Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Driver para Motor DC


Antonio_Junior

Posts recomendados

Ai galera,a onda agora e tunar seus carrinhos,e eu to nessa!B)B)

Bem,quero fazer um driver para o motor do meu carrinho,pois instalei um maior e a placa não consegue empurrar.Preciso de um drive para 9 volts (Motor 9 volts) e que aceite inversão,ou seja,o motor roda num sentido e depois o sentido contrario.Quem tiver o circuito,por favor,poste-o!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a ignorância, mas tunar que tipo de carrinho? De controle remoto?

Outra pergunta: o motor original era alimentado com quantos volts?

Acontece que na placa do receptor do controle remoto já existe um circuito (provavelmente uma ponte em "H") para alimentar o motor e reverter sua rotação...

Verifique quais os transistores que estão lá, pois pode-se simplesmente substituí-los por outros com maior capacidade de corrente, com alterações mínimas no projeto original, e de maneira mais simples!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente,obrigado a todos que responderam.

bene_tec,eu pesquisei,mas não consegui alguma coisa ''solida'' que minha caixola pudesse entender.

Cabteixeira,o motor original,se não me engano era uma faixa entre 3 e 6 volts,(não tenho multimetro aqui,quando eu for no meu amigo eletrônico eu messo)e coloquei um de uma impressora que aguenta 9 volts(modifiquei a engrenagem).Mas na minha cabeça eu tinha assim:colocar uma bateria 9 volts,e ligado a essa bateria o motor com o driver.A placa de controle apenas enviaria o sinal de ''ligar'' e o motor rodaria pela bateria.

Os transistores que tem aqui são:

C945 331 (três)

A952 LI224 (três)

S8050 D228 (dois)

E um carrinho de formula um,vai para frente/tras e direita/esquerda.Quero aumentar principalmente o motor dos lados,pois ele não tem força para dobrar os pneus na hora da curva.

OBS:O chipo grande da placa dele tem essas inscrições:

RX-2

40113287

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes:

Cabteixeira,o motor original,se não me engano era uma faixa entre 3 e 6 volts

1) o carrinho era alimentado por quantas pilhas?

Os transistores que tem aqui são:

C945 331 (três)

A952 LI224 (três)

S8050 D228 (dois)

2) Somente pelos códigos não dá para saber o que cada um faz no circuito.

Mas na minha cabeça eu tinha assim:colocar uma bateria 9 volts,e ligado a essa bateria o motor com o driver.A placa de controle apenas enviaria o sinal de ''ligar'' e o motor rodaria pela bateria.

3) Querendo ou não, você terá que ao menos ter uma ideia de como é o circuito atual de acionamento do motor. Conforme disse, ambos os motores existentes atualmente no carro são (ou devem ser) acionados por uma ponte "H" (que no teu caso é formada pelos transistores existentes na placa, que você já listou). O ideal é você arranjar um multímetro e, na escala de continuidade (aquela que "apita" quando você fecha um curto nas pontas de prova) identificar quais transistores trabalham em qual motor.

Digo isso porque mesmo que você coloque um driver externo para acionar o motor maior, você teria que retirar o sinal de controle de algum lugar. Os fios que alimentam o motor original alternam de polaridade (ora um é positivo e o outro negativo, ora o contrário) e caso queira usá-los, você terá de projetar o circuito de maneira que ele controle o motor com estes sinais...

Acharia mais fácil levantar o circuito da placa do carro (somente a parte dos motores) e substituir os transistores por modelos mais "parrudos".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai cabteixeira,bem,na placa existem(pelo lado dos componentes)os sinais de + e - de energia M1+(motor 1 positivo) M2- (motor 1 negativo) e M2+(motor 2 positivo) e M2- (motor 2 negativo).Dessoldei todos os fios originais e coloquei fios mais grossos,de fonte de pc.No entanto,como você ja disse ha uma ponte H,e os motores são ligados na mesma trilha dos transistores,o que me leva a crer que:

M1(Motor 1)e controlado por 2 A952.

M2 (Motor 2) é controlado por 2 S8050.

A alimentação original do carrinho e de 4 pilhas,ou seja,6 volts.

A frequencia e de 27 mhz e o motor original era alimentado com 3 volts,o que eu adaptei agora aguenta ate 9(eu lixei o lugar do antigo e mudei a engrenagem por uma diferente que encixa justinho com a que tinha originalmente.)

Tambem acredito que mudando esses transistores por uns mais parrudos talvez fica ainda melhor,será que TIP's não serviriam?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!