Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Botões liga-desliga, tipo os de PC.


User Z

Posts recomendados

Oi pessoal olha eu aqui de novo no comando de mais um tópico.:lol:

A principio eu achava que era algo complexo e caro, mas depois de ver que estava presente numa simples luizinha de bicicleta que eu comprei por R$3 :eek:me interessei.:huh:

Queria saber se alguém sabe,^_^ como funcionam, ou como montar um daqueles botões: liga-desliga que funcionam com apenas um click, como os da maioria dos PCs, e não precizam ficar precionados como os de tvs, e outros interruptores de "conexão mecânica"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa botoeira é utilizada em aparelhos que utilizam ligação por meio de um pulso elétrico. Na verdade, ela não constitui uma chave, já que com o aparelho ligado nenhuma corrente elétrica passa pela mesma. já viu ligar MoBo com chave de fenda, só fechando curto entre os dois pinos correspondentes? Então, é só um pulso!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as fontes ATX e subseqüentes que empregam o conector de 20 pinos para a placa mãe usam o sinal PS_ON para ligar o sistema. Como resultado, o interruptor remoto não controla fisicamente o acesso da fonte de alimentação aos 110v da rede, como nas fontes de alimentação antigas. Ao invés, o estado ligado ou desligado da fonte de alimentação é chaveado por um sinal PS_ON recebido no pino 14 do conector principal ATX.

O sinal PS_ON pode ser gerado fisicamente pelo interruptor do computador ou eletronicamente pelo sistema operacional. PS_ON é um sinal ativo baixo, significando que a saída da fonte de alimentação não está fornecendo tensão (o sistema está desligado) quando o sinal PS_ON está alto (maior que ou igual a 2.0v). Isto exclui os +5VSB (espera) no pino 9 que é ativo sempre que a fonte de alimentação é conectada a uma alimentação de CA. O sinal de PS_ON é mantido pela fonte de alimentação a 3.3v ou 5v. Este sinal é dirigido então pela placa mãe ao interruptor remoto na frente do gabinete. Quando o interruptor é apertado, o sinal de PS_ON é aterrado. Quando a fonte de alimentação percebe o sinal PS_ON (0.8v ou menos), a fonte de alimentação (e sistema) é ligado. Assim, o interruptor em um sistema estilo ATX (que inclui os sistemas NLX e SFX também) conduz até o limite de +5v CC, no lugar de 115v-230v CA dos padrões AT/LPX.

Fonte:http://www2.eletronica.org/artigos/eletronica-analogica/fonte-de-alimentacao-atx-uma-visao-geral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou interessado tambem nesta forma de chaveamento.

alguem com mais esperiencia poderia desenhar um esquema generico. eu acho que usaria apenas 1 ou 2 transistores de uso comum.

Eu não sei como são feitos nas placas-mãe, mas poderia ser utilizado um SCR ou Tiristor. O pulso seria aplicado ao Gate,e a partir daí o SCR/Tiristor passaria a conduzir a tensão 110v/ 220v.

Fazendo uma analise sobre as junções do SCR -> Junções PN, nós poderiamos substituir por 2 transistores (PNP + NPN = PNPN) -> Transistores

Ajuda -> http://www.radiopoint.com.br/tiristores.htm

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu QuiNHu era bem isso que eu tava procurando.

Não sabia que era tão simples!!!

Mas... só não entendi como desliga-los depois do primeiro pulso?:(

O mesmo pulso (com os mesmos contatos) que liga também desliga, não é?

no caso da fonte atx basta pegar o pino com o fio verde e encostar a um fio preto (gnd). para desliga-la basta basta encostar o fio verde em um preto de novo mas manter segurado até desliga-la que pode ser percebido pelo desacionamento do cooler da fonte.como já fui tecnico de informatica um tempo atrás, utilizava muito este recurso para testar fontes ou utiliza-las fora de um pc para ligar coisas a ela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ahh mais uma coisa,

lembrei que com 2 ou 3 pulsos, os leds também podiam ficar piscando no ciruito com 2 "ritmos"

É possivel fazer isso com o de 2 transistors, ou terá que ser um mais complexo?

E, desculpem minha ignorância mas, o que é aquilo com 555? é algum tipo de transistor com mais pinos ou coisa assim?....

Sinto muito, mas se não tem o mínimo de conhecimento em eletrônica para saber a diferença entre um CI e um transistor não será possível ajudá-lo.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!