Ir ao conteúdo

Linux Kurumin 7.0 X Windows XP - Mitos X Verdades

cabteixeira

Posts recomendados

Postado

Saudaçoes a todos!

Atualmente sou usuário do S.O. Windows XP SP2... Vários colegas já haviam me dito que o software do Sr. Bill Gates é "auto-destrutível", ou seja, com o passar do tempo parece que ele se deteriora, pois ele começa a apresentar uma série de erros, exigindo invariavelmente uma formatação e reinstalação... Em matéria de Linux sou completamente leigo...

Minhas dúvidas:

1) vale a pena migrar para o linux? Ele é mais "estável" que o Windows? Ele trava?

2) fui apresentado ao kurumin e ele reconnheceu praticamente todo o hardware de minha máquina sem problemas... Todas as outras distribuições funcionam da mesma forma?

3) e quanto a vírus, spyware, malware, trojan e sabe Deus o que mais, como o Linux se comporta? Ele é realmente menos vulnerável?

4) o Windows acessa a internet toda semana procurando atualizações... O Linux também precisa disso?

5) e quanto a drivers? Já existe para todo tipo de hardware? Minha placa de vídeo (Geforce FX 5600 da MSI) possui VIVO... Eu consigo algum driver para poder usar a captura da placa?

Gostaria, se possível, de opiniões sérias... Sei que muita gente tem "preconceito" para com o Windows, mas se possível, quando for criticar, que seja com base em argumentos lógicos e plausíveis... Lembrando que eu gastei uma grana no Windows (na ocasião, paguei R$800,00) e que é com base na opinião de vocês que avaliarei se vale a pena ou não abandonar o Windows...Ainda mais se formos considerar que o Linux demanda aprender quase tudo de novo, pois ele me pareceu muito diferente do Windows, que consegui entender um pouco a custa de muito sacrifício e pesquisa!

Postado

Ola amigo.

Meu caso é parecido com o seu. Tenho o XP SP2 e instalei o Kurumin em outra partição. é demorado você se acostumar com o Linux, mas com o passar do tempo, você vai se adaptando ao novo SO. No meu caso, eu não uso o linux, poi svou aprender primeiro pra depois mexê-lo.

1 - O Linux é bem + estável do que o Windows. Não travava quando eu usava. Se vale a pena migrar para o Linux depende de você.

2 - Ele reconhece o hardware numa boa em todas as ditros do linux. um hardware + antigo terá alguns problemas, mas nada sério.

3 - O Linux é bom por causa de sua estabilidade e invulnerabilidade, pois há pouquíssimos vírus pra Linux. O cara que invade uma rede Linux é o Cara!

4 - Atualizações são sempre bem vindas, mas não sei lhe informar se ele precisa delas. procure saber + sobre isso.

5 - As empresas já estão disponiblizando drivers para Linux, mas não todas. Algumas não dão suporte ao SO, só ao Windows. Espero que daqui a algum tempo elas "deixem de frescura".

Espero tê-lo ajudado nesta situação duvidosa. Lembre-se de que é você vai decidir qual é o Melhor SO pra você. Abrçs

Postado
3 - O Linux é bom por causa de sua estabilidade e invulnerabilidade, pois há pouquíssimos vírus pra Linux. O cara que invade uma rede Linux é o Cara!

Mas no caso do vírus, existe vírus que infecte o linux?

E anti-virus, tem algum?

Quanto a questão de invasão, então também não preciso me preocupar com firewall?

Postado

Olha todos os Sistemas tem seus pros e contras. Não morro de amores pelo Windows mas tudo é questão de como você o trata. Tenho o Xp Pro, rodando numa Pc chipc com 256mb(dos quais 32 compartilhada) e um sempron 2400 hoje trabalhando a 61º . deve tá imaginando quantas telas azuis já teve hoje né? quantos travamentos né, pois nada aconteceu até agora e ele está ligado desde as 07:00 da manha numa conexão discada que nunca cai. uso Linux também, existem virus para ele, mas devido as sua permissões é impossivel um virus atacar seu sistema.

Postado

Concordo com o meu compatriota gaucho, sistema bom é aquele que você domina...

Tipo pra mim que trabalho com TI o linux é uma baita facilidade, tanto como servidor e estação de trabalho, sempre que quero um programa basta digita apt-get install, não preciso de crack nem cd key etc. Ele só fica devendo nos games, porque mesmo emulando com wine a performance é muito inferior ao windows.

Outra vantagem é que nunca precisei aperta o botão "reset" no maximo Ctrl + backspace pra reinicia o X. E os processos ele mata na hora basta digita um "kill".

Sem conta as infinitas ferramentas de rede disponivel, tipo eu tenho aqui na minha casa um pc com 385 de ram processador 2.1, rodando mandriva 2007, servidor web, Mysql, smb e funcionando como gateway pra duas maquinas jurasicas. e nem sinto diferença.

Quanto a segurança, verdade que não me preocupo com esses virus ridiculos de windows. + pra mim é muito + fácil invadi um servidor linux do que windows por dominar melhor o sistema.

Leve em conta tb que linux é totalmente diferente de windows, tem que se acostumar com a linha de comando e uma arvore de diretorios diferente, os nomes dos programas sao diferentres, e googlia bastante tb =). apesar disso depois que tu te acostuma, e a linha de comando virá habito, vai fica muito fácil. Boa sorte []'s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!