesmo, um sistema patenteado.

Caso não haja, acredito que encontrei um tema para meu projeto final em engenharia.... XD

Lembrando aos aventureiros, isso não é trivial de se fazer. Tem muitas variáveis inclusas. Se mesmo assim você usa muito pouco seu pc e quer por que quer fazer isso, umas dicas:

- Retire os fans. TODOS ELES. Inclusive o da fonte. Caso contrário, eles irão, sem sombra de dúvida, queimar rapidamente.

- Use óleo mineral, não vegetal. Isso vai diminuir as chances de contaminação por bactérias.

- Pelo amor que vocês têm aos seus dados, não mergulhe os HDs, nem os drives de discos/cartões de memória. Eles não foram feitos para girar no óleo. Vão queimar também.

- Uma maneira bem rudimentar para tentar dissipar o calor desse sistema é colocar alguns borbulhadores (aqueles negócios que fazem bolhas de ar nos aquários de peixes). É uma solução precária, sim. Mas é bunitinhu, e de uma forma muito básica, funciona.

- Coloque um termômetro no aquário com o óleo. Veja a temperatura de vez em quando.

- Cole dissipadores passivos onde der. Eles auxiliam e MUITO na dissipação quando imersos em óleo.

Postado

acho que não tem não, até porque não é uma coisa muito funcional. Mas se você pretende se aprofundar nisso, vá em frente, quem sabe você consiga um resultado bom =)

Postado

Tem um tópico aqui que fizeram teste mesmo, com o aquário sem o borbulhador, com ele, e com um radiador tipo os de Water Cooler, é interessante, mas meu pc, fica melhor refrigerado a ar do que em óleo como eles fizeram, as temperaturas após certo tempo vão ficando bem altas.E os coolers não há problema algum, o pessoal deixou o pc com cooler e tudo, apenas gira devagar, mas eles não queimam, o pessoal deixou o pc funcionando com os coolers ligados mais de um mês e não deu nada, como disse, eles apenas giram mais devagar, mas não é um sistema que vale a pena fazer e não é muito funcional.Abraços

• 1 ano depois...
Postado

Aqui na minha cidade um amigo meu me disse q tinha um computador mergulhado em óleo em uma exposição. Eu realmente só vi fotos, mas como ele tava na organização posse te afirmar q o PC ficava ligado o dia todo. Mas tudo meio rústico mesmo, montado dentro de um aquário, e nada de patenteado.

Até agora acho meio sinistro isso porque as peças podem estragar até com muita umidade...

Postado
Sistema completamente inovador ... nunca vi nada parecido. Realmente é uma opção termica boa? Vale a pena?

Até onde eu pesquisei é um sistema válido, veja algumas vantagens:

• Sistema Silencioso;
  • Livre de Poeira;
  • Fluído Não Condutivo;
  • Sem Proliferação de Micro Organismos;

Ainda estou avaliando outro fatores, pode ser que eu mesmo faça um sistema deste adaptado à nossa realidade e necessidade.

Aqui na minha cidade um amigo meu me disse q tinha um computador mergulhado em óleo em uma exposição. Eu realmente só vi fotos, mas como ele tava na organização posse te afirmar q o PC ficava ligado o dia todo. Mas tudo meio rústico mesmo, montado dentro de um aquário, e nada de patenteado.

Até agora acho meio sinistro isso porque as peças podem estragar até com muita umidade...

Na verdade não existe umidade neste caso, pois todo o sistema está mergulhado em óleo mineral que é equivalente ao usado nos transformadores à décadas.

Muitas outras questões podem ser levantadas, algumas destas foram respondidas neste link:

Mineral Oil Submerged Computer

Vejam esse outro vídeo também:

Postado

eu sempre uis monta meu pc dentro deum aquario imerso em oleo, mas nao encontro o oleo mineral na minha cidade.

o sistema ate pode nao ser muito funcional, ou ruim de fazer a manutençao, mas que fica bonito, isso fica!

se alguem souber de um lugar que vende esse oleo ai, da um toque que quero mergulhar um k6-2 so pra ve o que da.

valeu!

Postado
eu sempre uis monta meu pc dentro deum aquario imerso em oleo, mas nao encontro o oleo mineral na minha cidade.

o sistema ate pode nao ser muito funcional, ou ruim de fazer a manutençao, mas que fica bonito, isso fica!

se alguem souber de um lugar que vende esse oleo ai, da um toque que quero mergulhar um k6-2 so pra ve o que da.

valeu!

Por enquanto ainda não encontrei o Óleo Mineral para a experiência, mas fica uma dica do pessoal da Puget Systems, eles usaram Óleo Mineral que é usado como laxante para cavalos. Eu já encontrei Óleo Mineral em pequenas quantidades, como por exemplo 100ml, que é totalmente inviável, pois nossa necessidade inicial seria de alguns litros.

Postado

Nunca tinha visto nada sobre isso.

Mas a durabilidade das peças é a mesma ou menor?

Por que dos fans se não há ar pra ventilar?

E se esse pc fica ligado por horas, ou dias esse óleo mineral não vai aquecendo.

Postado
Nunca tinha visto nada sobre isso.

Mas a durabilidade das peças é a mesma ou menor?

Por que dos fans se não há ar pra ventilar?

E se esse pc fica ligado por horas, ou dias esse óleo mineral não vai aquecendo.

A Puget Systems, tem o sistema funcionando a 3 anos e continua até hoje, então isso é tempo mais do suficiente para provar que é viável.

A durabilidade das peças tendem a ser maior, pois não existem mais as "manchas" de temperatura, pois todo o sistema estará refrigerado por igual.

O Coolers estão em funcionamento para fazer a circulação do óleo nos casos que não são empregados bomba e radiador externo.

No teste da Puget Systems, a temperatura levou 12 horas para estabilizar, conforme pode ser visto que coloquei no post anterior.

Postado

Muito interessante, mas há alguns, não se pode-se dizer inconvenientes, o transporte de um computador com esse sistema deve ser difícil.

Imagino também que para leigos a manutenção/concerto meio complicada.

Eu particularmente gostei muito dessa inovação. Qualquer MOBO pode ser usada pra ser submersa? ou é um MB especial?

Postado
Muito interessante, mas há alguns, não se pode-se dizer inconvenientes, o transporte de um computador com esse sistema deve ser difícil.

Imagino também que para leigos a manutenção/concerto meio complicada.

Eu particularmente gostei muito dessa inovação. Qualquer MOBO pode ser usada pra ser submersa? ou é um MB especial?

O pessoal da Reactor Computer, fez uma customização na MoBo, na Puget Systems foi usado a MoBo sem qualquer customização.

• Membro VIP
Postado

Funciona com notebook? auhauhauhauah

Falando sério, funciona bem nos princípios que COPHARD falou, e no vídeo que ele tabém postou tem um teste bem interessante. Gostei muito da ideia, porém acho que no dia a dia para quem é micreiro não é prático, vivo testando placas, e memórias no meu desk e não seria nada viável ficar limpando ao trocar algo.

Se for um PC que não precise ficar mexendo o tempo todo é um sistema válido sim. Pessoalmente prefiro watercoolers, que aliás já dão um belo trabalho quando preciso mexer em algo que não seja o HD.

• Haha 1
Postado
Se for um PC que não precise ficar mexendo o tempo todo é um sistema válido sim. Pessoalmente prefiro watercoolers, que aliás já dão um belo trabalho quando preciso mexer em algo que não seja o HD.

Com certeza Tazaki, o ideal é planejar e montar para ficar um bom tempo sem ter que trocar o hardware.

No início eu pensei em fazer uma montagem com Hardware "antigo", mas depois que vi o projeto da Reactor Computer, mudei de opinião e já estou disposto a usar um hardware top para essa montagem.

Postado

Parem com o preconceito contra líquidos, o problema da água é que ela tem íons livres, que conduzem corrente. Não é o caso do óleo mineral e nem do ar (que também é um fluido, estamos imersos nele).

• Haha 1
Postado

O problema óbvio é: como resfriar o óleo? No final das contas as soluções mais eficientes vão ser aquelas utilizadas nos sistemas com water cooler, eu acredito. Mas nesse caso do óleo mineral é possível aproveitar-se da convecção.

É difícil falar assim, sem testes e números, mas um sistema desses para um computador só me parece um desperdício.

• Membro VIP
Postado
O problema óbvio é: como resfriar o óleo? No final das contas as soluções mais eficientes vão ser aquelas utilizadas nos sistemas com water cooler, eu acredito. Mas nesse caso do óleo mineral é possível aproveitar-se da convecção.

É difícil falar assim, sem testes e números, mas um sistema desses para um computador só me parece um desperdício.

Você chegou a ver o video postado pelo COPHARD ? Nele é feito testes e inclusive com o PC ligado um bom tempo até que a temperatura do líquido estabilizou, a convecção e irradiação não podem ser despresadas nesse sistema, somente em algums com muita conservação de energia o que não é o caso.

Postado
cabuloso o projeto do cara, se tivesse tempo e dinheiro me atracava num projeto desses.

fantastico!

Então, eu mesmo estava desenvolvendo um projeto sobre esse tipo de refrigeração, até que encontrei esse tópico já finalizado, imediatamente parei o desenvolvimento, pois o que eu queria já estava desenvolvido e experimentado, fiquei muito feliz em ver todos os detalhes.

Postado

opa!

sera que nao ha forma de usar agua ao invés de oleo?tipo fazer algum processo defiltragem ou sei la o que, de modo que ela nao conduzisse energia?

que o oleo fica inpregnadonas peças, ja a agua de repente fosse deixar secar no sol, tavam secas.

valeu!

Postado
opa!

sera que nao ha forma de usar agua ao invés de oleo?tipo fazer algum processo defiltragem ou sei la o que, de modo que ela nao conduzisse energia?

que o oleo fica inpregnadonas peças, ja a agua de repente fosse deixar secar no sol, tavam secas.

valeu!

Água a princípio não tem jeito, mesmo que seja destilada, pois depois de algum tempo de uso a água começa a conduzir... isso já foi testado, durou apenas alguns instantes.

Sobre as placas estarem impregnadas, é melhor fazer a limpeza do óleo mineral, que é bem diferente do que o óleo vegetal, este sim deve fazer uma sujeira muito grande, com óleo vegetal eu não faria de jeito nenhum.

Postado

opa!

mas esse tal do oleo mineral, e so aquele usado pra passar na pele, usado em bebes, ou serve aquele usado em motores?ou tem que ser especifico tipo aqueles usados em transformadores que sao isolantes?

valeu!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...