Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carrinho Controle Remoto...


kassio26

Posts recomendados

SOS,

Na realidade não é um moto-perpetuo que iria fazer e sim, 3 dinamos gerando energia para um motor apenas, ou pelo menos para carga de baterias e como seria a mesma tensão e corrente da bateria daria pra realimentar o circuito. Pelo que vi a teoria do motor perpetuo ele alimentaria a si próprio,

Mas bem interessante os links que mandou, abri os olhos pra uma coisa:

- A velocidade do dínamo deve ser 2 vezes maior que a do motor de rotação do dínamo, ou seja, cada volta do motor que puxa o dínamo, este tem que dar 2 voltas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer um breve resumo sobre essa questão:

Energia não se cria.....se transforma!

Então vou tentar fazer a energia mecanica dos motores de passo se tranformarem em energia eletrica suficiente para alimentar o circuito....

Se der certo, pelo menos num vou precisar para pra recarregar... hhh

:lol::D

Segue em anexo uma teoria que irei testar talvez no proximo fds... :rolleyes:

imagemqw5.th.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem galera...como todos aqui quase, to com 2 ferrari f50 de camelo de quando eu era criaca...quero juntar as duas e fazer uma q funcione bem hehe..

mas ai de inicio minha missao é trocar as pilhas por baterias daqueals que vem tudo junto e carrega tudo junto e tb aumentar a potencia do motor, trocando ele ....

Queria q vocês me mandassem os projetos q tem de alteracao ou as [email protected]

Tenho conhecimento mt basico de eletronica...mas o cara q mora comigo saca muuuito...ai vamo mexer la....valeu galera...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem galera...como todos aqui quase, to com 2 ferrari f50 de camelo de quando eu era criaca...quero juntar as duas e fazer uma q funcione bem hehe..

mas ai de inicio minha missao é trocar as pilhas por baterias daqueals que vem tudo junto e carrega tudo junto e tb aumentar a potencia do motor, trocando ele ....

Queria q vocês me mandassem os projetos q tem de alteracao ou as [email protected]

Tenho conhecimento mt basico de eletronica...mas o cara q mora comigo saca muuuito...ai vamo mexer la....valeu galera...

Seguinte, para trocar as pilhas por baterias você vai ter que comprar baterias que trabalhem com a mesma tensão e corrente das pilhes. Talvez seja melhor você fazer um combo com pilhas recarregaveis.

Sobre a alteração pra velocidade, pelo que já estou pesquisando a mais ou menos 2 meses, num tem muito o que ser que o aumento desejado seja bem menor que o que eu procuro, mas já andei pesquisando muita coisa e vou testar algumas na minha pickup.

Tipo fazer um sistema que utiliza correia e passar a tracionar nas 4 rodas. Utilizando a teoria das polias, talvez eu consiga um pouco mais de velocidade do que diretamente o motor no eixo.

Mas é isso aí, vamo pesquisando

Abriu na minha mente um buraco para uma ideia de moto perpetuo.... seguinte achei essa matéria interessante sobre a indução eletromagnetica para gerar corrente eletrica.

Seguinte, pela minha ideia pode-se ter o seguinte disposto na imagem:

motoperpetuo01ay5.png

http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/inducao/ex_inducao_eletromag/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dae Ia,

Já que veio pra esse lado vou aproveitar e tirar uma indignação:lol:

Olha, dos moto perpetuos um que eu ví uma vez e achei o mais possivel de funcionar foi esse até queria saber porque q não funciona que ainda não sei, se alguém souber porque me avisa aí. A ideia era de o lado com maior torque mover o de menor com o peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não funciona pelo seguinte

- atrito

atrito com o ar, atrito com o eixo e atrito com as chaves.

- contra-peso balança...

ao "girar" o contrapeso vai cair e dar impulso para frente, acontece que esse contrapeso vai oscilar, o que vai causar perda de energia.

-mudança do CG

os contrapesos esticados deitados para baixo são maioria, logo eles desequilibram levemente a máquina por "má distribuição do peso". logo o centro-gravitacional está deslocado pouco mais abaixo do eixo.

Montaram uma parecida com essa na minha escola, mas a máquina não era de "movimento perpétuo", ela era de "freamento perpétuo"... era parecida com essa mas com "bolas de aço" dentro ao invés de chaves presas fora... ao rodar metade das bolas nos cantos que passavam a ser superiores eram arremeçadas ao centro, isso cortava totalmente a aceleração e parava quase instantaneamente que se parava de impulsionar manualmente a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dae User,

seguinte, funcionar todos sabem que não funcionou até hoje. Mas nunca se sabe se nessas tentativas. Estive vendo como funciona uma bobina de automóvel (Se alguém souber de um link que tenha a estrutura interna dessas bobinas eu agradeço.) Que aumenta a tensão para poder fazer a vela centelhar.

:confused:

Provavelmente a indução das bobinas nãe deve gerar o suficiente para realimentar o motor CC, então deverá utilizar uma bobina dessas pra ampliar, ou então algum trans FET da vida. :eek: "eu pensei isso - acho que tô delirando" :lol:

Mas mesmo assim ainda vale a pena realizar alguns testes....:huh: Sobre a autoalimentação do primeiro projeto com correias. -_- E quem sabe insistir em tentar fazer com que um motorzinho CC funcione "perpetuo" ou pelo menos:wacko: até quebrar o eixo né? heheheheheheh

No mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não funciona =)

com relação à bobina, pense no seguinte, você tem 10kV com 1mA... a resistência da vela é alta (afinal, o "resistor" dela é o ar), logo a corrente é baixíssima.

com relação ao motor dc "eterno" só seria possivel se um gerador dínamo tivesse mesma relação de RPMxA... motores elétricos ainda tem perdas altas, de 100% da energia que entra nele, uma grande parte é perdida na forma de calor e som (não lembro se era 40~60% a média), o que se torna energia mecânica equivale a quase metade da energia que foi "injetada", logo não dá pra forçar geração suficiente de energia para ele continuar ativo por mais 2 voltas.

MAS existe uma esperança... supercondutores!

dois motores de passo iguais interligados, de forma correta, ao girar o eixo do primeiro motor de forma mecânica (com a mão) ele irá induzir corrente nas bobinas e faz com que o segundo motor gire por indução. Infelizmente pelas perdas mecânicas e atrito com o ar não tem como ligar um no outro e faze-los girar um ao outro a partir duma "partida", mas os supercondutores apresentam resistência próxima ao zero, e as perdas no ambiente a eles necessário são extremamente baixos (devido à baixa excitação dos átomos no ambiete graças à temperatura beirando os 80Kelvin). Existem pesquisas em que líquidos nessas condições apresentam a característica de ganhar velocidade depois de "impulsionados", seria como mexer um balde de água e de repente a água começar a subir as bordas num pequeno turbilhão e jorrar pelas paredes... é coisa de 10 anos atrás... mas ta desenvolvendo ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara esse forum é osso... num da pra entrar de jeito nenhum............ Deus uns pau lá muito doido....

Lucas Scoppio

não funciona =)

Cara,

se você nunca testou você não deve saber que pode haver possibilidade de funcionar.

Segundo, uma ideia inicial não quer dizer que não possa ser evoluida.

E por favor se não for pra contribuir, pelo menos não desmotive ok.

Se pelo estudo de bobinas que estou fazendo eu conseguir gerar a metade da energia consumida no processo, já é um sucesso... sendo assim.....

Algumas coisas que eu peguei na net, me fazem acreditar que é possível sim, até porque tem como fazer um motor CC e não DC girar mais rápido consumindo menos e se por indução esse consumo for pelo menos igual ao gerado, então sim irá funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara esse forum é osso... num da pra entrar de jeito nenhum............ Deus uns pau lá muito doido....

Lucas Scoppio

não funciona =)

Cara,

se você nunca testou você não deve saber que pode haver possibilidade de funcionar.

Segundo, uma ideia inicial não quer dizer que não possa ser evoluida.

E por favor se não for pra contribuir, pelo menos não desmotive ok.

Se pelo estudo de bobinas que estou fazendo eu conseguir gerar a metade da energia consumida no processo, já é um sucesso... sendo assim.....

Algumas coisas que eu peguei na net, me fazem acreditar que é possível sim, até porque tem como fazer um motor CC e não DC girar mais rápido consumindo menos e se por indução esse consumo for pelo menos igual ao gerado, então sim irá funcionar.

Não é questão de desmotivar, é que é fisicamente impossivel gerar mais energia do que se consome para gerar a própria energia sem que hajam perdas à longo prazo... um sistema de "auto-geração" de energia para o futuro é o de fusão à frio, onde o átomo radioativo seria excitado e logo em seguida o elétron dele captado e transformado em energia, essa energia extremamente alta seria então usada para girar turbinas que gerariam mais energia, então o elétron voltaria para o átomo e seria arremessado de novo... e por aí vai, não sei como andam as pesquisas de fusão à frio, mas é um meio de conseguir energia "limpa" e eterna, ja que não haverá o calor para decompor a ligação instavel do átomo.

Não quero ser rude nem chato, mas moto-perpetuo envolve muito mais a física qüântica do que física clássica... cálculos de gastos e perdas com atrito devem ser levadas ao nível sub'atômico para ter uma relação de ganho e perda 1:1, o único modo de não ter que se preocupar com isso é se a energia gerada for absurdamente superior à consumida... ja fiz alguns testes e e desenhei alguns equipamentos desses, principalmente elétricos... foram poucos e como é de se esperar bem simples.

Um problema nos motores de indução é o seguinte, é físicamente IMPOSSÍVEL a eles terem o campo girante do eixo à velocidade igual ao campo girante da armadura e CONTINUAREM girando, isso acontece porque quando os campos desse tipo de motor se coincidem (100% de eficiência) ele "funde" o fluxo magnético da armadura com o do eixo fazendo com que a armadura deixe de empurrar o eixo e passe apenas "atraí-lo"... claro que com essa mínima parada, a velocidade do eixo irá caír, fazendo com que haja um mínimo escorregamento (graças à inércia) diferenciando a posição do eixo em relação à armadura, isso fará cair a eficiência e tão logo a armadura tornará a impulsionar eixo... isso é coisa para anos de pesquisa, não acredito que seja impossivel um moto-perpétuo, porém acredito que ele necessite de coisas como ambiente adequado... afinal, se até hoje não conseguimos fazer um cabo de transmissão que tenha resistência nula mesmo em condições próximas ao zero kelvin, é muito complicado para nós hoje fazermos um motor inercial elétrico sem perdas com os componentes extremamente "barulhentos" e "sujos"... ja que até mesmo os melhores motores trifásicos de indução não chegam a 90% de eficiência.

Calma, um dia ainda chegamos lá, precisamos continuar pesquisando pois são as pequenas experiências e a criatividade que nos levará até o ponto que queremos, mas é preciso saber que é um assunto muito mais complexo que apenas tentar gerar mais energia do que será consumido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, pelo menos por enquanto não há como gerar mais energia do que gastar. Se quiser eliminar as baterias, use uma plaquinha solar! :P Assim você terá energia de graça!

Será que um carrinho com um moinho de vento em cima transformando o vento em energia não alimentaria ele? Sei lá, pensei nisso agora, quanto mais rápido o carrinho estiver, mais rápido as pás do catavento iriam girar, e dariam mais energia. É obvio que não é nada pratico, mas será que funcionaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não... e sim...

pense no seguinte

um motor DC 5V transforma em energia mecânica apenas 40% do que lhe é fornecido, então um motor DC 5V como gerador eólico iria gerar, rodando à velocidade aproximadamente parecida, a mesma potência... se colocar 2 desses é até capaz que ele gere energia suficiente para aumentar um pouco a carga, colocando 3 ou até 4, mas isso aumenta a corrente consumida pelo motor propulsor, e ele não poderia parar... ele terá no caso um gerador de energia sobre ele... não é exatamente um moto-perpétuo ja que é um gerador alimentando um motor... a ideia é interessante, mas se a corrente que ele consumir à mais for maior que esses geradores podem fornecer então estará num problema legal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achando eu que alguns esquemas de eltrônica voltados para carros R/C seriam bem interessantes, pergunto se alguém sabe de algum esquema para o seguinte:

- Piscar um led, para quando acionar a direção do carrinho (Direita e esquerda).

- Acender led de freio quando o carrinho estiver parado.

Alguma ideia ou sugestão???

Peguei alguns esquemas de leds piscando com CI 555, mas a alimentação é muito alta, seria mais interessando com uma baixa alimentação / tensão

tipo 4,8v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é simples, faça um circuito inversor com transistor.

vou tentar explicar

o circuito é

NPN - BC 547

Alimentação (a que deseja) -> Resistor (1k) -> NÓ 1 -> Coletor do transistor

Sinal (0 = desligado, 1 = Alimentação) -> 4k7 -> base do transistor

terra (0 V, negativo) -> Emissor

NÓ 1 -> Led -> resistor -> terra.

Funciona assim: Quando você tem sinal Zero na base do transistor, ele não satura, logo ele acende o led (por exemplo, motor desligado), quando você tem alimentação ele satura e aterra o seu Led. É interessante ressaltar que você pode usar a alimentação do coletor superior ao do emissor, eu uso isso como driver de 5 para 12 volts, com 5V no emissor ele tem 0 V no Nó 1, com 0 V no emissor ele tem 12V no nó 1. Funciona perfeitamente usando apenas 4,5V no circuito inteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é simples, faça um circuito inversor com transistor.

vou tentar explicar

o circuito é

NPN - BC 547

Alimentação (a que deseja) -> Resistor (1k) -> NÓ 1 -> Coletor do transistor

Sinal (0 = desligado, 1 = Alimentação) -> 4k7 -> base do transistor

terra (0 V, negativo) -> Emissor

NÓ 1 -> Led -> resistor -> terra.

Funciona assim: Quando você tem sinal Zero na base do transistor, ele não satura, logo ele acende o led (por exemplo, motor desligado), quando você tem alimentação ele satura e aterra o seu Led. É interessante ressaltar que você pode usar a alimentação do coletor superior ao do emissor, eu uso isso como driver de 5 para 12 volts, com 5V no emissor ele tem 0 V no Nó 1, com 0 V no emissor ele tem 12V no nó 1. Funciona perfeitamente usando apenas 4,5V no circuito inteiro.

Caro lucas, agradeço a ajuda, mas se puder desenhar um esquema ainda fica melhor pois... por texto assim é mais complicado para um iniciante em eletronica entender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro lucas, agradeço a ajuda, mas se puder desenhar um esquema ainda fica melhor pois... por texto assim é mais complicado para um iniciante em eletronica entender

Assim que possível eu farei uma esquemática e te darei as idéias básicas para o sistema de led na direção e no motor, assim que eu voltar pra minha casa eu arrumo isso pra você, abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim que possível eu farei uma esquemática e te darei as idéias básicas para o sistema de led na direção e no motor, assim que eu voltar pra minha casa eu arrumo isso pra você, abração!

Acho que consegui entender, mas seria bom se tu pudesse mesmo mandar o esquema pra eu conferir....

hehehehe:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Opa gostei do topico criado em muito bom

tipo eu sei que é muito de principiante né, mais alguem pode ajudar ?

é que tipo, eu tenho que montar um carrinho de controle remoto para a escola, so que nao sei como eu monto o circuito, se alguem puder me ajudar me mandando o esquema do circuito do controle e do carrinho por favor agradeceria muito.

Ja procurei em muito lugares e nao achei, e eu nao posso compra um carrinho e implanta o circuito no meu né, ai tenho que fazer mesmo,

meu e mail, pra quem quiser me passar por email

[email protected]

valeu

agradeço muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal,

Me desculpem por desenterrar o tópico, mas me pareceu o local mais apropriado para fazer essa pergunta:

Tenho um carrinho de controle remoto antigo (1989), que na época podia ser controlado a mais de 50 metros de distância tranqüilamente. Ele ficou um bom tempo parado e agora que resolvi utilizá-lo novamente o alcance ficou bem curto, mal passa de 1 metro, o que será que pode ser o problema? Já abri tanto o carrinho quanto o controle e não detectei nenhum capacitor estufado nem nada parecido.

O controle remoto tem um selo marcando 40MHz, e um buraquinho na parte inferior que dá acesso (com uma chave de fenda) a um trimpot lá dentro, para que será que serve esse trimpot? Já tentei ajustá-lo, mas não tive sucesso, apenas deixou o carrinho meio doido quando fora do lugar original (os comandos ficarem meio invertidos).

O carrinho é uma Ferrari de polícia, o controle remoto tem dois joysticks, um de ré, parado, frente e turbo e outro de esquerda e direita. Foi fabricado em Taiwan pela Son AI Toys (Son AI Platic Industrial Company Ltd.), modelo SA-504A.

Outro detalhe relevante é que estou usando pilhas de NiMH nele, como são 8 pilhas a tensão total está sendo 9,6V (8x1,2V, não sei se ele utiliza pilhas separadas para tração e receptor), enquanto que com pilhas comuns seria 12V (8x1,5V). Mas isso não deveria ser um problema, pois o manual preve o uso de pilhas NiCD que também são de 1,2V (na época não existia NiMH, eu acho). Vou tentar pilhas alcalinas comuns mais tarde, assim que comprá-las.

O controle remoto usa uma bateria de 9V e está com uma bateria alcalina comum.

Espero que alguém possa me ajudar e me desculpem pelo e-mail longo, quis dar o máximo de detalhes possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal...

Lendo os topicos de vocês fiquei muito animando e juntei uns cacos de carrinho que eu tinha guardado com um prototipo de um carrinho que fiz de alumínio com motor de antena de carrro ( loucura total).

Por enguanto só são partes.. mas em uma semana parecerá um carrinho!

UzerZ e William_blz estou com o mesmo problema dos fios soltos na placa !! vou postar uma foto em breve!!!

Projeto: Dragster

Motor e Rodas de um BMW e a placa do mesmo

Carcaça de alumínio -- feita e na bancada!:D

E para todos se divertirem ..saca só esse caras!!!

http://xpock.com.br/pegas-de-carrinho-de-controle-remoto-no-escritorio

Abraço.

Ruff

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!